Óleo/fluído direção hidráulica, precisa trocar? Em quanto tempo?

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O óleo da direção hidráulica, provavelmente, é o fluído menos lembrado nas revisões preventivas, mas afinal, quando devemos nos preocupar com ele? Fiz esse texto para tirar suas dúvidas!

Seguindo nossa série sobre fluidos automotivos, na qual já conversamos sobre as especificações do óleo do motor, hoje será a vez do óleo da direção hidráulica.

O que é o sistema de direção hidráulica?

Vamos à uma explicação rápida de como funciona o sistema de direção hidráulica dos carros. Atualmente, muitos utilizam direção elétrica e essa explicação não vale para elas.

Ao virar o volante, desejamos que os pneus mudem a direção para qual estão apontando e, para que isso ocorra, é necessária uma força.

Se você tem ou já dirigiu um carro sem direção hidráulica/elétrica, deve saber que essa força muitas vezes é grande, especialmente em carros pesados e com pneus largos.

Para que o motorista faça menos força, foi desenvolvido um sistema hidráulico que auxilia no movimento, reduzindo o esforço humano.

Esse sistema é composto, falando de forma muito resumida, de uma bomba hidráulica, que é acionada, normalmente, por uma polia acoplada ao motor e, através do movimento do fluído que ela provoca, é reduzido a força exercida pelo motorista ao alterar o ângulo dos pneus.

Esse fluído é o que chamamos de óleo ou fluído da direção hidráulica.

Precisa trocar o fluído da direção?

fluido direcao hidraulica

A verificação do nível do óleo de direção muitas vezes é citada no manual do proprietário dos carros, mas normalmente não há sequer menção à troca desse fluído, no máximo algo como “o nível do fluído será verificado durante a manutenção programada”.

Então você deve ou não trocar esse fluído?

A verdade? Ele foi projetado para durar o mesmo tempo que o conjunto de direção do seu carro, então, teoricamente, não, você não precisa trocá-lo isoladamente, só que, na prática, não é bem por aí…

Durante a vida útil do carro, eventualmente, você terá que trocar algum componente desse sistema ou esse óleo irá vazar e, com isso, o mecânico fará o esgotamento e reposição desse fluído.

Então, indiretamente, a montadora prevê que, em algum momento, esse fluído deverá ser trocado: o momento que algo no sistema de direção quebrar.

Tudo é uma questão de bom senso: imagine, por exemplo, que você adquiriu um carro com 20 anos de uso e 200 mil quilômetros rodados e não sabe se em algum momento esse óleo foi trocado.

Eu recomendo que faça sim a troca, porém, antes dela, peça ao seu mecânico que faça um check-up nos componentes da direção e, se houver algum desgastado (provavelmente haverá), aproveite e faça a manutenção.

Por mais que a montadora não estipule um intervalo para essa troca, é improvável que algum fluído preserve suas propriedades intactas por tanto tempo, especialmente considerando que existem alterações de temperatura constantes e o desgaste dos componentes faz com que se acumulem impurezas nesse óleo que podem danificar o conjunto todo.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.