O Cronos 2024 já está à disposição dos brasileiros, agora com algumas mudanças em sua gama de versões.
A principal foi a saída da opção de entrada, que o tornava o sedã mais barato do nosso mercado.
Agora, o modelo da Fiat varia entre R$ 90 mil e quase R$ 111 mil, mostrando que não existe mais carro barato por aqui. Mas será que ele ainda tem qualidades que podem te convencer?
- Cronos Drive 1.0 MT
- Cronos Drive 1.3 MT
- Cronos Drive 1.3 AT
- Cronos Precision 1.3 AT
Cores disponíveis: Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional); Branco Banchisa e Vermelho Montecarlo (sólidas, R$ 990); Cinza Silverstone e Prata Bari (metálicas, R$ 1.990); Branco Alaska (perolizada, R$ 1.980).
Leia também sobre o Cronos 2023.
Equipamentos
Cronos 2024 Drive 1.0 MT – motor 1.0 de 71/75 cv e 10/10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
SEGURANÇA: airbag duplo, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, alarme antifurto, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, brake-light, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e pré-tensionadores, cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos, encostos de cabeça traseiros (laterais e central), ESS (sinalização de frenagem de emergência), Isofix, freios ABS com EBD e travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível).
CONFORTO E TECNOLOGIA: ar-condicionado com filtro antipólen, central multimídia Uconnect 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entradas USB (2) e sistema de reconhecimento de voz, segunda porta USB, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e sensor antiesmagamento, volante com comandos de rádio e telefone, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete com Fiat Code e telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, check quadro de instrumentos (Welcome Moving), computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro temporizado, direção assistida elétrica progressiva, Follow me home, HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), monitoramento de pressão dos pneus (iTPMS), Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena), painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas multifuncional em TFT personalizável, retrovisores externos com comando interno mecânico e volante com regulagem de altura.
INTERIOR: luzes de leitura dianteira e traseira, iluminação do porta-malas e porta-luvas e tomada 12V.
VISUAL: LED Design nos faróis dianteiros, maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo e rodas de aço de 15 polegadas com calotas integrais e pneus “verde” com baixa resistência a rolagem 185/60 R15.
OPCIONAIS:
- Drive Plus (R$ 2.980) – retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré), câmera de ré, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus “verde” 185/60 R15 com baixa resistência a rolagem e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas.
- Pack Safety (R$ 490) – controle de estabilidade (ESC), controle de tração (TC) e Hill Holder (assistente de subida em rampas).
Cronos 2024 Drive 1.3 MT – motor 1.3 de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + motor 1.3.
OPCIONAIS:
- Pack Safety (R$ 490) – controle de estabilidade (ESC), controle de tração (TC) e Hill Holder (assistente de subida em rampas).
- Série Especial S-Design (R$ 3.990) – faróis de neblina, ar-condicionado automático digital, retrovisores externos elétricos com Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) e luzes indicadoras de direção integradas, indicador de temperatura externa, câmera de ré, volante revestido em couro ecológico, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 185/60 R15 com acabamento escurecido, chave presencial (Keyless Entry), Keyless go (partida do motor por botão), bancos com acabamento exclusivo S-Design, interno escurecido e painel, volante, console central, retrovisor, spoiler e frisos externos com detalhes e acabamento exclusivos.
Cronos 2024 Drive 1.3 AT – motor 1.3 de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque, com câmbio CVT de 7 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + câmbio automático do tipo CVT (com 7 velocidades simuladas) e modo Sport, Hill Holder (assistente de subida em rampas), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC) e piloto automático (cruise control).
OPCIONAL:
- Série Especial S-Design (R$ 3.990) – faróis de neblina, ar-condicionado automático digital, retrovisores externos elétricos com Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) e luzes indicadoras de direção integradas, indicador de temperatura externa, câmera de ré, volante revestido em couro ecológico, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 185/60 R15 com acabamento escurecido, chave presencial (Keyless Entry), Keyless go (partida do motor por botão), bancos com acabamento exclusivo S-Design, interno escurecido e painel, volante, console central, retrovisor, spoiler e frisos externos com detalhes e acabamento exclusivos.
Cronos 2024 Precision 1.3 AT – motor 1.3 de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque, com câmbio CVT de 7 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + ar-condicionado automático digital com filtro antipólen, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), alças de apoio lateral de teto para passageiros dianteiro e traseiros, apoio de braço para motorista, banco traseiro bipartido 60/40, bancos revestidos em couro ecológico preto, câmera de ré, faróis de neblina dianteiros, frisos, maçanetas externas e para-choques com detalhes cromados, Keyless Enter ‘n Go (abertura e fechamento do veículo por aproximação da chave + partida por botão), retrovisores externos com ajuste e rebatimentos elétricos e função Tilt Down (inclinação automática do espelho direito ao acionar a ré), luzes indicadoras de direção e iluminação externa de cortesia (luz de poça), rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16 e volante revestido em couro ecológico.
OPCIONAL:
- Bancos revestidos em couro marrom (R$ 1.300).
Todos os valores
- Cronos 2024 Drive 1.0 MT – R$ 90.290
- Cronos 2024 Drive 1.3 MT – R$ 96.990
- Cronos 2024 Drive 1.3 AT – R$ 97.990
- Cronos 2024 Precision 1.3 AT – R$ 110.890
Motores 1.0 e 1.3
O Cronos 2024 perdeu a antiga versão de entrada, restando apenas uma configuração com o motor 1.0. As outras sempre usam o motor 1.3, que pode ser associado a dois tipos de câmbio.
Falando sobre o propulsor de entrada, a Fiat segue com o conhecido 1.0 Firefly de 3 cilindros em linha, 2 válvulas por cilindro, disposição transversal, injeção multiponto e comando único no cabeçote.
Com ele, o sedã entrega 71 cv com gasolina e 75 cv com etanol, a 6.000 rpm, além de 10/10,7 kgfm de torque, respectivamente, a 3.250 rpm. O único câmbio disponível com esse motor é o manual de 5 marchas.
As outras versões do Cronos 2024 usam o motor 1.3 Firefly, com disposição transversal, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, injeção multiponto e comando único no cabeçote.
Os números sobem para 98/107 cavalos de potência (6.250 rpm), com gasolina ou etanol, e ainda 13,2/13,7 kgfm de torque (4.000 rpm). Aqui, além do câmbio manual citado acima, existe ainda a transmissão CVT de 7 velocidades.
Desempenho
Descubra quanto tempo o Cronos 2024 leva para atingir 100 km/h e qual é a sua velocidade máxima, em cada versão:
- Cronos 1.0 MT 2024 – 15,3 segundos e 162 km/h
- Cronos 1.3 MT 2024 – 11,5 segundos e 183 km/h
- Cronos 1.3 CVT 2024 – 12,1 segundos e 170 km/h
Consumo
CONSUMO CIDADE
- Cronos 1.0 MT 2024 – 9,9 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina
- Cronos 1.3 MT 2024 – 9 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina
- Cronos 1.3 CVT 2024 – 9,3 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- Cronos 1.0 MT 2024 – 11,4 km/l com etanol e 16,1 km/l com gasolina
- Cronos 1.3 MT 2024 – 10,9 km/l com etanol e 15,5 km/l com gasolina
- Cronos 1.3 CVT 2024 – 11 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina
Revisões
Revisão |
Custo |
Custo |
Quilometragem |
Preços 1.0 |
Preços 1.3 (MT ou CVT) |
10.000 km |
R$ 496 |
R$ 556 |
20.000 km |
R$ 708 |
R$ 764 |
30.000 km |
R$ 508 |
R$ 568 |
40.000 km |
R$ 1.564 |
R$ 1.764 |
50.000 km |
R$ 540 |
R$ 600 |
60.000 km |
R$ 904 |
R$ 964 |
Informações técnicas
Motor |
Firefly 1.0 |
Firefly 1.3 |
Tipo |
Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina |
Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina |
Número de cilindros |
3 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
999 |
1.332 |
Válvulas |
6 |
8 |
Taxa de compressão |
13,2:1 |
13,2:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Multiponto |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
Gasolina: 71 cv @ 6.000 rpm / Etanol: 75 cv @ 6.000 rpm |
Gasolina: 98 cv @ 6.000 rpm / Etanol: 107 cv @ 6.250 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
Gasolina: 10 kgfm @ 3.250 rpm / Etanol: 10,7 kgfm @ 3.250 rpm |
Gasolina: 13,2 kgfm @ 4250 rpm / Etanol: 13,7 kgfm @ 4000 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Manual de 5 marchas |
Manual de 5 marchas ou CVT de 7 velocidades |
Tração |
||
Tipo |
Dianteira |
Dianteira |
Freios |
||
Tipo |
Disco ventilado / Tambor |
Disco ventilado / Tambor |
Direção |
||
Tipo |
Elétrica |
Elétrica |
Suspensão |
||
Dianteira |
McPherson, barra estabilizadora |
McPherson, barra estabilizadora |
Traseira |
Eixo de torção |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
15 polegadas |
15 ou 16 polegadas |
Pneus |
185/60 R15 |
185/60 R15 ou 195/55 R16 |
Dimensões |
||
Comprimento total (mm) |
4.364 |
4.364 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1.726 |
1.726 |
Altura (mm) |
1.508 |
1.508 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.521 |
2.521 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
525 |
525 |
Tanque (litros) |
48 |
48 |
Carga útil (kg) |
400 |
400 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1.139 |
1.139 a 1.196 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,34 |
0,34 |
Cronos 2024 – fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!