Hyundai cria pneus com correntes de acionamento automático, para neve

pneu de neve da hyundai 3
pneu de neve da hyundai 3

Andar com carro na neve exige geralmente corrente para ajudar na tração em um piso muito escorregadio e de difícil aderência, porém, o recurso serva somente nessa situação e depois precisa ser retirado.

Todavia, a Hyundai acredita que resolveu o problema com sua nova invenção, um pneu que possui sua própria “corrente”. Trata-se de um pneu com uma tecnologia que compreende cintas deformáveis que se moldam à banda de rodagem.

HK Snow Chains

Estas cintas se elevam por meio de um comando elétrico que permite que sua forma se dilate e saia da banda de rodagem, criando assim uma cinta proeminente acima da superfície do material emborrachado.

Isso permite que o pneu possa ter aderência sobre superfícies macias como a neve, garantindo que o carro possa se deslocar com certa agilidade, porém, quando o carro sai de uma área nevada, um comando elétrico é acionado e a cinta se retrai.

pneu de neve da hyundai 2
pneu de neve da hyundai 2

Essa função só ocorre porque a cinta é feita de um material que retorna a sua forma original, sendo esse o chamado “efeito memória”, garantindo que a cinta flexível deixe a superfície da banda de rodagem e assim o pneu terá aderência melhor no asfalto.

A tecnologia da Hyundai é interessante ao dar ao condutor de um carro com ela, a comodidade de evitar a chata colocação de correntes e depois da retirada das mesmas.

Todavia, a Hyundai não é fabricante de pneus e precisaria de um parceiro forte no mercado global para oferecer um pneu com elementos para estas cintas, enquanto a montadora precisaria de uma roda específica para a fiação e sua conexão com a ECU do veículo.

pneu de neve da hyundai 1
pneu de neve da hyundai 1

Em termos de custo, um conjunto rodante com rodas e pneus com cintas para neve seria muito caro de fazer e também adicionaria peso não suspenso. Além disso, seria disponibilizado somente para países de regiões com incidência de neve.

Isso limitaria sua atuação global de certa forma e muita gente não iria pagar por um pneu cuja manutenção só poderia ser feita em concessionária e isso não é uma ideia boa se o cliente estiver em uma região remota. Então, o projeto deve ficar apenas em sua fase conceitual.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X