É verdade que se perde a gasolina que entra no tanque depois do clique da bomba?

combustivel gasolina
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Ah, o famoso clique da bomba (também conhecido como desarme da bomba, ou travamento automático), sempre sumariamente ignorado por frentistas Brasil afora.

Quando você ouve o clique da bomba, significa que um importante sistema foi acionado. Este é o sistema de travamento automático, que ajuda na segurança do abastecimento.

Ele evita que se coloque combustível além do nível máximo recomendado para seu veículo.

Essa situação chata foi resolvida com uma lei que agora proibe que se faça isso. Mas mesmo assim, quando damos aquela espiada pelo espelho retrovisor, ainda vemos frentistas continuando a encher o tanque depois que a bomba desarmou.

Esse sistema do bico de abastecimento dos postos de combustíveis indica que o combustível já alcançou a ponta do mesmo, e deveria ser sempre o momento em que o abastecimento é finalizado.

Quando o frentista abastece mais um pouco, depois do clique da bomba, será que perdemos o combustível a mais que é colocado?

Todo carro é equipado com um reservatório com carvão ativado, chamado de cânister.

Esse reservatório recebe os vapores que são liberados pelo abastecimento, a fim de que eles não sejam liberados para atmosfera, causando uma poluição adicional, e também expondo à riscos a saúde do funcionário do posto de combustíveis.

Posteriormente, esses vapores, e eventualmente um pouco de gasolina que entre no cânister retornam para o coletor de admissão, para ser usado pelo motor.

Ou seja, o combustível abastecido após o enchimento completo do tanque não é perdido, mas se o frentista fizer isso várias e várias vezes no seu carro, isso irá ocasionar outros problemas.

Se esse ciclo for repetido muitas vezes, o carvão ativado do cânister vai perder suas propriedades, fazendo com que o cânister tenha de ser trocado.

Se isso não acontecer, os vapores irão sair para fora do tanque, e a chance de o bocal do tanque transbordar aumenta.

Problemas:

  • Risco de danificação do cânister, comprometendo a captura de vapores e aumentando a emissão de poluentes.
  • Possíveis problemas de desempenho no motor devido ao comprometimento do sistema de filtragem de combustível.
  • Aumento de custos com manutenção devido aos reparos necessários pelos danos causados.

A realidade é que parece que vários postos de combustíveis incentivavam seus funcionários a continuar abastecendo depois do travamento da bomba, para extrair aquele lucrinho a mais de cada cliente.

Vamos ver agora como vai ficar essa situação com a proibição de abastecer depois do clique da bomba.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.