Carros mais vendidos Mercado

Os carros mais vendidos em fevereiro de 2020

Os carros mais vendidos em fevereiro de 2020

O mercado de automóveis e comerciais leves com alta de 4,63% em relação a janeiro e 1,48% acima do volume de 2019, porém, o acumulado do ano já está no vermelho com baixa de 0,98%. Foram emplacados 192.639 no mês passado e o bimestre acumula 376.756 vendidos.

Nos comerciais leves, a Fiat tem 41,75% de participação, enquanto a GM lidera nos automóveis com 19,44%. No geral, a GM ficou na liderança, mas a VW se aproximou, seguida de longe pela Fiat. A Hyundai foi a quarta marca mais vendida, com a Ford em quinto.

Toyota e Renault aparecem logo depois, com pouca diferença. A Jeep ampliou  a vantagem sobre a Honda, que por pouco não foi ultrapassada pela Nissan. Por um carro, a Chery passou a Citroën, seguida mais de longe pela Peugeot e Mitsubishi.

Os carros mais vendidos em fevereiro de 2020

BMW, Mercedes, Audi e Volvo aparecem em sequência, com a Kia e Land Rover mais distantes. E aquela 21ª de sempre? Esqueça a Suzuki… Estamos falando agora da Porsche. Foram 84 carros emplacados no mês passado, sendo que 102 foram apenas do 911. Ele quase entrou em nossa lista de 80 carros mais vendidos!

Falando em mais vendidos, Onix e Onix Plus continuam “turbinados” nas vendas, seguidos de HB20, Ka e Gol. Argo e Kwid emplacaram bem. Polo e T-Cross fizeram dobradinha, com o Renegade fechando o Top 10. Na lista abaixo, chama atenção os Mercedes Classe C e BMW Série 3 empatados.

Os carros mais vendidos em fevereiro de 2020

No segmento médio dos hatches, o Cruze não salvou a lavoura e o segmento caiu pela metade, ainda mais sem o Volvo V40, que saiu de cena. As peruas minguam.

Nos comerciais, Strada e Toro lideram com folga, com Saveiro e Hilux mais atrás. A S10 conseguiu se sustentar diante do avança da Amarok, enquanto a Ranger caiu de posição.

A Frontier agora engatou e mantém a frente em relação à L200. A Montana continua flertando com a morte, que já levou o Cobalt. Por ora, nada oficial da GM. Já a RAM 2500 se renovou e agora vende 86 em fevereiro.

Vendas diretas

Os carros mais vendidos em fevereiro de 2020

Nas vendas diretas em fevereiro, os automóveis tiveram participação de 42,31%. Já no acumulado com os comerciais leves, as vendas no mercado nacional foram de 45,97% do total.


A GM foi a que mais emplacou carros nas vendas diretas com 20% do mercado. A VW aparece em segundo com 14,81% e a Hyundai com 10,97%. Toyota e Fiat aparecem em seguida com 9,60% e 7,98%, respectivamente.

Nos comerciais leves, a Toyota teve 22,97% contra 16,11% da Fiat. VW e GM ficaram com 12,97% e 12,54%. Já a Renault fechou em quinto com 7,55%. No geral, a GM ficou com 19,37%, seguida pela VW com 14,66%.

Toyota e Hyundai quase empataram com 10,73% e 10,38%, respectivamente, ficando a Fiat com 8,67%. Nos carros, Onix e Onix Plus também lideram, com Gol e Ka na sequência.

VEJA TAMBÉM:

Confira as 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em fevereiro de 2020, além das vendas diretas:

Marcas

1º GM 34.145 17,72%
2º VW 31.628 16,42%
3º FIAT 26.543 13,78%
4º HYUNDAI 16.446 8,54%
5º FORD 15.080 7,83%
6º TOYOTA 14.768 7,67%
7º RENAULT 14.450 7,50%
8º JEEP 10.086 5,24%
9º HONDA 8.722 4,53%
10º NISSAN 8.356 4,34%
11º CHERY 1.923 1,00%
12º CITROEN 1.922 1,00%
13º PEUGEOT 1.257 0,65%
14º MITSUBISHI 1.244 0,65%
15º BMW 918 0,48%
16º M.BENZ 875 0,45%
17º AUDI 830 0,43%
18º VOLVO 651 0,34%
19º KIA 599 0,31%
20º LAND ROVER 554 0,29%
21º PORSCHE 284 0,15%

Automóveis

1º GM/ONIX 17.652
2º GM/ONIX PLUS 9.123
3º HYUNDAI/HB20 8.402
4º FORD/KA 8.183
5º VW/GOL 5.944
6º FIAT/ARGO 5.917
7º RENAULT/KWID 5.813
8º VW/POLO 5.517
9º VW/T CROSS 5.374
10º JEEP/RENEGADE 5.354
11º NISSAN/KICKS 4.955
12º JEEP/COMPASS 4.684
13º FIAT/MOBI 4.678
14º TOYOTA/COROLLA 4.515
15º HYUNDAI/CRETA 4.464
16º RENAULT/SANDERO 4.052
17º FORD/KA SEDAN 3.052
18º VW/VIRTUS 3.047
19º HONDA/HR-V 2.989
20º HYUNDAI/HB20S 2.654
21º TOYOTA/YARIS HB 2.487
22º FORD/ECOSPORT 2.440
23º VW/FOX/CROSS FOX 2.183
24º HONDA/CIVIC 1.910
25º NISSAN/VERSA 1.871
26º RENAULT/LOGAN 1.735
27º HONDA/FIT 1.734
28º TOYOTA/YARIS SEDAN 1.730
29º VW/VOYAGE 1.694
30º GM/SPIN 1.597
31º FIAT/SIENA 1.461
32º CITROEN/C4 CACTUS 1.447
33º FIAT/CRONOS 1.360
34º GM/TRACKER 1.337
35º FIAT/UNO 1.274
36º GM/CRUZE SEDAN 1.131
37º HONDA/WR-V 1.073
38º TOYOTA/ETIOS HB 1.040
39º CHERY/TIGGO 5X 1.036
40º VW/UP 1.002
41º RENAULT/CAPTUR 950
42º HONDA/CITY 935
43º VW/TIGUAN 934
44º TOYOTA/HILUX SW4 784
45º VW/JETTA 771
46º RENAULT/DUSTER 720
47º TOYOTA/ETIOS SEDAN 624
48º NISSAN/MARCH 611
49º PEUGEOT/2008 514
50º TOYOTA/RAV4 452
50º CHERY/TIGGO 2 443
50º GM/EQUINOX 367
50º AUDI/Q3 360
50º BMW/SERIE 3 351
50º FIAT/DOBLO 351
50º MB/CLASSE C 351
50º GM/CRUZE 331
50º GM/PRISMA 321
50º LR/DISCOVERY 293
60º CHERY/TIGGO 7 290
60º HYUNDAI/IX35 269
60º BMW/X1 249
60º VOLVO/XC60 237
60º VOLVO/XC40 233
60º HYUNDAI/TUCSON 215
60º PEUGEOT/208 212
60º KIA/SPORTAGE 208
60º MB/GLA 183
60º MITSUBISHI/ASX 180
70º MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS 178
70º AUDI/A3 SEDAN 175
70º CITROEN/C3 166
70º CHERY/ARRIZO 5 151
70º NISSAN/SENTRA 151
70º MITSUBISHI/PAJERO 138
70º PEUGEOT/3008 128
70º GM/COBALT 123
70º TROLLER/T4 115
70º AUDI/Q5 112
80º GM/TRAILBLAZER 112

 

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 5.190
2º FIAT/TORO 4.474
3º VW/SAVEIRO 3.188
4º TOYOTA/HILUX 3.125
5º GM/S10 1.781
6º VW/AMAROK 1.639
7º FIAT/FIORINO 1.412
8º FORD/RANGER 1.316
9º NISSAN/FRONTIER 765
10º MITSUBISHI/L200 650
11º RENAULT/OROCH 619
12º RENAULT/MASTER 557
13º HYUNDAI/HR 427
14º FIAT/DUCATO 405
15º VW/EXPRESS 289
16º GM/MONTANA 255
17º KIA/K2500 229
18º IVECO/DAILY 35S14 183
19º PEUGEOT/EXPERT 181
20º CITROEN/JUMPY 176
21º PEUGEOT/PARTNER 130
22º RAM/2500 86
23º IVECO/DAILY 30S13 83
24º M.BENZ/SPRINTER 416 78
25º PEUGEOT/BOXER 68
26º M.BENZ/SPRINTER 314 58
27º CITROEN/JUMPER 32
28º M.BENZ/SPRINTER 313 14
29º JAC/v260 14
30º FOTON/AUMARK 1039 11
31º EFFA/V22 9
32º EFFA/V21 8
33º IVECO/DAILY 7
34º M.BENZ/SPRINTER 415 6
35º M.BENZ/SPRINTER 5
36º M.BENZ/SPRINTER 515 3
37º M.BENZ/VITO 3
38º CITROEN/BERLINGO 2
39º FORD/F150 2
40º FORD/F250 2
41º HYUNDAI/H350 2
42º TOYOTA/BANDEIRANTE 2
43º EFFA/K01 2
44º FIAT/DOBLO 1
45º FORD/F100 1
46º GM/BRASINCA 1
47º GM/CHEVROLET 1
48º GMC/GMC 1
49º IVECO/DAILY 5516 1
50º HAFEI/START PICK UP 1

VENDAS DIRETAS

Automóveis

1º GM/ONIX 6.832
2º GM/ONIX PLUS 4.463
3º VW/GOL 3.912
4º FORD/KA 3.666
5º JEEP/COMPASS 3.524
6º JEEP/RENEGADE 3.507
7º NISSAN/KICKS 3.414
8º VW/T CROSS 3.318
9º RENAULT/SANDERO 2.530
10º FIAT/ARGO 2.484
11º HYUNDAI/HB20 2.436
12º FIAT/MOBI 2.272
13º FORD/KA SEDAN 2.150
14º HYUNDAI/CRETA 1.933
15º VW/VOYAGE 1.549
16º RENAULT/LOGAN 1.373
17º RENAULT/KWID 1.369
18º VW/POLO 1.356
19º VW/VIRTUS 1.283
20º FIAT/UNO 1.134
21º HYUNDAI/HB20S 1.114
22º FORD/ECOSPORT 953
23º CITROEN/C4 CACTUS 866
24º FIAT/SIENA 806
25º GM/SPIN 800
26º NISSAN/VERSA 773
27º TOYOTA/YARIS SEDAN 741
28º TOYOTA/COROLLA 691
29º GM/CRUZE SEDAN 586
30º RENAULT/CAPTUR 544
31º HONDA/FIT 493
32º FIAT/CRONOS 409
33º TOYOTA/YARIS HB 408
34º HONDA/CITY 361
35º VW/JETTA 347
36º HONDA/HR-V 338
37º FIAT/DOBLO 335
38º CHERY/TIGGO 5X 317
39º PEUGEOT/2008 284
40º TOYOTA/ETIOS SEDAN 276
41º RENAULT/DUSTER 244
42º VW/UP 237
43º TOYOTA/HILUX SW4 216
44º NISSAN/MARCH 208
45º VW/FOX/CROSS FOX 204
46º VW/TIGUAN 184
47º GM/TRACKER 174
48º CHERY/TIGGO 7 156
49º TOYOTA/ETIOS HB 149
50º HONDA/WR-V 130

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 5.019
2º FIAT/TORO 3.601
3º VW/SAVEIRO 2.939
4º TOYOTA/HILUX 1.100
5º FIAT/FIORINO 1.080
6º VW/AMAROK 979
7º GM/S10 718
8º FORD/RANGER 666
9º NISSAN/FRONTIER 467
10º FIAT/DUCATO 360
11º RENAULT/MASTER 347
12º MITSUBISHI/L200 237
13º GM/MONTANA 214
14º CITROEN/JUMPY 169
15º RENAULT/OROCH 163
16º PEUGEOT/EXPERT 136
17º PEUGEOT/PARTNER 96
18º RAM/2500 76
19º HYUNDAI/HR 73
20º PEUGEOT/BOXER 65
21º IVECO/DAILY 35S14 61
22º VW/EXPRESS 54
23º CITROEN/JUMPER 27
24º IVECO/DAILY 30S13 21
25º IVECO/DAILY 3
26º CITROEN/BERLINGO 2
27º HYUNDAI/H350 2

[Fonte: Fenabrave]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Tochio

    O fox vai morrendo naturalmente !

    • Verdades sobre o mercado

      acho que tem mais a ver com disponibilidade. Parece que não começaram a produzir em 2020 ainda, pois a VW não fez as mudanças necessárias exigidas pela lei, parece que só volta a produção em maio.

    • Cincinato

      Capaz de darem um facelift nele. Porque esse tempo todo fora de produção daria para fazer isso.

    • Ubaldir

      É um caminho natural para um modelo com quase 20 anos de mercado com mínimas mudanças, nenhuma significativa em termos de projeto.
      A VW alonga demais a vida útil de seus projetos no Brasil. O ciclo de remodelação deveria ser mais dinâmico.

      • Jok Jok

        Apesar de não gostar de carros da vw. Na minha opinião, carros só conseguem ficar bastante tempo, sem mudanças, quando o projeto é bom!

        • Ubaldir

          A escola de desenho germânica tem essa pegada, de design durável, que não cansa rapidamente. Mas ainda assim há um certo exagero na VW brasileira. Um bom exemplo é o Golf em sua quarta geração, que era líder absoluto de vendas no seu segmento, acabou sem atualização no Brasil por 3 gerações, perdeu totalmente a liderança, e quando foi finalmente atualizado, já veio com o seu nicho de mercado em declínio total.
          Ou seja, ok, o Golf IV era um projeto fantástico, mas os avanços tecnológicos são velozes hoje em dia, e manter um carro com projeto inalterado por 20 anos acaba cobrando seu preço na representatividade da marca no mercado. Essa postura fez com que uma liderança absoluta e por larga margem que a marca ostentou até o final dos anos 90 caísse por terra. Vem sendo uma missão muito dura tentar recuperar o posto de líder do mercado nacional.

          • MauroRF

            Ela liderava justamente por esse comportamento: o mesmo carro em linha por anos a fio. Antigamente, os avanços tecnológicos eram lentos (sobretudo no mercado fechado como o nosso antes). Hoje, a coisa avança bem mais rapidamente, então projetos como o Fox e o Gol estão bem datados, passaram da hora de sair de linha. Mas é inegável o custo-benefício do Fox em seu segmento neste momento.

            Falando em design, é justamente essa pegada de design durável, com exagero da VW brasileira de prolongar os projetos, que me afasta da marca. O Polo chegou a me cativar alguma coisa no lançamento, fui vê-lo e acabei desistindo por continuar achando o design VW “sem sal”. Mas isso não tira o mérito de eles estarem avançando bem nos quesitos segurança e motor.

            • Ubaldir

              Eu tive 4 Polos da geração antiga. Dois exatamente quando ele estava nessa fase atual do Fox, em fim de linha e com ótimo custo x benefício. Portanto, entendo bem o que você quis dizer e concordo plenamente.

  • RicardoVW

    Precisa aparecer mais um problema no Onix para as vendas aumentarem ainda mais!

    • Walter AB

      Mas parece que a GM resolveu os problemas….ao contrário de outras montadoras que não arrumam e não assumem que tem problema.

  • OtarioBrasileiro

    MB Classe C fazendo bonito frente ao Série 3. Mesmo defasado, ainda vendendo o mesmo que o principal concorrente!

    • th!nk.t4nk

      Gosto muito da geração atual e sinto saudades do C200d que tive até um ano atrás, mas simplesmente não vale a pena tendo o novo Série 3 na mesma faixa de preço hoje. A disparidade tecnológica entre eles é inegável. Mas ano que vem a Mercedes vai dar a volta por cima com o novo modelo, sem dúvida nenhuma.

    • Verdades sobre o mercado

      Já o Classe A Sedan está bem fraquinho…

      • Luiz camurça neto

        Se for na loja não encontra o carro. Falam que a partir de Março começam a faturar

      • Filipe Augustus

        Eu vi ele na rua numa versão básica e achei muito feio!

    • Gran RS 78

      O Classe C está vendendo bem porque está em promoção por 159 mil e com taxa zero em 24x.

      • OtarioBrasileiro

        Claro, quem busca um produto mais atual vai de BM e paga o preço (salgado) por isso. Quem busca CxB, vai de Merça.
        Eu iria de Merça, pois a BM dá muito mais manutenção…. Não é a toa que a BM está “dando”manutenção gratuita por creio que 24 meses.
        De qq forma, o interessante é que tem público para as duas propostas. E como o colega aí em cima disse, final do ano vem a nova classe C que vai superar a BM em modernidade…

        • Gran RS 78

          Discordo de vc sobre BMW dá mais manutenção, pois tive uma X1 2014 sdrive 2.0 turbo por 4 anos, e só me deu alegria. A manutenção é cara, sim, como qualquer modelo premium, mas não dá manutenção alguma, somente as revisões periódicas e nada mais.

          • OtarioBrasileiro

            Você teve sorte. Não dá para inferir estatisticamente com base em experiência própria ou com base em conhecidos. A amostra é muito pequena comparada ao universo. Se quiser pesquisar, verá que da trinca a BM é a que dá, na média, mais problema (infelizmente).

  • Zarath Rocha

    Brasinca??? Como pode ?

  • Cesar

    Para quem não fazia vendas diretas e agora ocupando um lugar no pódio é porque o trem está feio.

  • Felipe Borges

    Tiggo 5x vendendo mais que captur, Duster, 2008… O Tiggo 7 vendendo mais que ix35, 3008, Sportage.

    • Feliphe Santos

      Duster tem até a “desculpa” da nova geração chegando

      • André Martani

        Me desculpe, mas aquilo que a Renault fez, não se trata de nova geração. Aquilo é no máximo um face lift bem vagabundo, com direito a cópia da lanterna traseira do Renegade na cara dura…putz! 🤔🙄🤦🏻‍♂️

        • Felipe Borges

          Realmente, era pra Renault trazer o novo Captur.

        • Leandro

          O novo Duster se trata de uma nova geração sim, embora mantenha a mesma plataforma, pois teve mudanças profundas e não utiliza a mesma carroceria do modelo anterior. Assim como o Golf 8 utiliza a mesma plataforma do Golf 7, mas teve mudanças profundas que pode se considerar uma nova geração, diferente das várias gerações do Gol (bolinha, GIII e GIV) e do Palio, que eram reestilizações da mesma carroceria.

          • André Martani

            Só se a tal mudança profunda a que você se refere for na parte mecânica, suspensão, motor… Porque, exteriormente tá a mesma coisa.

            • Leandro

              As portas não são as mesmas, a carroceria não a mesma, embora seja muito parecido com o anterior.

              • André Martani

                Então a Renault perdeu uma ótima oportunidade de mudar realmente o design. Já tá muito batido.

    • Leo

      Quero ver quando começar a dar problema no powershit.

      • Sino Weibo

        Ae eles trocam pelo CVT, já usado na China e muito bom para aquele motor, vide algumas matéria sobre o Arrizo 5.

        • Ernesto

          Acho que eles deviam ter lançado o Tiggo 5x já com CVT pois pelo que leio em matérias sobre o carro, existe reclamação do funcionamento do câmbio no uso em cidade.

    • Sino Weibo

      Estão fazendo um bom trabalho, agora imagine se tivesse versão PCD como a concorrência? Mas os lançamentos de Tiggo 8 e Arrizo 6 tendem a mudar mais ainda a percepção da marca, bons motores, design, interior, equipamentos aliado ao atendimento e suporte da CAOA.

    • Esse Tiggo merece prêmio, pois existe uma desvantagem dele perante os demais, ao fato de que o N° de CSS Chery é bem menor em relação aos demais

      • Felipe Borges

        Realmente!

  • Chap

    E a Ford, hein… Numa sinuca de bico aqui no Brasil. Eles pretendem inundar a linha com importados (F-150, Escape, Bronco, Territory etc) justamente no momento que o dólar está na estratosfera. Deveriam ter feito isso antes.

    Será que a Ford escapa da próxima década (2021-30)?
    Ano passado os resultados foram negativos no mundo inteiro, só os EUA que continuou a lucrar mas houve redução em relação a 2018. A Ford está penando fora dos EUA há alguns anos.
    Analistas dizem que 90% do lucro da Ford é através da família F-Series. A Ford tenta desesperadamente reduzir essa dependência mas não parece conseguir.
    Alguns já dizem que a Ford poderá ser adquirida pela VW. A VW só estaria esperando a oportunidade certa, como a próxima recessão por vir.

    • Se for pensar, além do Mustang (a gasolina , não aquela bizarrice elétrica), as F-series são a única coisa que presta da Ford. O resto é projeto velho ou emergente, talvez o novo Explorer, e olhe lá.

      • Alaor

        O novo Explorer tem dado tantos problemas aqui nos Eua que sinceramente, eu não colocaria na lista de carros que prestam…

    • Leo

      Ou então vira uma Jeep/Volvo da vida, vende só carros daquele segmento e ponto final.
      Jeep vive no Brasil de dois modelos somente.

    • Miguel

      A Ford tá diminuindo, daqui a pouco será só uma empresa focada nos EUA… Nunca ví estratégia mais idiota, mas foi uma coisa de anos, todos nós temos algum conhecido que teve problemas com Ford (atendimento, defeitos, etc.)

      • Robinho

        Sim, mas todos nós temos algum conhecido que teve problemas com Ford, GM, VW, Fiat, Peugeot, etc…talvez com Toyota e Honda não, mas de resto ah se teve…

        • Miguel

          Sim, não estou dizendo que as outras são santas, eu estou dizendo que a Ford parece que desistiu.. de atender bem, de investir, pensar no nosso mercado!

          • Robinho

            concordo, como atual dono e ex dono de vários Fords, posso dizer, eu particularmente tive poucos problemas, mas que ela parece ter desistido isto é um fato…

            • MauroRF

              Concordo com você e estou na mesma situação que você: tive Fords já e meu atual é um Ford.

  • Luis Burro

    Ao menos uma notícia boa!

  • Spy

    Apesar do pity da galera, o HB20 em terceiro lugar, vendendo mais de oito mil unidades…

    • Verdades sobre o mercado

      Mas a coisa não anda boa no varejo(css). Tiveram que voltar para o mercado de locadoras com força, coisa que não faziam desde o lançamento do Creta. A verdade é que o HB20 perdeu apelo no varejo, não agradou como a geração anterior.

      • Luis Burro

        Mas ele é a geração anterior, mudou o desenho! 😅

      • Rick Wakeman

        Continua vendendo no varejo bem mais que o Ka. Não sei da onde vc tira essa conclusão. Veja os dados a a sequência de vendas mês a mês que verá que o novo HB20 recuperou aposição perdida pro Ka em junho de 2019. Veja que o Ka vende mais que o HB20 nas vendas diretas. Ou seja, o HB20 tira a diferença no varejo.

        • Verdades sobre o mercado

          Primeiro eu não citei o Ka. Segundo, acredito que fui claro sobre a situação de vendas no varejo(css) onde o Novo HB20 está mais fraco que o HB20 “antigo” e a prova disso é a Hyundai tendo que ir para o mercado de locadoras com forte volume algo que ela não fazia desde o lançamento do Creta.

          • Rick Wakeman

            Vc continua insistindo no erro. Não sei por que não quer adimitir que errou em sua análise. Vamos analisar as vendas no varejo. No meio do ano, o Hb20 vendia cerca de 40% a mais que o Ka no varejo. No ultimo mês do ano, esse número reduziu pra 23%. Em fevereiro, essa relação aumentou pra 32%. Ou seja, não sou eu que digo, são os números. Em fevereiro, o hb20 aumentou a diferença em relação ao Ka nas vendas a varejo.

            Vai continuar a insistir que o novo Hb20 tá pior que o antigo? Sem falar que nas vendas totais ele ultrapassou o Ka. Ou seja, aumentou a diferença no varejo e ultrapassou o Ka nas vendas totais. Se vc não enxerga isso, já é teimosia, e não análise. Sua análise está errada. Aceita isso e bola pra frente.

            • Verdades sobre o mercado

              Você é que insiste em não entender. HB20 vendia quase tudo no varejo pois nem tinha como produzir mais para vender para locadoras, e agora com o novo modelo não consegue colocar toda produção no varejo e tiveram que voltar para o mercado de locadoras para manter o volume de vendas. Quanto à comparação com o Ka, o HB20 anterior vendeu até setembro/2019 (ainda modelo antigo) 40% mais que o Ka no varejo. Este ano está vendendo apenas 25% mais que o Ka no varejo(11.930 x 9.513), quando o normal para um modelo novo seria aumentar a diferença que era de 40%. Se você não consegue entender isso…

              • Rick Wakeman

                Vc está insistindo em apresentar análise errada. Leia o que eu disse. Esse 40% veio caindo mês a mês. Chegou a cair pra 23% no final do ano passado. Em fevereiro aumentou pra mais de 30%. Ou seja, o novo HB20 continua vendendo mais que o Ka no varejo, e a vantagem pro Ka aumentou em fevereiro. Não tem nada a ver com locadora. Estou falando de vendas a varejo.

                • Verdades sobre o mercado

                  releia meu comentário, a primeira parte explica a questão de vendas para locadoras. a segunda fala da comparação com o KA exclusivamente no VAREJO, nem falo sobre locadoras quando comparo com Ka.

                  • Rick Wakeman

                    Rapaz, releia o que vc escreveu! Vou repetir aqui. Olha o que vc falou:

                    “Mas a coisa não anda boa no varejo(css). Tiveram que voltar para o mercado de locadoras com força, coisa que não faziam desde o lançamento do Creta”.

                    Como assim a coisa não anda boa no varejo??? Basta ver os dados! O HB20 aumentou a diferença pro Ka no varejo. Como vc diz uma coisa dessas se a vantagem do HB20 sobre o Ka aumentou no varejo?!?!?!?!

                    E vc continua insistindo. Olha a parte final: “A verdade é que o HB20 perdeu apelo no varejo, não agradou como a geração anterior”

                    Como assim perdeu apelo no varejo? No final do ano passado o hb20 estava pouco mais de 20% acima do Ka no varejo. Em fevereiro ultrapassou 30%. E vc diz que perdeu apelo? Explica essa “matemática” sua aí pois tá furada!!!

                    • Verdades sobre o mercado

                      Não vou ficar dando murro em ponta de faca, seja feliz com suas análises e distorções da realidade.

                    • Rick Wakeman

                      Distorção? Vc faz uma análise diferente do que os dados mostram e eu que distorço?? Tá serto!

                    • Verdades sobre o mercado

                      a quantidade de pessoas que concordam com a minha análise (acima) mostra se estou certo ou não. Seja feliz !

                    • Verdades sobre o mercado

                      Eu sou meio lerdo mesmo, só agora que me toquei que você é o finado ZezinhoRuelaMobi10, renascido das cinzas…

                    • Rick Wakeman

                      Viu que falou besteira e ataca minha pessoa né…entendi!

    • Godofredo das Neves

      Opiniao de especialistas de comentarios de site especializado muitas vezes nao funciona, percebe facil que muitos sao odiadores da marca ABC.

    • Caulazaro

      Por fora não está lindão. Mas está longe de ser considerado feio. Aos poucos as pessoas vão se acostumando.
      Entrei em um e o interior está muito bonito!

  • Rogério R.

    É o Kwid cair no ranking para a Renault cair no ranking de marcas, a marca francesa está muito dependente do pequeno Renault e estou percebendo que a concorrência está fortíssima principalmente nas versões intermediárias dos hatches e sedans compactos, se Sandero e Logan tivessem a versão intermediária Zen 1.0 e 1.6 com pelo menos vidros traseiros e retrovisores elétricos de série creio que ajudaria bastante nas vendas de ambos e claro da Renault. E digo mais, acho que o Sandero GT Line 1.6 deve estar fazendo falta para a marca.
    Pelo visto a Hyundai agora vai começar entrar no jogo das vendas diretas, agora a disputa pelo 4º lugar do ranking de marcas ficará bem acirrada.

    • Carlos

      A verdade Rogério, é que o brasileiro praticamente desistiu do Captur e Duster. Dê uma olhada no ranking de vandas e compare com os demais SUVs. Perdem feio até para o C$ cactus.

      Só escapa o Kwid.

  • Eduardo Sad

    Uma dúvida: o Onix antigo básico, que a GM agora renomeou tão somente de Joy, continua “somando” nas vendas do Onix? Se o nome é diferente, não deveria haver distinção no ranking?

    • Lenon Slater

      Sim, são todos somados, apesar do ”sobrenome” joy, ainda é um Onix.
      Apesar do Sedan estar sendo contabilizado separadamente porém com o mesmo nome.

  • André Martani

    O Kwid vendendo mais que o Mobi. Só pode ser por conta do preço. Não que o Mini seja um primor de carro, mas é melhor que o Renault.

    • Rick Wakeman

      TB acho. Não é pq eu tenha um Mobi, mas o interior do kwid é muito ruim. Os plásticos parecem de tapoier de cozinha. Os freios do Mobi são melhores. O kwid parece fraco demais. A questão eh que o porta malas do mobi não serve pra nada. Aí, o kwid leva vantagem, pois apesar de ser “menos carro”, ele tem um uso mais geral que o Mobi.

      • André Martani

        Quanto ao porta malas do Mobi, já tô acostumado com pouco espaço, tenho um Uno…😁 Mas, se fosse optar por outro popular, sem dúvida iria de Mobi. 

        • Rick Wakeman

          Mas no Uno ainda cabe um bujão de gas ou uma bicicleta dobrável. No Mobi não cabe. A vantagem do Mobi é o preço. Dar 44 mil num Uno não faz sentido. Dar 38 num Mobi faz mais sentido.

          • André Martani

            O meu comprei usado, nem me atrevo com carro zero…🤭🙄

            • Rick Wakeman

              Eu não me atrevo com usado. Troco a cada 3 anos ou menos, quando consigo um bom preço de revenda. Não gasto com mecânico há anos!!!! Mas pra fazer isso tem que vender o carro quando não está precisando, ou seja, quando a css está pagando bem. O preço que elas oferecem varia muito em função do tempo, se estão numa promoção de vendas, etc. E eu tenho cartão da Fiat. Gasto muito no cartão, aí consigo um desconto bom. Quando troco de carro, eu “ganho” dinheiro.

      • Consumo e manutenção, agora tanto Kwid quanto mobi pode ser chamados de “pelo menos”, não vai de ônibus, não vai se molhar, coisas do tipo, kkkk

        • Rick Wakeman

          Sim, com certeza. MAs esses carros de entrada ainda são melhores do que há 15 ,20 anos atras. Hoje tem direção elétrica, ar de serie (antes tinha que pagar por fora)..os paineis são mais bem trabalhados (embora continuem pobres), vidros elétricos., etc. E são econômicos. O Mobi se andar sem forçar (até por que não adianta forçar, pois não anda kkk) faz 15 km/l na cidade, num transito normal. O Kwid acho que é mais econômico ainda.

          A outra vantagem é a menor desvalorização. 10% de um carro de 38 mil dá 3,8 mil. 10% de um carro de 100 mil dá 10 mil. Fora que deve ser mais fácil vc vender um Mobi ou kwid usado , pois são carros mais baratos e bem vendidos.

    • Chap

      Sim, o Mobi é (bem) mais honesto.

    • Bebê menos, porta malas maior, menos manutenção, bloco de alumínio, estou com locado e a Renault melhorou os freios, o mobi ainda são sólidos enquanto o Kwid são ventilados, interior e espaço não são bons, mas custo benefício fala mais alto.

      • André Martani

        Consumo? Pega o Mobi com start/stop e seja feliz. Só o preço que não motiva…🤭🙄

  • Natán Barreto

    Algumas situações continuam interessantes:
    – T Cross e Renegade na briga pelo 1° lugar. O jogo deve ficar interessante com Tracker novo.
    – HB20 conseguiu dar a volta por cima e se estabilizar
    – Os carros da Honda morrem um pouco a cada dia. Com os players atuais no mercado, os carros da Honda ficaram defasados e caros. O Civic ainda se sustenta pelas tabelas comparado a Corolla. City, Fit e WR-V coitados.
    – observem a lacuna entre a décima mais vendida pra décima primeira. As vendas tão bem pulverizadas quando não se trata dos best sellers

    • Verdades sobre o mercado

      T-Cross e Renegade brigando pelo 1o lugar mostra que sem versão PCD não tem como brigar pela liderança. Quando Tracker tiver uma versão PCD AT de 69.990 tem tudo para entrar nesta briga.
      HB20 teve que voltar com força para o mercado de locadoras para se recuperar, coisa que não acontecia desde o lançamento do Creta, o que mostra que no varejo(css) as coisas não vão tão bem como era no modelo antigo.
      Honda é um caso a ser estudado, pois cai mês a mês e não se mexem.

  • Raphael P

    Com 1.447 unidades o Cactus vendendo quase tudo o que a Citroen comercializou, se tratando da marca, vendeu muito bem e mostra que a PSA ainda tem chance de ter vendas razoáveis se entregar produtos bons e condizentes com a realidade do nosso mercado.

    • Rodrigo Cherigatto

      Eu acho o Cactus um lindo hatchback altinho mas nao é um suv de verdade,bom a maioria nao é ne!

    • LuisG

      Realmente, ando vendo bastante Cactus nas ruas, acho que dessa vez a Citroen acertou melhor.

  • Rafaelhsouza

    Como sobrevivem essas concessionarias da Kia? Cerato 2.0 e Kia Rio nem aparecem na lista (e ambos tinham como meta vender na casa de 300 unidades/mês) e o Sportage já está prestes a desaparecer. Triste fim…

  • Carlos AM

    Coitado do Jetta, esse está desaparecendo aos poucos. Ficou claro que só vende bem quando a VW faz promoções.

    • Verdades sobre o mercado

      Na verdade o Jetta estava fraco por desabastecimento da rede de css visto que a VW segurou a linha 2020 pois ainda tinha muitos Jetta Confortline 2019, sendo alguns ainda 18/19. Agora que lançaram o 2020 deve voltar a crescer (em fevereiro cresceu, mas quase 40% foi para locadoras), mas acredito que volte a cair quando a VW lançar o Tarek.

      • Ernesto

        O preço que está bem salgado dessa linha 2020. A VW vai ter que continuar a dar bons descontos senão encalha igual aos 2019.

  • Feliphe Santos

    E a dupla KA GOL está de volta. T-cross tá me surpreendendo, vai brigar pela liderança, e olha que a fila do PCD tá em 6 meses de espera. Algumas brigas boas: Gol e Argo separados por 27 unidades, T-cross e Renegade separados por 20, Ka sedan e Virtus por apenas 5 unidades, e por fim, Cronos já pode pedir pra morrer, tá perdendo pro irmão mais velho que vai sair de linha (Siena).

    • Verdades sobre o mercado

      Eu vejo a situação do Cronos um pouco diferente. Perdeu pro Siena pois foram cerca de 500 Siena para locadoras. ALém disso no varejo o Cronos vende mais que o Ka Sedan e olha que ele nem tem um AT “de verdade” na versão mais vendida (Drive 1.3), ou seja, é um carro que tem potencial para cresce, pois é um bom produto, basta a Fiat melhorar a oferta, em especial os pacotes de opcionais e colocar um AT “de verdade” no 1.3 que o Cronos tem grandes possibilidades de melhorar suas vendas.

      • Feliphe Santos

        O câmbio CVT é bom vir logo esse ano, junto com o motor 1.3 firefly turbo

        • 😎.

          Cronos com o 1.3 turbo? Não.
          Argo e Cronos turbo só o 1.0 turbo e já está de bom tamanho . Talvez o 1.3 turbo em uma versão esportiva .

      • Ernesto

        O maior problema do Cronos a meu ver é que ele parece muito pequeno comparado aos seus rivais.

  • Filipe Casagrande

    A Ford ainda respira no Brasil graças ao novo Ka, um carro confortável, econômica, boa dirigibilidade e a versão 1.5 com câmbio automático e tela multimídia, com o preço bem abaixo da concorrência, foi um grande acerto. O que me causa espanto é o HB20, com aquele design tão criticado, ainda ser o terceiro mais vendido.

    • Verdades sobre o mercado

      HB20 mantém o terceiro porque o volume que perdeu no varejo foi realocado para as grandes locadoras. Quanto ao design, obviamente que ele não conseguiu evoluir em relação ao modelo anterior, mas também não é um Etios da vida, e o HB20 é um bom produto com uma clientela fidelizada, e portanto é natural que não tenha uma queda tão forte quanto a imaginada por muitos.

      • Acho que não, o que mais tenho visto são pessoas físicas com hb20.

        • Verdades sobre o mercado

          Eu não afirmei que o HB20 vende mais para locadoras do que para pessoas físicas. O que eu afirmei é que as vendas no varejo (consumidor final) não estão tão fortes como era na geração anterior, e com isso o excedente que não estão conseguindo vender para consumidor final estão vendendo para locadoras(com gordos descontos), algo que a Hyundai não vinha mais fazendo desde o lançamento do Creta.

        • Rick Wakeman

          Os dados mostram que ele está errado. Basta ver as vendas mensais do Ka e HB20. O Hb20 está aumentando a diferença em relação ao Ka no varejo. Pelo menos nesse mês de fevereiro foi assim.

          • Verdades sobre o mercado

            Não seja ridículo de ficar distorcendo os fatos.

            • Rick Wakeman

              O hovo Hb20 aumentou a vantagem pro Ka em relação ao velho Hb20, nas vendas a varejo. E eu que distorço os fatos!! Tá serto!

              • Verdades sobre o mercado

                Volta pra aula de matemática.. 40%(HB20 antigo x Ka) ainda é maior que 25% (Novo HB20 x Ka)

                • Rick Wakeman

                  Não..eu falei n vezes…subiu de 23% no fim do ano pra 32% agora em fevereiro. Não espalhe mentiras que fica feio.

      • Rick Wakeman

        Perdeu no varejo? Veja os dados! No final do ano passado, o HB20 vendeu pouco mais de 20% a mais que o Ka no varejo. Em fevereiro, vendeu mais de 30% a mais que o Ka no varejo. Como um carro que aumenta de 20 pra 30% perdeu volume em relação ao Ka????

        • Verdades sobre o mercado

          DE novo distorcendo os fatos ?! Pela última vez ! HB20 ANTIGO vendia quase tudo no varejo sem precisar de locadoras. Agora o NOVO HB20 não consegue mais colocar tudo no varejo e o excedente está indo para as locadoras. quanto à comparação NO VAREJO (sem locadoras) com o Ka, o HB ANTIGO vendia 40% mais que o Ka (acumulado jan-set/2019 quando foi lançado o modelo NOVO). Em 2020(jan + fev) o NOVO HB20 vendeu NO VAREJO apenas 25% mais que o Ka, quando o esperado era que vendesse no mínimo os mesmos 40% que vendia com o modelo antigo. São 2 fatos importantes que embasam a afirmação de que o NOVO HB20 perdeu força no varejo. Se não consegue entender isso, aí você tem sérios problemas.

          • Rick Wakeman

            Vc não pode analisar somando os meses assim. Já expliquei isso a vc. Tem que ver a tendência. Era 40 em julho, e foi caindo..até chegar a 23 no fim do ano. Em fevereiro passou a subir pra 32. Ou seja, quando vc analisa a tendência, mês a mês, o hobo HB20 está retomando as vendas a varejo que estavam sendo transferidas pro Ka. Ou seja, o velho HB20 estava perdendo terreno pro Ka, e o novo HB20 está recuperando. Pelo menos até o mês de fevereiro foi assim. Análise tem que ser feita assim como eu fiz, mes a mes, e não somando tudo como vc fez. Isso é básico em qualquer análise.

          • Ernesto

            Esse Rick Wakeman tem problemas com dados. Matemática não é o forte dele.

            • Verdades sobre o mercado

              Eu descobri o que esta acontecendo, ele é o finado(banido) JoséMotor10, que vivia me enchendo o saco quando eu analisava as vendas

    • Miguel

      HB20 deve ter muito fanboy, não é possivel! Rsss

      • Rodrigo Cherigatto

        eu nao acho isso,é um carro muito robusto e tem design polemico mas é inovador e a hyundai se esforça pra manter o carro atualizado!

    • Selsu Brass

      O que pode ser feio p uns, pode ser bonito e funcional p outros, então……Como dizem, gostos, cores e amores não se discutem….

    • Rodrigo Cherigatto

      Novo Ka????O CARRO ja esta com quase 6 anos sem mudar muita coisa!e outra o Ecosport tb ta velhinho desde out de 2012 sem tantas mudanças a Ford (que admiro ou admirava ha um tempo atras)esta se perdendo no mercado brasileiro!

      • Filipe Casagrande

        O atual design do Ka é de 2015, em 2012 ainda era outro. E a versão 1.5 com câmbio automático, Central multimídia SYNC 3 (compatível com Android Auto e Apple Car) e controlador de velocidade no volante foi disponibilizada em 2019.

  • Sino Weibo

    Em menos 2 anos a CAOA conseguiu fazer a Chery encostar nos líderes, top 10, com um portfólio apenas de carros acima de 50 mil. Algúem duvida ainda da capacidade deles? Se tivessem mantido sua família de modelos de entrada, apenas com novas gerações, é provavel que já tivessem passado a Nissan e até a Honda. Torço para que tragam outras marcas, como a Changan, Geely, GAC e Haval.

    • Verdades sobre o mercado

      Torço para que a Chery assuma no futuro sua operação no Brasil, porque o tal CAOA pode saber vender produtos, mas seus métodos de trabalho não são nada admiráveis.

  • Acho que os únicos sedans que vão permanecer por mais algum tempo são Corolla e Civic, Fluence abraçou 408 e pularam a ponte puxando a perna do Focus, Jetta , Cruze, Sentra e C4 devem pegar um táxi para o até nunca mais!!!
    Que dó

  • zekinha71

    Esquecerem de colocar na lista o poderoso e revolucionário Kia Rio.

    • Rodrigo Cherigatto

      custando 78 mil???nunca!

  • Eduardo 1981

    E a Chery passou a Citroen e Peugeot!

  • ocampi

    Fiesta vendeu até bem.

  • G. de F.

    Ah se não fosse o Ka, hein, “Dona” Ford?????

  • Leandro

    Citröen C3: 166 unidades. A Citröen está deixando o carro morrer. Já podiam aproveitar e tirar o Aircross também, que eu nem vi no ranking e lançar o C3 Aircross no lugar dos dois, ficando abaixo do Cactus, visto que o Cactus está salvando a Citröen atualmente.

    • LuisG

      A Citroen tem que ver algo urgente pro Aircross e pro C3, acho que o caso do C3 é ainda mais urgente visto que já não tem mais apelo nenhum no mercado, sendo que o segmento dele é aonde acontecem as grandes vendas, se a Citroen tivesse trazido o novo C3 será que veríamos em patamares mais altos ?

  • Miguel

    RAM 2500 – 86 (!!!!) Pra onde vão esses caminhões? rsss
    Isso que a RAM 1500 nem chegou ainda…

    Eu não sei pq a FIAT deixa um carro versátil como a Doblo morrer…

    O Coitado do Uno só venda direta. Bem que a Dona Fiat poderia dar o nome de Uno pro novo SUV pequeno dela…

    GM vive de Onix, se alguma coisa der errado acabou a marca por aqui…rs

    • LuisG

      A GM vende bem S10 e Spin também, ela tem um nome muito forte no BR pra morrer assim, fora que vai trazer a nova Tracker, quem está morta e enterrada é a Ford basicamente, só se ve Ka e EcoSport.
      O caso do Uno é triste, por que é um carro que tem nome (ou tinha né) e que infelizmente foi morrendo aos poucos por falta de atualização, mas é o que todo mundo já falou o Mobi nunca deveria ter existido e o Uno ser o carro de entrada, a Doblò é um carro excelente em sua proposta pena que o preço ta um absurdo e não se tem uma nova geração como na europa, a RAM muita gente gosta desses mini caminhões haha

  • Rick Wakeman

    Nunca na história desse país uma montadora conseguiu colocar um hatch e seu modelo sedan nos dois primeiros lugares! Pelo menos eu não me lembro. A GM foi bem mais competente que as demais, ou as demais foram muito incompetentes. Vejamos:

    Fiat: não tem um carro competitivo na faixa de preço do Ka/Onix/Hb20, que é a faixa de preço que mais vende carro no país. Esse carro deveria ser o Uno, mas é muito apertado, não consegue ser mais atrativo que seus concorrentes. A Fiat deveria lançar um Uno maior por dentro, mantendo o preço. Além disso, ainda não possui um SUV. Se corrigir esses dois problemas, pode ameaçar a liderança da GM.

    VW: mantém o Gol com direção hidraulica ainda. O carro mais vendido da marca talvez seja o carro mais ultrapassado do país. E se melhorar, terá que fazer isso sem alterar seu preço, senão fica proximo do Polo. Ainda comercializa o Fox e Voyage, carros que não foram atualizados e estão meio que abandonados pela marca (sem atualizações). De quebra, ainda tem o Up, que sequer tem forro nas portas, um absurdo. Não é a toa que não vende, mesmo baixando o preço.

    Ford: mantém o Ka vendendo bem, versão hatch, mas já está meio “cansado”. Talvez seja a hora de mudar o desenho, pra tentar melhorar as vendas do sedan.

    Renault: lançou o Sandero com poucas novidades, e a versão CVT num modelo caro. Deveria disponibilziar CVT numa versão de entrada.

    Hyundai: acertou na renovação do HB20, corrigindo seus problemas, como pouco espaço interno (o modelo anterior tinha os vidros muito curtos) e consumo. O design é inovador, e como tal está colhendo os frutos, retomando a posição perdida pro Ka. Mas tem poucos modelos a disposição..

    As demais montadoras não possuem tanta css no país, talvez por isso não ameace em vendas as montadoras mais tradicionais.

    • Rodrigo Cherigatto

      Exelentes colocaçoes!

  • Renato

    Varejo, venda direta, PCD? Que comecem as tretas

  • Rick Wakeman

    O Tracker já apareceu na lista dos 20 mais vendidos .

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email