Os carros mais vendidos em janeiro de 2019

Os carros mais vendidos em janeiro de 2019

O mercado de automóveis e comerciais leves começou bem o ano de 2019. A alta foi de 8,67% em relação ao mesmo período de 2018, significando que o Brasil já iniciou com pé direito o novo período. Foram 190.752 unidades, um volume 15,21% abaixo do verificado em dezembro, o que é natural nas viradas de ano.


Em janeiro, a GM obteve 20,23% do segmento de automóveis, seguida pela VW com 14,42%. A Fiat ficou com 9,68%, enquanto Ford, Renault e Hyundai ficaram praticamente empatadas com 8,99%, 8,89% e 8,28%, respectivamente. Nos comerciais leves, a Fiat continua dominando com 38,26%, seguida de longe pela VW com 16,49%.

A Toyota passou a GM em comerciais leves, tendo participação de 12,08% contra 11,44% da rival americana. A Hyundai ficou em quinto com 6,63%, enquanto a Ford “sextou” com 5,68%. No geral, a GM se distanciou das demais com 18,99% ante 14,71% da VW e 13,72% da Fiat.

Toyota, Renault e Ford quase empataram com 8,60%, 8,57% e 8,52%, respectivamente. Faltou a Hyundai nessa briga, mas ela ficou com 7,12%. A Honda já sente a aproximação da Jeep, tendo ficado com 5,18% ante 4,67% da americana. Isolada mesmo está a Nissan com 3,41%.

Os carros mais vendidos em janeiro de 2019

Citroën e Peugeot lideraram o segundo pelotão, com Mitsubishi e Mercedes-Benz ainda acima de mil unidades. Faltando 2 carros para esse nível, a Chery aparece em seguida. Mais atrás vem Kia, Audi e BMW, as duas últimas quase empatadas. Volvo, Land Rover e Suzuki fecham o Top 21 da Fenabrave.

“Desfeita a mala”, o Onix continua emplacando bem até demais, colocando mais de 10 mil sobre o Ka e vendendo mais que este e o HB20 juntos. O Prisma é outro que continua em campo e jogando bem, ficando em quarto e perto do coreano. O Polo cumpre sua missão de estar entre os 5 mais vendidos, tendo Kwid em seguida.

Gol e Argo quase empataram, enquanto o Renegade se firma na liderança dos SUVs em 2019 (será campeão este ano?). O Mobi, discreto, fechou o Top 10. O Compass aparece em seguida e com ele o (ainda vivo) Fox. Dez carros atrás, o Corolla pode estar se despedindo, não do mercado, mas do Top 10.

HR-V, Sandero e Virtus aparecem bem, enquanto Kicks e Creta insistem em andar juntos. Yaris e EcoSport fecham os 20 mais vendidos. O Cruze foi disparado o hatch médio mais vendido, superando bem as vendas de dezembro. O A250 da Mercedes vendeu mais que o Focus, em fim de carreira, emplacando 110 ante 107 do hatch argentino.

Nas peruas, a Weekend deu uma desovada maior nos estoques, enquanto o segmento de esportivos viu 911 e Boxster venderem mais que Mustang no mês passado: 24/23 alemães contra 22 exemplares muscle cars.

Nos comerciais leves, Strada e Toro mantém a ponta nessa ordem, tendo a Hilux definitivamente em terceiro, passando de vez a Saveiro. A S10 ficou isolada, enquanto Ranger e Amarok ficam próximas. Fiorino e Oroch também venderam mais de mil em janeiro. Montana e L200 ficaram acima de 800 vendidos.

Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em janeiro de 2019:

Marcas

1º GM 36.215 18,99%
2º VW 28.057 14,71%
3º FIAT 26.166 13,72%
4º TOYOTA 16.396 8,60%
5º RENAULT 16.346 8,57%
6º FORD 16.250 8,52%
7º HYUNDAI 13.591 7,12%
8º HONDA 9.888 5,18%
9º JEEP 8.912 4,67%
10º NISSAN 6.506 3,41%
11º CITROEN 2.074 1,09%
12º PEUGEOT 1.746 0,92%
13º MITSUBISHI 1.633 0,86%
14º M.BENZ 1.172 0,61%
15º CHERY 998 0,52%
16º KIA 885 0,46%
17º AUDI 768 0,40%
18º BMW 708 0,37%
19º VOLVO 485 0,25%
20º LAND ROVER 442 0,23%
21º SUZUKI 318 0,17%

Automóveis

1º GM/ONIX 18.842
2º FORD/KA 8.023
3º HYUNDAI/HB20 7.249
4º GM/PRISMA 6.924
5º VW/POLO 5.433
6º RENAULT/KWID 5.336
7º VW/GOL 4.966
8º FIAT/ARGO 4.920
9º JEEP/RENEGADE 4.783
10º FIAT/MOBI 4.413
11º JEEP/COMPASS 4.109
12º VW/FOX/CROSS FOX 4.085
13º TOYOTA/COROLLA 4.075
14º HONDA/HR-V 3.667
15º RENAULT/SANDERO 3.650
16º VW/VIRTUS 3.591
17º NISSAN/KICKS 3.486
18º HYUNDAI/CRETA 3.236
19º TOYOTA/YARIS HB 2.890
20º FORD/ECOSPORT 2.798
21º FORD/KA SEDAN 2.685
22º VW/VOYAGE 2.645
23º FIAT/CRONOS 2.577
24º RENAULT/CAPTUR 2.557
25º HONDA/FIT 2.101
26º HYUNDAI/HB20S 2.068
27º TOYOTA/YARIS SEDAN 2.027
28º GM/SPIN 1.970
29º RENAULT/DUSTER 1.911
30º HONDA/CIVIC 1.840
31º NISSAN/VERSA 1.795
32º FIAT/UNO 1.758
33º FIAT/SIENA 1.664
34º GM/CRUZE SEDAN 1.611
35º GM/TRACKER 1.514
36º TOYOTA/ETIOS HB 1.313
37º HONDA/CITY 1.229
38º TOYOTA/HILUX SW4 1.187
39º TOYOTA/ETIOS SEDAN 1.129
40º RENAULT/LOGAN 1.078
41º CITROEN/C4 CACTUS 1.016
42º VW/UP 984
43º HONDA/WR-V 941
44º GM/COBALT 928
45º PEUGEOT/2008 706
46º GM/CRUZE HB 652
47º FORD/FIESTA 646
48º CHERY/TIGGO 631
49º NISSAN/MARCH 565
50º HYUNDAI/IX35 537
51º VW/TIGUAN 523
52º VW/JETTA 504
53º CITROEN/C3 424
54º KIA/SPORTAGE 417
55º GM/EQUINOX 414
56º PEUGEOT/208 411
57º HYUNDAI/TUCSON 398
58º VW/SPACEFOX 365
59º TOYOTA/RAV4 330
60º FIAT/DOBLO 319
61º MB/CLASSE C 313
62º AUDI/A3 SEDAN 281
63º VW/GOLF 276
64º MITSUBISHI/ASX 275
65º CHERY/QQ 259
66º GM/TRAILBLAZER 259
67º BMW/SERIE 3 258
68º NISSAN/SENTRA 257
69º CITROEN/AIRCROSS 243
70º CITROEN/C4L 234
71º KIA/CERATO 234
72º MB/GLA 226
73º AUDI/Q3 225
74º VOLVO/XC40 218
75º FORD/FUSION 216
76º LR/DISCOVERY 209
77º BMW/X1 205
78º FIAT/WEEKEND 194
79º PEUGEOT/3008 190
80º FORD/FOCUS SEDAN 189

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 4.790
2º FIAT/TORO 4.033
3º TOYOTA/HILUX 3.257
4º VW/SAVEIRO 2.849
5º GM/S10 2.183
6º FORD/RANGER 1.531
7º VW/AMAROK 1.431
8º FIAT/FIORINO 1.134
9º RENAULT/OROCH 1.028
10º GM/MONTANA 897
11º MITSUBISHI/L200 805
12º RENAULT/MASTER 740
13º NISSAN/FRONTIER 403
14º FIAT/DUCATO 357
15º PEUGEOT/PARTNER 257
16º KIA/K2500 177
17º M.BENZ/SPRINTER 313 176
18º VW/EXPRESS 163
19º IVECO/DAILY 3514 119
20º CITROEN/JUMPY 118
21º M.BENZ/SPRINTER 108
22º PEUGEOT/EXPERT 107
23º RAM/2500 71
24º IVECO/DAILY 30S13 59
25º HYUNDAI/HR 28
26º CITROEN/BERLINGO 21
27º PEUGEOT/BOXER 17
28º RENAULT/KANGOO 17
29º IVECO/DAILY 15
30º CITROEN/JUMPER 8
31º EFFA/K01 8
32º JAC/v260 8
33º EFFA/K02 5
34º IVECO/DAILY 5516 4
35º M.BENZ/SPRINTER 415 4
36º FOTON/AUMARK 1039 3
37º GM/D20 2
38º M.BENZ/SPRINTER 515 2
39º VW/KOMBI 2
40º EFFA/V21 2
41º JAC/T140 2
42º FORD/F100 1
43º GM/C14 1
44º GM/EL CAMINO 1
45º M.BENZ/VITO 1
46º WILLYS/OVERLAND 1
47º SHINERAY/TRUCK 1
48º HAFEI/MINI 1
49º HAFEI/RUIYI 1
50º EFFA/V22 1

[Fonte: Fenabrave]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.