Fiat Mobi e Argo deixam de ser vendidos na Argentina; conheça os motivos

fiat argo 2024 milazzo santos (1)
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Diferentemente do Cronos, nascido na província de Córdoba, os modelos Mobi e Argo são brasileiros e chegam para nossos vizinhos como importados. Isso, naturalmente, os faz ter um despenho inferior ao do irmão de três volumes.

Mesmo assim, os mineiros Mobi e Argo 2024 resistiram durante um bom tempo por lá. Agora, porém, o site argentino da Fiat não exibe mais a dupla de compactos fabricados em Betim (MG).

A ausência de Mobi e Argo pode ter várias causas, embora a montadora italiana não tenha comunicado nada sobre a saída dos produtos do site da Fiat.

De qualquer forma, com a situação econômica e política no país vizinho, a importação dos dois modelos pode ter se tornado onerosa devido aos entraves alfandegários, que afetaram fortemente o mercado argentino recentemente.

Outro motivo é que, diante de tal situação, os compradores ficam notadamente com o pé atrás e isso acaba jogando as vendas por água abaixo.

fiat mobi 2024 milazzo santos 1
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Sem Mobi e Argo, a Fiat reduziu seu portfólio argentino para os modelos Cronos (feito localmente), Pulse, Strada, Toro e Fiorino, todos fabricados no Brasil, além do furgão Ducato 2024.

Perceba que a Fiat, no país vizinho, não explora a produção uruguaia com o Scudo, embora a marca tenha enorme reserva de produtos que pode atrair a atenção dos argentinos.

Já anunciado por lá, o Pulse Abarth pode receber a companhia do Fastback Abarth, mas não sem a chegada do Fiat Fastback.

Além disso, a Fiat ainda pode lançar na Argentina a Titano, picape média fabricada no Uruguai que, assim como o Scudo, pode ampliar as vendas da marca por lá.

A única coisa seria relacionada com a política de importação do país, especialmente com o Uruguai, mas a Peugeot vende por lá o Expert uruguaio, então a Stellantis não terá problemas com isso.

Sem Mobi e Argo, as exportações da Fiat diminuem para o principal mercado externo de carros brasileiros.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X