Os carros mais vendidos em outubro de 2018

Novo Chery Tiggo 2 9

O mercado de automóveis e comerciais leves cresceu 24,47% em outubro com relação ao mesmo período de 2017, enquanto as vendas relacionadas com o mês anterior tiveram alta de 19,55% e no acumulado do ano, o Brasil subiu 14,36%. Foram 244.740 vendidos no mês que se encerrou, enquanto o acumulado supera 2 milhões com 2.024.388 emplacados.


Com liderança de 19,17% nos automóveis, a GM ficou com 18,01% de market share de outubro, ficando a VW com 15,31% e a Fiat com 14,04%. Esta teve 41,57% do segmento de comerciais leves. Ford e Hyundai praticamente empataram com 8,89% e 8,87%, respectivamente, com diferença de apenas 58 carros, praticamente uma revenda.

Mais afastada, a Toyota ficou à frente da Hyundai, enquanto a Honda ficou isolada. A Jeep vendeu mais que Nissan. Peugeot e Citroën superaram a Mitsubishi e a diferença entre as francesas ficou em 35 veículos.

A Chery já se aproxima da Mercedes-Benz, enquanto a BMW manteve-se à frente de Kia e Volvo. Note como a marca sueca cresceu. Porém, a Audi caiu. A Land Rover também caiu, mas ficou acima da Suzuki.

peugeot expert minibus 4

Nos automóveis, o Onix superou a marca de 22 mil unidades e o Ka quebrou a barreira dos 10 mil, deixando o HB20 para trás, com o Gol na cola dele. O Argo ficou em sexto e o Polo em oitavo, há 30 carros de diferença para o Sandero, que levou para o Top 10 o Kwid, empurrando assim o Corolla para fora do grupo.

O Voyage passou o Virtus e o Fox se juntou à dupla para formar um trio VW no Top 20, que ainda teve Renegade se sustentando nesse segundo pelotão. Destaque, no entanto, para as vendas crescentes de Tiguan e Tiggo 2, que passaram de mil unidades no período, assim como 2008. O Cactus também teve boa aceleração em seu início de carreira.

Nos comerciais leves, a Strada arrancou bem diante da Toro, enquanto a Saveiro se salvou por pouco de não ter sido ultrapassada pela Hilux. A Ranger se aproximou da S10, enquanto a Amarok ficou apenas em oitavo. L200 e Frontier continuam fora do Top 10. Um detalhes interessante é que as vans uruguaias Jumpy e Expert emplacaram bem no mês, mas a rival Vito só vendeu uma unidade…

Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em outubro de 2018:

Marcas

1º GM 44.082 18,01%
2º VW 37.470 15,31%
3º FIAT 34.357 14,04%
4º FORD 21.764 8,89%
5º RENAULT 21.706 8,87%
6º TOYOTA 19.695 8,05%
7º HYUNDAI 18.870 7,71%
8º HONDA 13.314 5,44%
9º JEEP 9.887 4,04%
10º NISSAN 8.681 3,55%
11º PEUGEOT 2.040 0,83%
12º CITROEN 2.005 0,82%
13º MITSUBISHI 1.850 0,76%
14º M.BENZ 1.489 0,61%
15º CHERY 1.330 0,54%
16º BMW 1.062 0,43%
17º KIA 953 0,39%
18º VOLVO 896 0,37%
19º AUDI 759 0,31%
20º LAND ROVER 426 0,17%
21º SUZUKI 364 0,15%

Automóveis

1º GM/ONIX 22.324
2º FORD/KA 10.461
3º HYUNDAI/HB20 9.361
4º VW/GOL 8.973
5º GM/PRISMA 7.716
6º FIAT/ARGO 6.881
7º JEEP/COMPASS 6.163
8º VW/POLO 6.090
9º RENAULT/SANDERO 6.060
10º RENAULT/KWID 5.940
11º TOYOTA/COROLLA 5.928
12º HONDA/HR-V 5.352
13º HYUNDAI/CRETA 5.026
14º FIAT/MOBI 4.997
15º NISSAN/KICKS 4.663
16º FORD/KA SEDAN 4.319
17º VW/VOYAGE 4.256
18º VW/VIRTUS 4.159
19º VW/FOX/CROSS FOX 3.792
20º JEEP/RENEGADE 3.693
21º RENAULT/CAPTUR 3.239
22º FORD/ECOSPORT 3.167
23º TOYOTA/YARIS HB 3.148
24º HYUNDAI/HB20S 2.932
25º HONDA/FIT 2.861
26º FIAT/CRONOS 2.720
27º RENAULT/DUSTER 2.702
28º TOYOTA/YARIS SEDAN 2.633
29º GM/SPIN 2.558
30º FIAT/UNO 2.309
31º NISSAN/VERSA 2.302
32º HONDA/CIVIC 2.298
33º GM/COBALT 2.094
34º GM/TRACKER 2.094
35º RENAULT/LOGAN 1.921
36º HONDA/CITY 1.852
37º VW/UP 1.788
38º GM/CRUZE SEDAN 1.723
39º FIAT/SIENA 1.317
40º TOYOTA/HILUX SW4 1.273
41º TOYOTA/ETIOS HB 1.248
42º PEUGEOT/2008 1.046
43º CHERY/TIGGO 1.045
44º VW/TIGUAN 1.033
45º TOYOTA/ETIOS SEDAN 892
46º HONDA/WR-V 891
47º CITROEN/C4 CACTUS 793
48º NISSAN/MARCH 733
49º FORD/FIESTA 691
50º FIAT/WEEKEND 628
51º VW/SPACEFOX 617
52º HYUNDAI/IX35 598
53º FIAT/DOBLO 554
54º MB/CLASSE C 548
55º GM/TRAILBLAZER 532
56º VW/JETTA 523
57º NISSAN/SENTRA 522
58º PEUGEOT/208 511
59º GM/EQUINOX 488
60º GM/CRUZE HATCH 474
61º VOLVO/XC40 461
62º BMW/X1 434
63º HYUNDAI/TUCSON 426
64º FORD/FUSION 397
65º KIA/SPORTAGE 396
66º CITROEN/C3 390
67º MITSUBISHI/ASX 355
68º FORD/FOCUS SEDAN 354
69º CITROEN/AIRCROSS 345
70º TOYOTA/RAV4 323
71º MB/GLA 322
72º VOLVO/XC60 310
73º CHERY/QQ 284
74º AUDI/Q3 279
75º JAC/T40 279
76º CITROEN/C4L 273
77º BMW/SERIE 3 258
78º LR/DISCOVERY 249
79º MITSUBISHI/OUTLANDER 209
80º AUDI/A3 SEDAN 190

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 7.199
2º FIAT/TORO 5.659
3º VW/SAVEIRO 4.083
4º TOYOTA/HILUX 4.027
5º GM/S10 2.794
6º FORD/RANGER 2.094
7º FIAT/FIORINO 1.705
8º VW/AMAROK 1.612
9º GM/MONTANA 1.256
10º RENAULT/OROCH 1.127
11º MITSUBISHI/L200 906
12º RENAULT/MASTER 663
13º NISSAN/FRONTIER 460
14º FIAT/DUCATO 373
15º HYUNDAI/HR 333
16º KIA/K2500 296
17º VW/EXPRESS 241
18º IVECO/DAILY 3514 175
19º M.BENZ/SPRINTER 313 166
20º CITROEN/JUMPY 156
21º PEUGEOT/EXPERT 113
22º PEUGEOT/PARTNER 72
23º RAM/2500 67
24º M.BENZ/SPRINTER 64
25º IVECO/DAILY 30S13 62
26º RENAULT/KANGOO 48
27º CITROEN/BERLINGO 33
28º IVECO/DAILY 27
29º M.BENZ/SPRINTER 415 24
30º EFFA/K01 21
31º JAC/v260 16
32º IVECO/DAILY 5516 8
33º EFFA/V22 5
34º TOYOTA/BANDEIRANTE 3
35º EFFA/K02 3
36º FORD/F150 2
37º FORD/F75 2
38º M.BENZ/RIBEIRAUTO 2
39º M.BENZ/SPRINTER 515 2
40º DKW/VEMAGUETE 1
41º FARGO/FARGO 1
42º GM/C1404 1
43º GM/C1414 1
44º GM/CHEVROLET 1
45º GM/CHEVY 1
46º M.BENZ/VITO 1
47º VW/KOMBI 1
48º LIFAN/FOISON 1
49º HAFEI/RUIYI 1
50º HAFEI/ZHONGYI VAN 1

[Fonte: Fenabrave]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.