Marcas de carro: as 10 maiores e melhores do mundo

toyota hilux gr sport 1

O mercado automotivo mundial havia atingido 88,8 milhões de veículos vendidos em 2019, o que já representava uma queda de 3,7 milhões de unidades em relação ao ano anterior.

Com a pandemia de 2020, esse número caiu ainda mais: 52,6 milhões. No meio de tantos mercados, a China continua em primeiro com 25,2 milhões de unidades.

Mas, e entre os fabricantes de veículos? Nesse artigo, saiba quais são as 20 maiores e melhores do mundo.

1) Toyota – 5,03 milhões de carros por ano

toyota bz4x 2022 12

A Toyota é a marca mais vendida no mundo.

Boa parte dos emplacamentos vem do mercado japonês e do americano, embora as vendas na China sejam boas também.

A marca chegou a 10,8% de participação e ainda foi uma das que menos perdeu durante a pandemia, junto com Kia, Mercedes-Benz e BMW.

2) Volkswagen – 2,73 milhões de carros por ano

volkswagen taos avaliacao na 43

O gigante alemão tem na VW sua principal marca para vendas em grande volume. Com a China como seu maior mercado, superando Alemanha e outros mercados mais antigos da marca, a Volkswagen teve 5,9% de participação.

3) Honda – 2,19 milhões de carros por ano

honda hr v touring 2023 1

A Honda é forte nos três maiores mercados individuais do mundo, sendo uma marca que se expandiu bem no Sudeste Asiático em anos recentes. Mesmo assim, ela viu suas vendas caírem durante o terrível ano de 2020.

4) Hyundai – 2,07 milhões de carros por ano

hyundai azera 2023 7

A Hyundai tem forte presença em seu mercado doméstico, a Coreia do Sul, mas são os EUA o de maior volume e participação. Na China, a presença é grande também. Com tudo isso, ela acumulou o suficiente para ficar entre as primeiras.

5) Ford – 2,06 milhões de carros por ano

ford evos 2022 2

Mesmo com um número menor de modelos em diversos mercados, a Ford é uma das maiores e melhores do mundo. O mercado americano ainda é o principal para o oval azul, assim como Europa e China.

A maior parte do lucro, porém, vem dos EUA, o que a ajuda e muito a ter uma participação significativa no mercado mundial.

6) Nissan – 1,77 milhão de carros por ano

nissan qashqai premiere edition uk 2021 3

Japão, EUA e China são os maiores mercados do mundo para a Nissan, que também tem forte presença na Ásia. A marca japonesa emplacou bem menos no primeiro semestre de 2022, caindo cerca de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior.

7) Kia – 1,64 milhão de carros por ano

kia niro 2023 7

Assim como a Hyundai, a Kia é forte em sua casa, tal como nos EUA e China. Na Europa, a marca sul-coreana também é apreciada. Por aqui, só importação.

Para voltar a ter uma representatividade maior, recentemente ela mudou seu logo e anunciou diversos lançamentos futuros, especialmente no mercado de híbridos e elétricos.

8) Chevrolet – 1,51 milhão de carros por ano

chevrolet trax 2024 10

Após a saída da Europa, Índia e Rússia, a Chevrolet encolheu e ainda não conseguiu superar a Buick na China. Com isso, ela obviamente diminuiu seu números de modelos emplacados e ainda ficou 9% abaixo nos 6 primeiros meses de 2022 em relação ao primeiro semestre de 2021.

9) Mercedes-Benz – 1,31 milhão de carros por ano

mercedes amg eqs 53 2022

Luxuosa mais vendida entre janeiro e junho de 2022, a Mercedes-Benz é uma das 20 maiores e melhores do mundo. Ela conseguiu ser bem menos afetada durante a pandemia, encolhendo menos que suas principais rivais e mantendo uma forte presença nos EUA e na China.

10) BMW – 1,15 milhão de carros por ano

bmw m2 2023 13

Na briga com a Daimler, a BMW ficou na vice-liderança, e ainda perdeu um pouco mais de território ao vender 14% a menos do que nos primeiros 6 meses de 2021.

Algo que continua sendo importante para seu resultado mundial é sua boa base no mercado chinês com a Brilliance.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X