Como as montadoras decidem a pressão ideal para os pneus de cada carro?

pneu montadora
pneu montadora

A calibragem correta dos pneus não somente ajuda na economia de combustível, mas também pode deixar o carro com melhor ou pior performance em curvas.

Outro ponto em que ela ajuda é no conforto da rodagem. Isso mostra como a calibragem correta é importante.

Mas, como as montadoras decidem qual pressão deverá ser usada em cada carro, já que existe uma grande variação na calibragem de diferentes modelos?

Eles buscam a pressão perfeita, considerando o design do carro e as especificações técnicas.

Primeiro, a montadora, ou empresa fabricante, determina a pressão necessária através de vários dados e informações, como os atributos do veículo, incluindo tamanho, peso em cima de cada pneu, e também as características do pneu que será usado.

Essas características do pneu podem incluir o seu tamanho, material usado, perfil (altura lateral do pneu) e também o seu tipo de construção.

Depois de utilizar essas informações iniciais, algumas pequenas variações podem ser feitas depois de milhares de quilômetros de testes, rodados pelos pilotos da fábrica.

Outros testes são feitos dentro das fábricas, pelos seus engenheiros, que fazem simulações controladas para ver como os pneus se comportam em diferentes situações.

Testes de longa duração ajudam a entender a durabilidade dos pneus. Assim, conseguem determinar a pressão que garante segurança e longevidade.

A tecnologia e “know-how” da empresa fabricante do pneu podem ser utilizados, para auxiliar nessa decisão, mas a decisão final de quantas libras cada pneu deverá usar é inteiramente da montadora, até porque o mesmo pneu pode receber calibragens diferentes em veículos de marcas diferentes.

A calibragem correta dos pneus, sendo indicada pela fábrica, auxilia os compradores daquele modelo a terem um carro mais estável, que freia melhor e que também consome menos combustível.

Como a carga transportada e as condições de uso do veículo influenciam na calibragem dos pneus?

A carga e como você usa o carro afetam a pressão dos pneus. Se o carro está carregado ou se anda em diferentes lugares, a pressão precisa ser ajustada. Isso ajuda a manter o desempenho do carro e evita que os pneus se desgastem rápido.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.