Top 10: As melhores marcas de pneus para carros (2024)

Melhores marcas de pneus para carros
Melhores marcas de pneus para carros

Muitos hoje se perguntam quais são as melhores marcas de pneus para carros, afinal, existem muitas marcas no mercado.

Antigamente, as coisas eram diferentes. No mercado brasileiro, existiam pouquíssimas marcas de pneus para carros sendo vendidas nas lojas, algumas eram as topo de linha, outras eram as comuns e uma ou outra eram as marcas de entrada, mais baratas, para quem queria economizar.

Para se ter uma ideia, hoje em dia existem mais de 60 mega empresas produtoras de pneus ao redor do mundo, de acordo com a Wikipedia em inglês.

E essas empresas tem em seus portfólios um total de mais de 130 marcas de pneus, pois muitas delas tem a marca premium, a marca mais generalista e também a marca popular, por exemplo.

Antes de listarmos as melhores marcas de pneus para carros, logo a seguir, apenas algumas curiosidades:

  • A Continental AG, da Alemanha, é a mais antiga fabricante de pneus do mundo, fundada em 1871
  • A Pirelli, da Itália, vem logo em seguida, com sua criação em 1872
  • Mais de 6 milhões de pneus são produzidos diariamente, em todo o mundo

Vamos agora para a nossa lista:

Michelin (França)

michelin pneu

Em todas as listas de melhores marcas de pneus, a Michelin está em primeiro lugar, ou pelo menos está presente.

E não é para menos, a empresa francesa tem realmente pneus superiores que as outras marcas generalistas. Seus produtos de borracha geralmente duram mais do que os outros, ou seja, acabam valendo a pena mesmo que custem mais do que pneus de marcas concorrentes.

O Grupo Michelin, que tem como nome completo Compagnie Générale des Établissements Michelin SCA, foi fundado em 1889, em Clermont-Ferrand, no interior da França.

A empresa tem, além da marca Michelin, outras marcas em seu portfólio: BFGoodrich, Uniroyal, Kleber, Kormoran, Orium, Riken, Taurus, Tigar Tyres, Strial, Sebring, e outras.

Veja também: Quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus

BF Goodrich (EUA)

bf goodrich pneu

A BF Goodrich também é uma das melhores marcas de pneus, sendo uma das empresas da Michelin, que a comprou em 1994.

Ela é bem conhecida por seus pneus off-road, da linha All-Terrain, feitos para SUVs, pickups e outros modelos com tração 4×4.

Dentre as vantagens dos pneus BF Goodrich, podemos citar bom nível de tração, e uma boa durabilidade. O ponto negativo, assim como no caso dos pneus Michelin, são os preços, bem altos.

Fundada nos EUA, em 1870, o nome da empresa é simplesmente o nome de seu criador: Benjamin Franklin Goodrich.

Bridgestone (Japão)

pneus bridgestone

A Bridgestone é uma empresa japonesa, que é também dona da americana Firestone.

A Bridgestone tem hoje no Brasil, as seguintes linhas: Alenza (linha mais sofisticada voltada para SUVs premium), Potenza (linha focada em performance e desempenho), Turanza (linha voltada a mais prazer ao dirigir), Ecopia (linha econômica) e Dueler (linha para terrenos difíceis).

Fundada em 1931, a Brigestone se tornou a maior fabricante de pneus mundial no ano de 2021, se levarmos em conta a produção de sua marca, junto com a Firestone.

Veja também: Tabela de pneus, velocidade e peso

Goodyear (EUA)

goodyear dirigivel

Para aqueles que são um pouco mais velhos, essa marca é aquela que lembramos equipar quase todos os carros vendidos no Brasil, lá nas décadas de 70 e 80.

Até hoje ela continua com uma boa presença no mercado brasileiro, embora não seja mais tão dominante como já foi.

A Goodyear foi fundada em 1898, nos EUA, por Frank Seiberling. O nome da empresa é uma homenagem a Charles Goodyear (1800-1860), o inventor da borracha vulcanizada.

Segundo o site atual da Goodyear, hoje as linhas da empresa no Brasil são: Assurance (linha mais econômica), Eagle (linha de pneus esportivos), EfficientGrip (linha de alta performance) e Wrangler (linha de pneus off-road).

 

Continental (Alemanha)

pneu Continental SportContact7

A Continental, ou simplesmente Conti, é a empresa mais antiga desta lista, com criação em 1871. Mas foi só em 1898 que ela começou a trabalhar com fabricação de pneus para veículos.

Foi a primeira empresa do mundo a produzir pneus com os sulcos para drenagem de água que vemos em todos os pneus hoje em dia, em 1904, e com certeza está entre as melhores marcas de pneus para carros.

O site da empresa no Brasil lista uma verdadeira abundância de linhas diferentes de pneus: ContiEcoContact, ContiPremiumContact, ContiSportContact, CrossContact, ExtremeContact, SportContact, etc.

Veja também: pretinho para pneu, o que usar?

Hankook (Coréia do Sul)

pneu hankook competicao

Me lembro de ter visto pela primeira vez os pneus Hankook aqui no Brasil nos Hyundai Azera lá dos anos de 2008, 2009.

Na época era uma marca desconhecida para os brasileiros, e muitos tinham até mesmo dúvidas em relação á qualidade dos mesmos.

Hoje, a marca já está bem mais bem estabelecida em nosso país, e também mostrou ter produtos de boa qualidade.

Na linha atual da empresa, os modelos são divididos em três grupos de pneus: Ventus (pneu de alto desempenho, usado por marcas premium), Kinergy (pneu sustentável que proporciona uma condução estável) e Optimo.

Dunlop (Irlanda)

pneu DUNLOP tire stickers logo lettering

A irlandesa Dunlop, fundada por John Boyd Dunlop em 1889, é hoje uma das marcas da Goodyear. Em 1999 a Goodyear comprou 75% dos negócios da marca, que eram na época da empresa Sumimoto.

Até hoje esta produz os pneus da marca. No Brasil ela é Sumimoto Rubber do Brasil Ltda.

Em seu site, a Dunlop se orgulha de ter inventado o pneu, onde em 1888, John Dunlop teria inventado o primeiro pneu movido a câmara de ar, o “pneumático”.

Suas linhas no Brasil incluem: Sport, Direzza, Enasave, Grandtrek e Wildpeak. A marca também comercializa os pneus Falken.

Pirelli (Itália)

pneu pirelli f1 2022

Junto com a Goodyear, talvez a Pirelli seja a outra marca mais conhecida dos brasileiros, quando o assunto é pneu. Ela está na sexta posição em produção mundial de pneus.

As famílias de pneus da Pirelli vendidas hoje no Brasil se resumem a três: Cinturato, Scorpion e P Zero.

Os pneus Cinturato são modelos mais comuns, definidos como tendo uma “green performance”, ou seja, são voltados para uma baixa resistência de rolagem.

Os pneus Scorpion são específicos para SUVs e crossovers. E os pneus são de alta performance, bem mais caros.

Firestone (EUA)

Mais uma empresa a usar o sobrenome de seu fundador, aqui no caso Harvey Firestone.

A empresa foi fundada em 1900 para fornecer pneus para uso por corporações de bombeiros, em seguida focando na produção de pneus para carros comuns, pois Harvey Firestone era amigo pessoal de Henry Ford.

Em 1988, a empresa foi vendida para a japonesa Bridgestone.

Suas linhas atuais no Brasil são: Destination (desempenho no fora de estrada), CV5000 (mais resistência e durabilidade), Multihawk (boa relação custo/benefício) e F-Series (qualidade superior com bom custo/benefício).

Yokohama (Japão)

yokohama pneu

A Yokohama foi fundada em 1917 como uma joint-venture entre a Yokohama Cable Manufacturing e a BF Goodrich.

Seus pneus são vendidos em alguns mercados sob a marca Advan, especialmente no Japão.

Embora seja muito conhecida por seus pneus de alta performance e também de competição, a Yokohama tem pneus originais de fábrica, para carros de passeio, para SUVs e outros modelos off-road, bem como os famosos pneus de competição.

A linha Advan A005, por exemplo, é de pneus slick (carecas), para máxima performance, em tamanhos de 13, 17 e 18 polegadas.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.