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Como calibrar os pneus do carro corretamente

pneus-calibrar Como calibrar os pneus do carro corretamente

Os pneus são um dos principais componentes de um veículo que devem ser sempre verificados para melhorar o desempenho e o consumo de combustível, por exemplo, além de, sobretudo, a segurança dos passageiros. Afora isso, a pressão abaixo da recomendada reduz a durabilidade do pneu em pelo menos 8 mil quilômetros.



Segundo dados, aproximadamente metade dos carros circulam no território nacional com a pressão abaixo ou acima dos limites corretos.

Para manter os pneus sempre em perfeito estado, é preciso ter uma série de cuidados. Confira abaixo algumas dicas para calibrar os pneus do seu veículo:

Use a pressão indicada pelo fabricante

Andar com os pneus calibrados de forma incorreta pode trazer uma série de consequências para a durabilidade do produto como também para outros componentes do veículo. Entre os problemas, está o desgaste prematuro dos terminais de direção, perda de estabilidade em curvas, aumento do consumo de combustível, maior desgaste dos pneus, direção pesada e perda da capacidade de manejo, desgaste mais acentuado no centro de rodagem dos pneus, entre outros.

Portanto, lembre-se sempre de calibrar os pneus do seu carro corretamente, sempre olhando as especificações do fabricante. Tal informação pode ser verificada no manual do proprietário do veículo e também em etiquetas espalhadas pela carroceria do veículo, como na parte interna das dianteiras, nas colunas “B” e na tampa do tanque de combustível.

Em dias de chuva, a calibragem correta faz uma diferença ainda maior. Pneus calibrados com pressão abaixo do recomendado favorecem a aquaplanagem (perda total de aderência devido à água na pista).

Já com pneus calibrados com pressão acima do recomendado, há maior desconforto para o motorista e demais passageiros, além de causar maior desgaste para a suspensão do veículo. A área de contato dos pneus com o solo também diminui, reduzindo a aderência e aumentando os riscos de acidentes.

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Calibre os pneus seguindo o peso que o carro está carregando

Ainda no manual do proprietário do veículo e em etiquetas na carroceria, é possível ver duas opções de pressão para o pneu: uma com duas pessoas e uma mala, indicando a carga mínima, e outra com várias pessoas e várias malas, indicando a carga máxima. Portanto, como as próprias ilustrações indicam, os pneus devem ser calibrados de acordo com o peso que o carro está carregando.

Além do peso, é importante considerar a posição do pneu, já que a pressão varia de acordo com o eixo dianteiro e o traseiro.

Calibre com os pneus frios

A pressão indicada pelos fabricantes é sempre quando o pneu está frio (próximo da temperatura ambiente). Neste caso, as partículas de ar dentro dos pneus estão mais estáveis. Ao calibrá-los nessas condições, as oscilações são pequenas, tornando a calibragem mais eficaz.

Para garantir que os pneus estejam frios no momento da calibragem, certifique-se que você rodou, no máximo, três quilômetros da sua casa até o posto de combustível, por exemplo. No entanto, se isso não for possível e se os pneus já estiverem “quentes”, coloque 2 a 4 psi a mais que o recomendado pelo fabricante.

Verifique a pressão toda semana

Recomenda-se verificar a pressão dos pneus e calibra-los toda semana ou, no máximo, a cada 15 dias. Como citamos anteriormente, dê preferência para calibrar os pneus quando eles estiverem frios, ou seja, que tenham rodado até três quilômetros até o local em que o procedimento será realizado.

É importante ainda verificar a pressão sempre antes de pegar a estrada ou viagem longa.

pneu Como calibrar os pneus do carro corretamente

Experimente calibrar os pneus com nitrogênio

Usar nitrogênio ao invés de ar comprimido para calibrar os pneus do seu carro pode ser uma ótima alternativa. O gás nitrogênio consegue manter a pressão do pneu mais correta por um tempo maior e qualquer mudança de pressão será bem pequena, caso ela ocorra. Como resultado, o pneu pode sofrer menos desgaste, já que a pressão se manterá dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante por muito mais tempo.

O ar comprimido tem como principal desvantagem a umidade elevada em sua composição. Com isso, quando aquecido, ocorre evaporação, ocasionando o aumento da pressão.

Mesmo com o uso do gás nitrogênio nos pneus, é preciso sempre realizar a inspeção da pressão.

Em alguns casos, vale mudar a pressão dos pneus

Você não precisa rodar com os pneus utilizando sempre a pressão indicada pelo fabricante. No caso de algumas condições, é permitido reduzir a pressão, como em lamas, para aumentar a área de contato do pneu com o solo, aumentando a capacidade de flutuação, e em areia, para aumentar a atração. Já em rochas ou água, recomenda-se manter a pressão utilizada convencionalmente.

Não se esqueça do estepe!

Muita gente costuma se lembrar apenas dos quatro pneus usados pelo carro e acabam deixando de lado o estepe. Se você for uma dessas pessoas, comece a ter o hábito de calibrar sempre o pneu do estepe, para que ele esteja em perfeitas condições quando você passar por uma situação de apuros, principalmente em uma rodovia durante uma viagem.

Portanto, ao parar ao lado do aparelho para calibragem, lembre-se de calibrar também o pneu do estepe. Neste caso, é recomendado calibra-lo com uma ou duas libras a mais que o indicado pelo fabricante, já que ele ficará armazenado no porta-malas e pode esvaziar rapidamente por não estar sendo utilizado.

Os pneus do meu carro estão murchando rapidamente. E agora?

Se você calibrou os pneus do seu carro e poucos dias depois ele já está murcho, é provável que exista algum problema. Fique atento a uma possível perfuração acidental por vidro ou prego, por exemplo, além de um problema na válvula, que deve ser trocada a cada mudança de pneu, ou até mesmo a roda, que deve ser limpada a cada troca de pneu.

Verifique a pressão dos pneus quando eles estiverem frios, sem uso por no mínimo duas horas ou quando ele percorreu menos de três quilômetros em baixa velocidade.

Onde calibrar os pneus?

Você deve ter respondido: nos postos de combustível, oras! No entanto, há outros lugares que dispõe do aparelho de calibragem para os pneus, como lojas que vendem pneus ou em oficinas especializadas em serviços automotivos.

Os postos de combustível costumam ser um dos lugares menos confiáveis para realizar a calibragem dos pneus, já que muitos deles não ajustam e regulam precisamente os aparelhos com frequência, podendo fazer com que você calibre os pneus do seu carro de forma incorreta.

Portanto, procure experimentar calibrar os pneus em outros lugares ou ainda mudar sempre o posto de combustível.

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Outras dicas para aumentar a durabilidade dos pneus

Além de calibrar os pneus, você precisa ficar atento a outros pontos para aumentar a durabilidade dos mesmos. Um deles é a validade: sim, os pneus também têm data de validade. Os pneus têm data de validade de cerca cinco anos após a data de fabricação. Para verificar qual é a validade do pneu do seu carro, basta olhar os quatro dígitos nas laterais, indicando a semana e o ano de fabricação. Portanto, como exemplo, pneus fabricados em fevereiro de 2016 (0216) têm validade até aproximadamente fevereiro de 2021.

Vale ainda realizar o alinhamento, processo de regulagem da direção e suspensão do veículo, que impacta diretamente na vida útil dos pneus (fazendo você economizar dinheiro, já que os pneus vão durar mais), além de tornar a direção mais leve, já que haverá menor resistência de rolamento, e proporcionar maior controle de direção, aumentando a segurança do veículo.

Se a direção do seu veículo puxa para um lado ou o carro tende a ir para um lado quando está em linha reta, se os pneus fazem barulho nas curvas ou se o volante não está centralizado, o seu veículo precisa passar por um alinhamento urgentemente!

É necessário ainda realizar o balanceamento, processo de compensação feito para equilibrar o conjunto do pneu e rodas do veículo, que permite que a roda gire sem provocar vibrações nos veículos em determinadas velocidades. Quando há desbalanceamento no veículo, a direção torna-se instável e ocorre um desgaste irregular dos pneus.

Entre os sinais que demonstram que é necessário realizar um balanceamento estão: vibrações no veículo ou trepidação no volante ao alcançar velocidade média de 60 km/h.

Faça ainda o rodízio, troca periódica de posição dos pneus nos eixos, que proporcionará o desgaste mais uniforme, prolongando a vida útil dos pneus e assegurando o bom comportamento do veículo.

Se percebermos que os pneus do eixo dianteiro estão um pouco mais gastos que os pneus do eixo traseiro ou vice-versa, é sinal que deve ser realizado o rodízio dos pneus entre os eixos. Já se os pneus de um lado estão desgastando mais que do outro, é necessário inverter os lados dos pneus. Já se os dois fatores são constatados ao mesmo tempo, deve-se fazer um rodízio em “X”.

[Imagens: Reprodução]

[Matéria publicada em 11 de janeiro de 2011 e atualizada em 21 de outubro de 2016]

  • LuccasVillela

    Calibrar o pneu é um saco, suja a mão, mas faço quase toda semana, tá sempre certinho *.*

    • Cil

      Suja a mão?? Onde você está calibrando? Aqui em Aracaju, uma das cidades "menos glamurosas" do nordeste, eu que sou mulher, calibro os pneus do carro sem me sujar.

      • mbarbosa697

        Ele deve falar por conta dos residuos que ficam na valvula,geralmente por conta do uso das pastilhas de freio.

  • Pardalr

    É complicado lembrar sempre de itens básicos do carro como pressão dos pneus, mas a longo prazo vem a recompensa.

  • Witel

    Depois que eu calibrei com nitrogênio, tenho esse tal problema de preguiça, mas agora não me encomodo mais, é uma beleza, pago 5 reais para calibrar todos os pneus a cada 2 meses, e é incrível como é estável, vária no máximo 1 libra.

  • MythBH

    Eu sempre me esqueço..alias tenho q calibrar deve ter uns 2 meses q nem olho isso! :o

  • danielGT

    Depois que coloquei pneus Yokohama no meu carro nem variação existe. Troquei pelo já interessantes brigstone (não lembro que serie) que estavam com menos de 10.000km rodados…parece locura mas a diferença é gritante de um para o outro fora que faz 3 meses que eu não calibro os pneus por não precisar (vou na bomba e tá lá a medida que deixei da ultima vez). Um amigo que tem Hankook no carro dele também diz que é a mesma coisa, fora que nestes tempos de chuva em SP vc sente a diferença de um pneu bom para um meia boca…..nunca mais coloco outro pneu a não ser Yokohama, Hankook ou Toyo (este ultimo é mais para esportivos que alcançam grande velocidade).

    • Wellison_

      Tenho o Pirelli P6000 215 17" no Punto, calibro 1 vez por mes e a variação sempre é de uma ou duas libras.

  • Matheus Morais

    O carro fica mais leve, consome menos, por isso sempre calibro a do meu carro de mão!

    • Erivaldo

      kkkkkkkkkkkk

  • 023lucas

    Eu trabalho no Michelin e vou falar apenas uma coisa.

    Entre o seu valioso carro que você batalhou a vida inteira para comprar e o asfalto só tem pneu. Não adiante ter ABS EBS,etc….. se seu pneu for uma bosta ou estiver careca.

    Pense nisso antes de comprar apenas um pneu preto e redondo para colocar no seu carro. Lembre-se que o pneu é responsável pela
    Frenagem
    Consumo de combustível
    Segurança
    Sistema de amortecimento
    Nível de ruído

    Pneu de carro não foi feito para ser reformado ! Nunca nunca na sua vida compre um pneu REMOLD ! Prefira um pneu nacional de qualquer marca.

    Mais lembrem-se a montadora coloca o pneu mais barato não o melhor pneu que ela poderia colocar. Pois o custo do carro não altera independente do pneu.

    • Paulo_Ricardo

      existem remolds bons, é só se informar bem. mas é akilo…

      remolds não são pneus de performance, então pra quem anda acima do limite não é recomendável. e o benefício dos remolds vão além do baixo preço pois arruma uso praquele monte de pneu velho sem serventia que seriam jogados em um aterro qualquer.

      aos que pensam que asfalto tem pneu velho em sua composição, enganou-se denovo pois não tem, agora que está sendo testado isso mas em curitiba.

    • Hank Moody

      FALOU TUDO! Lucas. É isso e ponto.

  • AlexandreCE

    Uso Goodyear GPS 3 Sport, aro 15". Um saco ter que semanalmente calibrar. A suspensão do fit é dura…. qdo os pneus precisam de calibração eu sinto muito facilmente que é hora de parar num posto. Mas isso é irritante… por demais!!!

  • Cil

    Troquei os pneus originais do picanto 165/60 por Michelin 175/65, e estou calibrando com as medidas do pneu original, mas acho eu que isso é incorreto. Existe alguma regra para calibrar os pneus quando eles são de outro tamanho que não o indicado pelo carro?

    • Normalmente, para a cidade, usa-se 28 a 30
      Você podia nos passar sua opinião sobre o Picanto né?

      • Cil

        Eu posso sim, mas é que entrei de férias então acaba que não tô rodando muito… daí acho que a opinião de dono não seria tão válida com o carro com tão baixa km (600 km). Eu tenho as primeiras impressões do carro que essas eu posso passar caso você queira.

    • Puxa, vc acabou de tirar em.
      Então, vc podia ir enviando as informações se ocorrer qualquer problema, como faz a QR no Longa Duração.
      Pode mandar as primeiras impressões sim, será legal saber como foi a primeira reação com o carro.
      Quem sabe até uma entrevista talvez.

  • 3dimensional

    Uso e recomendo Yokohama e Fate. (Fate faz mais barulho)
    E pra uso urbano sempre inflo mais o pneu da frente pois é onde geralmente está o maior peso do carro. (motor)

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