Mercado

Os carros mais vendidos em junho de 2020

Os carros mais vendidos em junho de 2020

O mercado de automóveis e comerciais leves em junho continua vivendo fora da realidade com emplacamentos que não refletem as vendas. Somente esta semana, por exemplo, o Detran de São Paulo reiniciou os licenciamentos, mas ainda em ritmo bem lento.


Foram 122.722 emplacamentos em junho, um volume 116,78% acima do registrado no mês de maio. Porém, os volumes estão 42,47% abaixo de 2019, assim como o acumulado do ano ficou 38,88% reduzido, com 763.280 “vendidos”.

Nas marcas, a VW passou a GM pela primeira vez em muito tempo, colocando ainda uma boa vantagem em relação à rival americana. A Fiat ficou em terceiro, enquanto a Hyundai figurou no quarteto líder. A Renault ficou em quinto.

Os carros mais vendidos em junho de 2020

Coisas de pandemia, Ford, Toyota e Jeep ficaram bem próximas nessa bagunça toda. A Honda deu uma respirada em relação à Nissan, que fechou o Top 10. A BMW surpreendeu, passando Citroën, Mitsubishi e Chery, enquanto a Peugeot mergulhou na quarentena.

A Audi respondeu para a Volvo e a Land Rover vem logo atrás. Quem despencou mesmo foi a Kia, com a Porsche figurando no 21º posto.

Nos automóveis, como já mencionado na prévia, o destaque é o T-Cross logo atrás de Onix e HB20, trazendo consigo Renegade e Tracker. Creta e Compass definiram o Top 10 como 50% SUV e 50% os demais…

O recém-chegado Duster ficou em 19º entre as novidades. Nos hatches médios, o Cruze Sport6 mandou bem com 394 emplacados e segmento se mantém aceso. Nos sedãs médios, Corolla lidera de lavada contra Civic, Cruze e Jetta.

Com Covid-19, o Porsche 911 (confira aqui a Avaliação NA) é mais rápido que o vírus e fechou o semestre com 500 exemplares vendidos, quer dizer, os que foram emplacados, é claro. Só em junho foram 126. Imagina sem pandemia…

Os carros mais vendidos em junho de 2020

Falando nisso, produtos caros como a RAM 2500 se destacam, mas longe dos grandes centros. A picapona da Fiat Chrysler já emplacou 802 unidades desde o começo do ano e ainda teve aumento expressivo de preços e vendas…

A Ranger também se destaca nos comerciais leves, passando Hilux, S10 e companhia… A Frontier é outra que ganhou espaço, mas ainda assim, ficou atrás da Amarok, embora tenha passado pela L200.

Nas vendas diretas, o mercado (irreal) nacional teve apenas 39,88% dos emplacados nesse negócio, um reflexo do impacto econômico devido à crise instalada.

Entre as marcas, a GM liderou com 21,57%, seguida pela VW 13,80% e Hyundai com 10,94%. Fiat e Toyota aparecem mais atrás. O T-Cross bateu o Renegade nas vendas diretas, surpreendendo o Jeep.

Confira abaixo as 21 marcas, 50 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em junho de 2020, além das vendas diretas.

Os carros mais vendidos em junho de 2020

Os carros mais vendidos em junho de 2020

 

VENDAS DIRETAS

Os carros mais vendidos em junho de 2020

[Fonte: Fenabrave]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Ford Opala Attractive 200TSI

    Não dá para usar esse mês como tendência ou parâmetro para meses seguintes

    • zekinha71

      O que tem de carro sem placas nas ruas, e muitos estão aproveitando pra fazerem merd@ e não serem multados.

      • Jackson

        A camera do radar consegue ler a identificação do carro que consta no vidro traseiro.

        • Cesar

          Que identificação?
          Além do final do chassi que outra identificação existe?

          • Nelson Oliveira

            Só a do chassi já é suficiente pra identificar o condutor

            • Saraiva

              E o sistema tem acesso as notas fiscais da revenda? Pq o órgão de trânsito só veria a nota fiscal no momento do emplacamento, ou estou equivocado?

              • Pablo Henrique

                Claro que não tem acesso. Eles estão viajando.

                • Saraiva

                  Foi o que imaginei.

        • Márcio Alexandre

          Acredito que não; quando comprei meu Argo há quase um ano passei acelerado num radar de 60 e nada de multa; tem que ser a placa mesmo.

  • Tibúrcio

    Mês de julho continua bagunçado, pois no volume de emplacamentos do primeiro dia de julho deu Tcross na ponta.
    Surreal!

    • João

      Sim, o pessoal precisa lembrar que isso é um ranking de emplacamento, e não de vendas.

  • Contador

    A Ranger está bem na foto. Acredito que a Ford possui um belo produto, acho que agora a Ford está sabendo explorar melhor o seu produto.

  • Leandro Oliveira

    A VW passou a GM pq a fabrica americana ficou parada por varios dias.

  • rodrigosr

    Finalmente vemos a Ranger em primeiro!

    • Selsu Brass

      Muitos estão esperando a nova Hilux, que chega daqui a dois ou três meses.

    • Gran RS

      Merecido a Ranger na frente de suas concorrentes, pois alinhou preço com motor e equipamentos mais interessantes que suas concorrentes diretas.

  • Cesar

    Esse ranking está igual as pesquisas do data foice.

  • Rogério R.

    Tem locadora que lotou a garagem de T-Cross. Pelo visto a moda agora será as locadoras comprando SUV de penca, só essa que faltava para encher ainda mais as ruas deles. Oh, tristeza!

    • Verdades sobre o mercado

      A VW vendeu muito T-Cross para locadoras em 2019. Este ano tirou o pé na venda de T-Cross para locadoras e mirou no público PCD. Está deitando e rolando com muitas vendas para este público.

  • Ducar Carros

    A liderança da VW sobre a GM foi graças às vendas diretas “excepcionais” da T-Cross. A conferir se essas vendas vão continuar durante todo o mês de julho.

    • Vitor

      que estava paradas há muito tempo (demora na entrega)

    • Marcelo

      A maior parte das vendas do T Cross foi para PCD, que estavam com grande fila de espera. Falar nisso, na versão PCD (Sense) para 2021, o carro vai perder Rodas de liga leve, central multimídia, e a garantia será de apenas 1 ano, segundo relato de um site automotivo (não me lembro a fonte agora). Deste modo, as versões PCD vão ficando cada vez mais capadas.

    • RO

      Não vai. Esse mês ela saiu entregando todos os PCDs que estavam na fila desde janeiro.

  • Miguel

    Se a RAM 2500 está vendendo isso tudo (pro preço que é), imagino que a FCA já saiba que a RAM 1500 vai na mesma onda.

  • Mauro Moraes

    Alguém sabe dizer há quantos anos a Strada é líder?

    • Jackson

      20 anos e deverá continuar sendo por outros tantos. Assisti no youtube o teste feito pelo Barata do Autoline e ele elogiou bem.

  • alfista

    T cross Pcd e o melhor negócio, 57 mil contra 98 mil, só perde sensor de ré, quem compra na css preço normal fica com cara de paiaco

    • Ricardo Silva

      Pra PJ tá saindo 81k 1.0 TSI AT, será que vale?

      • Jayme

        Boa noite, Ricardo. Olhei a mesma oferta, mas achei o acabamento muito simples para essa versão, seria a “trendline” do T-Cross. Encontrei esse mesmo valor para PF em alguns anúncios de CSS aqui em Brasília.
        Achei que Jeep e Fiat estão com as melhores ofertas para venda direta.

        • Ricardo Silva

          É então, o que eu acho interessante do carro é o espaço interno, 6 airbags etc … mas realmente o acabamento é ruim demais, ainda mais nessa versão, pior que o Jeep, o pessoal fala que logo logo virá a versão turbo … e acho o espaço interno dele meio apertado … difícil escolha kkk

  • Luiz Santos

    Tracker líder entre os SUVs durante a pandemia: “conseguiu em 1 mês o que o t-cross não conseguiu em 1 ano.”

    T-cross líder durante a pandemia: “essas vendas não são parâmetro”

  • Rodrigo Romelli

    Ainda vende Kombi ? Pois na lista de comerciais tem uma vendida kkkk

    • Vinicius Nathan

      Interessante isso, vender não vende. Será algum estoque pra lá de antigo? kkk

    • Pablo Henrique

      Kombi, C10, F75. Isso acontece porque esse ranking em realidade é de emplacamentos, e eles anunciam como sendo de vendas, pois é o melhor parâmetro para mensurar as vendas. Esses veículos geralmente são veículos que ainda não tinham registro no novo sistema de placas (estavam abandonados ainda com placa amarela por exemplo e foram restaurados), ou receberam uma placa nova (existem algumas razões para isso, mas eu não sei explicar quais, mas de vez em quando vejo veículos de 10 ou 15 anos atrás com placas de sequências novas).

    • RO

      É proque o ranking é de emplacamentos, não de vendas. Só o fato do carro trocar a placa já aparece nessa lista. Outra curiosidade que isso gera são coisas como o T-Cross em terceiro. Esses carros estavam vendidos a meses, mas só agora a VW entregou os PCD’s que estavam aguardando na fila. Ai emplacou tudo junto e inflou o número no ranking.

  • RO

    A VW entregou todos os T-Cross PCD que estam na fila pra entrega, por isso o número alto de vendas.

  • hinotory O

    Kicks indo pra onde não devia ter saído. Carro ruim esse ai.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email