Honda Pop 100: uma moto (popular) por R$ 3.990

Honda Pop 100: uma moto (popular) por R$ 3.990

A Honda Pop 100 é uma motocicleta bem simples da marca japonesa, com pequeno motor de 100 cm³ de cilindrada, que foi lançada em 2007 como uma opção de mercado mais em conta do que o modelo Biz, de 125 cm³.


Como parte do conceito “Motocracia Honda”, o modelo super econômico chegou às lojas na primeira semana de fevereiro de 2007 em versão única, disponível em apenas quatro cores: preto, vermelho, amarelo e azul.

Na época, a Honda Pop 100 teve como preço público sugerido oficial um valor de R$ 3.990, o que chamou a atenção de muitos, pois era consideravelmente mais barata do que a Honda Biz 125 KS, a segunda mais em conta da Honda na época, que saía por R$ 4.892.

Honda Pop 100: uma moto (popular) por R$ 3.990

Esses preços oficiais da Honda Pop 100 não incluíam óleo nem o frete. A marca lançou a Honda Pop 100 apostando na qualidade e na confiabilidade de seus produtos – a Pop 100 tem motor e suspensão baseados na C100 Biz (descontinuada em 2006), e não traz opção de partida elétrica nem embreagem automática.

Em relação ao motor da Honda Pop 100 (veja aqui uma análise do modelo), ela desenvolve 6,5 cv (cavalos) de potência a 8.000 rpm e torque (força) de 0,72 kgfm a 5.000 rpm. A Pop 100 continuou no mercado de 2007 até o ano de 2015, quando saiu de linha.

Neste ano ela já estava custando em torno de R$ 4.600, e aí foi substituída pela Honda Pop 110i, com preço mais salgado de R$ 5.100.

Atualmente, o modelo mais barato da Honda continua sendo a Pop 110i 2021, mas ela já custa R$ 7.330. Disponível nas cores preto, vermelho e branco, essa opção de entrada da marca tem banco com novo design, tanque de 4,2 litros e painel mais completo.

Vem ainda com freios CBS, injeção eletrônica, câmbio de 4 marchas e motor de 7,9 cv e 0,90 kgfm de torque.

Honda Pop 100: uma moto (popular) por R$ 3.990

Honda Pop 100 – ficha técnica

Motor 4 tempos, 1 cilindro, disposição horizontal, 2 válvulas por cilindro, OHC / SOHC, cárter úmido
Refrigeração a ar
Capacidade cúbica: 97,1 cm³
Taxa de compressão: 8,8:1
Potência máxima: 6,17 cv a 7.500 RPM
Torque máximo: 0,74 kgfm a 4.000 RPM
Capacidade de óleo (total): 0,9 litros
Alimentação: Carburador
Combustível: Gasolina
Tanque de combustível (incluindo reserva): 4 litros
Reserva de combustível: 1,1 litro
Partida: a pedal
Bateria: 12V 4Ah com líquido
Embreagem: multidisco banhada a óleo
Câmbio: manual sequencial de 4 velocidades
Transmissão: final por corrente
Quantidade de elos da corrente: 106 elos
Comprimento: 1,81 metro
Largura: 0,74 metro
Altura: 1,02 metro
Altura do assento: 0,74 metro
Peso seco: 85 kg
Capacidade máxima de carga: 158 kg
Suspensão dianteira: garfo telescópico
Suspensão traseira: bichoque
Roda dianteira: 17 polegadas
Roda traseira: 14 polegadas
Pneu dianteiro: 60/100 17 33 L com câmara
Pneu traseiro: 80/100 14 49 L com câmara
Freio dianteiro: a tambor 110 mm
Freio traseiro: a tambor 110 mm

[Fonte: Interpress Motor]

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 15 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.