A Honda Pop 100 foi uma motocicleta bem simples da marca japonesa, equipada com seu pequeno motor de 100 cm³ de cilindrada.
Ela chegou ao mercado brasileiro em 2007, como uma opção mais em conta em relação à Biz, de 125 cm³, aparecendo como a aposta da japonesa para atingir um público bem maior.
Como parte do conceito “Motocracia Honda“, o modelo super econômico chegou às lojas na primeira semana de fevereiro de 2007 em versão única, disponível apenas nas cores preto, vermelho, amarelo e azul.
Na época, a Honda Pop 100 teve como preço público sugerido oficial um valor de apenas R$ 3.990, o que chamou a atenção de muitos, pois era consideravelmente mais barata do que a Honda Biz 125 KS.
Esta era, na época, a segunda mais em conta da Honda, saindo por R$ 4.892. Ou seja, mesmo sendo bem barata, a Honda Biz ainda custava quase R$ 1 mil a mais que a novidade Pop 100.
Vale lembrar, porém, que esses preços oficiais da Honda Pop 100 não incluíam óleo nem o frete.
A marca lançou a Honda Pop 100 apostando na qualidade e na confiabilidade de seus produtos. A Pop 100 tinha motor e suspensão baseados na C100 Biz (descontinuada em 2006), e não trazia opção de partida elétrica ou embreagem automática.
Em relação ao motor da Honda Pop 100 (veja aqui uma análise do modelo), ela desenvolve 6,5 cv (cavalos) de potência a 8.000 rpm e torque (força) de 0,72 kgfm a 5.000 rpm.
A Pop 100 continuou no mercado de 2007 até o ano de 2015, quando saiu de linha.
Neste ano, ela já estava custando em torno de R$ 4.600, e aí foi substituída pela Honda Pop 110i, com preço mais salgado de R$ 5.100. Ou seja, não era mais possível continuar com valores tão baixos quanto em 2007.
Atualmente, o modelo mais barato da Honda continua sendo a Pop 110i 2023, mas ela já custa R$ 9.010.
Disponível nas cores preto, vermelho e branco, essa opção de entrada da marca tem banco com novo design, tanque de 4,2 litros e painel mais completo.
Vem ainda com freios CBS, injeção eletrônica, câmbio de 4 marchas e motor de 7,9 cv e 0,90 kgfm de torque.
Honda Pop 100 – dados técnicos
Motor 4 tempos, 1 cilindro, disposição horizontal, 2 válvulas por cilindro, OHC / SOHC, cárter úmido
Refrigeração a ar
Capacidade cúbica: 97,1 cm³
Taxa de compressão: 8,8:1
Potência máxima: 6,17 cv a 7.500 RPM
Torque máximo: 0,74 kgfm a 4.000 RPM
Capacidade de óleo (total): 0,9 litros
Alimentação: Carburador
Combustível: Gasolina
Tanque de combustível (incluindo reserva): 4 litros
Reserva de combustível: 1,1 litro
Partida: a pedal
Bateria: 12V 4Ah com líquido
Embreagem: multidisco banhada a óleo
Câmbio: manual sequencial de 4 velocidades
Transmissão: final por corrente
Quantidade de elos da corrente: 106 elos
Comprimento: 1,81 metro
Largura: 0,74 metro
Altura: 1,02 metro
Altura do assento: 0,74 metro
Peso seco: 85 kg
Capacidade máxima de carga: 158 kg
Suspensão dianteira: garfo telescópico
Suspensão traseira: bichoque
Roda dianteira: 17 polegadas
Roda traseira: 14 polegadas
Pneu dianteiro: 60/100 17 33 L com câmara
Pneu traseiro: 80/100 14 49 L com câmara
Freio dianteiro: a tambor 110 mm
Freio traseiro: a tambor 110 mm
[Fonte: Interpress Motor]
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