Lamborghini Aventador: preço, fotos, detalhes, motor

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Lamborghini Aventador é um dos superesportivos mais cobiçados do mundo e um dos carros mais apreciados por entusiastas de velocidade.


O bólido, contudo, está chegando ao fim da carreira após seu lançamento em 2011 e várias edições especiais.

Fabricado em Sant’ Ágata Bolognese, sendo feito à mão, o Aventador é um super carro que tem seu nome tomado de um famoso touro que participou de touradas em Zaragoza, Espanha.

Tomando o espírito do touro como força e vitalidade, o Aventador sagrou-se como um dos campeões entre os bólidos de alta performance em seu tempo.

Construído em fibra de carbono, o Lamborghini Aventador nasceu para ser o topo de linha da marca, sucedendo o Murciélago, nome associado com outro touro de combate espanhol, de 1879.

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Assim, o modelo da Automobili Lamborghini mostrou seus músculos em 2011 com um V12 6.5 de origem da própria marca.

O famoso L539 é um monstro que ainda habita no Aventador, tendo inicialmente começado a carreira com 770 cavalos, passando depois para 740, 750, 770 e, finalmente, 780 cavalos.

Hoje, o Aventador ainda é oferecido no site da marca nas versões SVJ e SVJ Roadster, assim como nas opções finais LP 780-4 Ultimae, tanto cupê quanto roadster.

Indo de 0 a 100 km/h em 2,8/2,9 segundos, o Aventador tem final de 350/355 km/h, sempre com transmissão automatizada ISR Graziano de sete velocidades e tração nas quatro rodas.

O Aventador saiu de linha oficialmente há algum tempo, contudo, o afundamento do navio Felicity Ace na costa do Arquipélago dos Açores, levou para o fundo 15 exemplares do bólido.

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Eram as últimas unidades do Aventador Ultimae, que haviam sido encomendadas e estavam seguindo para os EUA. Com a perda, a Lamborghini se comprometeu a retornar a produção do modelo.

Assim, a fabricação do Aventador será retomada para fazer os últimos 15 carros nas especificações encomendadas pelos clientes americanos, que poderão até receber alguma compensação por isso.

Embora as versões SVJ estavam em destaque no site da Lamborghini, não há mais unidades para vender, assim como do Ultimae, que surgiu no meio de 2021 com uma série final.

Trata-se de uma série anterior ao SVJ que chegou ao Brasil em fevereiro na forma do Roadster e com preço de R$ 3,2 milhões.

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Com 600 unidades, agora 15 a mais em produção, o Aventador Ultimae tem 10 cavalos a mais e final 5 km/h acima do SVJ, ou seja, são 780 contra 770 cavalos deste, bem como final de 355 km/h ante R$ 350 km/h, respectivamente.

Visualmente, o Aventador Ultimae tem duas saídas de escape elevadas e circulares, assim como uma paleta de 18 cores exclusivas e uma plaqueta numerada, sendo 350 cupês e 250 roadsters.

Caro, o Lamborghini Aventador é um carro para bem poucos, custando entre US$ 517 mil e US$ 600 mil quando novo no mercado americano, porém, usado ele chega a valer bem mais, dependendo da versão.

Último Lamborghini com motorização puramente a gasolina, o Aventador é um super carro que deixará saudades por seu estilo, poder e performance.

Lamborghini Aventador – detalhes

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O Lamborghini Aventador é um carro com estilo bem marcante e aerodinamicamente eficiente, dotado de frente em cunha com nariz prolongado e enorme grade inferior com spoiler duplo integrado.

Aletas laterais direcionam o ar para os radiadores e sistema de refrigeração dos freios, bem como para outros sistemas vitais do carro.

Com frente bem afilada, o Lamborghini Aventador tem ainda faróis full LED Matrix com elementos estéticos próprios, assim como lentes compactas, com luzes diurnas em “Y”.

Nas laterais, as rodas de alumínio forjado de aro 20 polegadas na frente e 21 polegadas atrás, sendo equipado assim com pneus New P Zero Corsa 255/30 ZR 20 e New P Zero Corsa 355/25 ZR 21.

Essas rodas forjadas possuem tava de 9 polegadas na frente e 13 polegadas atrás, sendo ultra-largas que necessitam de freios Brembo muito potentes.

Nesse caso, os discos são de carbono-cerâmica e ventilados com perfuração, tendo pinças de alumínio de seis pistões na frente e quatro pistões atrás.

Com para-brisa grande e curvado, o Lamborghini Aventador tem ainda vigias nas colunas A, boa área envidraçada nas laterais e entradas de ar adicionais nas colunas C.

Os retrovisores em fibra de carbono são elevados e sustentados por pescoços verticais, enquanto as portas possuem abertura vertical e maçanetas sob os vincos da carroceria.

Além disso, o Aventador tem ainda grandes entradas de ar laterais com detalhes em preto brilhante, assim como sobre as colunas traseiras.

O teto é rígido e sem vidros no Lamborghini Aventador Coupé, sendo retrátil num sistema automático no Roadster.

A parte traseira superior tem aletas para resfriamento do motor V12, assim como uma vigia central triangular.

A asa traseira é fixa na versão SVJ e tem uma deriva como de avião na parte central, além de conexões nas extremidades, mas curvadas, criando um visual bem atraente.

No Ultimae, o aerofólio é retrátil com três posições selecionadas manualmente ou de forma automática, de acordo com a velocidade.

Com saias laterais de fibra de carbono criando dutos de ar, o Lamborghini Aventador tem inúmeros apêndices aerodinâmicos para manter o bólido no chão em qualquer situação.

Na traseira, o Aventador tem lanternas em LED com triplo “Y” e luz auxiliar de freio, bem como nome Lamborghini destacado num fundo em preto brilhante.

Existem grandes aberturas nas laterais da traseira para eliminação do calor excessivo, mantendo o motor em funcionamento adequado.

Com um spoiler na cor do carro, o Aventador tem uma grade superior com duas saídas de escape circulares, reposicionadas na versão Ultimae, de onde esse Lamborghini faz o seu rugido poderoso.

Abaixo, o para-choque volumoso em fibra de carbono tem dois grandes difusores de ar e outros dois menores, impressionando pelo tamanho e linhas bem exageradas.

No Aventador Ultimae, são dois difusores de ar triplos e bem pronunciados com detalhes em vermelho, marcando outra diferença em relação ao SVJ.

O Aventador tem 4,868 m de comprimento, 2,098 m de largura, 1,136 m de altura e 2,700 m de entre eixos, pesando 1.550 kg.

Lamborghini Aventador – equipamentos

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Por dentro, o Lamborghini Aventador tem acabamento em couro, Alcantara e fibra de carbono brilhante, além de detalhes em preto brilhante.

O painel é bem avançado e leva o nome Lamborghini no lado do passageiro, tendo ainda acabamento em dois tons, mas com difusores de ar simples.

O volante em Alcantara e couro tem base chata e marcador 12 horas, além de comandos de mídia e telefonia. Já o controle de cruzeiro fica numa haste na coluna de direção.

Ele também tem enormes paddle shifts fixos e assistência elétrica, bem como ajustes em altura e profundidade.

O console central tem também acabamento em couro e fibra de carbono, dispondo de multimídia com tela de 5 polegadas e funções auxiliares de performance.

Esta parte do painel tem inúmeros botões para as mais variadas funcionalidades do carro, assim como de mídia, telefonia e navegação.

As marchas são comandadas por botões, assim como freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold.

Para quem gosta de botões, como se estivesse em uma jato de combate, o cockpit do Lamborghini Aventador é o lugar ideal, tendo ainda mais comandos físicos à esquerda da direção.

Revestido com uma máscara de fibra de carbono, o cluster digital é totalmente configurável com velocímetro digital enorme e conta-giros em forma de meia-lua.

O display tem ainda indicadores de nível de combustível, temperatura da água, pressão do óleo e temperatura do óleo, além de alerta do carro, entre outros.

Construído em um monocoque de fibra de carbono com quadros dianteiros e traseiros em alumínio, como descreve a Lamborghini, o Aventador tem interior basicamente construído em compósitos.

Os bancos em forma de concha são um exemplo, com revestimento em Alcantara e couro, tendo ainda ajustes elétricos, mas dado o tamanho reduzido do habitáculo, não reclinam muito.

As portas possuem comandos dos vidros elétricos, retrovisores e tampa do compartimento do motor, bem como memória do assento do motorista e acabamento em fibra de carbono brilhante.

O porta-malas é dianteiro e tem somente 140 litros, assim como o tanque abaixo com 85 litros.

O Lamborghini Aventador tem suspensão de alumínio com braços sobrepostos na frente e atrás, bem como amortecedores eletrônicos e adaptativos, assim como molas helicoidais.

Lamborghini Aventador – versões

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  • Lamborghini Aventador SVJ
  • Lamborghini Aventador SVJ Roadster
  • Lamborghini Aventador LP 780 Ultimae
  • Lamborghini Aventador LP 780 Ultimae Roadster

Preços

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Qual o preço de uma Lamborghini Aventador?

  • Lamborghini Aventador SVJ – US$ 517.770
  • Lamborghini Aventador SVJ Roadster – US$ 526.643
  • Lamborghini Aventador LP 780 Ultimae – US$ 575.000
  • Lamborghini Aventador LP 780 Ultimae Roadster – US$ 600.000

Lamborghini Aventador – motor

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O Lamborghini Aventador tem um motor clássico que evoluiu muito desde 1963, quando surgiu originalmente.

Conhecido como L539, ele é uma das variantes do V12 criado por Giotto Bizzarrini a pedido do próprio Ferruccio Lamborghini.

Originalmente o V12 da Lamborghini tinha 3.5 litros e produzia 400 cavalos, tendo a primeira geração uma construção em liga de alumínio fundido com camisas de ferro fundido.

Com quatro válvulas por cilindro e dois comandos em cada cabeçote, acionados por corrente, o V12 da Lamborghini tinha seis carburadores Solex 40 e produzia um ronco inesquecível.

Ele evoluiu para 3.9, 4.8, 5.2, 5.7, 6.0, 6.2 e 6.5 litros e então veio a segunda geração, que se manteve em produção com o Lamborghini Aventador.

Ainda mantendo a configuração de bancada do V em 60 graus, o V12 6.5 do Lamborghini Aventador recebeu comandos variáveis eletronicamente Valvetrain.

Bem longe dos carburadores Solex, o V12 do Aventador possui injeção eletrônica multiponto, tendo ainda controle de emissão de gases e gerenciamento eletrônico com alteração de parâmetros.

Isso permite ao motor trabalhar de formas diferentes de acordo com a programação dada pelo condutor.

Com 6.498 cm³, o V12 L539 do Aventador tem cárter seco e bombas de óleo de alta pressão, assim como gerenciamento eletrônico com análise de corrente iônica.

O sistema de refrigeração de água e óleo tem fluxo cruzado e aletas especiais para resfriamento.

No Aventador Ultimae, a última atualização do L539 foi feita, com 780 cavalos a 8.500 rpm e 73,2 kgfm a 6.750 rpm, atendendo ao Euro 6 com catalisadores e sondas lambdas.

O V12 é montado em alumínio e tem sua construção quase que inteiramente manual, tendo apenas a usinagem feita em CNC. Todo o ajuste é feito por um engenheiro-montador.

Posicionado centralmente no Lamborghini Aventador, o L539 fica numa gaiola de fibra de carbono com múltiplas barras anti-torcionais, que mantém o conjunto bem rígido.

Sua transmissão é automatizada ISR (Independent Shifting Rods) com 7 velocidades, que possui programação eletrônica e tem ainda dupla embreagem a seco.

Montada na traseira do Aventador, essa caixa de marchas é conectada ao sistema de tração nas quatro rodas controlado eletronicamente da Haldex (Gen. 4).

Ele possui ainda uma conexão com o diferencial mecânico traseiro, que possui também travamento automático.

Isso permite melhor controle de força entre os eixos e evita que as rodas traseiras girem em velocidades diferentes, ganhando assim em performance.

Designado como LP 780-4, o Aventador Ultimae é um legítimo carro de tração nas quatro rodas, tecnologia que a Lamborghini apresenta em seus carros há muitos anos, bem antes dos concorrentes.

Desempenho e consumo

Lamborghini Aventador LP 700 4 Roadster

O Lamborghini Aventador é um carro muito rápido e veloz, tendo aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos no Ultimae, que vai até 200 km/h em 8,7 segundos.

Sua velocidade máxima é de 355 km/h, independente de ser Coupé ou Roadster, tendo assim uma performance avassaladora.

No Aventador SVJ, o tempo se mantém, com apenas o Roadster que faz em 2,9 segundos. A velocidade final, contudo, é de 350 km/h, pouco abaixo do Ultimae por conta do pacote aerodinâmico.

Este último, presente fixo no SVJ, provoca arrasto suficiente para reduzir a velocidade final, mas mesmo assim, as duas variantes andam próximas, dada a variação de aerofólio do Ultimae.

Nas duas versões, o Lamborghini Aventador tem consumo médio de 3,3 km/l na cidade e 6,5 km/l na estrada, tendo assim autonomia máxima de 553 km.

A emissão de CO2 por quilômetro rodado é de 448 gramas, calculado pelo ciclo WLTP, o que é quatro vezes maior que o de um carro comum na Europa.

Tendo tanque de 85 litros, ele garante uma rodagem na estrada bem longa e longe de preocupações com autonomia, como no caso dos superesportivos elétricos.

Lamborghini Aventador – história

Lamborghini Aventador S 2019

Lançado como sucessor do Murciélago, o Lamborghini Aventador teve versões como LP700-4, LP750-4 SuperVeloce, LP740-4 S, LP770-4 SVJ e LP780-4 Ultimae.

Ele teve ainda as versões especiais J, Dreamliner Edition, 50 Aniversario, Airport Vehicle, Pirelli Edition, Miura Homage, SVJ 63 e SVJ Xago Edition, com as duas últimas com Roadster também.

Houve ainda os modelos derivados do Lamborghini Aventador, como Veneno, Centenário, SC18 Alston, Sían, Essenza, SC20 e o retrô Countach LP800-4, que se tornou o sucessor de jure do Aventador.

Lamborghini Aventador – fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.