Péssima frenagem de emergência: Compass, Taos e Equinox não detectam motociclistas corretamente

iihs teste sistemas colisao
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O órgão de segurança dos EUA, chamado de IIHS, ou Insurance Institute for Highway Safety, testou os sistemas de prevenção de acidentes, ou colisões (frenagem de emergência), dos 10 SUVs “compactos” mais vendidos naquele mercado.

Estes modelos são na verdade médios, para os padrões brasileiros, e dentre os 10 citados, temos vários modelos vendidos no Brasil, como Jeep Compass, Chevrolet Equinox, Volkswagen Taos, Toyota RAV4 e Honda CR-V.

Entraram na lista alguns outros também: Subaru Forester, Ford Escape, Hyundai Tucson, Mazda CX-5 e Mitsubishi Outlander.

Destes 10, apenas um modelo recebeu uma nota “boa”, na avaliação dos sistemas de frenagem de emergência, ou prevenção de colisões, e este foi o Subaru Forester.

Honda CR-V e Toyota RAV4 receberam nota “aceitável”. Uma nota “marginal” foi dada a Jeep Compass, Ford Escape e Hyundai Tucson, ao passo que Chevrolet Equinox, Mazda CX-5, Mitsubishi Outlander e Volkswagen Taos ganharam uma nota “pobre”, que é dada quando o resultado é bem ruim.

Temos que destacar que os critérios do IIHS ficaram mais difíceis de serem alcançados, como tem mesmo de ser feito com o passar do tempo.

As velocidades testadas passaram de 20 km/h e 40 km/h para 50, 60 e 70 km/h, para testar esses sistemas em situações bem mais complicadas.

Para se ter uma idéia de como os testes ficaram difíceis, os dez modelos tinham recebido notas máximas no sistema anterior.

O teste acabou mostrando que os sistemas de frenagem automática dos modelos atuais não são muito eficientes em frear quando estão lidando com motos ou picapes grandes, em comparação com sua eficiência quando o carro da frente é do mesmo tamanho que o carro em questão.

Os sistemas tinham que avisar o motorista pelo menos 2,1 segundos antes do momento do impacto, e conseguir frear sem bater no obstáculo, para ganhar mais pontos.

Um cientista de pesquisa do IIHS, chamado David Kidd, que liderou o desenvolvimento do novo sistema de avaliação desses sistemas, comentou que isso foi feito, pois “obviamente, colisões que acontecem em velocidades maiores são mais perigosas.”

O Subaru Forester deu um bom exemplo para todos os seus concorrentes, evitando a colisão em quase todas as velocidades testadas, somente tocando a moto a uma velocidade bem baixa, no teste de 70 km/h.

Volkswagen Taos, Mitsubishi Outlander, Chevrolet Equinox e Mazda CX-5 não conseguiram identificar a moto em nenhum dos testes. O pior foi o Equinox, que não reduziu sua velocidade em quase nada.

Veja o vídeo:

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.