O Argo continua brigando no difícil segmento de entrada do mercado brasileiro, onde os carros buscam oferecer algo diferente para justificar seus preços cada vez maiores.
O modelo da Fiat já custa acima de R$ 80 mil por aqui, sendo vendido em 5 versões com motores 1.0 ou 1.3 e câmbio manual ou automático.
Os preços chegam a quase R$ 103 mil com todos os opcionais. Será que vale tudo isso?
- Argo 1.0 MT
- Argo Drive 1.0 MT
- Argo Trekking 1.3 MT
- Argo Drive 1.3 AT
- Argo Trekking 1.3 AT
Cores disponíveis: Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional); Vermelho Montecarlo, Branco Banchisa, Vermelho Montecarlo com teto Preto Vulcano e Branco Banchisa com teto Preto Vulcano (sólidas, R$ 990); Cinza Silverstone, Cinza Silverstone com teto Preto Vulcano e Prata Bari (metálicas, R$ 1.990).
Equipamentos
Argo 2024 1.0 MT – motor 1.0 de 71/75 cv e 10/10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
SEGURANÇA: HSD (High Safety Drive) – airbag duplo (motorista e passageiro) e freios ABS com EBD, alarme antifurto, brake-light e ESS (sinalização de frenagem de emergência), cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração), gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix) e travas elétricas nas portas e porta-malas (com travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível e indicador de portas abertas).
CONFORTO E TECNOLOGIA: ar-condicionado com filtro antipólen, direção elétrica progressiva, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, chave canivete com telecomando (abertura e fechamento das portas e vidros elétricos) com Fiat Code 2ª geração das portas e vidros, Check quadro de instrumentos (Welcome Moving), computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia), desembaçador do vidro traseiro temporizado, Follow me home, HCSS (sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência, quadro de instrumentos de 3,5 polegadas com relógio digital, calendário e indicador de temperatura e externa multifuncional em TFT personalizável, tomada 12V, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento e volante com regulagem de altura.
INTERIOR: banco traseiro rebatível e encostos de cabeça traseiros (laterais e central).
VISUAL: aerofólio traseiro na cor do veículo, maçanetas e retrovisores externos na cor preta, retrovisores externos com comando manual e rodas de aço estampado de 14 polegadas com calotas integrais e pneus “verde” 175/65 R14 com baixa resistência à rolagem.
OPCIONAL:
- Pack Safety (R$ 490) – ESC (controle de estabilidade), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida) e TC (controle de tração).
Argo 2024 Drive 1.0 MT – motor 1.0 de 71/75 cv e 10/10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + banco do motorista com regulagem de altura, banco do passageiro com bolsa porta objetos no encosto, central multimídia UCONNECT de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entradas USB (2), sistema de reconhecimento de voz e segunda porta USB, iluminação do porta-luvas e porta-malas, iTPMS (monitoramento de pressão dos pneus), luz de leitura dianteira, maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo, rodas de aço de 15 polegadas com calotas integrais e pneus “verde” 185/60 R15 com baixa resistência à rolagem e volante com comandos de rádio e telefone.
OPCIONAIS:
- Drive Top (R$ 2.990) – calotas exclusivas, ar-condicionado digital, chave presencial, partida por botão, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento e retrovisores externos elétricos com função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) e indicadores de direção.
- Pack Safety (R$ 490) – ESC (controle de estabilidade), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida) e TC (controle de tração).
Argo 2024 Trekking 1.3 MT – motor 1.3 de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + alças de apoio nas laterais do teto para passageiros dianteiro e traseiros, barras longitudinais no teto, câmera de ré, caracterização Trekking (adesivo no capô, faixas laterais e faixa na tampa traseira), faróis de neblina, LED design nos faróis dianteiros, moldura de proteção nas caixas de roda, pintura bicolor (teto, aerofólio traseiro e retrovisores externos na cor preta), retrovisores externos elétricos com função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) e indicadores de direção, rodas de liga leve de 15 polegadas com cor exclusiva e pneus 205/60 R15 de uso misto ATR, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, suspensão elevada com maior altura em relação ao solo e vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento.
OPCIONAIS:
- Pack Safety (R$ 490) – ESC (controle de estabilidade), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida) e TC (controle de tração).
- Trekking Top (R$ 2.990) – ar-condicionado digital, bancos e volante em couro ecológico, chave presencial e partida por botão.
Argo 2024 Drive 1.3 AT – motor 1.3 de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque, com câmbio CVT de 7 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens da versão Drive MT + câmbio automático do tipo CVT (com 7 velocidades simuladas) e modo Sport, controle eletrônico de tração e estabilidade (TC + ESC), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida) e piloto automático.
Argo Trekking 1.3 AT 2024 – motor 1.3 de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque, com câmbio CVT de 7 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens da versão Trekking 1.3 MT + câmbio automático do tipo CVT (com 7 velocidades simuladas) e modo Sport, controle eletrônico de tração e estabilidade (TC + ESC), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida) e piloto automático.
OPCIONAL:
- Trekking Top (R$ 2.990) – ar-condicionado digital, bancos e volante em couro ecológico, chave presencial e partida por botão.
Preços
- Argo 1.0 MT – R$ 80.990
- Argo Drive 1.0 MT – R$ 84.490
- Argo Trekking 1.3 MT – R$ 92.990
- Argo Drive 1.3 AT – R$ 94.390
- Argo Trekking 1.3 AT – R$ 97.990
Mecânica
Sem grandes mudanças no mercado nacional, o Argo da linha 2024 continua sendo oferecido com dois motores e dois tipos de câmbio, totalizando três possíveis configurações na parte mecânica.
A gama começa com duas versões que usam o motor 1.0 Firefly de 3 cilindros em linha, 2 válvulas por cilindro, injeção multiponto e comando simples de válvulas no cabeçote, sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas.
Esse motor do Argo 2024 entrega 71 cavalos de potência com gasolina e 75 cv com etanol, números alcançados a 6.000 rpm. Além disso, também tem 10 ou 10,7 kgfm de torque, respectivamente, a 3.250 rpm.
Acima dele está o motor 1.3 Firefly. Esse propulsor transversal tem 4 cilindros em linha e 8 válvulas, aspiração natural, injeção multiponto e comando simples de válvulas, mas oferece o câmbio CVT de 7 velocidades além do manual.
São 98 cv com gasolina e 107 cv com etanol, a 6.250 rpm, e ainda 13,2/13,7 kgfm de torque, a 4.000 rpm.
Dados de performance
Confira os números na aceleração até os 100 km/h e velocidade máxima de cada versão do hatch da Fiat:
- Argo 1.0 MT – 13,4 segundos e 162 km/h
- Argo 1.3 MT – 10,8 segundos e 173 km/h
- Argo 1.3 AT – 11,2 segundos e 174 km/h (173 km/h na versão Trekking)
Consumo
CONSUMO CIDADE
- Argo 1.0 MT – 9,3 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina
- Argo 1.3 MT – 9,1 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina
- Argo 1.3 AT – 8,9 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina (12,7 km/l na versão Trekking)
CONSUMO ESTRADA
- Argo 1.0 MT – 10,3 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina
- Argo 1.3 MT – 10 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina
- Argo 1.3 AT – 10,6 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina (10,1 e 13,9 km/l na versão Trekking)
Revisões
Revisão | Custo | Custo |
Quilometragem | Preços 1.0 | Preços 1.3 |
10.000 km | R$ 496 | R$ 556 |
20.000 km | R$ 708 | R$ 764 |
30.000 km | R$ 508 | R$ 568 |
40.000 km | R$ 1.564 | R$ 1.764 |
50.000 km | R$ 540 | R$ 600 |
60.000 km | R$ 904 | R$ 964 |
TOTAL | R$ 4.720 | R$ 5.216 |
Informações técnicas
Motor |
Firefly 1.0 |
Firefly 1.3 |
Tipo | Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol | Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol |
Número de cilindros | 3 em linha | 4 em linha |
Cilindrada (cm3) | 999 | 1332 |
Válvulas | 6 | 8 |
Taxa de compressão | 13,2:1 | 13,2:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto | Multiponto |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 71 cv @ 6000 rpm / Etanol: 75 cv @ 6000 rpm | Gasolina: 98 cv @ 6250 rpm / Etanol: 107 cv @ 6250 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 10 kgfm @ 3250 rpm / Etanol: 10,7 kgfm @ 3250 rpm | Gasolina: 13,2 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 13,7 kgfm @ 4000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo | Manual 5 marchas | Manual 5 marchas ou CVT de 7 velocidades |
Freios | ||
Tipo | Disco / tambor | Disco / tambor |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson, independente com barra estabilizadora | McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | 14 ou 15 polegadas | 15 polegadas |
Pneus | 175/65 R14 ou 185/60 R15 | 185/60 R15 ou 205/60 R15 ATR |
Dimensões | ||
Comprimento total (mm) | 3998 | 3998 ou 4031 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1724 | 1724 ou 1750 |
Altura (mm) | 1503 | 1512 ou 1568 |
Distância entre os eixos (mm) | 2521 | 2521 |
Capacidades | ||
Porta-malas (litros) | 300 | 300 |
Tanque (litros) | 48 | 48 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 400 | 400 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1077 | 1130 ou 1170 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,34 | 0,34 |
Fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!