Mercado

Os carros mais vendidos em janeiro de 2020

Os carros mais vendidos em janeiro de 2020

O mercado de automóveis e comerciais leves ficou em baixa em janeiro de 2020. O volume caiu 26,88% em relação a dezembro, mas a comparação importante é com o mesmo período de 2019 e não foi bom.


As vendas caíram 3,42% e somaram 184.125 unidades. Ainda assim, o ano só está começando e dá para recuperar. Entre as marcas, a GM teve 20,97% das vendas de automóveis, enquanto a Fiat abocanhou 40,99% dos comerciais leves.

No geral, a GM abriu vantagem de mais de 3% para a VW, que ficou quase 2% na frente da Fiat. A Renault por pouco não foi passada pela Toyota, enquanto a Ford ficou em sexto. Depois aparece a Hyundai, seguida de longe pela Jeep. Colada nela, a Honda surge e a Nissan fecha o Top 10.

Os carros mais vendidos em janeiro de 2020

VEJA TAMBÉM:

Já no segundo pelotão, a Citroën conseguiu se manter à frente da Chery por pouco. A irmã Peugeot é outra que passou por pouco, ficando 7 carros adiante da Mitsubishi. A BMW foi mais além de vendeu dois carros a mais que a Mercedes-Benz.

A Kia ficou algumas unidades na frente da Volvo, que foi seguida pela Land Rover e Audi. E então, o que aparece na lista da Fenabrave? RAM. Isso mesmo.

A picapona diesel com motor de caminhão vendeu 285 exemplares. Anteriormente, a entidade não identificava o produto, que no Renavam estava como Freightliner 2500, que é a Sprinter feita no México. Entramos em contato com a FCA e atualizaremos quanto tivermos a resposta.

Os carros mais vendidos em janeiro de 2020

Nos automóveis, Onix e Onix Plus agora formam a dupla da liderança. Ka, Kwid e HB20 aparecem a seguir, tal como Gol e Polo, fazendo dobradinha. Argo, Renegade e Mobi são o trio da FCA no Top 10.

Entre os hatches médios, o Cruze Sport6 vendeu bem e está sustentando o segmento. Nos sedãs compactos, o Prisma se despede e o Cobalt parece que quer ir também. Nos sedãs médios, o Jetta despecou.

Acima, o Fusion diz adeus com apenas 10 exemplares, 2 a menos que em dezembro e novembro. Seu segmento também vendeu pouco em janeiro. Em seu fim de linha, a Weekend emplacou 55 exemplares. Apenas 30 peruas grandes foram vendidas, a maioria A4 Avant.

Os carros mais vendidos em janeiro de 2020

Nos esportivos, o Porsche 911 emplacou mais: 74 exemplares. O Mustang emplacou 28. Nos SUVs, Renegade e Compass quase empataram, trazendo com eles Kicks, Creta e T-Cross.

Entre os comerciais leves, o Top 10 segue como na prévia do mês, além da Frontier vendendo mais que a L200. Só que a picape japonesa caiu muito em vendas, assim como o caminhão HR. A Montana continua com volume baixo.

Em janeiro, as vendas diretas representaram 38,60% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves. Nos carros, foram 32,5% do total.

Os carros mais vendidos em janeiro de 2020

A Fiat foi a marca que mais vendeu por esse meio, representando 20,15%, seguida por VW, GM e Renault. Onix lidera e agora com o Onix Plus empurrando a dupla da Jeep para baixo.

Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em janeiro de 2020, além das vendas diretas no período:

Marcas

1º GM 35.080 19,05%
2º VW 29.482 16,01%
3º FIAT 25.896 14,06%
4º RENAULT 15.437 8,38%
5º TOYOTA 15.116 8,21%
6º FORD 14.428 7,84%
7º HYUNDAI 13.283 7,21%
8º JEEP 8.667 4,71%
9º HONDA 8.412 4,57%
10º NISSAN 7.029 3,82%
11º CITROEN 1.720 0,93%
12º CHERY 1.684 0,91%
13º PEUGEOT 1.298 0,70%
14º MITSUBISHI 1.291 0,70%
15º BMW 789 0,43%
16º M.BENZ 787 0,43%
17º KIA 593 0,32%
18º VOLVO 546 0,30%
19º LAND ROVER 505 0,27%
20º AUDI 405 0,22%
21º RAM 285 0,15%

Automóveis

1º GM/ONIX 17.463
2º GM/ONIX PLUS 8.722
3º FORD/KA 7.334
4º RENAULT/KWID 6.739
5º HYUNDAI/HB20 6.555
6º VW/GOL 6.030
7º VW/POLO 5.593
8º FIAT/ARGO 4.794
9º JEEP/RENEGADE 4.325
10º FIAT/MOBI 4.316
11º JEEP/COMPASS 4.312
12º TOYOTA/COROLLA 3.932
13º NISSAN/KICKS 3.815
14º HYUNDAI/CRETA 3.734
15º VW/T CROSS 3.339
16º HONDA/HR-V 3.321
17º FORD/KA SEDAN 3.148
18º RENAULT/SANDERO 3.138
19º VW/VIRTUS 3.136
20º VW/FOX/CROSS FOX 2.958
21º TOYOTA/YARIS HB 2.608
22º FORD/ECOSPORT 2.238
23º HYUNDAI/HB20S 2.073
24º FIAT/CRONOS 1.990
25º NISSAN/VERSA 1.806
26º GM/CRUZE SEDAN 1.739
27º RENAULT/LOGAN 1.633
28º HONDA/CIVIC 1.589
29º VW/VOYAGE 1.562
30º TOYOTA/YARIS SEDAN 1.539
31º GM/SPIN 1.517
32º TOYOTA/ETIOS HB 1.514
33º HONDA/FIT 1.513
34º CITROEN/C4 CACTUS 1.190
35º RENAULT/DUSTER 1.153
36º FIAT/UNO 1.138
37º FIAT/SIENA 1.131
38º HONDA/WR-V 1.082
39º GM/TRACKER 957
40º RENAULT/CAPTUR 956
41º VW/UP 892
42º CHERY/TIGGO 5X 887
43º TOYOTA/HILUX SW4 879
44º HONDA/CITY 830
45º VW/TIGUAN 797
46º GM/CRUZE HB 755
47º TOYOTA/ETIOS SEDAN 718
48º TOYOTA/RAV4 593
49º PEUGEOT/2008 576
50º NISSAN/MARCH 538
51º CHERY/TIGGO 2 476
52º GM/PRISMA 470
53º FIAT/DOBLO 355
54º HYUNDAI/IX35 328
55º GM/EQUINOX 327
56º LR/DISCOVERY 305
57º GM/COBALT 282
58º VW/JETTA 278
59º BMW/SERIE 3 267
60º VOLVO/XC40 234
61º KIA/SPORTAGE 229
62º VOLVO/XC60 227
63º MITSUBISHI/ASX 211
64º PEUGEOT/208 208
65º BMW/X1 201
66º MB/CLASSE C 197
67º NISSAN/SENTRA 195
68º MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS 191
69º AUDI/A3 SEDAN 189
70º CHERY/TIGGO 7 181
71º HYUNDAI/TUCSON 181
72º GM/TRAILBLAZER 164
73º PEUGEOT/3008 147
74º MITSUBISHI/PAJERO 144
75º MB/CLASSE A 139
76º MB/GLA 133
77º CHERY/ARRIZO 5 127
78º CITROEN/C3 125
79º TROLLER/T4 113
80º MITSUBISHI/OUTLANDER 112

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 5.419
2º FIAT/TORO 5.300
3º TOYOTA/HILUX 3.311
4º VW/SAVEIRO 3.255
5º GM/S10 2.403
6º FORD/RANGER 1.637
7º VW/AMAROK 1.351
8º RENAULT/OROCH 1.093
9º FIAT/FIORINO 862
10º RENAULT/MASTER 702
11º NISSAN/FRONTIER 673
12º MITSUBISHI/L200 622
13º HYUNDAI/HR 396
14º FIAT/DUCATO 368
15º RAM/2500 285
16º GM/MONTANA 264
17º VW/EXPRESS 231
18º KIA/K2500 221
19º PEUGEOT/EXPERT 202
20º CITROEN/JUMPY 195
21º FIAT/UNO 166
22º IVECO/DAILY 35S14 139
23º PEUGEOT/PARTNER 95
24º M.BENZ/SPRINTER 416 72
25º IVECO/DAILY 30S13 71
26º M.BENZ/SPRINTER 314 30
27º CITROEN/JUMPER 28
28º PEUGEOT/BOXER 27
29º IVECO/DAILY 21
30º EFFA/V21 19
31º M.BENZ/SPRINTER 313 18
32º M.BENZ/SPRINTER 10
33º RENAULT/KANGOO 10
34º JAC/v260 10
35º FOTON/AUMARK 1039 8
36º EFFA/V22 7
37º CITROEN/BERLINGO 6
38º M.BENZ/SPRINTER 415 6
39º EFFA/K01 6
40º GM/C10 2
41º DODGE/DODGE 1
42º FORD/F100 1
43º FORD/F1000 1
44º FORD/F75 1
45º FORD/RANCHERO 1
46º GM/BRASINCA 1
47º GM/CHEVROLET 1
48º INTERNATIONAL/INTERNATIONAL 1
49º IVECO/DAILY 5516 1
50º TOYOTA/RIBEIRAUTO 1

Vendas diretas

Automóveis

1º GM/ONIX 4.968
2º VW/GOL 3.544
3º GM/ONIX PLUS 3.181
4º JEEP/COMPASS 3.161
5º JEEP/RENEGADE 2.348
6º FORD/KA 2.338
7º RENAULT/KWID 2.325
8º FORD/KA SEDAN 1.918
9º NISSAN/KICKS 1.820
10º FIAT/MOBI 1.418
11º RENAULT/SANDERO 1.397
12º VW/VOYAGE 1.364
13º VW/VIRTUS 1.300
14º HYUNDAI/CRETA 1.258
15º RENAULT/LOGAN 1.227
16º VW/T CROSS 1.211
17º VW/POLO 1.165
18º FIAT/UNO 992
19º GM/CRUZE SEDAN 967
20º GM/SPIN 686
21º RENAULT/DUSTER 682
22º FORD/ECOSPORT 643
23º RENAULT/CAPTUR 600
24º HYUNDAI/HB20 590
25º TOYOTA/YARIS SEDAN 569
26º TOYOTA/COROLLA 561
27º FIAT/ARGO 539
28º NISSAN/VERSA 524
29º CITROEN/C4 CACTUS 514
30º TOYOTA/ETIOS SEDAN 437
31º FIAT/CRONOS 347
32º VW/FOX/CROSS FOX 338
33º FIAT/DOBLO 334
34º TOYOTA/ETIOS HB 326
35º CHERY/TIGGO 5X 319
36º PEUGEOT/2008 311
37º FIAT/SIENA 308
38º TOYOTA/HILUX SW4 274
39º HONDA/FIT 266
40º HONDA/HR-V 265
41º HYUNDAI/HB20S 239
42º VW/TIGUAN 234
43º GM/COBALT 220
44º HONDA/CITY 208
45º TOYOTA/YARIS HB 200
46º VW/UP 140
47º GM/CRUZE HB 106
48º NISSAN/MARCH 96
49º GM/TRAILBLAZER 94
50º HONDA/WR-V 89

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 5.177
2º FIAT/TORO 4.129
3º VW/SAVEIRO 3.030
4º TOYOTA/HILUX 1.386
5º GM/S10 1.264
6º FORD/RANGER 968
7º VW/AMAROK 802
8º RENAULT/OROCH 631
9º FIAT/FIORINO 536
10º RENAULT/MASTER 447
11º NISSAN/FRONTIER 350
12º FIAT/DUCATO 322
13º RAM/2500 271
14º GM/MONTANA 221
15º FIAT/UNO 166
16º CITROEN/JUMPY 157
17º PEUGEOT/EXPERT 153
18º MITSUBISHI/L200 133
19º HYUNDAI/HR 73
20º PEUGEOT/PARTNER 70
21º IVECO/DAILY 35S14 47
22º VW/EXPRESS 34
23º CITROEN/JUMPER 25
24º PEUGEOT/BOXER 24
25º IVECO/DAILY 17
26º IVECO/DAILY 30S13 11
27º RENAULT/KANGOO 10
28º CITROEN/BERLINGO 3
29º M.BENZ/SPRINTER 416 1

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • 😎.

    Cruze vendendo mais que Civic , Doblo vendendo mais que Jetta e 208 vendendo 208 unidades haha

    • Mr Tony

      Adoraria ter a Doblo no Brasil igual a da Zoropa, com câmbio, visual e motor decentes…

    • Verdades sobre o mercado

      Cruze: torra-torra da linha 2019 + 400 unidades para locadoras de BH e Curitiba. Este resultado dificilmente deve se repetir nós próximos meses

      • andrei petreira

        O torra do Cruze 19/20 teve bons descontos. Um bom negócio p quem fez.

        • Verdades sobre o mercado

          na verdade foi do 19/19 e não 19/20

          • what_the_hell??

            Vi agora que os LTZ são 18/19! ou seja, são carros bem encalhados mesmo, teria que ver bem o estado dos mesmos nesse tempo todo!

            • Verdades sobre o mercado

              O recomendado é efetuar a troca de óleo, inclusive quem deve fazer isso é a própria css.

        • Paulo Santos

          nem fale…cruze sedan/hb por 82/3/4k

      • Gran RS 78

        Será? A Honda está maluca com os preços cobrados por ele, e se formos comparar itens de série, preço e motorização, o Cruze é a melhor opção que o Civic.

        • Verdades sobre o mercado

          Concordo que o Cruze seja melhor opção(apesar da falta de paddle-shifts, algo imperdoável para mim) que o Civic, mas o nome Civic e a marca Honda são bem mais fortes que Cruze e Chevrolet, sem contar que o Cruze já tem data marcada para morrer, além do fogo amigo do Novo Tracker e de um futuro SUV acima dele.

          • Drax

            Falando em ter mais nome. Ainda não entendo como Chevrolet foi perder o mercado. Vendia demais com o Vectra, depois deu nisso

            • Verdades sobre o mercado

              Subestimou o mercado com a terceira geração, enquanto logo em seguida a Honda veio com o impactante New Civic e a Toyota com a geração “Brad Pitt”, aí foi fácil para os japoneses dominarem.

              • leitor

                Sem contar com os preços competitivos desses modelos. Pra recuperar o terreno perdido tem que correr muito. O japas passaram à frente e nem estão correndo tanto assim.

        • Ernesto

          No site da GM tem promoção do Cruze LT 2019, sedan, por R$86.990,00. E ainda diz que pode negociar na concessionária.

    • TijucaBH

      Tira vendas diretas que a posição se inverte. Se a Honda vendesse pra locadora como faz a GM, Civic passava fácil facil o Cruze.

  • Eduardo Sad

    Fevereiro tem volta às aulas. As ruas do centro da minha cidade não tem escoamento mais nos horários de pico. Também, é carro pra caramba sendo emplacado mês a mês… E as ruas são as mesmas. Onde vamos parar? Ou melhor: quando iremos “parar” de vez? rsrs

    • th!nk.t4nk

      O certo seria fazer como no resto do mundo: as crianças pegarem o ônibus (de linha mesmo). Mas que pai no Brasil teria coragem? Quando pequeno eu pegava um ônibus exclusivo da escola (particular), que deixava as crianças na porta de casa. Tem seu custo, mas imagina o stress economizado nessas filas gigantes na porta da escola.

      • Ubaldir

        Pois eu cresci andando em ônibus urbano desde a quinta série (sexto ano, hoje). A faculdade eu fiz indo e voltando de bike.
        Problema da segurança afeta todo o cotidiano da população. Seria ótimo, tanto em termos de mobilidade quanto de educação e desenvolvimento das crianças, se tivéssemos confiança de que nossos filhos iriam com segurança para a escola se deslocando em transporte público ou por meios alternativos, como a bicicleta.

        • Ernesto

          O oposto do Brasil nesses termos é o Japão. Crianças vão sozinhas para as escolas desde pequenos.

          • leitor

            Comecei a ir aos seis anos, acompanhado pelo meu irmão mais novo. Mas por questão de segurança meus filhos até com bem mais idade eram acompanhados por um responsável. No dia que eu soube que um veio sozinho da escola tomei um susto. E o caminho era menor que o que eu andava.

        • 4lex5andro

          O Brasil foi ”feito” pra não dar certo. Desde 1500.

  • Cleidson

    125 C3. Já podemos enterrá-lo? Custa botar ESP, colocar mais airbags e abaixar o preço?

    • Alaor

      A PSA só não fechou a fábrica no RJ ainda (quem diabos aposta no RJ pra investimento em alguma coisa? Já começa daí) por causa do Cactus

      • Marcos Villela

        Vc esqueceu do 2008.

        • Verdades sobre o mercado

          Fraco de vendas. Deve dar um belo up quando vier o modelo novo que saiu recentemente na Europa, este tem tudo para impactar em nosso mercado.

        • Ernesto

          Peugeot vendeu somente 576 unidades de 2008.

      • omaisbanidodona

        Aqui em SP capital nem concessionarias tem mais ! achar uma é questao de sorte

      • Peter Bishop

        não fechou por causa do SUBSÍDIO

    • Ubaldir

      O C3 atual pode colocar ouro na carroceria que não vende mais do que os números atuais (vide a adoção do câmbio de 6 marchas, que em nada mudou a realidade do produto no mercado). O projeto já se esgotou em termos de atratividade ao consumidor. Só mesmo a nova geração de produtos prometida pela PSA para estrear ao longo dos próximos 3 anos para mudar o panorama.
      Bem, o C4 Cactus mostrou que é possível a mudança de paradigma. O modelo vem vendendo bem dentro da realidade da Citroen, e tem sido bem avaliado pelos proprietários. Se acertar a mão em mais uma meia dúzia de produtos, o grupo tem potencial para ir deixando o estigma do péssimo pós venda da sua primeira década de atuação no Brasil.
      Bem, como consumidor, quanto maior o número de opções, melhor.

    • Gran RS 78

      Pode colocar o que quiser, mas a Citroen merece essa posição com o C3, pois a geração nova desse modelo já roda à mais de dois anos na Europa, e por aqui continuamos com a antiga.

    • leitor

      Não existe nenhuma divulgação do carro. Muita gente nem se lembra que esse carro existe.

  • Alaor

    O Jetta flopou de vez graças à VW. Até o Sentra chegou perto. Caro, sem personalidade (é um Virtus grande, quem negar é surtado) e sem diferencial. Aí quando sair de linha vão por a culpa nos SUVs hahaha

    • Gustavo Melo

      Estranho que não anunciaram a linha 2020 do Jetta ainda, discordo de ser comparado ao compacto Virtus, sedan médio bem equipado (faróis full led, freio eletrônico, motor turbo em todas as versões), problema que chegou com os preços muito acima do consagrado Corolla, aí já viu né… o Cruze surpreendendo vendendo mais que o Civic, os descontos da GM são generosos, diferente das japonesas que não negociam, sempre metendo a faca sem dó já que seu produto tem melhor revenda.

      • Alaor

        O Cruze está vantajoso mesmo, se eu fosse comprar um sedan médio hoje seria ele. Hatch nem se fala, pois foi o único que sobrou rs

        • leitor

          Tem ainda o Yaris hatch e o Ford Focus.

          • Alaor

            O Focus saiu de linha faz tempo. E o Yaris é compacto, outra categoria.

      • D34D P00l

        Mas sabia que um dos fatores pra ter boa revenda, é justamente não dar desconto?
        Na verdade dar uma escalada de preço como o 3008 fez recentemente, até ajuda artificialmente na revenda.

        • omaisbanidodona

          no caso do 3008 nao funciona quem pagar mais vai perder mais

          • D34D P00l

            Sim, da pra escalar até um ponto só.

      • Carlos AM

        Talvez por conta das promoções do Cruze muitos clientes que iam comprar o Jetta acabaram migrando para ele.
        O Jetta não vendia muito, mas mensalmente beirava as 1000 unidades. Já em janeiro vender menos de 300 é muuito estranho.

        • Verdades sobre o mercado

          VW está se amarrando para lançar a linha 2020 porque ainda tem bastante Jetta Confortline 2019 em estoque, até 18/19 tem. DEviam torrar logo os 2019 e lançar o 2020.

      • Gran RS 78

        Pode ser bem equipado, mas o visual dele se parece demais com o Virtus, especialmente a traseira. O modelo antigo tinha muito mais personalidade que esse novo.

        • Fernando Piston

          Teste simples de garagista/manobrista; De 10 Jetta’s que entram no estacionamento, o ticket é emitido como Virtus em pelo menos 8. A identidade da VW ja foi melhor, até o louco do Dudu do Backstage ficou aborrecido com isso, que colocaram o Jetta dele como Virtus…kk

          • MauroRF

            Sério que fizeram isso com o Jetta dele, de colocarem como Virtus? kkkkk, não sei como ele não se matou, rs.

            Isso que você disse me fez lembrar quando tive um City (o modelo atual, em 2015): na maioria das vezes, eu entrava nos estacionamentos e emitiam os tíquetes como Civic.

    • Racer

      Mas quem vê um Virtus grande no Jetta…pode ser um surtado e cego….

      • Alaor

        Exigir bom senso de fanboy de VW é como exigir que uma leitoa voe. Nada novo sob o sol.

        • Mr Tony

          Como só posso dar um like, deixo um comentário de like.

        • Racer

          A mesma coisa de hater….

          • D34D P00l

            Você já parou pra pensar, que é a marca que tem mais haters justamente por ser a que tem os fãs mais cegos e em maior quantidade?

            • Racer

              Será? Ou será que os amantes das outras não se aguentam? Esta lorota de carros iguais acontece com outras marcas….mas daí, é a marca do coração….então pode. Na tenho nem pretendo ter um VW…mas parece um bando de crianças comentando.

            • Racer

              E percebe-se que tem muito mais raivosos contra a VW do que a favor dela….. é só ver as réplicas ao meu comentário…. (O outro hater já começou atacando quem ousasse discordar dele….mas hater, impossível).

      • Gabriel

        Acusou o golpe.

        • Racer

          Tu também….

      • Verdades sobre o mercado

        Com exceção da dianteira não é fácil para a maioria das pessoas distinguir um Virtus de um JEtta, pois são sim bastante parecidos. Agora se for conhecer os carros de perto, o interior e andar em ambos a diferença de produto é considerável.

      • omaisbanidodona

        O JETTA realmente é um VIRTUS com um pouco mais de recheio eo POLO é um GOL melhorado é bem isso!

        • Racer

          Tá sabendo….

          • omaisbanidodona

            sim estou

            • Racer

              Bah…..continua assim….só não esquece de ir no oftalmologista….e tomar teu Rivotril.

      • Ricardo Silva

        Mas é isso mesmo que acontece, vi um carro estacionado, falei “Olha o virtus”, chegando perto era a p* de um jetta kkk

      • Gran RS 78

        Procure urgentemente um oftalmo, pois vc está precisando e muito, pois o Jetta é uma cópia do Virtus, especialmente na parte traseira.

        • Racer

          Se eu preciso….tu já é caso de transplante…..kkkk….esqueceu de mencionar os pneus….idênticos também….

          • Gran RS 78

            Bom, faça uma pesquisa com as pessoas e pergunte para elas se são parecidos ou não, pois pelo jeito só vc acha que não são.

            • Racer

              Ter uma linha parecida está longe de serem iguais como dizem…..

              • Gran RS 78

                Veja a traseira de ambos. São idênticas! Especialmente as lanternas. Não estou comparando os carros em si, que claro que o Jetta é superior, mas vc pode negar o quanto quiser, mas em desenho são muito parecidos entre si.

                • Racer

                  Sim….tu pega a traseira e diz que eles são idênticos? O resto do carro não conta? E mesmo a traseira…são parecidas, longe de idênticas.

                  • Gran RS 78

                    A lateral tbm são muito parecidas. O que difere um pouco é a frente, do resto uma cópia em tamanho maior.

      • Fernando Piston

        Existe até Quiz de carros da VW para testar o conhecimento sobre a frente dos carros da marca, devido serem praticamente iguais.

    • D34D P00l

      Sim, morreu por culpa da mãe VW que quis cobrar preço de Toyota/Honda nas versões civis dele.

    • Guedes

      A vw como toda alemã sempre preconizou o dito “family face”. Não vejo isso como problema pro jetta. Ele é só mais uma vítima dos SUVs…

      • Verdades sobre o mercado

        O Jetta é vítima da própria VW que não foi agressiva no lançamento. E a VW repetiu o erro no T-Cross. Se tivesse repetido a estratégia do lançamento do Polo/Virtus poderia estar brigando pelo terceiro lugar do segmento de sedans médios com o Cruze e brigando pela liderança dos SUVs compactos sem depender das locadoras.

        • D34D P00l

          Na verdade ela foi agressiva sim, mas com o consumidor.
          Um preço “neutro” seria de uns 7k a menos, um preço agressivo 10k+ a menos.
          No Tcross eu estava achando que ela ia sair ilesa dessa arrombada de preços, mas as vendas de janeiro confirmaram que não passou tão em branco assim.

          • Verdades sobre o mercado

            T-Cross estava vendendo bastante no terceiro trimestre devido a grandes volumes para locadoras (chegou a 2.400 em um mês). Veja que considerando que fora o Renegade (com cerca de 400 unidades) quase não teve venda de (pseudo-)SUVs compactos para locadoras em janeiro e o T-Cross está relativamente bem na briga de número de vendas, sendo que a versão PCD deve ter incremento de vendas até março. PArece que a coisa vai ficar embolada (sem considerar locadoras).

      • Alaor

        Family face todas têm porque é necessário, só as marcas chinesas que não conseguem. Mas o que a VW faz é exagero, chega a ser tosco, porque realmente é fácil confundir um Jetta com um Virtus atualmente. Na geração anterior não acontecia.

        • Guedes

          Certo, e isso, de fato, aos olhos de leigos do mercado, quem compra carro por aparência para mostrar pro vizinho é ruim mesmo. Comprar um JETTA e o vizinho achar que é um VIRTUS? nunca!

          • Alaor

            Quem paga caro num carro quer sim que os outros saibam disso, não tem jeito. E sim, o Jetta parece mais com o Virtus do que o aceitável, quer vc aceite ou não. Leigos (80%) vão sim confundir.

      • Gran RS 78

        Então me explique porque o Corolla, Cruze e Civic vendem bem até hj?

        • Verdades sobre o mercado

          Na verdade não vendem tão bem. O segmento vem caindo ano a ano, e prova disso é que hoje temos poucos sedans médios com vendas significativas. O Jetta é erro em cima de erro da VW desde que lançou a geração anterior com o 2.0 “de Santana” e agora com falta de agressividade no lançamento desta nova geração, simplesmente perdeu 2 oportunidades de impactar o mercado e aí fica neste volume baixo, mesmo sendo um bom produto. Além disso uma parte da rede de css queimou o filme do pós-vendas da marca.

          • Gran RS 78

            Pelos preços cobrados por eles, e ainda por cima pela onda Suv, o trio consegue alcançar boas vendas. Não se esqueça que antes, um sedan médio ficava na casa dos 70 e no máximo 100 mil, hj a maioria começa nos 100 mil reais.

            • Verdades sobre o mercado

              O Corolla de entrada custa hoje o mesmo que custava em 2006 corrigido pela inflação. O que houve foi um período de 2008 a 2013 onde os preços dos carros não aumentou, foram 5 anos estagnados, e com a crise que teve seu início em 2014 forçou os fabricantes a voltarem a aumentar e ainda repor os aumentos dos 5 anos que não fizeram.

              • Gran RS 78

                Discordo de vc, pois já teve inúmeras matérias falando sobre os aumentos absurdos e sem sentido que as montadoras fizeram em seus produtos, pois ficaram e muito acima da inflação nesse período, e só para lembrar, os salários não tiveram os mesmos aumentos dos automóveis.

                • Verdades sobre o mercado

                  O que citei são fatos. Quanto às matérias tudo é questão de referencial de tempo. Se você pegar o preço de um Corolla em 2013 e o preço de hoje vai ver que subiu muito mais que a inflação, mas como falei, este mesmo Corolla ficou 5 anos sem aumentar de preços(e isso tem uma explicação do porque aconteceu que é um pouco longa e não vou colocar aqui). Preços dos produtos não são reajustados com base nos salários. Se fossem, os preços dos automóveis teria subido no período de 2008 a 2013, coisa que não aconteceu.

                  • MauroRF

                    É que nesse período de 2008 a 2013 se vendia muito carro, e com o aumento da escala, conseguia-se manter o preço. Isso explicando em linhas gerais.

        • Guedes

          Aí eu não sei. Preço? ignorância do brasileiro médio homer simpson? eu também não sei pq o ônix vende tanto, não há lógica no mercado automotivo brasileiro.

    • Leo

      Eu vi um Jetta desses novos ontem, acho que a versão de entrada, estava com umas rodas muito feias… Parecia aro 14 e com um desenho horrível.

      • Feliphe Santos

        É o Jetta 250 TSI que em promoções sai por 93990, com rodas aro 16. Realmente fica muito pequeno num carro tão grande

        • Ernesto

          Se buscar na Webmotors, esse Jetta de entrada você encontra em anúncio de concessionária por R$88.990,00.

      • Alaor

        Esse Jetta de entrada (250 TSI) é o mais vantajoso pra mim. Mais barato que Civic, Corolla e Cruze de entrada, oferece um pacote bom, farois de LED, motor turbo e o preço na faixa dos 90-94 mil compensa o acabamento pobre e a falta de personalidade. Mas que fique claro, o Cerato na mesma faixa só não considero uma opção mais interessante (mesmo com motor 2.0 aspirado) porque é Kia.

        • Ernesto

          Jetta de entrada acha por R$88.990,00 na Webmotors, anúncio de concessionária. Porém, a GM está promovendo a venda de Cruze LT 19/19 por R$86.990,00 (valor que vi no site dela).

  • Alaor

    A PSA só não fechou a fábrica no RJ ainda (quem diabos aposta no RJ pra investimento em alguma coisa? Já começa daí) por causa do C4 Cactus.

  • Ford Opala Attractive 200TSI

    É sempre assim. Quem define as posições no ranking são as vendas diretas.

    Vide as quedas de Argo e TCross

    • TijucaBH

      Exatamente. Ai quem vê HRV lá embaixo no ranking acha que o carro nao está vendendo, mas Honda e Hyundai percentualmente sao as que menos vendem para vendas diretas. Esse ranking acaba distorcido por isso. Tinha que ter o ranking varejo, fepois ranking VD e por ultimo o ranking total (vd + varejo).
      Até mesmo o HB20 que ficou com design polêmico vende no varejo mais do que ford Ka por exemplo…

      • 4lex5andro

        Duas coisas: que as vendas diretas podem afetar a percepção de, se determinado modelo está tendo boa aceitação de fato, faz sentido.

        Mas por outro lado, vendas diretas implicam em ponderação por parte das empresas (que costumam ser mais criteriosas que o comprador comum) dos carros de melhor cxb, em suas faixas de preço.

        Enfim, é certo que os rankings deveriam ser apresentados sempre separados, e, opcionalmente, um terceiro compilado somando vendas diretas e de varejo.

  • Rogério R.

    A Renault em 4º lugar no raking de vendas de marcas, Kwid em 4º(surpreendendo novamente), Sandero em 18º(no top 20 e vendendo mais no varejo) e Logan em 27º(no top 30) no ranking de vendas. São fatos que sinceramente não esperava que ocorreria em jan./20. É por isso que eu insisto que se a Renault equipar um pouco mais a versão intermediária Zen de Sandero e Logan no mesmo nível pelo menos do Sandero e Logan Life+ colombianos melhorando mais o custo x benefício, já seria o suficiente na minha opinião para alavancar um pouco mais a dupla nesse agora disputadíssimo ranking de vendas.

    • Verdades sobre o mercado

      No dia 31 a Renault emplacou uma grande quantidade de Kwid, Sandero e Logan em BH(terra das grandes locadoras). Até o dia 30 a Renault estava em sétimo lugar no ranking.

      • zekinha71

        Dia 3 o Kwid estava em segundo no ranking, só foi o emplacamento começar a voltar ao normal e ele já despencou na tabela.

      • Rogério R.

        Verdade, mas em janeiro o Sandero vendeu mais no varejo e já faz um tempo que isso não acontecia.

        • Verdades sobre o mercado

          Mas aconteceu porque as compras de locadoras foram reduzidas, só na última semana que teve volume para locadoras.

    • D34D P00l

      Não adianta só adicionar pendurricalhos, os projetos da Dacia são tão low cost que mesmo os consumidores ultra leigos conseguem perceber e por isso rejeitam.
      Pra começar a realmente competir tinha que e/ou:
      – Baixar bastante os preços, mas bastante mesmo, quase no nível do que elas vendem pras locadoras, algo como o Sandero Top por uns 50k.
      – Melhorar de verdade o projeto, sem gambiarra de suspensão elevada pra colocar CVT, direção eletro-hidráulica sem ajuste de profundidade, botões em lugares não-ergonômicos por economia de chicotes(controlador de velocidade de cruzeiro no painel, WTF?!) e pelo menos dobrar o dinheiro gasto nos materiais do interior(acho que se dobrar ainda gasta-se menos que os concorrentes). Como seriam apenas correções em um projeto deficiente, acho que da pra diminuir uns 5k do preço atual nesse cenário.

      • Rogério R.

        Na verdade são projetos low cost da Renault para a Dacia(leste europeu) e Renault low cost(países emergentes), pois são projetados no Technocentre da Renault na França.
        Pelos flagras do Sandero 3 o Technocentre da Renault deve estar fazendo algo melhor.
        Mas eu acho que uns equipamentos a mais de série por um bom preço ajudaria sim nas vendas.

    • TijucaBH

      Kwid é uma grande farsa. A Renault no fim do mes liga para as concessionárias oferecendo bonus pra cada Kwid emplacado na reta final do mes. A concessiona tira nota fiscal em nome da propria concessionária ou de funcionários, emplaca o carro e cende depois dando um desconto ou ipva 2020 pago. Esse tipo de carro é conhecido pelo mercado como “carro zero emplacado”, pois na pratica ele é zero km mas na pratica como nao foi emplacado no nome do cliente, ele é um usado. Basta ligar em qualquer grande concessionária da Reulnault similando a compra de um Kwid que cvocê vai ver que essa historia é verdadeira.
      Isso é a famosa PEDALADA!

  • OCosta

    É HB20 micou mesmo… Mês retrasado foi de 2° para 3°, mês passado de 3° para 5°, será se esse mês de fevereiro vai cair ainda mais?

    • Marcelo Amorim

      Tomara,pra se arrependerem da cagada que fizeram.

    • Gabriel

      Tomara que façam logo um facelift pra dar uma arrumada.

    • zekinha71

      Infelizmente isso foi por causa da nova placa que represou os emplacamentos, hj já voltou pra segundo, em apenas um dia foram emplacados mais de 1.000 bagres.

      • Verdades sobre o mercado

        Na verdade foi um grande lote (aprox. 500 unidades) para locadora(s) de BH. Represamento de placas foi para todos os modelos

    • Leo

      Ontem a noite vi uma publicação numa rede social de um repórter pago pela Hyundai pra divulgar o HB20 tunado de 70k, aí o cara postou uma foto e perguntou se a galera gostou. Resultado: 85% não e 15% sim. kkkkkkkkkk

  • RicardoVW

    Pode pegar fogo e vazar combustível que o povo continua comprando! Putz!

    • Gustavo Melo

      preço

      • D34D P00l

        Complementando, custo x benefício porque tem carro que mesmo se baixar bem o preço não tem acréscimo nas vendas, os Dacias são um exemplo disso, quase mortos no mercado PF(também, tinha que ser quase de graça aquelas porcarias).

      • Robinho

        se é so preço eu não sei, mas não deixaria de comprar um Onix Plus para comprar um Virtus, o Onix no meu ponto de vista tem um custo beneficio muito melhor…

    • Cesar

      Você prefere quando cai água quente do radiador no colo do carona ou quando o porta-malas vira uma piscina ou melhor: quando o eixo traseiro trinca.

      • Gustavo Melo

        melhor não generalizar… se TODOS os carros apresentarem esses defeitos aí, acabou

      • omaisbanidodona

        kkkkkkk essa foi boa!

      • Airplane

        Melhor que morrer queimado !

    • Matheus Mendes

      o fanboy VW ataca novamente.

      Pode sentar no cantinho e chorar que até final do ano ta tomando surra no SUV também

      • Ernesto

        Cara, não precisa curtir o próprio comentário. Já tem bastante hater de VW para fazer isso.

  • paulo loyola Loyola

    Esse Jeep Renegade realmente é incrível como vende. Reclamam do motor, consumo, porta malas e etc,mais ele está lá na porta das vendas. Aí dizem que é maioria das vendas é para PCD ou para pessoas jurídicas, e restante para pessoas físicas. Mais e daí, só vende para maioria desse público por que é bom, senão nenhuma locadora, PCD ou jurídico iriam querer comprar, simples assim.

    • Verdades sobre o mercado

      Vende bem para PCD(cerca de 2000 unidades por mês) devido ao ótimo trabalho da rede de css Jeep. Locadora compra mais por preço(possibilidade de lucrar na revenda) do que por qualidade

    • Derico

      É um carro que desperta alguma paixão ainda. Tem personalidade no design, pois não traz a imagem de ser só um “hatch altinho” como seus concorrentes. Pelo menos é assim que entendo o sucesso dele.

    • Se a FIAT tomar vergonha na cara e colocar um motor turbinado, esse carro aumenta muito as vendas. Dirigi um de aluguel na virada do ano, e no geral gostei bastante, o ponto fraco Literal e realmente, é o motor. No mais, o carro é bem acabado, estiloso, boa visibilidade, o porta malas achei ok pro dia a dia.

    • Matheus Mendes

      Concordo que o PCD é um atrativo do carro, afinal… kicks, tcross, creta e ecosport tem versões PCD.

      Mas o emplacamento em massa para locadoras tem mais relação com a montadora “abrir as pernas” pra grandes locadoras (vide o que a Renault tem feito a anos para se manter com altos números no mercado)

      OBS: em Outubro de 2013 eu vendia Renault e fui proíbido de vender Duster 1.6 por que toda a produção desse motor estava destinada à Localiza, a Renault fez uma promoção de “upgrade grátis” para motores 2.0

      • Verdades sobre o mercado

        Renegade vende cerca de 2.000 unidades mensais para PCD, fruto de um trabalho muito focado da rede de css Jeep junto a este público. Creta e Kicks vendem metade deste número para PCD. PAra locadoras são cerca de 1.000 unidades mensais (em média) de Renegade.

    • Leo

      Vende porque tem logo “Jeep”. Brasileiro acha que tá comprando BMW/Mercedes…

      Imagina se o ‘Renegado’ ou o Compass tivessem a logo da “Fiat”, o que venderiam?

  • D34D P00l

    Nossa, Jetta morreu mesmo…

    • Verdades sobre o mercado

      VW está se amarrando para lançar o 2020 porque ainda tem bastante Confortline 2019 em estoque (Até 18/19 tem). Deviam fazer como a GM fez com o Cruze em dezembro e janeiro e torrar logo o estoque de 2019 e lançar logo o 2020. Com vendas baixas só piora a situação do modelo no mercado.

      • D34D P00l

        VW é muito resistente a baixar margens, acredito que isso na maioria das vezes deprecia os modelos e gera um efeito contrário.

  • Derico

    Dadas as devidas circunstâncias em que se encontra, o up! está sobrevivendo.

  • Léo Dalzochio

    Frontier vendendo mais que L200 !! Mitsubishi sobrevive do que mesmo? Dos raids que organiza?

    • Sergio c

      A Mit matou a L200 quando tirou aquela frente bonita com os farois da Pajero Dakar(2015) e em 2016 lançou aquela frente de queijo derretido ao sol, gomos verticais, estilo chinês. Agora estão tentando corrigir isso novamente quando laçaram a L200 Sport, com as linhas horizontais na grade dianteira. Mas o estrago está feito.

  • Marcos Villela

    Joy (ex-Onix) está sendo contabilizado junto com o Onix (novo) ? E o Joy Plus (ex-Prisma), está somando no Prisma ou no Onix Plus ?

    • Verdades sobre o mercado

      Só existe um Onix na contabilização (Novo Onix + Joy). O Onix Joy Plus(2020) é contabilizado no Onix Plus e o PRisma(2019) contabiliza como Prisma.

    • Matheus Mendes

      Sim!

      Mas a GM está emplacando pouca quantidade desta unidade (A produção dele foi diminuída para fabricação da nova Tracker)

      Atualmente 75dias para entregar um Joy ou Joy Plus nas Css para pedidos de frotistas e locadoras.

      Para vender a varejo o carro não tem tanto bônus e é vendido por um valor no qual se justifica a compra de um novo onix.

      (joy comercializado a 44990,00 novo Onix a 48.500,00 com uma enorme quantidade de equipamentos a mais)

  • Leo

    UP em 41º. Não devem fabricar por muito mais tempo… Devem estar tomando muito prejuízo com ele.

    • Verdades sobre o mercado

      Prejuízo acho difícil pois o preço é alto, além disso tem também as exportações que ajudam a diluir custos, mas talvez não vire de 2021 para 2022. Só para lembrar, a VW fabricava 500 Santana por mês quando tirou de linha.

  • Mateus Andrade Ferreira

    Porque o etios HB aparece duas vezes na lista?

    • Rômulo

      Carros lançados recentemente costumam figurar em várias versões, por exemplo o Onyx

      • Ernesto

        Etios lançado recentemente? Acho que na verdade ele confundiu Etios e Yaris.

    • Ernesto

      Você não está confundindo Etios e Yaris? Pelo que vi, o Yaris HB está em 21o, com 2.608 unidades vendidas, enquanto o Etios HB está em 32o, com 1.514 unidades vendidas.

  • Danilo

    A Ford já perdeu espaço pra Renault, pra Toyota e se a Hyundai não faz a ….agada no novo HB20 seria deixada pra trás pela coreana também. Que estratégia é essa da Ford? A experiência pra saber quanto tempo se leva pra quebrar uma grande empresa com marca forte?

  • awatenor

    Esses morreram, só falta enterrar:

  • CanalhaRS

    Procurei na lista e não encontrei o Onix antigo (Joy), não vendeu nenhuma unidade?
    Prisma vendeu uma merreca.

    • Matheus Mendes

      Joy e contabilizado em conjunto ao Onix
      Joy Plus contabilizado junto ao Onix Plus.

      Mas ambos estão emplacamento mixaria pois a fábrica está sendo preparada para produção de Nova Tracker (Cujo volume de produção da Montana/Cobalt/Spin/Joy e Joy Plus serão reduzidos para comportar a fabricação da Tracker)

      Atualmente na CSS a GM pede 75dias para entregar Joy’s para frotistas

      • CanalhaRS

        Acho que não, amigo. O Prisma aparece separado na lista, em 52º lugar. Por isso achei curioso o Onix não aparecer.

  • awatenor

    Esses morreram , só falta enterrar:
    POS. — MODELO — VENDAS DIR. — % TOTAL — TOTAL
    1º — FIAT DOBLÒ — 334 — 94,08% — 355
    2º — VW VOYAGE — 1.364 — 87,32% — 1.562
    3º — FIAT UNO — 992 — 87,17% — 1.138
    4º — CHEV. COBALT — 220 — 78,01% — 282
    5º — REN. LOGAN — 1.227 — 75,14% — 1.633

  • 4lex5andro

    Sedãs indo em direção ao mesmo destino das peruas. O mercado brasileiro, que já foi promissor, hoje sendo resumido a hatches pequenos e Suv.

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