CNH: confira 7 passos para tirar carteira de motorista

cnh 2020

Está planejando tirar sua carteira de motorista, ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH)?

Saiba que agora o processo para adquirir a carteira de motorista na categoria B, ou seja, para dirigir carros de passeio, sofreu mudanças, com nova carga horária e novos conteúdos pedagógicos.

A especialista em segurança, educação para o trânsito e formação de condutores, Roberta Torres, deu detalhes a respeito dos sete passos necessários para conseguir a carteira de motorista.

Confira todos esses passos, que devem ser tomados por pessoas que tenham mais de 18 anos, que saibam ler e escrever e que também tenham RG e CPF:

1. A escolha da autoescola:

O primeiro passo é escolher o Centro de Formação de Condutores (CFC), conhecido popularmente como autoescola. Esta empresa é que prestará todo o apoio necessário ao candidato que deseja tirar uma carteira de motorista.

No CFC, o aluno realizará outras etapas para finalmente chegar à tão sonhada CNH.

2. Exames:

O candidato a ter uma carteira de motorista deve submeter-se a dois exames iniciais: o exame psicológico e o exame de aptidão física e mental.

Ambos serão realizados em clínicas e/ou com profissionais credenciados e indicados pelo Detran. Apenas estes profissionais podem realizar estes exames, não qualquer médico, e seus custos serão informados na autoescola.

3. Curso teórico-técnico:

O terceiro passo é o curso teórico. Nele, os candidatos à obtenção da carteira de motorista (CNH) terão que fazer 45 horas/aula com conteúdo pedagógico determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa parte é dividida da seguinte forma:

  • Legislação de Trânsito – 18 horas/aulas
  • Direção Defensiva – 16 horas/aulas
  • Primeiros Socorros – 4 horas/aulas
  • Meio Ambiente e Cidadania – 4 horas/aulas
  • Noções de Mecânica Básica – 3 horas/aulas

Neste momento, os candidatos aprenderão sobre regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e mecânica básica.

Muitos acham este curso uma perda de tempo, mas é uma parte muito importante na busca da carteira de motorista, e ainda pode fazer a diferença entre alguém que apenas sabe dirigir e um motorista que realmente conhece os detalhes para fazer isso.

4. Exame teórico:

Em seguida, é a hora de realizar o exame teórico, aplicado pelo Detran, no qual serão avaliados os conhecimentos do futuro motorista acerca do conteúdo apresentado nas 45 horas/aula de curso.

O objetivo é certificar-se que ele absorveu as informações que foram ensinadas.

5. Aulas no simulador de direção:

Nesta etapa, os candidatos à CNH serão submetidos a treinamento simulado de acordo com conteúdo pedagógico determinado pelo Contran.

Ele é apresentado a situações que não poderiam ser reproduzidas e treinadas em vias públicas em segurança. As aulas são evolutivas e o aluno vivencia ambientes que reproduzem a realidade, em situações com diferentes graus de dificuldade, e conhece a forma correta de reagir a estes eventos.

Dessa forma, o candidato pode fixar o conteúdo teórico aprendido, conhecer os comandos e controles básicos do carro e ter a experiência de conduzir em situações como direção em rodovias, serras, sob neblina, chuva e aquaplanagem.

6. Aulas práticas no veículo:

Nesta etapa, o aluno realizará 20 aulas práticas no veículo, ou 17, caso tenho optado por realizar as três aulas de conteúdo noturno no simulador de direção veicular.

O candidato será submetido à direção em vias públicas com fluxo de veículos e pedestres. Com o resultado da prática no simulador, que emite um relatório com incidências de erros de conduta, infrações de trânsito e pontos que o aluno teve mais dificuldade, pode-se intensificar a prática de situações que precisam ser aprimoradas.

7. Exame de direção:

Finalizadas as aulas práticas, o último passo para a obtenção da carteira de motorista é o famoso (e temido) exame de direção. Nele, a capacidade dos futuros motoristas será avaliada a partir de uma série de critérios previamente determinados pelos órgãos responsáveis.

E pronto! Depois de passar por todos esses passos você conseguirá sua carteira de motorista ou CNH e poderá aproveitar seu carro para estudar, trabalhar e passear muito por aí!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias CNH

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.