É verdade que carro vermelho queima a pintura com o tempo?

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Se você já rodou muito por esse Brasil afora, já percebeu que muitos carros mais velhos estão com a pintura toda queimada.

E isso geralmente acontece em carros com pinturas de cores sólidas, como vermelho e preto.

O problema realmente existiu no passado, mesmo que a pessoa cuidasse corretamente da pintura do seu carro.

Mas desde o início dos anos 2000 isso não acontece mais, pois o problema foi superado por novas técnicas de pintura da indústria automotiva.

Um gerente técnico da Basf (empresa que produz tintas automotivas) deu certa vez uma entrevista para uma publicação automotiva explicando isso, comentando que antigamente, as cores sólidas, como é o caso da vermelha, eram conhecidas por serem “monocamadas”.

Hoje, o sistema usado pelas montadoras é 100% dupla camada, ou seja, a camada de baixo, chamada de basecoat, que dá a cor, e a camada de cima, que é o verniz, que dá o brilho para a pintura, além de oferecer uma resistência adicional.

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O verniz usado nas pinturas automotivas tem um desenvolvimento técnico bem elevado, no que diz respeito à resistência a intempéries, como sol, chuva, sereno e neblina.

Este verniz também protege a radiação ultravioleta, que é aquela que queima e danifica a nossa pele se não usarmos protetor solar. Ela também poderia queimar a pintura, se ela não fosse protegida por um verniz bem poderoso.

Agora, se a pessoa ficar fazendo polimento na pintura com muita frequência, ou se o carro já foi de vários proprietários, e cada um deles mandou polir a pintura, pode ser que o verniz ficou muito fino, e isso pode acarretar mesmo em uma pintura queimada.

Aí, a única solução é repintar o carro mesmo.

Características de cada tipo de pintura automotiva

Sólida: usa pigmentos sem efeito, as cores são branco, preto, vermelho, amarelo, por exemplo.

Metálica: contém pigmentos que dão um efeito aluminizado, junto com a cor.

Perolizada: tem pigmentos de efeito translúcido, além do pigmento da cor, o que dá um efeito mais discreto que o metálico, e dá mais profundidade à cor, geralmente é o tipo de cor de fábrica que custa mais caro.

Fosca: é usado um verniz sem brilho em cima da camada da tinta, é mais usada em carros “tunados” ou de séries especiais de fábrica.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.