Os carros mais vendidos em maio de 2018

O mercado de automóveis caiu 7,17% em relação ao mês de abril, muito em conta por causa da greve dos caminhoneiros. Foram 194.922 unidades contra 209.970 emplacados no mês anterior. Porém, o volume de automóveis e comerciais leves vendidos é 2,53% maior que no mesmo período de 2017. No acumulado do ano, o Brasil obteve vendas de 932.173 unidades, o que representa alta de 16,20%, mostrando que o mercado nacional está se recuperando.

Nos automóveis, a GM liderou com 17,21% antes 14,56% da VW, que deixou a Ford e Hyundai bem distantes com 10,25% e 9,90%, respectivamente. A Fiat ficou em quinto com 9,04%. Nos comerciais leves, a Fiat ficou com 38,80% e anos-luz de VW e GM com 18,62% e 13,06%, respectivamente. Toyota e Renault fecharam maio com 9,73% e 5,63%. A Ford ficou em sexto com 4,77%. No mercado geral, a GM mantém a liderança com 16,56%, mas a VW se aproxima com 15,20%.


Sem muita força, a Fiat ficou em terceiro com 13,70% e Ford sustentou sua posição no quarteto “herdeiro” do mercado brasileiro, ostentando 9,39%. Hyundai e Toyota ficaram próximas. Destaque para a Jeep que avançou sobre a posição da Honda, chegando a 503 carros de distância.

Os carros mais vendidos em maio de 2018

Fora do Top 10, a Peugeot mantém posição acima das demais, seguida por Mitsubishi e Citroën. Entre as luxuosas, a Mercedes continua na frente, mas com BMW próxima. A Audi ficou longe das outras germânicas. Sem Inovar-Auto, a Kia segue buscando se reerguer com 1.122 emplacamentos no mês passado.Mesmo sem fábrica local, a Volvo se aproxima cada vez mais da Land Rover. Chery e JAC fecham o grupo que a Fenabrave listou com 21 elementos.

Nos automóveis, incontestável liderança do Onix. Gol e Polo junto no Top 5, enquanto Compass ficou em sexto. Das novidades, o Virtus caiu para 12º, enquanto o Cronos não passou de 20º. EcoSport manteve a ponta em relação ao Kicks, enquanto a SW4 surpreendeu com 1.188 unidades. Finalmente a Fenabrave corrigiu a presença do modelo nos comerciais leves, retirando-o de lá.

Sua rival, a Trailblazer, por exemplo, não passou de 197 exemplares… Nos hatches médios, o Cruze vendeu mais que Golf e Focus, nessa ordem. Nos comerciais leves, S10 se deu bem sobre a Hilux, enquanto a Amarok passou pela Ranger. A van Master avançou sobre a posição da Frontier, que caiu de 12º para 13º nos últimos dias. Da nova safra, Ducato e Jumpy estão no Top 20.

As 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em maio de 2018

Marcas

1º GM 32.286 16,56%
2º VW 29.620 15,20%
3º FIAT 26.699 13,70%
4º FORD 18.310 9,39%
5º HYUNDAI 16.754 8,60%
6º TOYOTA 15.588 8,00%
7º RENAULT 14.248 7,31%
8º HONDA 10.596 5,44%
9º JEEP 10.003 5,13%
10º NISSAN 7.362 3,78%
11º PEUGEOT 2.185 1,12%
12º MITSUBISHI 1.887 0,97%
13º CITROEN 1.581 0,81%
14º M.BENZ 1.275 0,65%
15º BMW 1.150 0,59%
16º KIA 1.122 0,58%
17º AUDI 715 0,37%
18º LAND ROVER 685 0,35%
19º VOLVO 500 0,26%
20º CHERY 428 0,22%
21º JAC 385 0,20%

Automóveis

1º GM/ONIX 15.015
2º HYUNDAI/HB20 8.513
3º FORD/KA 7.639
4º VW/GOL 5.780
5º VW/POLO 5.628
6º JEEP/COMPASS 5.559
7º GM/PRISMA 5.022
8º TOYOTA/COROLLA 4.854
9º FIAT/ARGO 4.682
10º JEEP/RENEGADE 4.378
11º RENAULT/KWID 4.371
12º VW/VIRTUS 4.271
13º FIAT/MOBI 4.023
14º HYUNDAI/CRETA 3.841
15º RENAULT/SANDERO 3.706
16º HONDA/HR-V 3.656
17º TOYOTA/ETIOS HB 3.361
18º FORD/ECOSPORT 3.272
19º NISSAN/KICKS 3.189
20º FIAT/CRONOS 3.148
21º VW/FOX/CROSS FOX 3.138
22º FORD/KA SEDAN 2.923
23º HONDA/CIVIC 2.560
24º NISSAN/VERSA 2.543
25º HYUNDAI/HB20S 2.512
26º TOYOTA/ETIOS SEDAN 2.472
27º VW/VOYAGE 2.323
28º GM/TRACKER 2.215
29º HONDA/FIT 1.994
30º GM/SPIN 1.710
31º RENAULT/CAPTUR 1.699
32º GM/CRUZE SEDAN 1.681
33º GM/COBALT 1.579
34º FORD/FIESTA 1.536
35º FIAT/SIENA 1.465
36º VW/UP 1.447
37º RENAULT/DUSTER 1.361
38º RENAULT/LOGAN 1.351
39º TOYOTA/HILUX SW4 1.188
40º HONDA/CITY 1.171
41º HONDA/WR-V 1.126
42º NISSAN/MARCH 854
43º HYUNDAI/IX35 786
44º PEUGEOT/2008 772
45º FIAT/UNO 705
46º PEUGEOT/208 669
47º CITROEN/C3 604
48º KIA/SPORTAGE 564
49º CITROEN/AIRCROSS 491
50º TOYOTA/RAV4 466
51º MITSUBISHI/ASX 455
52º FIAT/DOBLO 453
53º FORD/FOCUS SEDAN 448
54º GM/EQUINOX 437
55º GM/CRUZE SPORT6 435
56º MB/CLASSE C 430
57º HYUNDAI/TUCSON 427
58º FORD/FUSION 421
59º LR/DISCOVERY 407
60º BMW/SERIE 3 382
61º FIAT/WEEKEND 375
62º VW/SPACEFOX 357
63º BMW/X1 349
64º PEUGEOT/3008 339
65º CITROEN/C4L 325
66º AUDI/Q3 305
67º VW/GOLF 302
68º VW/JETTA 290
69º KIA/CERATO 266
70º JAC/T40 260
71º NISSAN/SENTRA 253
72º VOLVO/XC60 249
73º CHERY/QQ 244
74º MB/GLA 241
75º FORD/FOCUS 237
76º TOYOTA/PRIUS 237
77º VW/TIGUAN 236
78º MB/CLA 210
79º FORD/NEW FIESTA 213
80º GM/TRAILBLAZER 197

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 5.581
2º FIAT/TORO 4.983
3º VW/SAVEIRO 4.179
4º GM/S10 3.020
5º TOYOTA/HILUX 2.967
6º VW/AMAROK 1.495
7º FORD/RANGER 1.453
8º FIAT/FIORINO 1.106
9º RENAULT/OROCH 1.014
10º MITSUBISHI/L200 988
11º GM/MONTANA 963
12º RENAULT/MASTER 577
13º NISSAN/FRONTIER 522
14º HYUNDAI/HR 471
15º KIA/K2500 179
16º IVECO/DAILY 3514 173
17º FIAT/DUCATO 156
18º RENAULT/KANGOO 125
19º CITROEN/JUMPY 103
20º PEUGEOT/PARTNER 99
21º PEUGEOT/EXPERT 89
22º RAM/2500 70
23º M.BENZ/SPRINTER 313 56
24º M.BENZ/SPRINTER 24
25º JAC/v260 24
26º IVECO/DAILY 10
27º EFFA/K01 10
28º IVECO/DAILY 5516 6
29º LIFAN/FOISON 6
30º CITROEN/JUMPER 5
31º M.BENZ/SPRINTER 415 5
32º M.BENZ/VITO 4
33º EFFA/V21 4
34º FIAT/TECFORM 3
35º VW/EXPRESS 3
36º JAC/T8 3
37º CITROEN/BERLINGO 2
38º FIAT/DOBLO 2
39º FOTON/AUMARK 3.5-14DT 2
40º FARGO/FARGO 1
41º FORD/F150 1
42º FORD/F250 1
43º GM/COLORADO 1
44º PEUGEOT/BOXER 1
45º VW/KOMBI 1
46º SHINERAY/P TRUCKS 1
47º SHINERAY/TRUCK 1
48º HAFEI/RUIYI 1
49º HAFEI/ZHONGYI VAN 1
50º JINBEI/TOPIC 1

[Fonte: Fenabrave]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.