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Como tirar risco da pintura do carro?

Como tirar risco da pintura do carro?

Como tirar risco da pintura do carro?


A lataria é um dos componentes mais sensíveis de um automóvel. Uma leve aproximação no veículo da frente, uma simples encostada na parede ou mesmo o contato com a poeira, são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento de riscos na pintura.

Não podemos negar que todo motorista concorda em ao ver o seu carro com riscos na pintura, imediatamente vem aquela angústia e preocupação para saber como aquilo ocorreu.

Além do transtorno na aparência, há o gasto financeiro para a resolução do problema.


Como tirar risco da pintura do carro?

Cuidar periodicamente da parte externa do carro pode ser uma ótima estratégia para evitar a desvalorização na hora de revender o modelo, obviamente que existem outros benefícios, como impedir que haja problemas na lataria.

A chuva que danifica a pintura e vidros do seu carro

Outra vilã prejudicial para a pintura é a chuva ácida.

Como o próprio nome apresenta, o fator acontece devido ao contato da água com os poluentes. O óxido de nitrogênio vem da queima de combustível.

Também há o óxido de enxofre, derivado do diesel. Ambos sobem para o céu e quando o tempo fecha com as chuvas, eles descem causando estragos.

Como tirar risco da pintura do carro?

Com essa mistura nada satisfatória, a água fica com pH ácido.

Na prática, após passar a chuva, as gotículas que estão em cima do carro, evapora e partir daí que as manchas aparecem nos vidros e no verniz da lataria. Com o passar do tempo, o dano pode se agravar.

Como tirar risco da pintura do carro?

Mas, e para remover essas manchas do meu carro?

Se for nos vidros, existem produtos capazes de retirá-las, no entanto, o serviço deve ser feito por um profissional, isso porque há riscos para a saúde humana. Diante disso, você terá que desembolsar cerca de R$ 100, e, em apenas 5 minutos estará pronto.

Como tirar risco da pintura do carro?

Agora, se for retirar da lataria, a conclusão demora, já que chega a ser mais complicado. São três etapas de polimento com vários produtos e, por fim, uma camada protetora. A média de preço sobe para R$ 800.

Fique atento, só lavar o automóvel não é o suficiente. Muitas pessoas compram carros usados sem olhar com atenção para esta questão. Além de riscos e amassados, procure por manchas em todo o veículo.

Apareceu um risco na pintura do meu carro. O que fazer?

Você sabia que a pintura do carro é composta por três camadas? São elas: primer, a tinta e o verniz.

Por ordem, primeiro temos o verniz, sendo a parte superior, na sequência, a própria tinta e por último, o primer, que é a base. Todas são superfinas, para se ter uma ideia, as três equivalem a dois fios de cabelo.

Como tirar risco da pintura do carro?

A maioria dos riscos fica diretamente no verniz. Dependendo da situação, existem algumas maneiras para a resolução do incidente.

Ao identificar, em primeiro lugar, realize uma leve limpeza no local riscado. Borrife nessa área com um pouco de água para remover areias de outras impurezas. Feito isso, é só secar e passar para a etapa de avaliação.

Para pequenas danificações, como risco de unha de animais domésticos, materiais metalizados de calça jeans e chaves, basta utilizar a cera, esfregando levemente com um pano até sumir.

Como tirar risco da pintura do carro?

Se ele for mais profundo, utilize a massa de polir. Deve-se tomar muito cuidado, pois, o material é mais abrasivo. Coloque um pouco em cima do risco, esfregue com um pano e veja se a deformação some.

Outra opção é a politriz, que deve ser manuseada por uma pessoa com pleno conhecimento em pintura e polimento. O equipamento é pesado e não pode em hipótese alguma deixá-lo parado sobre a tinta, havendo o risco de danificar.

Como tirar risco da pintura do carro?

Por fim, sendo o mais “radical” de todos, temos a famosa lixa 200. Assim como a politriz, a lixa deve ser manuseada por um profissional. Mesmo utilizando água junto, existe o perigo de suceder erros, podendo remover a camada de verniz possibilitando que a pintura fique opaca e esbranquiçada.

O risco mais profundo é aquele que atinge o primer, a última camada, ela será facilmente enxergada. Com o problema, você verá o risco de outra cor, geralmente branco. Neste caso, não há o que fazer, terá que repintar o carro.

Como tirar risco da pintura do carro?

Algumas oficinas de pintura são bem estruturadas e conseguem realizar o serviço com muita eficiência. Elas utilizam aparelhos capazes de medir a espessura da pintura, verificando o estado em que se encontra o verniz e indicando o melhor método para a solução.

Avalie o risco antes de reparar

Antes de tomar qualquer decisão das que passamos acima, é importante frisar que cada técnica deve ser utilizada para danificações em específico. Por isso, analise o que ocorreu na lataria, se for simples, você poderá realizar em casa mesmo com pano e cera.

Se perceber que é mais grave, chegando principalmente no primer, procure por uma oficina de confiança para realizar o reparo. Sem experiência, o resultado pode ficar pior do que estava.

Cinco dicas para proteger a pintura do seu carro

Para lhe ajudar a manter a pintura do carro sempre em boas condições, preparamos abaixo cinco dicas essenciais para auxiliar na proteção, evitando manchas e preservando-a por mais tempo.

Como tirar risco da pintura do carro?

1) Lave sempre o veículo a cada duas semanas. Confira se não há partículas no balde d’água que podem afetar a pintura. Além disso, opte por produtos especializados para a limpeza de automóveis. Para acompanhar, esponjas não abrasivas e pano de microfibra.

2) Antes de levar o automóvel direto na oficina, analise se não há outros riscos que podem agravar num futuro próximo. Assim será possível fazer apenas uma reparação.

3) As fezes de passarinho podem também prejudicar a pintura, em razão disso, deve-se interromper o ciclo de penetração dos componentes das fezes, remova o mais rápido possível, com água e sabão neutro.

Como tirar risco da pintura do carro?

4) Os produtos químicos afetam também a pintura, como solventes, querosene, piche de asfalto e outros derivados do petróleo, além de maresia e água de praia, lave a área sempre que houver contato com esses produtos.

5) Por último, além da chuva ácida, o calor também pode causar danos ao longo do tempo. É possível a superfície do veículo chegar a 60 °C, ocasionando deteriorações. Para evitar isso, jamais deixe acumular impurezas sobre o seu carro, elas proporcionam o surgimento de manchas na lataria e vidros.

Como tirar risco da pintura do carro?
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Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Domenico Monteleone

    O estrago mais chato que pode acontecer, pois nem sempre compensa o conserto.

  • Eduardo Sad

    Como pode um arranhão ficar maior que todo o carro? Parece que só tenho olhos pro maldito…

  • Luis Burro

    E no caso de envelopados há um limite de tempo pra manter o carro assim,e quais comportamentos podem fazer o adesivo agredir a pintura?

  • Luis Burro

    As vzs acho q as marcas podiam fazer mais uso de frisos para diminuir este tipo de problema!

  • afonso200

    kkkkk. o que fazer,,,, leva no pintor que é mais facil

  • No_Name

    Lixa 200? Kkkkk. Isso não vai remover o risco e sim toda a pintura do carro.

    Lixas para remover risco: para os inexperientes recomendo começar com uma grão 3000 e ir lixando com calma até ver se o risco some… Se não sumir após algumas lixadas, desça para o grão 2500… Se não sumir com 2500, desça para o 2000… Mas pare por aí, lixas abaixo disso podem comprometer totalmente o verniz ou tinta da área lixada. E se vier a chegar na 2000, depois refine o lixamento subindo as lixas novamente (2500-3000 e até 5000 eu recomendo), isso fará que não fique riscos de lixa na pintura. Terminado o lixamento com 5000, faça um bom polimento manual com algodão ou pano de microfibra.

  • Jackson

    Lixa 200 ou 1200?????? Corrijam o texto…

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