Os carros mais vendidos em maio de 2020

O mercado de automóveis e comerciais leves emplacados em maio caiu 75,81% em relação ao mesmo período de 2019, assim como o acumulado do ano está 38,14% negativo. A “boa notícia” é que, em relação à abril, os licenciamentos subiram 10,29%.

Com 56.639 unidades emplacadas, o mês de maio sofre como abril pela incerteza, visto que muitos carros foram vendidos e não licenciados. Ou seja, estão rodando sem placas durante a quarentena, provocada pelo coronavírus, conforme determinação do Contran.

No processo de reabertura do país, com os Detrans voltando a funcionar, os licenciamentos deverão crescer expressivamente nos próximos meses, assim como os registros da Fenabrave. Até agora, o país acumula 640.525 emplacados.

A GM liderou com folga, seguida por um empate técnico entre Fiat e VW, com uma diferença de apenas dois carros para a italiana. A Toyota aparece em quarto, seguida pela Toyota e Renault. A Ford caiu para sétimo, com Jeep, Honda e Nissan fechando o Top 10.

Os carros mais vendidos em maio de 2020

Mitsubishi e Citroën aparecem no segundo pelotão, com a BMW três carros atrás da francesa. A Caoa Cheery vem mais distante, superando a Peugeot, que caiu para 15º.

Mercedes, Audi, Volvo e Land Rover vêm na sequência. Kia e a Porsche fecham as 21 mais vendidas. Detalhe: faltaram dez carros para a alemã de luxo passar a coreana…

Onix e HB20 foram os únicos que passaram de 2.000 emplacamentos, tendo o Kwid em terceiro como destaque. O SUV mais vendido foi o Tracker que, aliás, é o único no Top 10.

O Duster subiu bastante e passou o T-Cross. Sobre a Porsche, o 911 vendeu 62 exemplares (que foram emplacados, é claro…). Nos comerciais, nada mudou em relação à prévia de maio, com destaque para Ranger em quarto e a Amarok na frente da Saveiro.

Vendas diretas

Nas vendas diretas, a participação no mercado caiu para 34,64% em maio, reflexo da quarentena. A GM liderou com 23,15%, seguida de VW com 14,84% e Hyundai com 10,61%.

Compass e Renegade, nessa ordem, foram os mais vendidos, com Gol, Uno e Ka ficando mais distantes.


 

Confira abaixo as marcas, automóveis e comerciais leves mais vendidos em maio de 2020, (confira também os carros mais vendidos em maio de 2019) junto com as vendas diretas:

Marcas

Os carros mais vendidos em maio de 2020

Automóveis e Comerciais Leves

Os carros mais vendidos em maio de 2020

Vendas diretas

Os carros mais vendidos em maio de 2020

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.