Tirar risco do para-brisa causado por palheta

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Os riscos no para-brisa nem sempre são culpa da palheta do limpador. Pedriscos e outros materiais podem aderir à borracha do limpador do para-brisa e assim provocar o mesmo problema.

No entanto, quando a palheta já está velha, sua borracha perde rigidez e dobra, deixando a haste metálica riscar o para-brisa também.

Será que dá pra tirar o risco do vidro quando ele foi causado pela palheta?

Vamos ver:

Veja também: Como tirar risco da pintura do carro?

Veja também: Como recuperar e limpar farol do carro?

Tirar risco do para-brisa causado por palheta

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Então, como tirar do para-brisa o risco causado por palheta? Antes de mais nada, é preciso saber que o risco poderá ser removido se for bem superficial.

Se o risco for mais profundo, a única maneira de solucionar o problema é trocando o parabrisa.

Para tentar tirar o risco, você precisa ter em mãos os materiais certos para realizar o trabalho em casa mesmo.

Para isso será necessário uma pasta de dentes. Além dos produtos comuns que usamos para escovar os dentes, você pode optar por itens mais indicados para tirar riscos de superfícies, como vidros ou porcelana.

Essa pasta custa a partir de R$ 40, mas pode ter preços bem mais elevados, chegando mesmo a R$ 250. Por isso, é importante pesquisar a opção mais em conta.

Outro item que faz parte do material é o bicarbonato de sódio, também facilmente encontrado no mercado e com preços mais em conta.

Também deve-se ter em mãos um limpa-vidros automotivo, glicerina e óxido de ferro.

Este último custa em torno de R$ 18 e é em vendido na forma de pasta.

Tenha também alguns panos de limpeza macios (recomenda-se microfibra), bem como recipientes com água.

Limpeza

Para iniciar os trabalhos no para-brisa é preciso começar pela limpeza do risco ou arranhão.

Nesse caso, utiliza-se o limpa-vidros, borrifando o produto sobre todo o risco e limpando-o com pano macio.

É bom certificar-se de que toda a sujeira foi removida, já que poeira, fuligem e materiais oleosos, bem como substâncias de origem vegetal, aderem facilmente ao vidro (especialmente em caso de riscos e arranhões).

Quanto mais limpo ficar, melhor será o resultado.

Aplicando a pasta

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Após uma boa limpeza do risco no para-brisa, agora é a vez de se usar a pasta dentífrica.

Pegue um recipiente seco e mistura a pasta dentífrica com o bicarbonato de sódio. A mistura é necessária para que o produto possa ser espalhado sobre o risco, o que deve ser feito de forma consistente.

Nesse caso, a mistura tem que absorver totalmente o bicarbonato de sódio até não deixar vestígios do mesmo.

Então, com a mistura pronta, espalhe sobre o risco em movimentos circulares até cobrir completamente toda a área afetada.

Após isso, aguarde 5 minutos para que a mistura da pasta dentífrica com o bicarbonato de sódio faça efeito.

Remoção da mistura

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Depois dos 5 minutos citados, deve-se remover a mistura do risco do para-brisa.

Para isso, use outro pano macio e limpo para fazer essa retirada do material, sempre com movimentos circulares e constantes. Faça isso até perceber que o risco desapareceu.

Caso o risco ainda permaneça, procure repetir os movimentos circulares por mais 15 minutos.

É preciso deixar o vidro lustrado nesse processo.

Depois, utilize novamente o limpa-vidros para deixar a área completamente limpa. Caso o risco ainda persista, faça mais movimentos em círculo para fazê-lo sumir.

Tratamento

Faça uma mistura de óxido de ferro com glicerina e água em proporções iguais de uma colher de sopa de cada um. Misture bem a solução até ficar homogênea.

Aplique o preparado sobre o risco do para-brisa com movimentos leves e aguarde 5 minutos.

Mais uma vez, borrife o local do risco com limpa-vidros e passe um pano macio limpo.

O processo deve ser feito a cada seis meses devido à chance do risco voltar a aparecer.

E, acima de tudo, troque os limpadores do para-brisa, pesquisando pelo modelo ideal para o seu carro.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X