Honda encerra produção de células de combustível feitas com a General Motors; japonesa partirá para tecnologia própria

honda crv efcev 1
honda crv efcev 1

O hidrogênio continua sendo o combustível do futuro para a Honda e mesmo com baixa aceitação no mercado mundial, ele permanece como uma das prioridades da marca japonesa, que dá um passo decisivo na evolução da tecnologia.

Assim, a Honda decidiu encerrar a produção de sistemas de células de combustível atualmente fabricados nos EUA pela Fuel Cell System Manufacturing LLC (FCSM), uma joint venture com a GM, até o final de 2026.

Daqui para frente, a Honda passará a utilizar sistemas de células de combustível de última geração, desenvolvidos de forma independente pela própria empresa.

honda crv efcev 3
honda crv efcev 3

A FCSM foi fundada em Brownstown, Michigan, EUA, em janeiro de 2017, como a primeira joint venture da indústria automotiva para produzir sistemas avançados de células a combustível de hidrogênio. 

Veja também

Além de desenvolver sistemas de células a combustível de alta qualidade com excelente durabilidade e resistência a baixas temperaturas, as duas empresas combinaram sua experiência.

Nesse caso, GM e Honda focaram em desenvolvimento, produção e compras para alcançar diversas sinergias, incluindo a adoção de tecnologias de produção avançadas e a redução de custos por meio da padronização de fornecedores de peças.

honda crv fcev 1
honda crv fcev 1

Por meio dessa colaboração, as duas obtiveram alguns resultados e após extensas discussões entre ambas sobre a continuidade dos negócios da FCSM, elas concordaram em encerrar a produção de sistemas de células a combustível nesta empresa.

A partir de agora, a Honda continuará trabalhando para expandir ainda mais as oportunidades de negócios, alavancando os sistemas de células a combustível de última geração de origem na própria Honda para transformar seu negócio de hidrogênio em um novo pilar de atividade-fim.

A Honda tem como objetivo alcançar a neutralidade de carbono em todos os seus produtos e atividades corporativas até 2050 e está trabalhando em três pilares: neutralidade de carbono, energia limpa e circulação de recursos, em todos os níveis. 

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.