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Como tirar o insulfilm do carro?

Como tirar o insulfilm do carro?

Insulfilm é uma marca que acabou virando sinônimo da película para vidros, muito utilizada por proprietários de veículos basicamente para fornecer mais segurança e estética ao carro, embora na verdade, tenha surgido para outra finalidade, que é a redução de luz solar dentro do automóvel. Muitos gostam, poucos odeiam. E nesse caso, como tirar o insulfilm do carro?


A realidade é que a retirada do insulfilm está pouco relacionada com a estética do veículo no geral, mas devido ao fato de que, dependendo da idade do carro ou dos cuidados que não foram totalmente observados pelo proprietário do automóvel, o material pode estar enrrugado, ressecado, rasgado ou riscado.

Dessa forma, a estética fica prejudicada e a visibilidade ainda mais – especialmente à noite – bem como a segurança comprometida, revelando mais do interior do carro e seus ocupantes. Com altos índices de violência no trânsito brasileiro, este último se tornou prioridade na instalação do insulfilm.

Então, como já dito, o insulfilm pode ser retirado nesses casos e para isso é necessário alguns procedimentos para que o mesmo seja removido por completos e sem danos à transparência e aparência do vidro original do veículo.


Mas, como veremos mais adiante, não basta apenas retirar o filme da superfície do vidro, é importante também remover aquela cola, que além de dar um aspecto de abandono ao carro, ajuda a acumular mais sujeira e à danificar o vidro do automóvel.

Como tirar o insulfilm do carro?

Retirando o insulfilm do carro

Existem alguns métodos recomendados para sua remoção, basicamente observando-se dois casos: vidros comuns e vidro com desembaçador. Uns utilizados por profissionais, outros caseiros.

Alguns profissionais que instalam insulfilm dizem que o tempo médio de garantia do fabricante da película é de cinco anos, mas com o carro exposto ao sol diariamente, por exemplo, essa vida útil cai para três anos. Por isso, também existe a recomendação da troca da película por volta desse tempo.

Profissionais do ramo também dizem que quanto mais antigo o insulfilm no caso, maior será o trabalho de remoção e os riscos ao vidro do veículo. Numa loja especializada, o tempo médio de retirada do item é de 40 minutos, mas por causa do ressecamento e idade da película, pode chegar a uma hora e meia.

Então, vamos aos métodos conhecidos para remoção do insulfilm:

Como tirar o insulfilm do carro?

Ar quente

Utilizado por profissionais que instalam insulfilm, a remoção por ar quente é um método que visa enfraquecer a película colada no vidro, fazendo com que esta solte mais facilmente ao ser removida da superfície do vidro. E como é feito? Utiliza-se um secador de cabelo ou dispositivo com jato de ar quente.

Este deve ser passado sobre a película colada e depois é necessário começar a remoção começando pelos cantos do vidro e de forma delicada, bastando puxar lentamente o filme. É importante ter paciência para ir retirando o insulfilm. Se ele rasgar, reinicie com a ponta que sobrou e vá puxando em diagonal até que toda a película esteja fora da superfície do vidro.

Lâmina com ar quente

Alguns pessoas utilizam lâminas de barbear ou raspadores para remover a películas mais velhas ou ressecadas diretamente com o uso do ar quente, que precisa ser constante em qualquer caso. Deve-se tomar cuidado para que a lâmina não danifique o vidro.

O ar quente sempre acompanha os movimentos de raspagem nesse caso para garantir o amolecimento da cola, a fim de facilitar a retirada do insulfilm. No caso de vidros com desembaçador, alguns profissionais dizem que desse modo não é possível a retirada sem danificar os filamentos térmicos do dispositivo.

Por isso, uma dica é ligar o desembaçador por uma hora, pelo menos, de modo que o calor dos filamentos do dispositivo enfraqueçam a cola e assim solte o filme com mais facilidade.

Como tirar o insulfilm do carro?

Saco de lixo

Esse é um método mais caseiro, que alguns utilizam, não por profissionais do ramo de personalização de veículos, que é o uso do saco de lixo. Nesse caso, utiliza-se também raspador de vidro ou lâmina de barbear, como alternativa ao primeiro, um rodo pequeno, borrifador, detergente neutro, estilete, saco de lixo de 100 litros, limpa-vidros, pano seco e esponja de bronze (palha de aço não pode).

Nesse caso, inicia-se a remoção com o borrifamento de limpa-vidros sobre a superfície do insulfilm com a devida proteção do revestimento das portas ou painel, utilizando-se pano ou jornal. A aplicação deve ser constante para que o produto químico, que possui amônia, possa descolar a película.

Então cola-se no lado externo do vidro um saco de lixo utilizando água, para criar um efeito de abafador. Assim, a temperatura e o efeito do limpador de vidros amolece a cola. É preciso recortar o saco plástico no formato do vidro para ampliar a eficiência no aumento de temperatura.

No interior, continua-se a borrifar o limpa-vidros para continuar amolecendo a cola. A recomendação após isso é pegar o saco de lixo do exterior e passar para o interior, sobre o insulfilm e deixar sob o sol por cerca de uma hora. Nesse período, é necessário manter o limpa-vidros umedecido.

Depois disso, remova o saco de lixo e então, utilizando um estilete, corte uma ponta do insulfilm e puxe lentamente com as duas mãos, se for necessário, a fim de que toda a película saia. Faça em diagonal e, nesse caso, a cola tem que sair junto com o filme.

Nas extremidades do vidro, junto das caneletas, é necessário utilizar o raspador para remoção da cola que ficou ali, sempre com o vidro quente. Sem isso, o movimento do vidro será prejudicado pela ação do material colante.

Como tirar o insulfilm do carro?

Retirando a cola

Nos casos apresentados acima, a cola resultante é um fato presente no processo. Por isso, segundo profissionais do ramo, que utilizam o ar quente para remoção do insulfilm, é necessário a aplicação de detergente ou sabão neutro líquido para remoção, passando um pano ou esponja. O uso de raspador de vidro para retirada do excesso de cola também é recomendado caso haja dificuldade na remoção. Uma limpeza com álcool, por meio de um pano úmido, também ajuda a remover a cola.

No método do saco de lixo, a recomendação é utilizar o limpa-vidros para umedecer a cola e utilizar o raspador/lâmina ou esponja de bronze, mas este processo exige cuidado, especialmente nos filmentos do desembaçador, embora esta seja recomendada no lugar da lâmina, por motivos óbvios.

O raspador tem de ser usado em 45 graus e a esponja tem de ser testada antes em uma garrafa de vidro para evitar riscos no vidro do carro. Profissionais do ramo alertam sobre os riscos de se usar erradamente lâminas e esponjas.

 

Como tirar o insulfilm do carro?
Nota média 2.6 de 5 votos

  • Ricardo

    Muitas películas ruins por aí, vejo carros novos com películas todas enrugadas.

    • catucadão

      depende da marca e da qualidade… muito tempo no sol tbm estraga mais rápido.

      • Ricardo

        Muito tempo, não em apenas 1 ano. 3 carros meus já tiveram películas, fiquei com eles mais de 3 anos e duraram de boa.

        • Mas creio eu que também tem relação com como se instala o produto. Uma boa película mal instalada vai dar problemas.

      • Ricardo

        Isso é economia porca de concessionárias.

        • TchauQueridos

          Sim, a css cobra pelo preço da 3m profissional, e colocam a mais porca que existe.
          Isso quando o carinha que coloca filme na css não tem uma lojinha na esquina e coloca por 1/5 do preço.

    • Ronald

      Película de 100 real não pode ser boa… As top estão na faixa de 800! Em compensação, além da durabilidade, tem a transparência de dentro pra fora que é ótima…

      • Ricardo

        Vc deve ser dono de loja de películas que superfaturam. Já tive 3 carros que coloquei películas das lojas mais baratas e não me incomodei, tinham preços justos, mas com certeza algumas lojas além de cobrarem caro tem películas lixo.

        • Ronald

          Falou o “dono da verdade”… O que é bom pra você, pode não ser para pessoas mais inteligentes e perceptivas. Eu falo de película que de dentro pra fora FICA TRANSPARENTE, e de fora pra dentro BEM ESCURO. Não estou me referindo a estas porcarias que você usa e acha bom. Que de noite e chovendo não enxerga um palmo a frente… E como “adivinho”, você é outra bola fora… Não sou vendedor de nada.

          • Ricardo

            Não acho nem um pouco inteligente pagar R$ 800 numa película!

            • Ronald

              Inteligente pra você deve ser ter dificuldade em enxergar a noite com essa película mixuruca que você chama de “boa”… Afinal pra que gastar tanto para se resguardar e também os outros, né?! Bobagem… Posso gastar com cerveja e depois voltar dirigindo… “Show”! Retrato do brasileiro…

              • Ricardo

                E vc deve ser o típico consumidor que é facilmente enganado pelo papinho enganador de empresários que super lucram os seus produtos. Por melhor que uma película seja, o material usado num carro pequeno não deve passar de R$ 50 e você paga R$ 800 e ainda se acha o espertão.

                • Ronald

                  😴😴😴😴😴😴

  • Bruno Alves

    A verdade é que carros sem película nos vidros ficam muito mais bonitos. Da outro aspecto ver o carro com vidros transparentes do que todo escuro, principalmente carros de luxo…

    • Fanjos

      Muito escuros eu acho feio, mas com um pouco de escurecimento eu acho que ficam mais bonitos

    • xyzR2

      “Então, como já dito, o insulfilm pode ser retirado nesses casos” que texto bizarro… afinal a película pode ser retirada por QUALQUER MOTIVO! Não só nesses casos.

      Vidro sem película = carro de rico, pq o cara estaciona em locais seguros e não é desleixado o suficiente pra largar bolsa/mochila e afins bem em cima do banco. Essa é a associação que eu faço, e em geral é o q acontece.
      Sinceramente o furto de objetos de veiculo tem caído bastante em SC, não sei o resto do Brasil.

      • José Barbosa

        Há controvérsias. Já ouvi falar (sem dados) que película escura é muito inseguro, justamente porque você não vê o que está acontecendo dentro do carro. Partindo do princípio muro x grade, faz sentido.

    • Pedro Henrique

      acho bonito também, quer ver os carros com aquele vidro mais esverdeado, fica muito bonito.
      porém, no dia dia que pega aquele sol do seu lado, película faz um bem danado.

    • TchauQueridos

      Eu conheço pelo apelido de “aquário”.
      Particularmente prefiro mais escuro possível. No verão é um terror esse vidro pelado.

      • Lorenzo Frigerio

        O filme só remove a luz visível. Os infravermelhos passam direto. Em outras palavras, não serve para nada, só para se esconder.

        • TchauQueridos

          Filme profissional 3m tem proteção UVA e UVB.

          • Lorenzo Frigerio

            Sim, mas o carro continua esquentando, pois os infravermelhos passam. A 3M tem um anti-infravermelho de verdade, só que obviamente, pelo preço, ninguém põe. A película é transparente.

            • Ronald

              Se informe melhor. Tem de várias marcas que bloqueiam tudo….

              • Lorenzo Frigerio

                Eu nunca disse que só a 3M tinha. A própria Insulfilm também tem. Agora, saiu dessas duas, eu não arriscaria. Mas o que eu quero dizer é que esse anti-IV especificamente as pessoas não põem. Preferem deixar o carro um “caixão” e acreditar que o saco de lixo preto segura o calor.

                • Francisco Helio

                  A película de proteção UV é ótima e pode ser usada até no para brisa sem prejuízo da visibilidade. Mas custa bem cara mesmo.

  • Louis

    Meu sonho era ter carro com vidros fumê, como parece padrão nos EUA. Janelas da porta da frente mais claras, e as traseiras mais escuras, sem risco de desbotar ou descolar. Poderiam oferecer como opcional.

    • gabriel avila

      Nos EUA não pode colocar filme no vidro da frente, nem nos laterais das portas com retrovisor

      • Louis

        No parabrisa aqui também não pode. Ou, não poderia, mas….

        • Retrato do Papai

          na teoria não pode, mas na prática.. nem o governo dá o exemplo, vai ver os carros que circulam as “autoridades” do legislativo, executivo e judiciário, é tudo lacrado…

    • Marcelo Alves

      A VW já comercializou aqui uma vez uma versão especial do Gol G3 (Gol Sport) com vidros escurecidos de fábrica, foi o único caso que eu tive conhecimento até hoje.

      No Japão se não me engano, é permitido usar insul-film escuro nos vidros laterais traseiros e no vidro traseiro, já nos vidros das portas das frente só pode usar um fumê mais claro que é permitido por lei, creio que em vários países seja assim, até aqui talvez seja assim.

      • Ediomar

        O Stilo brackmotion tinha os vidros escurecidos de fabrica tambem.

    • Guilherme

      O Punto já teve os traseiros mais escurecidos e verdes, bem legal

      • TchauQueridos

        Teve até uma versão do Punto e Idea que vinham até com a proteção dos vidros laterias se não me engano.

        • Guilherme

          Sim, disse traseiros, inclui os laterais. O elx tinha.

      • Ediomar

        O Stilo brackmotion tinha os vidros escurecidos de fabrica também.

    • zekinha71

      E pensar que nos anos 80 os carros tinham vidros fumê, degradê ou verdes e hoje nada.

    • Mauro Banqueiro

      Os japoneses também são assim

  • Zé Mundico

    Nos últimos 3 carros usados que comprei, minha primeira providência foi mandar arrancar a película dos vidros, pois o dono anterior fez o favor de colocar aquela mais escura, praticamente prêta, que simplesmente tira qualquer visibilidade a noite.
    Francamente, aquilo deveria ser proibido de tão perigoso que é.
    Por duas vezes (uma no Honda CRV e outra no Peugeot 408) quase sofri acidentes a noite por não enxergar um pedestre e por não enxergar um carro vindo na perpendicular. Os filmes eram tão prêtos que eu ficava praticamente cego sem enxergar p&%@ nenhuma!
    Tirei dos dois carros anteriores e do atual (um Mitsubishi Outlander) e mandei colocar aquele “intermediário” que me parece bem mais sensato e civilizado.

    • TchauQueridos

      Tambem já mandei tirar, G5 não enxerga nada.
      De dia fica muito bom, porém a noite…
      G20 acho que fica bacana, sem nada o sol judia demais.

  • Alvarenga

    Concordo que exagero nunca é bom mas ja me livrei de assalto porque os bandidos de moto não conseguiam enxergar dentro do meu carro. Enquanto o pais não puder oferecer segurança ao cidadão, as autoridades deveriam ter vergonha na cara de cobrar isso ou aquilo do cidadão. Se o cara se sente mais seguro com filme escuro, que use. E se fizer besteira por causa disso que pague. Cada um tem que saber e ser responsavel pelo que faz, mas ter o direito de se proteger tambem.

  • Fabio Marquez

    Meus carros todos usam G5 nos vidros traseiros e G20 nos laterais dianteiros, insulfilme no parabrisa dianteiro jamais.

  • Lorenzo Frigerio

    Nada dissolve essa cola. Deviam vender um produto que fizesse isso.

    • thiagosilva

      Eu tirei do meu. Usei o secador de cabelo pra esquentar (e amolecer a cola) e um borrifador com água e sabão. Na janela do carona restaram uns pontinhos de cola… tirei com um pano de microfibra e álcool gel (de churrasqueira).

  • Hodney Fortuna

    Pior é no carro da minha esposa que já está perto de completar 11 anos e ainda usa a película da concessionária que mandamos instalar na época em que tiramos o carro da loja.
    A película do parabrisa está soltando uns fragmentos sobre o painel e deixando a visibilidade do parabrisas terrível.

  • Mauro Banqueiro

    Fica bonito mas dá impressão de carro de bandido.

    Sem contar se você não for usar ar condicionado directo, nada adianta ter, na mesma vai baixar as janelas

  • Alexandre Maciel

    Uma ou outra pessoa falando que película não ajuda a proteger do sol. Peguei meu veículo atual há 2 meses e passei uma semana sem película. Não tem braço nem ovo que aguente. A diferença de conforto térmico após instalação de película permitida foi nítida. Moro em Fortaleza. Sem película, por aqui, só se o sujeito não usar o carro durante o dia.

  • Cmenusi

    Alguém sabe um jeito que REALMENTE FUNCIONE para retirar a película do vidro traseiro SEM DANIFICAR o desembaçador?

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