Muito se fala hoje em dia nas chamadas “guerras proxy’s”, mas no mundo automotivo, acontece algo semelhante em regiões como a Europa, porém, o que vamos ver, por aqui, será uma repetição disso, com players ocidentais contra marcas chinesas.
Todavia, a estratégia “proxy” é usar uma chinesa contra outras chinesas e a Stellantis foi a primeira a fazer isso com a Leapmotor, mas sabemos bem que outras montadoras instaladas aqui possuem suas representantes na terra do dragão.
Veja também
Assim, após já termos falado disso aqui no NA, eis que uma delas finalmente abriu o jogo num flagra para realmente chamar atenção. A General Motors já está testando um carro elétrico chinês por aqui, sendo ele o jipinho Baojun Yep Plus (saiba mais sobre ele aqui).
Flagrado por Rafael Franchi, seguidor do canal @mentirasautomotivas e do @canalcarros, o Yep Plus é uma variante maior do modelo Yep, um mini carro elétrico da marca chinesa. O pequeno SUV foi visto com camuflagem estilizada, exatamente para chamar atenção.

O Baojun Yep Plus portava uma cobertura visual colorida e também a inscrição “Mais eletricidade pra você” que, em São Paulo, soa como um contraste diante do recente apagão na capital paulista.
Com tudo colorido, inclusive as rodas, o Yep Plus mostra que a GM seguirá a Stellantis se o jipinho não for integrado ao portfólio da Chevrolet. Isso não ocorre em outros mercados, diferente de modelos mais antigos da Baojun, como o Groove no Chile.

Nada impede que a GM faça isso, reforçando a Chevrolet, porém, um domínio www.baojun.com.br existe. Já www.wuling.com.br não.
Assim, a montadora poderia não mudar os planos de eletrificação da gravata dourada e implantar uma bandeira nova no país, no caso a Baojun. Como já é conhecida na imprensa brasileira, a chinesa não seria uma estranha por aqui.

Com a GM por trás, fica fácil a expansão da Baojun, com apoio da extensa rede Chevrolet e a própria infraestrutura da montadora no país, com suas três plantas de veículos e uma de motores, fora a Argentina.
A Baojun tem uma série de modelos que podem ser vendidos no Brasil e, dependendo da demanda, até mesmo montados aqui, tal como a Stellantis não descarta fazer com a Leapmotor.

Assim, o Yep Plus pode ser a primeira peça de uma ação onde a famosa frase “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”, pode ser facilmente traduzida na implantação de uma marca “proxy”.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias