Fiat Fastback e Pulse híbridos flex chegam em novembro; confira consumo

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Numa apresentação, os modelos Fastback e Pulse foram confirmados como os primeiros híbridos flex da Fiat no Brasil, com versão conhecida como T200 Hybrid, mas usando essencialmente o sistema MHEV ou Mild Hybrid com 12 volts.

Além da motorização GSE 1.0 Turbo com um motor/gerador elétrico no lugar do alterador, polia especial, correia, ECU modificada e bateria de lítio de 12 volts, a dupla da Fiat terá ainda uma cor especial em tom de azul.

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Nas imagens publicadas pelo canal @stellantis_clube , o Fiat Fastback T200 Hybrid aparece num telão com cluster digital customizado, com indicações do funcionamento do sistema e de eficiência energética, incluindo estado da bateria.

No caso do Fiat Fastback T200 Hybrid, o consumo indicado num comparação com o atual, mostra como ele ficou mais eficiente, passando de 8,1 km/l (com etanol) para 9,6 km/l, na cidade.

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Já na estrada com o combustível vegetal, o Fastback Hybrid fará 10,9 km/l ante os atuais 9,7 km/l do T200 Flex. Usando gasolina, na cidade, o consumo vai de 11,3 km/l para 12,6 km/l, enquanto na estrada se mantém em 13,9 km/l.

É importante ressaltar que, como em todo híbrido, não importa o sistema que esteja usando, o consumo urbano sempre ficará em evidência, com poucas exceções.

O sistema MHEV é o mais simples que se pode implantar em um carro comum e não exige grandes investimentos como num HEV ou PHEV, que demandam até um motor de ciclo diferente para alcançarem eficiência superior.

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No Brasil, as montadoras como Stellantis, GM e VW já se decidiram pelo MHEV como primeiro passo, com inserções de HEV e PHEV bem mais adiante. Por aqui, apenas a Caoa Chery usa essa tecnologia em carros nacionais.

O ganho na eficiência é importante no caso da Fiat, que também deve implantar o projeto Bio-Hybrid na picape Toro, sendo nesse caso o HEV, que pode ser usado com o motor GSE 1.3 Turbo.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X