O Iveco Daily é oferecido no mercado brasileiro em mais de 60 configurações, sendo estas basicamente cabine simples ou dupla com chassi exposto, furgão e passageiros.
Cada um possui opções de entre-eixos maior ou menor, assim como variedade de capacidade de carga e PBT entre 3,5 toneladas e 7,0 toneladas. O motor é o turbodiesel com potências entre 130 cv e 170 cv, e o câmbio é sempre manual de seis marchas.
O modelo 2023 vendido no Brasil mescla elementos de duas gerações mais antigas do modelo europeu, com visual da quarta geração e mecânica Euro 5 da quinta.
Novidades de 2023
Aos poucos, o Iveco Daily 2023 apresentou algumas novidades em sua extensa gama de versões.
Uma delas é o novo Daily 35-160 F1C-MAX, que trouxe mudanças nos equipamentos e na motorização.
Começando pela parte mecânica, esse modelo vem com motor 3.0 turbodiesel de 160 cv e 38,7 kgfm de torque, associado ao câmbio manual ZF de seis marchas.
A marca destaca diversos pontos positivos nesse conjunto, como melhor performance, respostas mais rápidas, desempenho superior em rampas e novo cárter, que aumentou o intervalo para troca de óleo de 15 mil para 30 mil km.
Ele também é equipado com o Eco Switch, sistema que pode ser ativado por um botão e que muda a sensibilidade do pedal e reduz o consumo de combustível.
Entre os equipamentos, o Daily 35-160 vem com novo sistema de freio, bancos e painel de instrumentos com novo visual, sistema de som aprimorado, ar-condicionado digital e um nível mais elevado de silêncio na cabine.
Visualmente, o modelo continua com as linhas já conhecidas, mas traz alguns detalhes renovados, como a nova grade frontal, linhas mais arredondadas, entre outros.
Veja as mudanças anteriores:
O que aconteceu anteriormente foi que em abril de 2020 chegou a linha 2021 do Daily, com algumas mudanças.
Essas incluem uma gama ampliada de versões com a chegada das opções 65-170, 45-170 e a opção 7 toneladas para o mercado de motor-homes.
O visual do Iveco Daily 2021 ficou igual ao modelo europeu, com nova grade (preta ou cromada, dependendo da versão), novos faróis afilados, faróis de neblina e luzes de posição reposicionados e novo para-choque tripartido, que diminui os custos de reparo em caso de colisão.
O interior também foi amplamente renovado, a começar pelo para-brisa que ganhou uma nova inclinação para melhorar a visibilidade. Além disso, o painel foi renovado, o volante multifuncional ganhou comandos iguais aos da Fiat Toro e o ar-condicionado passou a ser automático e digital.
A lista de equipamentos ficou mais recheada e passa a dispor de controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático, limitador de velocidade e até sensores de estacionamento.
Como opcionais, o Daily 2021 pode ter central multimídia com Android Auto e Apple Carplay.
todas as versões
- Iveco Daily Chassi-cabine 30-130
- Iveco Daily City Chassi-cabine 30-160
- Iveco Daily Chassi-cabine 35-150
- Iveco Daily Chassi-cabine 35-160 FIC-Max
- Iveco Daily Chassi-cabine 45-170
- Iveco Daily Chassi-cabine 55-170
- Iveco Daily Chassi-cabine 65-170
- Iveco Daily Chassi-cabine 70-170
- Iveco Daily Furgão 45-170 (12 m³)
- Iveco Daily Furgão 55-170 (12 a 18 m³)
- Iveco Daily Minibus 45-170
- Iveco Daily Minibus 50-170
- Iveco Daily Vetrato 45-170
- Iveco Daily Vetrato 50-170
Equipamentos originais
O Iveco Daily é um veículo comercial que pode vir com diversos equipamentos de conforto, segurança e entretenimento (veja também Iveco LMV-BR é o novo veículo militar do Exército Brasileiro), além de comodidade.
Dependendo da versão e da aplicação, o modelo suporta diversos itens sistemas, entre eles ar-condicionado, ar-condicionado com extensão para os assentos traseiros, ar-condicionado automático, central multimídia com Android Auto e Apple Carplay, controle de tração e estabilidade, frigobar, airbag duplo, rádio com CD e USB, piloto automático, ganchos para reboque, calotas centrais, vidros e retrovisores com acionamento elétrico.
Também tem espelhos retrovisores com aquecimento, travamento central elétrico, portas laterais corrediças com acionamento elétrico, luzes de leitura, bancos individuais com apoios de cabeça e cintos de três pontos, direção hidráulica, freios ABS com EDB, tanque e nível para Arla 32, coluna de direção regulável, banco do motorista com ajuste de altura, painel com computador de bordo e estribo lateral.
A lista termina com janelas corrediças, teto alto, porta-bagagens, assento-cadeirante móvel com acionamento elétrico (Elevittá), bancos especiais para deficientes físicos, porta-copos, porta-objetos no teto, porta-mochilas no teto, lanternas traseiras ajustáveis (chassi), entre outros.
Valores
Infelizmente, a marca não divulga de maneira fácil os preços de cada uma das muitas configurações do Daily 2023, sendo necessário entrar em contato com uma concessionária para descobrir esses valores.
Mesmo assim, vamos citar abaixo os valores encontrados na tabela Fipe para alguns desses modelos, lembrando que esses números podem subir consideravelmente dependendo do tamanho ou dos opcionais escolhidos:
- Iveco Daily Chassi-cabine 30-130 – n/d
- Iveco Daily City Chassi-cabine 30-160 – R$ 262.800
- Iveco Daily Chassi-cabine 35-150 – n/d
- Iveco Daily Chassi-cabine 35-160 FIC-Max – R$ 283.200
- Iveco Daily Chassi-cabine 45-170 – R$ 257.500
- Iveco Daily Chassi-cabine 55-170 – R$ 266.100
- Iveco Daily Chassi-cabine 65-170 – R$ 318.700
- Iveco Daily Chassi-cabine 70-170 – R$ 310.700
- Iveco Daily Furgão 45-170 (12 m³) – R$ 311.400
- Iveco Daily Furgão 55-170 (12 a 18 m³) – R$ 335.900
- Iveco Daily Minibus 45-170 – R$ 313.400
- Iveco Daily Minibus 50-170 – R$ 347.500
- Iveco Daily Vetrato 45-170 – R$ 300.100
- Iveco Daily Vetrato 50-170 – n/d
Motor 2.3 e 3.0 turbodiesel
O Daily utiliza o motor Iveco FPT F1C, um turbo diesel de quatro cilindros em linha com nível de emissão Euro 5.
No caso do modelo de entrada Daily City, o motor é um FPT Industrial, F1A de 2.3 litros, turbodiesel, que consegue desenvolver 130 cavalos de potência, a 3.600 rpm, e 32,6 kgfm de torque, a 1.800 rpm. Ele está atrelado ao câmbio manual de seis marchas.
As versões mais caras são equipadas com cabeçote de alumínio e bloco de ferro fundido, o propulsor italiano tem 2.998 cm3 e tem taxa de compressão de 17,5:1. As potências de 146 cv e 170 cv, respectivamente, são oferecidas.
Esse propulsor possui ainda uma versão GNV (Gás Natural Veicular), que permite reduzir enormemente as emissões de poluentes. A autonomia dessa versão é de 350 km. O tanque pressurizado é feito em peça única e o combustível fica armazenado em 220 bar de pressão.
Finalmente, no novo Daily 35-160 a marca colocou o propulsor F1C-MAX, um 3.0 turbodiesel que entrega 160 cv e 38,7 kgfm, também atrelado ao câmbio manual de 6 marchas.
Aceleração e velocidade máxima
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final
- Iveco Daily City 30S13 – 22 segundos e máxima de 128 km/h
- Iveco Daily Chassi 35S14 – 22 segundos e máxima de 120 km/h
- Iveco Daily Gran Furgone 35S14 – 22 segundos e máxima de 120 km/h
- Iveco Daily Minibus 45S17 – 22 segundos e máxima de 120 km/h
Consumo
Cidade
- Daily City 30S13 – 7,9 km/litro de diesel
- Daily Chassi 35S14 – 8,0 km/litro de diesel
- Daily Gran Furgone 35S14 – 8,0 km/litro de diesel
- Daily Minibus 45S17 – 8,0 km/litro de diesel
Estrada
- Daily City 30S13 – 8,5 km/litro de diesel
- Daily Chassi 35S14 – 11,0 km/litro de diesel
- Daily Gran Furgone 35S14 – 11,0 km/litro de diesel
- Daily Minibus 45S17 – 11,0 km/litro de diesel
Manutenção e Custo de revisões
Com menos de R$ 3 mil, o proprietário do Iveco Daily consegue fazer as quatro revisões até 60.000 km, sendo que apenas a primeira e a segunda ocorrem a cada 10.000 km, enquanto as demais ficam em 20.000 km.
A Iveco promove a troca de óleo lubrificante, óleo de freio, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, correia em V, limpeza do catalisador e inspeções gerais.
Peças de desgaste natural, funilaria, pintura e outros serviços, como alinhamento e balanceamento, também fazem parte da rotina de uma revenda Iveco.
Confira abaixo os valores (com valores para modelos com ar-condicionado quando há essa diferenciação):
Revisão | Custo | Custo | Custo |
Quilometragem | Daily 35 | Daily 45 e 55 | Daily 65 e 70 |
10.000 km | R$ 376,66 | R$ 278,84 | R$ 374,06 |
20.000 km | R$ 792,33 | R$ 624,72 | R$ 624,72 |
40.000 km | R$ 376,66 (R$ 419,27) | R$ 845,38 (R$ 887,99) | R$ 845,38 (R$ 887,99) |
60.000 km | R$ 1.392,51 (R$ 1.771,91) | R$ 1.222,04 (R$ 1.601,44) | R$ 1.344,15 (R$ 1.723,55) |
Ficha com dados técnicos
Motor |
3.0 Diesel 146 cv |
3.0 Diesel 160 cv |
3.0 Diesel 170 cv |
Tipo | Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel | Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel | Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel |
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 2998 | 2998 | 2998 |
Válvulas | 16 | 16 | 16 |
Taxa de compressão | 17,5:1 | 17,5:1 | 17,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta | Direta | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Diesel: 146 cv @ 3500 rpm | Diesel: 160 cv @ 3500 rpm | Diesel: 170 cv @ 3500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Diesel: 35,7 kgfm @ 1250 rpm | Diesel: 38,7 kgfm @ 1600 rpm | Diesel: 40,8 kgfm @ 1250 rpm |
Transmissão | |||
Tipo | Manual 6 marchas | Manual 6 marchas | Manual 6 marchas |
Tração | |||
Tipo | 4x2 | 4×2 | 4×2 |
Freios | |||
Tipo | Disco ventilado / Disco | Disco ventilado / Disco | Disco ventilado / Disco |
Direção | |||
Tipo | Hidráulica | Hidráulica | Hidráulica |
Suspensão | |||
Dianteira | Braços sobrepostos, barra estabilizadora | Braços sobrepostos, barra estabilizadora | Braços sobrepostos, barra estabilizadora |
Traseira | Eixo rígido, barra estabilizadora | Eixo rígido, barra estabilizadora | Eixo rígido, barra estabilizadora |
Rodas e Pneus | |||
Rodas | Aço 16 polegadas | Aço 16 polegadas | Aço 16 polegadas |
Pneus | 225/75 R16 | 225/75 R16 | 225/75 R16 |
Dimensões | |||
Comprimento total (mm) | 5899 (Chassi) 5997 (Furgone e Minibus) 7012 (Maxi Furgone e Minibus 18+1) | 5899 (Chassi) 5997 (Furgone e Minibus) 7012 (Maxi Furgone e Minibus 18+1) | 5899 (Chassi) 5997 (Furgone e Minibus) 7012 (Maxi Furgone e Minibus 18+1) |
Largura sem retrovisores (mm) | 2025 | 2025 | 2025 |
Altura (mm) | 1965 | 1965 | 1965 |
Distância entre os eixos (mm) | 2280 (Chassi) 2750 (Furgone e Minibus) | 2280 (Chassi) 2750 (Furgone e Minibus) | 2280 (Chassi) 2750 (Furgone e Minibus) |
Capacidades | |||
Porta-malas (litros) | ND | ND | ND |
Tanque (litros) | 100 | 100 | 100 |
Carga útil (kg) | 1525 (Chassi) 1035 (Furgone) 1795 (Minibus) | 1525 (Chassi) 1035 (Furgone) 1795 (Minibus) | 1525 (Chassi) 1035 (Furgone) 1795 (Minibus) |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1975 (Chassi) 2465 (Furgone) 2505 (Minibus) | 1975 (Chassi) 2465 (Furgone) 2505 (Minibus) | 1975 (Chassi) 2465 (Furgone) 2505 (Minibus) |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | ND | ND | ND |
Fotos
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