Manutenção Matérias NA

Lavadora de alta pressão estraga pintura?

Lavadora de alta pressão estraga pintura?

Lavar o carro em casa hoje em dia está muito fácil. Já foi o tempo em que era preciso usar de paciência para limpar o automóvel utilizando a mangueira apenas, sendo que muitas vezes a pressão não ajudava. O que dirá dos lava-rápidos, que no passado só existiam mais em postos e com aqueles enormes rolos que no final acabavam por danificar pintura e partes dos veículos com sua pressão enorme sobre a carroceria.


Com as lavadoras de alta pressão, ficou fácil arrancar aquela sujeira toda do automóvel, providenciando não só o ensaboamento completo do veículo, mas a rápida retira do produto e também de outras substâncias que tenham aderido à pintura ou outra parte do carro. Há uns 20 anos atrás, ter uma lavadora dessas em casa seria um luxo, visto que os equipamentos não eram nenhum pouco pequenos. Além de reduzir o consumo de água, essas máquinas também aceleram o tempo do serviço.

Lavadora de alta pressão estraga pintura?

Marcas como Kärcher e Wap tinham lavadoras de alta pressão bem grandes, geralmente montadas em carrinhos, devido ao peso. A pressão era semelhante aos produtos atuais, agora bem compactos e leves, que podem ser levados mesmo sem rodinhas para sua manipulação. Estes equipamentos possuem pressão entre 50 bars (750 psi) e 1.200 bars (30.000 psi), embora alguns superem essa marca. Mas, se você reparou, 1.200 bars é muita pressão.


Em realidade, algumas lavadoras de alta pressão quando conectadas com mangueiras de dimensões maiores, no caso da espessura, podem produzir jatos de água fortes o suficiente para empurrar um homem sobre uma superfície lisa. Mas, no geral, as portáteis de uso domésticas não são assim tão fortes e podem produzir uma boa lavagem do carro, especialmente se o mesmo estiver bastante sujo. Essa pressão, no entanto, é bem mais elevada que aquela produzida por uma mangueira com bico especial para ampliar a força da água que vem pela rede de saneamento.

Lavadora de alta pressão estraga pintura?

Então, para muita gente fica a dúvida se lavar o carro com equipamento de alta pressão, a pintura pode ser danificada. Isso porque existem algumas partes do carro que são mais frágeis durante a aplicação de produto ou água sob força além da natural. Assim, será que lavadora de alta pressão estraga pintura? Não estraga se o jato não for colocado muito próximo da lataria. O uso dessas máquinas lavadoras é indicado para limpeza de superfícies lisas, como é a pintura de carros. 

Alguns fabricantes até indicam como fazer a lavagem correta do automóvel utilizando essas lavadoras de alta pressão. Nesse caso, o indicado é que comece a lavagem inicial de cima para baixo, a fim de evitar que as sujeiras mais pesadas, presentes na parte inferior da carroceria e nas rodas sejam projetadas sobre a pintura do veículo, podendo assim riscar. Na hora de ensaboar, não faça o serviço sob a luz do sol, procure um lugar com sombra para fazer isso. De preferência, faça desde o começo, se possível.

Para aplicar o sabão, que tem de ser neutro ou produto específico para lavagem de autos, utilize o reservatório próprio para aplicação utilizando a lavadora de alta pressão. Se a mesma não tiver esse item, então passe de cima para baixo usando uma esponja ou luva para limpeza especial, fazendo movimentos circulares e sem botar muita força.

Lavadora de alta pressão estraga pintura?

Após a aplicação do sabão, use novamente a lavadora com bico aberto para alcançar o máximo possível de área da superfície da lataria, a fim de reduzir o tempo do serviço e economizar água. Lave de cima para baixo sempre. Procure limpar também as rodas por fora e por dentro, assim como a caixa das rodas. Faça movimentos para agilizar a retirada do sabão da superfície do veículo sem demora.

Feito isso, retire o excesso de água com uma pano apropriado para o mesmo. Depois, utilize outro pano para secar a superfície da carroceria, evitando deixar partes molhadas ou resquícios de água, especialmente se for encerar o carro posteriormente. Caso contrário, faça o mesmo, visto que se o carro pegar sol por tempo prolongado, aquela água que escorreu pode manchar a pintura. Esse é o motivo pelo qual não é recomendado deixar o carro secando ao sol.

Tanto para uma lavagem completa, quanto para retirar aquela sujeira eventual ou excesso de lama e outros materiais que estão sujando o carro, a lavadora de alta pressão é muito prática. Usa-la é a melhor forma de se obter um bom trabalho final, deixando o automóvel bem limpo e, se já estiver encerado, brilhante. É por conta dessa facilidade que muitos lava-rápidos abandonaram o sistema de rolos, que só danificavam os veículos, passando assim a usar as pistolas de lavagem.

Então, não há preocupação mais se o carro foi deixado para lavar nesses estabelecimentos, pois o uso delas está bem difundido, mas se for um posto, evite os rolos de lavagem, pois eles realmente prejudicam o carro. No mercado, as lavadoras de pequeno porte custam a partir de R$ 200 em média.

Lavadora de alta pressão estraga pintura?
Nota média 4.4 de 9 votos

  • Gutemberg Ferreira

    Sinto falta de lavar eu mesmo meus últimos carros. Pra quem gosta, empregar algumas horas no trato do possante é quase terapêutico !

    Mas depois que passei a morar em apartamento, isso não é mais possível.

    • Davidsandro18

      Somos dois, sempre lavei meus carros, porém quando me mudei para apartamento isso ficou no passado… sorte que encontrei um lava rápido responsa, mais de um ano lavando meu carro lá, até agora sequer um arranhado proveniente de lavagens.

      • G E O

        Somos 3. Sempre costumava lavar os carros de casa. Acho extremamente terapêutico rsrsrs
        Agora morando em apartamento não dá mais.

        PS: Morei em Portugal e tinha carro lá. Lá tem lugares exclusivo para lavar e secar os carros. Muito bom e do tipo “faça você mesmo”.

      • Ricardo

        Difícil achar lava rápido com preço justo.

        • Davidsandro18

          Pago de 35 a 40 reais…
          Primeiro passam um jato de água pra tirar a sujeira pesada, depois o cara passa desengraxante na carroceria e retira o mesmo com a wap, feito isso vem o detergente e por fim a cera, a lataria fica parecendo pele de bebe rs. Nada de silicone nas partes plásticas, apenas um pano umedecido e também sem aqueles cheirinhos que só servem pra dar dor de cabeça (também não uso odorizador).

          • Ricardo

            Maioria cobra isso por lavagem básica. Facada!

      • Hendel Marques

        Acho que fui feliz, saí de uma casa pra morar em um condominio que tem a garagem pra lavar carro, com a vantagem da pressão da água ser maior que a da casa. Continuo com meu vício.

    • zekinha71

      Já tem prédios com área exclusiva pra manutenção dos carros, área de lavagem, calibração dos pneus, pequenos consertos, até tomada pra recarregar elétricos, quase comprei um apartamento em um prédios desses, inclusive tem a mesma coisa pra bikes.

      • Gutemberg Ferreira

        Infelizmente o apartamento em que moro nao oferece essas ‘benesses’…

      • leandro

        Aqui em BH vi um prédio que você entra de carro no elevador e sai dentro do seu apartamento com o carro. Mas com essa “garagem gourmet” ainda não vi, achei a idéia fantástica, melhor que piscina que não uso

      • mjprio

        Meu sonho rsrsrs, mas imagine o condomínio.

      • Alexandro Vieira Lopes

        interessante não perder tempo na fila de posto de combustível para calibrar pneu!

    • Felipe Gomes

      Passei pelo mesmo problema. Comprei um kit para dry-wash e continuo lavando meu garro na garagem do prédio. Fica muito bom , e com cuidado não arranha a pintura. Quando tem muita sujeira de lama ,só passando no posto mesmo.

  • Zé Mundico

    Tenho uma Wap e uso umas 2 vezes por mês para dar um banho no carro, pois aqui pega muito barro. Uso uma mangueira fina que aumenta a pressão na bomba. Daí a água sai que nem canivete e já tirei pedaço de reboco de parede com o jato.
    Mas no carro o segredo é aplicar o jato de forma perpendicular, sempre em ângulo e nunca diretamente. Descobri isso ao descascar o aro de uma Ranger que eu tinha, pois nesse local a tinta é praticamente uma camada bem fininha.

  • Andre Albuquerque

    Tenho uma também …
    A minha é tão forte, que certa vez estava lavando meu carro e cortou parte da lataria do carro.

    • Zé Mundico

      Das duas, uma : ou seu carro é feito de isopor ou você usou um abridor de lata no lugar da bomba.

  • No_Name

    Não danifica a pintura mas é aconselhável muita atenção nas partes plásticas e emborrachadas que por ventura existam no carro, nunca mirar diretamente com o leque fechado nessas peças.

    • danlaradd .

      Exatamente, eu ja fiz essa besteira e dei um “tic” na pintura do parachoque de plastico pintado.

    • Pedro Henrique

      a indicação é sempre manter mais de 30cm de distancia do bico da lavadora para qualquer parte do carro, pois se já houver alguma lasca de tinta a pressão pode aumentar o dano
      e claro, sempre em leque nunca jato direto

    • Realmente, colocamos agora no texto que não é bom colocar muito próximo da lataria.

  • Pedro Henrique

    achei um erro na matéria “faça movimentos circulares”
    NUNCA lave seu carro com movimentos circulares, NEM PRA SECAR COM PANO MICROFIBRA isso cria arranhões que parecem uma teia de aranha quando a luz bate, sempre lave o carro com movimentos retos, ou horizontal ou vertical e nunca mude a direção quando já começou, retire a esponja do carro e aí sim inicie uma nova direção, o motivo é simples, é muito mais fácil “maquiar” e extinguir arranhões retos do que circulares, além de eles serem muito mais difíceis de visualizar na luz

    • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

      Mas pano com microfibra ele não segura a sujeira e é apropriado pra secar o carro quanto pra tirar a cera.

      • Pedro Henrique

        mesmo com pano de microfibra, não se faz movimentos circulares, nunca! só movimentos retos, mesmo com esponja de microfibra oque for pois por mais ensaboado, por mais limpo que pareça ter ainda vai acontecer o arranhão, mesmo com todo cuidado do mundo se você faz uma lavagem em que se toca no carro, o arranhão vai ocorrer cedo ou tarde e é melhor que ele seja reto do que redondo pra não aparecer

  • Tyrion Lannister

    Eu uso uma pra lavar o meu. Mas como técnico, dou uma dica: estas máquinas mais baratas não valem a pena, pois utilizam motor universal, não presta (pra quem não conhece, são os mesmos motores usados nos demais eletrodomésticos, como aspiradores, liquidificadores, etc). Estes motores além de muito mais barulhentos e fracos, utilizam escovas, sobreaquecem e tem vida útil bem limitada. Sempre escolham máquinas que possuem motores monofásicos, embora hoje em dia, até a karcher tem adotado os universais para baratear, mas não vale a pena. Também ao comprar uma máquina destas, deem preferência para uma que possua cabeçote em latão, os cabeçotes plásticos costumam trincar, pois não aguentam a força dos pistões.

  • Mike

    Vou abrir um negócio novo e exclusivo… Lavadoras de carro gourmet, pra quem mora em apartamentos.
    Você coloca seu carro numa vaga, tem acesso a lava-jato, sabão, toalha mágica e aspirador, lava seu carro, guarda tudo e pode ir pra casa aliviado e com o seu carro limpinho. Tudo isso por apenas R$80,00 a sessão. xD

    • Alexandre Maciel

      Isso já existe. Hahahaha…

  • XandeeM

    Esse modelo da Karcher é ótimo,uso ele há uns 3 anos (lavo o carro toda semana) e nunca deu problema algum.

  • afonso200

    hoje lavei a crv, azera, a kombi pick up de coleção e a HD electra glide….. tudo com shampoo com cera dentro, da marca cadillac e luva top bem macia de uns 60reais importada, depois flanela especifica pra secagem top….. só ficou a fielder sem lavar pq se chover amanha ando com ela, kkkkk

  • Diego

    Utilizar Shampoo na lavagem do carro é desperdício de dinheiro, pois se todo o cuidado referente as propriedades do shampoo forem levadas ao extremo, da mesma maneira tem de ser com a água já que a mesma é carregada de substâncias como Flúor, ferro, magnésio…. apenas água destilada chegaria a este objetivo de “pureza”.

    Lavo com detergente neutro pelo alto poder de dissolução da sujeira em conjunto com canhão de espuma que importei da China, em 3 minutos faço a pré lavagem, depois utilizo dois baldes comuns com detergente neutro e o outro com água.

    Finalizo com cera de carnaúba em barra de marcas conceituadas.

    Meu carro não tem marcas de teias de aranha.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email