Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

O Ford Ka 2019 chega com diversas novidades ao mercado brasileiro. O compacto da marca americana, feito em Camaçari-BA, chega com motor Dragon 1.5 de até 136 cavalos, transmissão automática, estrutura mais rígida, versão Titanium, seis airbags, mais itens de série e outros melhoramentos, que visam deixa-lo mais atrativo, seguro, econômico e eficiente em performance.

Visualmente, o Ford Ka (veja aqui opinião de dono sobre Ford Ka 1.0) 2019 se resume em três variantes: hatch, sedã e o aventureiro FreeStyle. Além disso, o modelo oferece a gama de versões S, SE, SE Plus e Titanium, esta com bastante novidades. A atualização de estilo introduziu modificações nos faróis, bem como grade hexagonal suavizada e com elementos estéticos mais elaborados, novas rodas de liga leve e para-choques com frisos e chanfros que remetem ao New Fiesta, por exemplo. As lanternas recebem leves modificações na superfície para promover a aerodinâmica.


Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

Por dentro, o Ford Ka 2019 adota mudanças no acabamento, tela de multimídia SYNC 3 com 6,5 polegadas, além de Google Android Auto e Apple Car Play, ambos com aplicativo Waze, câmera de ré e projeção de sensores de estacionamento, bem como aplicativos dedicados do AppLink, comandos de voz, Bluetooth, comandos no volante e duas entradas USB. O assistente de emergência continua ligando para o SAMU (192) em caso de acionamento dos airbags ou corte do combustível (impacto traseiro).

Outra novidade é um novo revestimento acústico para isolamento do habitáculo, reforço estrutural da carroceria com mais ações de alta resistência, aumentando a rigidez torcional em 5,3% no hatch e 9,2% no sedã, por exemplo, além de ampliação da espessura de vigas e chapas em 1,2 mm. Para-brisa acústico e buchas da suspensão com nova calibração também fazem parte das alterações no Ford Ka 2019. Coxins hidráulicos foram adicionados no motor 1.5 Ti-VCT. O objetivo é reduzir ruídos internos e vibrações, necessários quando se usa motores de três cilindros.

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

O Ford Ka 2019 recebeu também nova calibração da suspensão, assim como ajustes na direção elétrica, que agora é variável e dotada de sistemas PDC (atenuador de torque no volante em inclinação lateral) e ANC (atenuador de vibração no volante em ondulações). O Ford Ka 2019 vem com controles de tração e estabilidade (confira também Ka 2015: detalhes, versões, etc), além de assistente de partida em rampa. Na versão Titanium, o compacto ganha airbags laterais e de cortina. Este também oferece botão de partida e entrada sem uso da chave.

No Ka FreeStyle, o aventureiro tem motor 1.5 Ti-VCT, suspensão mais elevada, visual personalizado e rodas de liga leve exclusivas, além de acabamento diferenciado.

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

Na parte mecânica, o Ford Ka 2019 mantém o motor 1.0 Ti-VCT de 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos no etanol, entregando torques de 10,2 kgfm a 3.500 rpm e 10,7 kgfm a 4.500 rpm, respectivamente. A novidade é o 1.5 Ti-VCT – também de três cilindros – da família Dragon, que tem 128 cavalos na gasolina e 136 cavalos no etanol, ambos 6.500 rpm, enquanto a força é de 15,5 e 16,0 kgfm, respectivamente, obtidos a 4.750 rpm.

Mas, o Ford Ka 2019 também ganhou a nova caixa manual de MX65 de cinco marchas, mais eficiente em ruído, suavidade nas trocas e durabilidade. A automática 6F15 (veja aqui Ka 2019 atualizado e automático chega às lojas) chega com conversor de torque, seis marchas, opção de mudanças manuais através de botão na alavanca e gerenciamento eletrônico, tendo ainda óleo para vida útil (sem troca) e sistema preditivo de condução.

Com isso, o Ka 1.0 2019 tem consumo médio com gasolina de 14,2 km/l e aceleração de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos. No novo 1.5, a média fica em 13,5 km/l com tempo de 9,9 segundos. O Ka Sedan 1.5 faz 12,2 km/l e obtém 10,6 segundos até 100 km/h. Nesta terça (24), faremos o test drive e traremos nossas impressões ao dirigir.

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

Ford Ka e Ka FreeStyle 2019 – Conteúdo das versões

S – De série com ar-condicionado, direção elétrica, airbag duplo, freios ABS, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos, banco traseiro bipartido, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, cintos e apoios de cabeça completos e Isofix.

SE – Itens acima, mais maçanetas e retrovisores na cor do carro, My Ford Dock para celulares e rádio My Connection.

SE Plus – Itens acima, mais retrovisores elétricos, faróis de neblina, SYNC 3, sensor de estacionamento, USB (2), vidros traseiros elétricos e rodas de aço aro 15 com calotas.

Titanium – Itens acima, mais câmera de ré, bancos em couro, botão de partida (Ford Power), retrovisores com repetidores de direção, rodas de liga leve aro 15 polegadas, airbags laterais e de cortina, alarme volumétrico, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

FreeStyle – Itens da SE Plus, mais rack no teto, suspensão elevada, retrovisores com repetidores de direção, rodas de liga leve aro 15 polegadas, bancos em couro e tecido, câmera de ré, airbags laterais e de cortina, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, alarme volumétrico e pacote FreeStyle de estilo.

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

Ford Ka Sedan 2019 – Conteúdo das versões

SE – De série com ar-condicionado, direção elétrica, airbag duplo, freios ABS, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos, banco traseiro bipartido, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, cintos e apoios de cabeça completos, My Ford Dock para celulares e rádio My Connection, maçanetas e retrovisores na cor do carro e Isofix.

SE Plus – Itens acima, mais retrovisores elétricos, faróis de neblina, SYNC 3, sensor de estacionamento, USB (2), vidros traseiros elétricos e rodas de aço aro 15 com calotas.

SEL – Itens acima, mais airbags laterais e de cortina, bancos parcialmente em couro, câmera de ré, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, retrovisores com repetidores de direção, rodas de liga leve aro 15 polegadas e alarme volumétrico.

Titanium – Itens acima, mais bancos em couro, botão de partida (Ford Power).

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

Ford Ka 2019 – Preços

  • Ka S 1.0 MT – R$ 45.490
  • Ka SE 1.0 MT – R$ 45.990
  • Ka SE Plus 1.0 MT – R$ 48.490
  • Ka SE 1.5 MT – R$ 51.990
  • Ka SE Plus 1.5 MT – R$ 54.490
  • Ka SE 1.5 AT – R$ 56.490
  • Ka SE Plus 1.5 AT – R$ 58.990
  • Ka Freestyle 1.5 MT – R$ 63.490
  • Ka Freestyle 1.5 AT – R$ 67.990
  • Ka Titanium 1.5 AT – R$ 68.990
  • Ka Sedan SE 1.0 MT – R$ 49.490
  • Ka Sedan SE Plus 1.0 MT – R$ 51.990
  • Ka Sedan SE 1.5 MT – R$ 55.490
  • Ka Sedan SE Plus 1.5 MT – R$ 57.990
  • Ka Sedan SE 1.5 AT – R$ 59.990
  • Ka Sedan SE Plus 1.5 AT – R$ 62.490
  • Ka Sedan SEL 1.5 AT – R$ 65.990
  • Ka Sedan Titanium 1.5 AT – R$ 70.990

Ford Ka 2019 – Galeria de fotos

Evento a convite da Ford. 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.