Lavadora de alta pressão estraga a pintura do carro?

lavadora carros 4

Lavar o carro em casa hoje em dia está muito fácil. Foi-se o tempo em que era preciso usar de paciência para limpar o automóvel utilizando apenas uma mangueira, sendo que muitas vezes a pressão não ajudava.

O que dirá dos lava-rápidos, que no passado só existiam em postos e com aqueles enormes rolos que no final acabavam danificando a pintura e partes dos veículos com sua pressão enorme sobre a carroceria.

Com as lavadoras de alta pressão, ficou fácil arrancar aquela sujeira mais pesada do automóvel, providenciando não só o ensaboamento completo do veículo, mas a rápida retirada do produto e também de outras substâncias que tenham aderido à pintura ou outra parte do carro.

Há uns 20 anos, ter uma lavadora dessas em casa seria um luxo, visto que os equipamentos não eram pequenos e nem baratos. Mas isso mudou totalmente e, além de reduzir o consumo de água, essas máquinas também aceleram o tempo do serviço.

lavadora carros 5

Antigamente, marcas como Kärcher e Wap tinham lavadoras de alta pressão bem grandes, geralmente montadas em carrinhos, devido ao peso. A pressão era semelhante aos produtos atuais, agora bem compactos e leves, que podem ser levados mesmo sem rodinhas para sua manipulação.

Esses equipamentos possuem pressão entre 50 bars (750 psi) e 1.200 bars (30.000 psi), embora alguns superem essa marca. Mas, se você reparou, 1.200 bars é muita pressão.

Na realidade, algumas lavadoras de alta pressão podem ser conectadas a mangueiras de dimensões maiores (no caso da espessura), podendo produzir jatos de água fortes o suficiente para empurrar um homem sobre uma superfície lisa.

Mas, no geral, as portáteis de uso doméstico não são assim tão fortes e podem produzir uma boa lavagem do carro, especialmente se o mesmo estiver bastante sujo.

Essa pressão, no entanto, é bem mais elevada que aquela produzida por uma mangueira com bico especial para ampliar a força da água que vem pela rede de saneamento.

lavadora carros 3

Então, para muita gente fica a dúvida: se eu lavar o carro com equipamento de alta pressão, a pintura pode ser danificada? Essa pergunte surge por termos partes mais frágeis nos carros, que poderiam facilmente ser danificadas.

Assim, será que a lavadora de alta pressão estraga a pintura? Não estraga se o jato não for colocado muito próximo da lataria. O uso dessas máquinas lavadoras é indicado para limpeza de superfícies lisas, como é a pintura de carros. 

Alguns fabricantes até indicam como fazer a lavagem correta do automóvel utilizando essas lavadoras de alta pressão. Nesse caso, o indicado é que você comece a lavagem inicial de cima para baixo, a fim de evitar que as sujeiras mais pesadas, presentes na parte inferior da carroceria e nas rodas, sejam projetadas sobre a pintura do veículo, podendo assim riscar.

Na hora de ensaboar, não faça o serviço sob a luz do sol, mas procure um lugar com sombra para fazer isso. De preferência, faça isso desde o começo, se possível.

Para aplicar o sabão, de preferência neutro ou específico para lavagem de autos, utilize o reservatório próprio da lavadora de alta pressão. Se a mesma não tiver esse item, então passe de cima para baixo usando uma esponja ou luva para limpeza especial, fazendo movimentos circulares e sem muita força.

lavadora carros 2

Após a aplicação do sabão, use novamente a lavadora com bico aberto para alcançar o máximo possível de área da superfície da lataria, a fim de reduzir o tempo do serviço e economizar água.

Sempre lave de cima para baixo e procure limpar também as rodas por fora e por dentro, assim como a caixa das rodas. Faça movimentos para agilizar a retirada do sabão da superfície do veículo sem demora.

Feito isso, retire o excesso de água com uma pano apropriado para o mesmo. Depois, utilize outro pano para secar a superfície da carroceria, evitando deixar partes molhadas ou resquícios de água, especialmente se for encerar o carro posteriormente.

Caso contrário, faça o mesmo, visto que se o carro pegar sol por tempo prolongado, aquela água que escorreu pode manchar a pintura. Esse é o motivo pelo qual não é recomendado deixar o carro secando ao sol.

Tanto para uma lavagem completa, quanto para retirar aquela sujeira eventual ou excesso de lama e outros materiais que estão sujando o carro, a lavadora de alta pressão é muito prática.

Usá-la é a melhor forma de se obter um bom trabalho final, deixando o automóvel bem limpo e, se já estiver encerado, brilhante. É por conta dessa facilidade que muitos lava-rápidos abandonaram o sistema de rolos, que só danificavam os veículos, passando assim a usar as pistolas de lavagem.

Então, não há preocupação se o carro foi deixado para lavar nesses estabelecimentos, pois o uso delas está bem difundido. Se for um posto, evite os rolos de lavagem, pois eles realmente prejudicam o carro.

No mercado, as lavadoras de pequeno porte custam a partir de R$ 300, em média.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X