Os carros mais vendidos em maio de 2019

renault kwid 2018 NA 28 1

O mercado fechou maio com alta de 5,81% em relação a abril, tendo sido emplacados 234.173 automóveis e comerciais leves. Em comparação com o mesmo período de 2018, o aumento é de 20,16% nas vendas. No acumulado do ano, o mercado nacional está com alta de 11,10%, com 1.035.481 vendidos.


Nos automóveis, GM e VW ficaram próximas com 18,55% e 16,51%, com Renault e Hyundai quase empatadas com 9,61% e 9,52%, respectivamente. Ford e Fiat ficaram com 8,54% e 8,44%. Nos comerciais, esta última domina e amplia com 41,54%. VW, GM e Toyota fecharam com 16,29%, 12,06% e 10,39%, respectivamente. A Ford ficou com 5,35%.

No geral, a GM ficou na ponta, mas com a VW encostando. A Fiat ficou mais para trás, com a Renault fechando o quarto lugar. Hyundai e Toyota passaram a Ford, que caiu para sétimo. A diferença para a Honda é bem grande, então a marca americana não deve cair da posição atual.

vw delivery 2018 6

Já a Honda respira aliviada com pouco mais de mil unidades na frente da Jeep, que já passou a japonesa em vendas mensais anteriormente. A Nissan fecha o Top 10 como sempre, enquanto a Citroën reage e passa Peugeot e Mitsubishi. No entanto, essa nipônica já vê a chinesa Chery no retrovisor.

Nas luxuosas, a BMW passou a Mercedes pela primeira vez. Mais atrás, Kia, Audi e Volvo, enquanto Land Rover e Iveco fecham a lista, com a italiana até próxima da marca inglesa, que está em queda há bastante tempo.

Nos carros, o Onix deslancha na ponta com mais de o dobro das vendas do HB20, que superou a marca de 10 mil vendidos no mês, apesar dos 22 mil do Chevrolet. O Ka aparece em terceiro, enquanto o Kwid mostra seu “poder” ao fechar em quarto, pouco a frente do Gol.

Prisma e Polo vêm bem, enquanto o Renegade não sabe o que é rival em 2019. Argo e Corolla, voltando ao grupo, fecham o Top 10. No segundo grupo, o Virtus voltou a subir de posição, enquanto o Fox se recusa a sair do Top 20. Das novidades, o T-Cross já aparece em 23º com 3.003 emplacados.

Com hatches médios em queda, os sedãs médios agora contam com apenas três modelos vendendo acima de mil unidades, com o Jetta em torno de 800. Nos demais, os emplacamentos mensais não passam de 250 unidades… Nos comerciais, a Saveiro se recuperou diante da Hilux e a Ranger passou a Amarok. Nos demais, sem alterações importantes.

Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em maio de 2019 (veja também os mais vendidos em maio de 2020):

Marcas

1º GM 41.142 17,57%
2º VW 38.591 16,48%
3º FIAT 31.480 13,44%
4º RENAULT 20.962 8,95%
5º HYUNDAI 19.241 8,22%
6º TOYOTA 18.987 8,11%
7º FORD 18.868 8,06%
8º HONDA 11.966 5,11%
9º JEEP 10.864 4,64%
10º NISSAN 7.478 3,19%
11º CITROEN 2.526 1,08%
12º PEUGEOT 1.887 0,81%
13º MITSUBISHI 1.812 0,77%
14º CHERY 1.750 0,75%
15º BMW 1.099 0,47%
16º M.BENZ 1.050 0,45%
17º KIA 888 0,38%
18º AUDI 759 0,32%
19º VOLVO 703 0,30%
20º LAND ROVER 390 0,17%
21º IVECO 324 0,14%

Automóveis

1º GM/ONIX 22.279
2º HYUNDAI/HB20 10.111
3º FORD/KA 9.484
4º RENAULT/KWID 8.661
5º VW/GOL 8.317
6º GM/PRISMA 7.509
7º VW/POLO 6.199
8º JEEP/RENEGADE 5.754
9º FIAT/ARGO 5.599
10º TOYOTA/COROLLA 5.182
11º FIAT/MOBI 5.160
12º JEEP/COMPASS 5.071
13º VW/VIRTUS 5.015
14º NISSAN/KICKS 4.520
15º HYUNDAI/CRETA 4.212
16º FORD/KA SEDAN 4.200
17º HONDA/HR-V 4.155
18º RENAULT/SANDERO 3.834
19º HYUNDAI/HB20S 3.724
20º VW/FOX/CROSS FOX 3.330
21º TOYOTA/YARIS HB 3.222
22º VW/VOYAGE 3.170
23º VW/T CROSS 3.003
24º HONDA/CIVIC 2.954
25º FORD/ECOSPORT 2.716
26º GM/SPIN 2.701
27º RENAULT/DUSTER 2.490
28º HONDA/FIT 2.317
29º RENAULT/LOGAN 2.273
30º TOYOTA/YARIS SEDAN 2.256
31º FIAT/CRONOS 2.059
32º RENAULT/CAPTUR 1.841
33º TOYOTA/ETIOS HB 1.762
34º NISSAN/VERSA 1.712
35º FIAT/UNO 1.666
36º FIAT/SIENA 1.652
37º CITROEN/C4 CACTUS 1.484
38º GM/CRUZE SEDAN 1.470
39º TOYOTA/ETIOS SEDAN 1.394
40º HONDA/CITY 1.360
41º VW/TIGUAN 1.269
42º TOYOTA/HILUX SW4 1.266
43º VW/UP 1.139
44º HONDA/WR-V 1.092
45º GM/TRACKER 1.031
46º GM/COBALT 895
47º VW/JETTA 829
48º CHERY/TIGGO 5X 698
49º PEUGEOT/2008 660
50º PEUGEOT/208 520
51º CHERY/TIGGO 2 514
52º HYUNDAI/IX35 492
53º FIAT/DOBLO 486
54º BMW/X1 418
55º NISSAN/MARCH 406
56º GM/EQUINOX 396
57º HYUNDAI/TUCSON 364
58º GM/CRUZE HATCH 363
59º KIA/SPORTAGE 363
60º VW/SPACEFOX 347
61º CITROEN/C3 320
62º MB/CLASSE C 299
63º MITSUBISHI/ASX 295
64º FORD/FIESTA 284
65º CITROEN/AIRCROSS 287
66º VOLVO/XC60 268
67º VOLVO/XC40 266
68º AUDI/A3 SEDAN 258
69º MITSUBISHI/PAJERO 255
70º CHERY/ARRIZO 5 245
71º NISSAN/SENTRA 244
72º MB/GLA 234
73º MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS 223
74º PEUGEOT/3008 216
75º GM/TRAILBLAZER 202
76º BMW/SERIE 3 190
77º LR/DISCOVERY 194
78º MITSUBISHI/OUTLANDER 185
79º AUDI/Q5 175
80º CITROEN/C4L 174

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 7.136
2º FIAT/TORO 5.853
3º VW/SAVEIRO 3.687
4º TOYOTA/HILUX 3.675
5º GM/S10 2.997
6º FORD/RANGER 1.892
7º VW/AMAROK 1.750
8º GM/MONTANA 1.270
9º FIAT/FIORINO 1.266
10º RENAULT/OROCH 1.084
11º RENAULT/MASTER 775
12º MITSUBISHI/L200 718
13º NISSAN/FRONTIER 586
14º FIAT/DUCATO 447
15º VW/EXPRESS 329
16º HYUNDAI/HR 315
17º KIA/K2500 290
18º PEUGEOT/EXPERT 247
19º CITROEN/JUMPY 195
20º IVECO/DAILY 35S14 192
21º M.BENZ/SPRINTER 313 146
22º PEUGEOT/PARTNER 130
23º IVECO/DAILY 30S13 80
24º RAM/2500 57
25º CITROEN/BERLINGO 51
26º M.BENZ/SPRINTER 415 40
27º PEUGEOT/BOXER 31
28º M.BENZ/SPRINTER 29
29º IVECO/DAILY 26
30º IVECO/DAILY 5516 26
31º JAC/v260 14
32º CITROEN/JUMPER 13
33º EFFA/K01 9
34º FOTON/AUMARK 1039 8
35º EFFA/K02 6
36º EFFA/V21 5
37º TOYOTA/BANDEIRANTE 4
38º ENGESA/EE34 1
39º FIAT/DOBLO 1
40º FORD/COURIER 1
41º FORD/F250 1
42º FORD/F75 1
43º GM/CHEVROLET 1
44º GM/D10 1
45º M.BENZ/SPRINTER 311 1
46º M.BENZ/SPRINTER 413 1
47º M.BENZ/SPRINTER 515 1
48º M.BENZ/VITO 1
49º NISSAN/D21 SC 1
50º RENAULT/KANGOO 1

[Fonte: Fenabrave]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.