Primeiras impressões do Iveco Daily Hi-Matic: primeiro furgão com câmbio automático produzido no Brasil

iveco daily hi matic (1)
iveco daily hi matic (1)

Iveco Daily Hi-Matic é o primeiro furgão com transmissão automática produzido no Brasil.

A linha Daily, fabricada pela Iveco na cidade mineira de Sete Lagoas, ganhou mais uma versão: o Daily Hi-Matic 35-180.

O principal diferencial do veículo é a transmissão automática. Apresentado na Fenatran de 2022, o Daily Hi-Matic é o primeiro veículo leve comercial com câmbio automático fabricado no Brasil – desde março, a concorrente Ford Transit Automática é montada no Uruguai.

Produzida na versão chassi-cabine, o Daily Hi-Matic estará disponível para vendas a partir de dezembro de 2023 e virá com um ano de cortesia do Nexpro Connect, uma plataforma de conectividade que oferece ferramentas (para gestão de frotas, manutenção e serviços.

O Daily Hi-Matic é um veículo consagrado no mercado europeu e na Argentina. No Brasil, passou por dois anos de desenvolvimento e mais de 500 mil quilômetros rodados, sendo 80% em trechos urbanos e 20% em rodoviário.

iveco daily hi matic (2)
iveco daily hi matic (2)

Motor FPT e câmbio ZF

O modelo conta com motor FPT / F1C VGT de 180 cavalos de potência a 3.500 rpm e 43,8 kgfm de torque de 1.600 a 2.900 rpm. Pode ser conduzido por motoristas com habilitação B, a mesma categoria usada para direção de veículos de passeio.

“O desenvolvimento do Daily Hi-Matic foi focado em oferecer mais performance e segurança, economia operacional e conforto aos motoristas. O trem de força tem capacidade de rampa íngremes de 30 graus, ou seja, máxima performance e segurança. O equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível proporciona um menor desgaste de componentes, enquanto a troca de marchas suave garante mais conforto aos motoristas”, explica Marcus Souza, diretor de Marketing da Iveco para a América Latina.

O modelo vem equipado com a caixa ZF- 8HP, com 8 velocidades. A caixa automática é robusta e atende a aplicações de 3,5 a 7 toneladas, e com diferentes funções, como “Eco Mode”, “Kick Down” e “Creep Mode”.

iveco daily hi matic (7)
iveco daily hi matic (7)

A “Eco Mode” faz com que o veículo tenha um comportamento alinhado à performance na melhor condição de consumo. O Daily sai de fábrica com essa função, mas ainda há a opção “Power Mode” ou o modo “Manual”, para atender aos motoristas que preferem fazer as trocas de marchas.

A “Kick Down” assegura melhor performance nas ultrapassagens. O acionamento dessa função está localizado no pedal do acelerador. Com o curso do pedal até o final, o veículo reduz as marchas para melhorar o desempenho.

Já a “Creep Mode” permite que em marcha lenta o veículo inicie o movimento, facilitando pequenas manobras, como entrada em docas e baliza em vaga.

iveco daily hi matic (3)
iveco daily hi matic (3)

Consolidada no mercado brasileiro, a linha Daily é líder no segmento de chassi-cabine. Nos últimos 12 anos, a Iveco somou dez anos em primeiro lugar na categoria. No acumulado de janeiro a outubro, a marca italiana alcançou a média de 36% de participação de mercado.

Esse resultado mostra um crescimento de 65% em “market share” nos últimos quatro anos.

“São números que reforçam como os nossos produtos são reconhecidos pelo cliente. Sabemos que há fatores que impactam nesse resultado, como a atenção do serviço de pós-venda. Por isso, somos gratos aos nossos clientes pela preferência e confiança”, afirma Carlos Tavares, diretor Comercial da Iveco.

iveco daily hi matic (4)
iveco daily hi matic (4)

Primeiras impressões – Passeio completo

Belo Horizonte/MG – No teste feito no requintado bairro da Pampulha, na capital mineira, o Daily Hi-Matic com motor FPT / F1C VGT Euro 6 mostrou que esbanja torque e potência, além de uma agilidade nas manobras surpreendente para um veículo deste porte.

O motor de 3,0 litros com 160 cavalos de potência entrega robustos 38,7 kgfm de torque já em baixos giros, graças ao sistema de turbocompressor de geometria variada.

O sistema de injeção de combustível, que trabalha por solenoides, amplia a eficiência na mistura ideal com o ar. A parceria com a caixa automática ZF-8HP, com 8 velocidades, se mostra harmoniosa, enquanto o nível de ruído e trepidação foi nitidamente reduzido em relação à versão Euro 5 manual.

iveco daily hi matic (8)
iveco daily hi matic (8)

Segundo a Iveco, as trocas de marchas no Daily Hi-Matic levam dois milésimos de segundo. E, de fato, o câmbio proporciona trocas de marchas bastante suaves e rápidas. Tem ainda a função “Eco Mode”, para melhorar o consumo – algo de extrema relevância no segmento.

Há também a opção “Power Mode”, para as arrancadas, ou o modo “Manual” para motoristas que preferem engatar as marchas. Uma das vantagens de uma transmissão automática é que o equilíbrio do sistema fazer as trocas no momento certo proporciona menor desgaste de componentes.

No habitáculo, os bancos têm assento amplo, apoios de cabeça redesenhados, densidade corretas das espumas e padrões elegantes de tecido de revestimento.

Um compartimento com 80 litros de capacidade sob o assento do passageiro amplia as possibilidades de carregar objetos na cabine. Controle eletrônico de estabilidade, freio com assistência hidráulica e sistema de auxílio para saída em rampa são itens de série no Daily Hi-Matic 35-180.

iveco daily hi matic (6)
iveco daily hi matic (6)
iveco daily hi matic (5)
iveco daily hi matic (5)
google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Avatar photo
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira - AutoMotrix

Jornalista carioca que trabalha com jornalismo automotivo desde 1992. Em 2018 criou a Agência AutoMotrix e, em 2020, a revista "Roda Rio".