Motorhome: 10 modelos, detalhes, preço, qual CNH pode?

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O motorhome ou motor casa é um veículo destinado a lazer com conceito de levar a casa para qualquer lugar a bordo de um veículo automotor.


Popular nos EUA e Europa, o motorhome já foi bem mais difundido no Brasil e atualmente tem presença garantida especialmente na região Sul do Brasil, mas sendo visto em outras regiões do país, porém, não na mesma intensidade.

A cultura do motorhome manteve-se nessa região, muito em parte pela própria influência histórica de estados como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mais próximos da Europa culturalmente, eles carregam consigo o espirito campista que os europeus possuem, materializado até hoje em versões de fábrica de marcas de automóveis, como a Volkswagen com sua Califórnia.

Com esse mercado regional maior, 6 de 12 fabricantes estão concentrados na região Sul.

Existem fabricantes de motorhome, sejam artesanais ou industriais, presentes especialmente em SP e MG, com representantes em GO e no DF.

Motorhome – o que é?

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Trata-se de um veículo com uma casa completa (ou quase isso), numa carroceria construída em fibra de vidro ou simplesmente adaptada a um furgão de porte médio ou grande.

Qual a diferença entre trailer e motorhome? O motorhome é um veículo que já é o local onde você vai “viver”, digamos assim. Um trailer é rebocado por um veículo, ou seja, você precisa do carro para o puxar, além do trailer.

No Brasil não há fabricantes de automóveis que fazem motorhomes, mas eles cedem os veículos adaptados para esse propósito.

Os veículos mais espaçosos, completos e caros são montados sobre versões chassi-cabine de vans ou caminhões leves, notadamente de marcas como Mercedes-Benz, Iveco e Renault, mas existem de outras marcas.

Alguns fabricantes de motorhome trabalham com uma ou duas marcas. Eles oferecem modelos de tamanhos variados e com configurações específicas, de modo a atender às exigências dos clientes.

Outros, artesanalmente, convertem veículos de clientes, que assim podem adquirir um modelo novo ou usado e proceder o projeto com suas próprias necessidades.

Um motorhome, tanto de chassi-carroceria quanto sob forma de furgão, tem basicamente os elementos de uma casa.

Há um par de bancos que se convertem em cama, além de mesa de refeições, bancos dianteiros giratórios, gabinete com pia, fogão, geladeira, cama de casal, armários, banheiro c/chuveiro ou box separado, claraboias, ar-condicionado ou climatizador, TV, internet, etc.

Dependendo do motorhome, a cabine de casal e/ou sala de estar pode ser ampliada automaticamente, tendo alguns veículos pia e fogão do lado externo, assim como lavadora/secadora de roupas portátil e até rampa para moto.

Toldo retrátil, captação de água e energia, entre outros, são obrigatórios do lado de fora. Pode-se usar 12V, 110V ou 220V, assim como eliminar dejetos. Muitos usam painéis solares para reduzir a dependência do motor diesel, propulsor praticamente obrigatório em um motorhome atualmente.

Dependendo do bolso, o ambiente a bordo pode ser mais ou menos sofisticado, não devendo nada a um pequeno apartamento de alto padrão. Contudo, quanto mais luxo, comodidade e sofisticação a bordo, maior será o valor do veículo, que em média (chassi) custa na casa de R$ 400 mil.

Existem vans adaptadas pela metade do preço, mas em geral, os motohormes são bem caros, mesmo usados. Comparativamente, são tão caros quanto um bom veleiro de alto padrão.

Motorhome – qual CNH pode?

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Um motorhome varia de tamanho e peso. Nesse segundo caso, as especificações são dadas pelos fabricantes, que chegam a selecionar marcas diferentes de veículos de acordo com categoria da CNH, sendo B ou C.

Mesmo um motorhome de chassi com carroceria bem volumosa pode ser dirigido com CNH B. Geralmente os mais acessíveis nessa categoria são as vans convertidas em casas, inclusive de rodado simples.

Os motorhomes com chassis de caminhões leves de maior PBT obrigam o porte de CNH C, mas não necessariamente dispõem de todos os recursos acima citados exclusivamente.

Mesmo a CNH B permite dirigir veículos bem grandes com até 6 toneladas de PBTC (3,5 tonelada de PBT) com uma casa a bordo de alto padrão, ainda que com rodado simples. Não é preciso alterar ou acrescentar nada na carteira de habilitação.

Com recursos como câmera de ré, sensores de estacionamento e múltiplos espelhos, o motorista de um veículo desses tem mais facilidade para manobra.

Sapatas de nivelamento e estabilização são encontradas opcionalmente em modelos de chassi-carroceria.

Motorhome – marcas

Santo Inácio

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A Santo Inácio é o fabricante de motorhome mais destacado do mercado, tendo duas linhas de produtos com uma delas baseada na van Sprinter da Mercedes-Benz, nos modelos 6.9 SI e 7.3 SI, este com rodado duplo.

O modelo 7.5 SI tem carroceria de fibra de vidro montada sobre o chassi da Sprinter, mas com rodado simples. Este modelo chega a ter uma sala de estar que se desloca 60 cm para fora, ampliando o espaço interno.

Todos esses modelos são liberados para CNH B. Já o motorhome 7.1 SI com chassi Mercedes-Benz e rodado duplo é CNH C, assim como o 7.5 SI, 7.8 SI, 8.1 SI e 8.5 SI, este último é o maior e mais caro.

Estes modelos têm chassi Iveco (até o 70-170) e exigem categoria C. As vans modificadas são apropriadas para casais sem filhos, mas possuem capacidade para quatro pessoas. Nos modelos maiores, são até seis pessoas.

Qual o valor de um motorhome? Localizada em Gramado-RS, a Santa Inácio tem preços a partir de R$ 399 mil, sem o preço do chassi-cabine, em torno de R$ 160 mil. Conforme modelo e opcionais, os preços são muito mais altos.

Estrella Mobil

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A Estrella Mobil é uma empresa de Santa Branca-SP e tem seis modelos de motorhome, sendo eles Comet, Rigel, Capela, Hadar, Vega e Expedition. O leque alcançado pela empresa é bem amplo nessa gama.

O modelo Comet é baseado na Citroën Jumpy furgão, um motorhome pequeno, e tem chuveiro externo, porta-pote, lavadora de roupas, geladeira portátil, fogão móvel, toldo, etc.

O motorhome Hadar é baseado na Renault Master, enquanto o Rigel é feito com a Mercedes-Benz Sprinter.

Ambos têm banheiro interno completo com sanitário de águas negras, mas o segundo modelo tem alargador para cama de casal, ultrapassando a largura normal da van.

Já os modelos Capela (Sprinter) e Vega (Daily) são os maiores, com carroceria em fibra de vidro e duas camas de casal, entre outras comodidades.

A Estrella Mobil ainda tem um motorhome para aventureiros, o modelo Expedition 4×4, um caminhão Mercedes-Unimog com carroceria autonivelada para alcançar lugares remotos, como Pantanal, Chapadas, Floresta Amazônica, Andes, Patagônia e desertos. A empresa não divulga preços.

Motor Trailer

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A Motor Trailer fica em Pirassununga-SP e tem uma linha turística de motorhome com base em vans, cabine-chassi e ônibus, além de camper baseado em picapes e off road, montado sobre chassi de caminhão.

O modelo chamada MTB Classe A é feito sobre uma carroceria de ônibus rodoviário, trazendo de volta os clássicos motorhomes baseados em ônibus, que garantem o máximo de espaço interno e conforto.

Baseado no Marcopolo Viaggio 1050 e com chassi Mercedes-Benz O500, o Classe A da Motor Trailer é literalmente uma casa completa sobre rodas.

Por fora, ela tem uma cozinha externa completa, bem como lavadora-secadora de roupas em tamanho real. Por dentro, o ambiente tem quatro beliches e um quarto de casal muito amplo.

Na linha off road, a Motor Trailer chega a ter de caminhão Scania V8 de 620 cavalos a modelos baseados em veículos militares da Engesa, com base no chassi do blindado Urutu. Um modelo Master da Motor Trailer custa R$ 490.000.

Trailercar

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A Trailercar fica em Lajes, no oeste de Santa Catarina e tem alguns modelos baseados em vans, inclusive uma opção com Renault Master furgão com slide out, a expensão automática da sala de estar, a chamada “Dinet”.

A denominada “Master Luxo” tem um sistema que desloca a sala de estar para fora do veículo, ampliando assim o espaço interno e o conforto durante as refeições, tendo ainda lavatório e sanitário separados do banheiro com ducha.

Contudo, em seu site, a Motor Trailer dá uma boa ênfase aos caminhões equipados com carrocerias sobre os chassis e lembram equivalentes da Europa, bem como um motorhome baseado em ônibus e outros em micro-ônibus.

Um motorhome sobre um caminhão médio da Trailercar custa R$ 660.000.

Patagônia

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Localizada em Poá-SP, a Patagônia faz motorhome sob encomenda, seguindo seu próprio padrão de estilo e montagem.

Esses veículos são baseados em vans de qualquer marca, tendo estes o kit completo de uma motor-casa.

Nesse caso, banheiro com ducha separada, Dinet completa, cama de casal ampla, cozinha completa, entre outros.

A Patagônia, todavia, foca muito no aluguel de motorhome com diárias a partir de R$ 950 para cinco dias de locação ou até R$ 700 a partir de 30 dias de locação.

Vettura

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A Vettura fabrica motorhome e tem diversos modelos baseados em vans, cabine-chassi, picapes camper, micro-ônibus e ônibus. Neste último, o modelo American Dream não tem esse nome por acaso.

Bem ao estilo dos grandes motorhomes americanos, essa opção da Vettura é uma casa tão ampla que a Dinet é expansível (slide out), o que chega a ser um exagero, dado o enorme espaço interno.

As poltronas são bem volumosas e largas, dotadas de apoio para pernas.

Há uma cozinha e área de serviço, ambas completas, nos espaços que seriam do porta-malas do ônibus, modelo Marcopolo Paradiso 1200.

A Dinet tem bancos envolventes e um sofá na sala de estar, ao lado, que também se desloca para fora do veículo. Na sala gigante, tem até lustre elaborado em cristal e teto espelhado.

Com tamanhos de 10 a 14 metros, o American Dream tem várias opções de chassis, tanto com motor dianteiro, central (Volvo) e traseiro. Na internet, o preço médio é de R$ 1,2 milhão.

Globe Customs

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Com sede em Uberlândia-MG, a Globe Customs é outro fabricante de motorhome e chama atenção pela boa impressão visual de seus furgões adaptados, que apresentam materiais de qualidade aparente.

Os modelos mais usados pela Globe Customs são a Mercedes-Benz Sprinter e o miniônibus Volare Fly 5, esta com cama de casal e banheiro com ducha.

Na Sprinter 415, a empresa adicionou até um toldo elétrico, que assim dispensa o manuseio por parte do proprietário.

A empresa faz camper, barraca sobre veículos utilitários e trailers. Não há preços divulgados, mas só o Fly 5 custa entre R$ 170 mil e R$ 220 mil.

Victoria

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A Victoria é uma empresa de Araquari-SC, que fabrica motorhome, destacando seus modelos Super Bee, Outdoor e Outdoor Plus.

Eles são baseados nas vans Iveco Daily Maxi Furgoni e Mercedes-Benz Sprinter nas versões 415 CDI e 516 CDI.

Podem ser equipadas com slide out, projetando a Dinet para fora.

Estes modelos também tem toldo que vira barraca e um quarto de casal bem chique.

Seus projetos se baseiam tanto em carros atuais como antigos, no caso do caminhão Ford F-4000 4×4.

Monte Carlo

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A Monte Carlo faz motorhome sob medida e artesanalmente, independente de marca ou modelo de vans, sendo uma empresa sediada em Monte Carlo, interior de Santa Catarina.

Os clientes compram os furgões e levam até a empresa com suas próprias especificações para ficar ao gosto pessoal.

Sem site na internet, a Monte Carlo Motorhomes tem um canal no Instagram com vídeos que mostram seus projetos, entre eles o de uma van com piano a bordo.

Isso mostra como é possível ter um motorhome sob medida e com o que se pode adicionar a bordo, sendo feito assim por especialistas da área. O preço varia conforme o projeto.

Boa Viagem

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Outra que faz motorhome artesanal é a Boa Viagem Motorhomes, que se caracteriza pelo colorido do acabamento interno de seus veículos, feitos sob encomenda dos clientes, que levam seus veículos para conversão.

Com foco mais em modelo da Mercedes-Benz, no caso a Sprinter, a Boa Viagem também faz adaptações em Kombi e outros modelos, usando bons materiais e empregando equipamentos comuns para motorhomes.

Ela também adiciona itens como painéis solares, TVs de LED e o chamado porta-pote ou Porta Potti, um vaso sanitário químico, cuja parte inferior pode ser descartada em um banheiro público ou local apropriado no camping. O preço varia conforme o projeto.

O Sonho

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Motorhome O Sonho é outra fabricante artesanal que adapta veículos como vans para atender aos desejos das clientes.

O interessante é que eles têm curso online sobre como fazer seu próprio motorhome.

Até o momento, na casa do proprietário de O Sonho, já foram feitas duas Kombi, dois ônibus e 12 vans.

Para quem gosta de fazer as coisas por conta própria, trata-se de uma boa oportunidade de construir sua casa móvel.

Uma Sprinter extralonga com menos de 50.000 km rodados e totalmente convertida para motorhome custa R$ 260.000 na Motorhome O Sonho.

UP!

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Localizada em Ubá-MG, a UP! Motorhome tem um galpão de 1.800 m³ para fazer a adaptação de vans e outros veículos de estilo furgão no mercado.

A empresa também tem focado na adaptação da Kombi, a popular Kombinet, usando soluções inteligentes, como chuveiro em placa transparente no exterior do carro e prateleira articulada.

Usando materiais próprios para esse tipo de trabalho, o casal proprietário da UP! Motorhome quer tornar mais acessível à casa sobre rodas para os amantes da vida a bordo. Os projetos são feitos sob medida.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.