Governamental/Legal

Isenção de impostos: Pessoas com deficiência física são contempladas

Isenção de impostos: Pessoas com deficiência física são contempladas

Agora os portadores de deficiência física ou que tenham seqüelas devido a doenças ou acidentes, poderão contar com uma grande ajuda na hora de adquirir um automóvel 0 km.


Agora quem têm artrite reumatóide, teve Acidente Vascular Cerebral (AVC), mastomizados (que tiveram câncer de mama), artrose, deformidades, problemas sérios na coluna, fístula no braço (hemodiálise), portadores de placas ou pinos, nanismo, paralisia de membros, próteses na bacia, no fêmur e no joelho, e também aqueles que passaram por cirurgias e ficaram com seqüelas motoras, além de Mal de Parkinson, podem adquirir um carro novo sem muitos impostos.

A lista de isenções é bem completa e inclui os seguintes impostos: IPVA, IOF, IPI e ICMS. Somados, todos estes impostos chegam a representar uma economia de 30% no preço sugerido de um automóvel novo. A isenção vale para carros adaptados, novos ou automáticos com valor até R$ 70.000.

Nos usados, apenas o IPVA deixa de ser cobrado, sendo pago pelo carro o valor normal de mercado, já que o dono anterior obviamente não pode ser responsável por dar descontos maiores.


Para ter direito a comprar um carro novo com isenção de impostos, o consumidor precisa passar por uma perícia médica certificada pelo Detran e adquirir um CNH especial, que pode ser adquirida em auto-escolas credenciadas para tal. Depois de ter toda a documentação em mãos, o consumidor terá de enviá-las para a Receita Federal e Secretária da Fazenda, através de um consultor.

Mas isto não sai de graça, já que o custo dessa operação fica em torno de R$1,2 mil. Depois disso, é comprar o carro específico sem recolher tais taxas por tempo indeterminado, exceto o IOF, cobrado apenas uma vez.

Lembrando que não precisa ser necessariamente a pessoa com a deficiência que vá dirigir o carro, pois a maioria dos problemas de saúde relatados acima exigem que a pessoa pare de dirigir. Ela pode muito bem passar o carro para alguém da família dirigir por ela.

[Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul]

Isenção de impostos: Pessoas com deficiência física são contempladas
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email