Numa apresentação, os modelos Fastback e Pulse foram confirmados como os primeiros híbridos flex da Fiat no Brasil, com versão conhecida como T200 Hybrid, mas usando essencialmente o sistema MHEV ou Mild Hybrid com 12 volts.
Além da motorização GSE 1.0 Turbo com um motor/gerador elétrico no lugar do alterador, polia especial, correia, ECU modificada e bateria de lítio de 12 volts, a dupla da Fiat terá ainda uma cor especial em tom de azul.
Nas imagens publicadas pelo canal @stellantis_clube, o Fiat Fastback T200 Hybrid aparece num telão com cluster digital customizado, com indicações do funcionamento do sistema e de eficiência energética, incluindo estado da bateria.
No caso do Fiat Fastback T200 Hybrid, o consumo indicado num comparação com o atual, mostra como ele ficou mais eficiente, passando de 8,1 km/l (com etanol) para 9,6 km/l, na cidade.
Já na estrada com o combustível vegetal, o Fastback Hybrid fará 10,9 km/l ante os atuais 9,7 km/l do T200 Flex. Usando gasolina, na cidade, o consumo vai de 11,3 km/l para 12,6 km/l, enquanto na estrada se mantém em 13,9 km/l.
É importante ressaltar que, como em todo híbrido, não importa o sistema que esteja usando, o consumo urbano sempre ficará em evidência, com poucas exceções.
O sistema MHEV é o mais simples que se pode implantar em um carro comum e não exige grandes investimentos como num HEV ou PHEV, que demandam até um motor de ciclo diferente para alcançarem eficiência superior.
No Brasil, as montadoras como Stellantis, GM e VW já se decidiram pelo MHEV como primeiro passo, com inserções de HEV e PHEV bem mais adiante. Por aqui, apenas a Caoa Chery usa essa tecnologia em carros nacionais.
O ganho na eficiência é importante no caso da Fiat, que também deve implantar o projeto Bio-Hybrid na picape Toro, sendo nesse caso o HEV, que pode ser usado com o motor GSE 1.3 Turbo.
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