Como tirar o insulfilm do carro?

retirando insulfilm 2

Insulfilm é uma marca que acabou virando sinônimo da película para vidros, muito utilizada por proprietários de veículos basicamente para fornecer mais segurança e estética ao carro, embora na verdade, tenha surgido para outra finalidade, que é a redução de luz solar dentro do automóvel.

Muitos gostam, poucos odeiam. E nesse caso, como tirar o insulfilm do carro?

Como veremos mais adiante, não basta apenas retirar o filme da superfície do vidro, é importante também remover aquela cola, que além de dar um aspecto de abandono ao carro, ajuda a acumular mais sujeira e à danificar o vidro do automóvel.

Leia também: Qual insulfilm é permitido?

Existem alguns métodos recomendados para sua remoção, basicamente observando-se dois casos: vidros comuns e vidro com desembaçador. Uns utilizados por profissionais, outros caseiros.

Alguns profissionais que instalam insulfilm dizem que o tempo médio de garantia do fabricante da película é de cinco anos, mas com o carro exposto ao sol diariamente, por exemplo, essa vida útil cai para três anos.

Então, vamos aos métodos conhecidos para remoção do insulfilm:

Ar quente

Utilizado por profissionais que instalam insulfilm, a remoção por ar quente é um método que visa enfraquecer a película colada no vidro, fazendo com que esta solte mais facilmente ao ser removida da superfície do vidro.

E como é feito? Utiliza-se um secador de cabelo ou dispositivo com jato de ar quente.

Este deve ser passado sobre a película colada e depois é necessário começar a remoção começando pelos cantos do vidro e de forma delicada, bastando puxar lentamente o filme. É importante ter paciência para ir retirando o insulfilm.

Se ele rasgar, reinicie com a ponta que sobrou e vá puxando em diagonal até que toda a película esteja fora da superfície do vidro.

Lâmina com ar quente

Alguns pessoas utilizam lâminas de barbear ou raspadores para remover a películas mais velhas ou ressecadas diretamente com o uso do ar quente, que precisa ser constante em qualquer caso. Deve-se tomar cuidado para que a lâmina não danifique o vidro.

O ar quente sempre acompanha os movimentos de raspagem nesse caso para garantir o amolecimento da cola, a fim de facilitar a retirada do insulfilm. No caso de vidros com desembaçador, alguns profissionais dizem que desse modo não é possível a retirada sem danificar os filamentos térmicos do dispositivo.

Por isso, uma dica é ligar o desembaçador por uma hora, pelo menos, de modo que o calor dos filamentos do dispositivo enfraqueçam a cola e assim solte o filme com mais facilidade.

retirando insulfilm 4

Saco de lixo

Esse é um método mais caseiro, que alguns utilizam, não por profissionais do ramo de personalização de veículos, que é o uso do saco de lixo.

Nesse caso, utiliza-se também raspador de vidro ou lâmina de barbear, como alternativa ao primeiro, um rodo pequeno, borrifador, detergente neutro, estilete, saco de lixo de 100 litros, limpa-vidros, pano seco e esponja de bronze (palha de aço não pode).

Nesse caso, inicia-se a remoção com o borrifamento de limpa-vidros sobre a superfície do insulfilm com a devida proteção do revestimento das portas ou painel, utilizando-se pano ou jornal. A aplicação deve ser constante para que o produto químico, que possui amônia, possa descolar a película.

Então cola-se no lado externo do vidro um saco de lixo utilizando água, para criar um efeito de abafador. Assim, a temperatura e o efeito do limpador de vidros amolece a cola. É preciso recortar o saco plástico no formato do vidro para ampliar a eficiência no aumento de temperatura.

No interior, continua-se a borrifar o limpa-vidros para continuar amolecendo a cola. A recomendação após isso é pegar o saco de lixo do exterior e passar para o interior, sobre o insulfilm e deixar sob o sol por cerca de uma hora.

Nesse período, é necessário manter o limpa-vidros umedecido.

Depois disso, remova o saco de lixo e então, utilizando um estilete, corte uma ponta do insulfilm e puxe lentamente com as duas mãos, se for necessário, a fim de que toda a película saia. Faça em diagonal e, nesse caso, a cola tem que sair junto com o filme.

Nas extremidades do vidro, junto das caneletas, é necessário utilizar o raspador para remoção da cola que ficou ali, sempre com o vidro quente. Sem isso, o movimento do vidro será prejudicado pela ação do material colante.

Retirando a cola do insulfilm

Nos casos apresentados acima, a cola resultante é um fato presente no processo. Por isso, segundo profissionais do ramo, que utilizam o ar quente para remoção do insulfilm, é necessário a aplicação de detergente ou sabão neutro líquido para remoção, passando um pano ou esponja.

O uso de raspador de vidro para retirada do excesso de cola também é recomendado caso haja dificuldade na remoção.

Uma limpeza com álcool, por meio de um pano úmido, também ajuda a remover a cola.

No método do saco de lixo, a recomendação é utilizar o limpa-vidros para umedecer a cola e utilizar o raspador/lâmina ou esponja de bronze, mas este processo exige cuidado, especialmente nos filamentos do desembaçador, embora esta seja recomendada no lugar da lâmina, por motivos óbvios.

O raspador tem de ser usado em 45 graus e a esponja tem de ser testada antes em uma garrafa de vidro para evitar riscos no vidro do carro. Profissionais do ramo alertam sobre os riscos de se usar erradamente lâminas e esponjas.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X