*Featured Ford Hatches Lançamentos Sedãs

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

O Ford Ka 2019 chega com diversas novidades ao mercado brasileiro. O compacto da marca americana, feito em Camaçari-BA, chega com motor Dragon 1.5 de até 136 cavalos, transmissão automática, estrutura mais rígida, versão Titanium, seis airbags, mais itens de série e outros melhoramentos, que visam deixa-lo mais atrativo, seguro, econômico e eficiente em performance.


Visualmente, o Ford Ka 2019 se resume em três variantes: hatch, sedã e o aventureiro FreeStyle. Além disso, o modelo oferece a gama de versões S, SE, SE Plus e Titanium, esta com bastante novidades. A atualização de estilo introduziu modificações nos faróis, bem como grade hexagonal suavizada e com elementos estéticos mais elaborados, novas rodas de liga leve e para-choques com frisos e chanfros que remetem ao New Fiesta, por exemplo. As lanternas recebem leves modificações na superfície para promover a aerodinâmica.

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

Por dentro, o Ford Ka 2019 adota mudanças no acabamento, tela de multimídia SYNC 3 com 6,5 polegadas, além de Google Android Auto e Apple Car Play, ambos com aplicativo Waze, câmera de ré e projeção de sensores de estacionamento, bem como aplicativos dedicados do AppLink, comandos de voz, Bluetooth, comandos no volante e duas entradas USB. O assistente de emergência continua ligando para o SAMU (192) em caso de acionamento dos airbags ou corte do combustível (impacto traseiro).


Outra novidade é um novo revestimento acústico para isolamento do habitáculo, reforço estrutural da carroceria com mais ações de alta resistência, aumentando a rigidez torcional em 5,3% no hatch e 9,2% no sedã, por exemplo, além de ampliação da espessura de vigas e chapas em 1,2 mm. Para-brisa acústico e buchas da suspensão com nova calibração também fazem parte das alterações no Ford Ka 2019. Coxins hidráulicos foram adicionados no motor 1.5 Ti-VCT. O objetivo é reduzir ruídos internos e vibrações, necessários quando se usa motores de três cilindros.

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

O Ford Ka 2019 recebeu também nova calibração da suspensão, assim como ajustes na direção elétrica, que agora é variável e dotada de sistemas PDC (atenuador de torque no volante em inclinação lateral) e ANC (atenuador de vibração no volante em ondulações). O Ford Ka 2019 vem com controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa. Na versão Titanium, o compacto ganha airbags laterais e de cortina. Este também oferece botão de partida e entrada sem uso da chave.

No Ka FreeStyle, o aventureiro tem motor 1.5 Ti-VCT, suspensão mais elevada, visual personalizado e rodas de liga leve exclusivas, além de acabamento diferenciado.

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

Na parte mecânica, o Ford Ka 2019 mantém o motor 1.0 Ti-VCT de 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos no etanol, entregando torques de 10,2 kgfm a 3.500 rpm e 10,7 kgfm a 4.500 rpm, respectivamente. A novidade é o 1.5 Ti-VCT – também de três cilindros – da família Dragon, que tem 128 cavalos na gasolina e 136 cavalos no etanol, ambos 6.500 rpm, enquanto a força é de 15,5 e 16,0 kgfm, respectivamente, obtidos a 4.750 rpm.

Mas, o Ford Ka 2019 também ganhou a nova caixa manual de MX65 de cinco marchas, mais eficiente em ruído, suavidade nas trocas e durabilidade. A automática 6F15 chega com conversor de torque, seis marchas, opção de mudanças manuais através de botão na alavanca e gerenciamento eletrônico, tendo ainda óleo para vida útil (sem troca) e sistema preditivo de condução.

Com isso, o Ka 1.0 2019 tem consumo médio com gasolina de 14,2 km/l e aceleração de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos. No novo 1.5, a média fica em 13,5 km/l com tempo de 9,9 segundos. O Ka Sedan 1.5 faz 12,2 km/l e obtém 10,6 segundos até 100 km/h. Nesta terça (24), faremos o test drive e traremos nossas impressões ao dirigir.

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

Ford Ka e Ka FreeStyle 2019 – Conteúdo das versões

S – De série com ar-condicionado, direção elétrica, airbag duplo, freios ABS, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos, banco traseiro bipartido, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, cintos e apoios de cabeça completos e Isofix.

SE – Itens acima, mais maçanetas e retrovisores na cor do carro, My Ford Dock para celulares e rádio My Connection.

SE Plus – Itens acima, mais retrovisores elétricos, faróis de neblina, SYNC 3, sensor de estacionamento, USB (2), vidros traseiros elétricos e rodas de aço aro 15 com calotas.

Titanium – Itens acima, mais câmera de ré, bancos em couro, botão de partida (Ford Power), retrovisores com repetidores de direção, rodas de liga leve aro 15 polegadas, airbags laterais e de cortina, alarme volumétrico, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

FreeStyle – Itens da SE Plus, mais rack no teto, suspensão elevada, retrovisores com repetidores de direção, rodas de liga leve aro 15 polegadas, bancos em couro e tecido, câmera de ré, airbags laterais e de cortina, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, alarme volumétrico e pacote FreeStyle de estilo.

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

Ford Ka Sedan 2019 – Conteúdo das versões

SE – De série com ar-condicionado, direção elétrica, airbag duplo, freios ABS, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos, banco traseiro bipartido, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, cintos e apoios de cabeça completos, My Ford Dock para celulares e rádio My Connection, maçanetas e retrovisores na cor do carro e Isofix.

SE Plus – Itens acima, mais retrovisores elétricos, faróis de neblina, SYNC 3, sensor de estacionamento, USB (2), vidros traseiros elétricos e rodas de aço aro 15 com calotas.

SEL – Itens acima, mais airbags laterais e de cortina, bancos parcialmente em couro, câmera de ré, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, retrovisores com repetidores de direção, rodas de liga leve aro 15 polegadas e alarme volumétrico.

Titanium – Itens acima, mais bancos em couro, botão de partida (Ford Power).

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático

Ford Ka 2019 – Preços

  • Ka S 1.0 MT – R$ 45.490
  • Ka SE 1.0 MT – R$ 45.990
  • Ka SE Plus 1.0 MT – R$ 48.490
  • Ka SE 1.5 MT – R$ 51.990
  • Ka SE Plus 1.5 MT – R$ 54.490
  • Ka SE 1.5 AT – R$ 56.490
  • Ka SE Plus 1.5 AT – R$ 58.990
  • Ka Freestyle 1.5 MT – R$ 63.490
  • Ka Freestyle 1.5 AT – R$ 67.990
  • Ka Titanium 1.5 AT – R$ 68.990
  • Ka Sedan SE 1.0 MT – R$ 49.490
  • Ka Sedan SE Plus 1.0 MT – R$ 51.990
  • Ka Sedan SE 1.5 MT – R$ 55.490
  • Ka Sedan SE Plus 1.5 MT – R$ 57.990
  • Ka Sedan SE 1.5 AT – R$ 59.990
  • Ka Sedan SE Plus 1.5 AT – R$ 62.490
  • Ka Sedan SEL 1.5 AT – R$ 65.990
  • Ka Sedan Titanium 1.5 AT – R$ 70.990

Ford Ka 2019 – Galeria de fotos

Evento a convite da Ford. 

Ford Ka 2019: novo motor 1.5 de até 136 cavalos e câmbio automático
Nota média 4.3 de 15 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Tosca16

    Particularmente não gostei desta “assinatura em C”, mas releva-se pelo bom conjunto oferecido, se não o melhor do mercado especialmente nesta configuração 1.5 de 136cv + AT6; os preços que não fogem muito a realidade brasileira, pagar 45 mil num KA S 1.0 já começa a ser pesado. KA deu uma revigorada enorme, assumirá se tudo ocorrer bem a vice liderança ultrapassando o HB20 (que já merece algo mais que adesivos e versões comemorativas). Vamos aguardar pra ver a receptividade do mercado, agora particularmente por 71 mil reais gostaria de no mínimo ter um New Fiesta (repaginado), mas aqui setentinha vc vai mal de KA. E continuo achando o cluster de instrumentos do KA antiquado e feio.

    • Matthew

      Ué, mas tem versão do New Fiesta na faixa dos 70 mil golpistas, inclusive há bastante sobreposição de preços entre os dois modelos. A essa altura dos acontecimentos já está bastante claro que o Ka substituirá o Fiesta a médio prazo. Além de ser mais recente, o espaço interno no banco traseiro é muito maior, e agora o powertrain (1.5+AT6) é mais atualizado do que o conjunto empregado no modelo veterano, que insiste no PowerShift acoplado ao Sigma 1.6-16v.

      • Tosca16

        O Fiesta hoje está quase que colocado como “inferior” ao KA, os ajustes mecânicos e adoção do novo AT6 deram uma sobrevida ao KA, coisa que carece no New Fiesta; não que o 1.6 Sigma seja ruim, longe disso mas entre o 1.5 Dragon e o 1.6 Sigma, vou de Dragon. E o 1.0 Ecobooster ficou meio que esquecido na gama, este sim poderia vir numa versão esportivada do KA, e no Fiesta compõe apenas uma versão que antes fora topo de linha; além disso ao que sei ainda mantém o polêmico “Powershift” o que definitivamente mata o New Fiesta no mercado.

        • Matthew

          De fato o Sigma 1.6 ainda é um bom motor, com a vantagem dos 4 cilindros serem melhor balanceados. Mas manter o Powershift foi a sentença de morte. Quanto ao cluster do Ka, embora simples, é funcional.

          • Vitor Castro

            Mano eu tenho 1 Powershift, deu problemas, arrumado em garantia. Concordo com o polêmico, mas o câmbio é bom, funciona bem, depois dos reparos rodei 60000km e tá sussa.

            • Tosca16

              O ruim é a “má” fama… se de cada 1.000 um der problema em garantia vão dizer “tá vendo, eu avisei, porcaria de Powershift”. Sendo bom ou não a troca se faz necessária para que o produto não tenha essa estigma de ruim.

            • José Barbosa

              Hoje arrumou em garantia, e quando ela acabar?

              • Vitor Castro

                Bom, ele não tá dando problemas mais, ele tá funcionando como devia e quando era novo. O problema era o retentor de óleo que deixava o óleo sob pressão do mecanismo contaminar as embreagens e o carro ficava patinando. Eles trocaram a embreagem toda e o retentor, parece que o problema que vai dar agora é só o desgaste mesmo. Como as embreagens são novas, previsão de 240 mil km de durabilidade. Eles aumentaram a garantia para cinco anos do câmbio. Fizeram o serviço tão bem feito que nos compramos outro fiesta powershift para minha irmã, só que o dela é 2014/15 e já não tem defeito. Compramos usado, com 74mil km já.

                • Lucas de Lucca

                  Isso que os 15 não vinham mais com defeitos é mito, o meu era 15 e foi pra garantia reparar duas vezes, uma antes dos 10 mil e outra antes dos 50 mil, resultado? Vendi o carro com 55 mil rodados apenas e tomei um baita prejuízo. Powershift é sorte talvez, pela sua região, relevo e clima sofra menos, mas eu por exemplo não quero outro nem de graça e quem vier me perguntar não recomendo a compra. Ou seja, como o Tosca16 falou ali em cima realmente já pegou má fama (por culpa dele mesmo) e agora é melhor trocar se quiser recuperar mercado no terrado dos automáticos.

            • leandro

              Eu tive um fiesta com Powershift e rodei 120 mil km com ele sem problema algum!
              Agora tenho uma Ecosport 1.5AT e já rodei 15 mil km com ela. O câmbio da Eco é muito bom, mas sem dúvidas o PowerShift era melhor na velocidade de troca, nas escolhas das trocas e no escalonamento.
              Se o problema do PowerShift era a embreagem basta a Ford derrubar os preços das peças que o problema está resolvido… Trocar embreagem é algo esperado pois é consumível

            • Michel

              rodei 80 mil depois do recall.

            • ocampi

              Eu tenho um Fiesta 2016/17 Powershift, nunca deu problema e já estou nos 78.000km usando sem dó.

          • Tosca16

            Funcional, não bonito, nem atual…e a “mística” dos três-cilindros com o tempo acabará, logicamente que em vibração não se compara, por isso que investem em suportes cada vez mais robustos e até hidráulicos, e tendo-o corrente de distribuição já dispensa a troca de correia por tanto barateando a manutenção.

            • CharlesAle

              Mas essa correia banhada a óleo é “quase” uma corrente.rsrs. Digo isso, pois tem uma alta durabilidade, não tem problemas de contaminação por agente externo( um problemão na região siderúrgica de Minas Gerais), enfim. Eu praticamente considero esse Ford 3C de motor de baixíssima manutenção..

              • Tosca16

                Sim, só quis colocar a informação correta antes que alguém me rebatesse acima hehe; segundo a Ford dura a vida inteira do motor ou 240 mil km.

                • CharlesAle

                  Pois é.. Se o dono for zeloso, e trocar o óleo sempre no prazo correto e o óleo indicado, creio que atinja os 240 mil e ela ainda estar em perfeitas condições e rodando muito ainda. Esse prazo de 240 mil pode ser em condições mais severas de uso..

        • CharlesAle

          Mas o Fiesta tá com bons descontos. Na empresa, um colega pagou 53 mil em um já com MM e rodas de liga leve, enfim, bem completo, e com o excelente sigma. Foi muito mais interessante que muitos 1.0 ou o esquálido étios 1.3. HB20 ele descartou pois o seguro é meio inviável aqui em nossa região..

      • Marcio Souza

        Parei no “golpistas”.

        • Antonio

          O Brasil parou. Aliás, continua parado.

      • Fernando

        Ler 70 mil golpistas é muita comédia. Tanto quanto estocar vento de uma certa ex president”a” 🙂

        • Matthew

          Que bom que vc ficou feliz.

        • Antonio

          Desiludido, né?
          Nada que uma boa caipirinha não resolva.
          Só que segunda-feira começa tudo de novo.

    • CharlesAle

      Eu já gostei das modificações. Creio que a Ford foi cirúrgica em resolver bem aqueles problemas que os consumidores reclamavam. O carro, pelo que li, está mais parrudo, com estrutura reforçada( que já era boa)..Ganhou CMM, câmbio AT entre outras modificações. Vamos esperar os comparativos, mas creio que, hoje, é um produto melhor que o Onix. Mas a Ford não tem nem produção, nem interesse em tornar o Ka líder de mercado. Vice tá de bom tamanho..

      • Volkswagen Opala

        A estrutura não era boa. Tirou zero no crash test. E para ser melhor que o Ônix não precisa muito mesmo hehehe.

        • Xumbretado

          Onix muito duro. Plataforma muito mal acertada, suspensão soca!

      • Djalma

        Estrutura era boa? Porque zerou no Latin NCAP então? E segundo a MOTOR 1 a baixa qualidade de acabamento interno continua lá,

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          na verdade foi o que aconteceu com onix, zerou por causa da lateral, depois que reforçanram tirou 3 estrelas, o Ka com reforço lateral e reforços pontuais deve tirar uns 4 pelo menos, é esperar pra ver

        • CharlesAle

          Não em termos de segurança, mas em termos de torção, não ficar “molenga” e torcendo em qualquer valeta ou lombada. Andei em um com 97 mil rodados, da empresa onde meu irmão trabalha(locadora) o carro estava bem integro, e olha que presta serviço para bancos em todo o estado de SP..

      • Vinicius Lima Santos

        A estrutura não era boa não. Era das mais frágeis.

      • Nelson Oliveira

        Cara, lembro desse Ford Ká, no final de 2014, custando na faixa dos 31.000 reais e hoje tá esses 45.000. Não tem inflação que justifique isso. A famosa malandragem das montadoras e a burrice do brasileiro fala mais alto.

        • HENRY ME

          Era 36 mil reais em 2014 Hoje 46 mil

    • Na página de ofertas da Ford, o Fiesta Style 1.0 Ecoboost AT automatizado está por R$ 64 mil .

      • Tosca16

        Bom preço, mas não se ver vendas elevadas ao modelo.

      • Lucas de Lucca

        Se viesse com um câmbio AT convencional era boa compra, agora com Powershift não da.

      • Volkswagen Opala

        Aqui na minha cidade a CSS está oferecendo o Argo Drive 1.3, com multimídia e tudo por 48 k

        • Djalma

          Agora é uma hora boa para comprar, todas estão “queimando” a linha 2018.

          • VW Opala Attractive Titanium

            exatamente.

            • Allysson Santos

              E a multimídia UConnect de 7″ do 2018 dizem ser muito melhor que a nova de 9″ que parece ser uma gambiarra com android 4.1…

              • mjprio

                Realmente achei muito tosca essa nova… e Multilaser com placa chinesa de quibta categoria. Vai pro pau rapidinho

  • Lyn

    Preços estão alinhados com a concorrência (no caso leia-se Onix) o que significa que tem cxb interessante pros padrões brasil nas versões de entrada e intermediaria mas as top de linha ja esbarram no “andar de cima” onde tem coisa melhor. Teria sido interessante se a ford tivesse patrocinado o latin n cap mas provavelmente não tem confiança que o carro consiga 5 estrelas mesmo com os reforços. Com adição do cambio AT acredito que a ford consiga se consolidar no segundo lugar. Só lamento que com esses preços a ford esteja praticamente matando o fiesta

    • Tosca16

      Conhecendo o consumidor local, bem o Onix se não bonito tem mais “porte”; o KA apesar de relativo bom espaço interno é pequeno por fora, parece ser ainda menor do que de fato é; e o Ônix tem posição elevada de dirigir, algo que agrada boa parte dos consumidores… produto por produto KA tá anos luz, mas o foco hoje é HB20, por mais que esteja-se nivelado com os preços do conterrâneo da GM.

      • JOSE DO EGITO

        Em falar em HB20,continua queimando as bobinas??

        • Tosca16

          Não sei, sei que ainda reclamam das batidas secas da suspensão hehe.

          • Vinicius Lima Santos

            O HB20 depois de 2016 melhorou muito nesse sentido. Inclusive os Uber da vida falam melhor, em comparação com as versões anteriores.

      • Bruno Silva

        O Ka só parece pequeno por fotos, se você parar ele ao lado dos rivais, vê que ele é grandinho. Ao lado do meu Celta, o Ka da minha mãe parece médio, ele tem 1,52 de altura, maior do segmento;

        • Djalma

          Deve ter uns 3,90, na mesma faixa dos concorrentes diretos.

    • celtiberian

      A versão com 6 airbags + advancetrac deve conseguir sim as 5 estrelas. Patrocinar ou não as vezes é questão de custo. O brasileiro não liga pra segurança (é só ver Onix líder mesmo 0 estrelas), então seria um custo morto por parte da Ford, sem retorno.

      • Djalma

        Pular de zero para 5? Sei não!

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          zerou por causa da lateral, frontal não foi ruim, acho que pelo menos 4 tira

          • Djalma

            Frontal tirou 9,5 em 17, mesmo do Onix, Kwid e Mobi.

            • Hugo Leonardo Dos Santos

              barbaridade

      • Lyn

        Mas ela diz que reforçou o carro, se a questão fosse custo ela nem faria nada pq como vc bem disse o consumidor comum dá pouca importância pra segurança.

        • cepereira2006

          O Ônix refez o teste após o reforço. Acho que o Ka também vai refazer, até por coerência.

      • RRodrigo Souza

        onix atual não é mais 0 estrela, o carro é um campeão de vendas não sei pq, se é pelo designe, formas de pagamento, pos vendas não sei os motivos mais vende muito

    • Volkswagen Opala

      Pode ter melhorado o estrutura, mas quando se fala em segurança, o Ka teve também um retrocesso:
      Agora o controle de estabilidade e tração só está sendo oferecido em versões acima de 60 k. No modelo anterior, havia ESP em versões abaixo dos 50 k.

      • Djalma

        Por esse motivo não terá 5 estrelas, já que as versões mais vendidas, as de entrada não vão ter ESP e nem tem air bags adicionais.

  • Darlon Anacleto

    Melhorou em todos os aspectos, mas R$ 70 mil nessa versão titanium é forçar a barra…

    • Essa versão é mau negócio. O melhor C x B é o Sedan SEL AT de 66 mil, que já vem completo.
      Bancos em couro e botão de partida é besteira nesse segmento. Ainda mais se for um “couro” tipo o do Polo/Virtus… Duvido que seja melhor.

      • Dod

        Impossível ter um “couro” pior que o do Polo/Virtus, que de tão xexelento chamam de Native. Espero que a Ford tenha imitado a Hyundai, cujo couro marrom das versoes Premium de HB20, hb20S e HB20X é de ótima qualidade.

        • Cardoso (não aquele)

          Quando entrei no Polo para fazer um test drive, passei a mão no volante e perguntei pro vendedor “isso é couro mesmo?” Ele não gostou Hahhahahhahah

        • Djalma

          Nenhum usa couro, é tudo sintético!

          • TFSI

            Exatamente. Couro mesmo só os carros bem mais caros e olhe lá, ou caso queira colocar por fora vai ter que pesquisar bem. O couro natural tem um cheiro diferente do couro sintético.

          • Dod

            Na verdade hoje a maioria dos carros com bancos em couro usa uma mistura de sintético (na parte posterior e laterais) com couro verdadeiro (nas partes onde há atrito com o corpo, como assento, lombar, face frontal dos apoios de cabeça e as abas dos bancos). No caso dos que mesclam tecido com couro, parte posterior e laterais são de material sintético, abas e face do apoio de cabeça em couro verdadeiro e assento e lombar em tecido.

            Somente carros de ALTO luxo ou esportivos de luxo (400k acima) usam assentos totalmente em couro verdadeiro, ou misturado com algum tecido premium, como Alcantara ou veludo.

      • EJ

        Parece que a SEL é manual… Segundo essa fonte aqui. Outros sites dizem q tem SEL AT

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          SEL é só AT

          • EJ

            Best cars diz exatamente o contrário e prova com fotos :( infelizmente.

            • Hugo Leonardo Dos Santos

              que sacanagem

      • MonHoe

        Se economizaram no couro pro volante, vc acha mesmo que vai ter couro bom nos bancos?

    • VW Opala Attractive Titanium

      Todo mundo falando que o Ka não vale 70 k. Mas é só não comprar a versão Titanium !!!

      No caso do Ka sedan, creio que a versão SEL1.5 AT é uma ótima opção, pois já vem completaça, incluindo ESP, 6 airbags, multimídia e muito mais e custa 5 k a menos que a Titanium. O melhor custo benefício de todas. Eu sinceramente acho que vale os 66 k. Depois que a poeira baixar, sou candidato à compra.

      Pena que não tem Ka hatch SEL 1.5.

      • Anderson Trajano

        Esses preços não são praticados pela Ford. De cara são praticados de 3% a 6% de desconto. Se não pegar a famosa “taxa 0%” pode chegar a mais de 10%. É mais ou menos o que a GM faz com o Onix, por isso vende tanto … rs

        • VW Opala Attractive Titanium

          Tomara mesmo rsrs

  • O mais interessante: a gritaria em torno dos crash tests fracassados deu certo, pois melhoraram a estrutura.

    E isso não é fácil, pois tem muito mau caráter tentando acobertar o descaso da insegurança de alguns carros nacionais… Certamente pagos por montadoras.

    É claro que a maioria quer um mercado liberal (e eu concordo), mas com segurança não se brinca, ainda mais com 50 mil mortos por ano no trânsito. Temos direito de ter acesso às melhores tecnologias nesse sentido.

    Ainda está caro para ter ESC e 6AB (hatch Freestyle de 63 mil ou sedã SEL AT de 66 mil), mas aí já devemos reconhecer que é escolha do consumidor, que ainda prefere enfeites em vez de segurança.

    • Lucas de Lucca

      O triste é que a maioria dos acidentes são causados por bebidas ou imprudência, carros mais seguros é o mínimo, mas o ideal mesmo era motoristas mais conscientes e educados. Uma utopia exigir isso talvez, se tratando de Brasil.

      • Ernesto

        Sim, sem dúvida o maior problema é a educação do brasileiro. E isso percebe-se em tudo no nosso cotidiano.
        Pior que não vejo perspectiva de melhora.

        • catucadão

          prefiro assim do que virar uma EUA ou alguns paises da europa onde só tem gente chata

        • Antonio

          Também não vejo perspectiva. A começar pelo seu avatar.
          ‘Se orienta, rapá!”

          • Ernesto

            Mortadela detectado!

      • Djalma

        Bem por aí mesmo, tirando esses dois fatores, o problema se reduziria e muito. Aí mais uma colaboração do serviço público sinalizando bem estrada, tapando buracos e fiscalizando para valer; acumulado com carros bem mais seguros, poderia se reduzir o número de acidentes em até uns 90%. Pode parecer utopia, mas é possível sim, é só ir no Japão ou nos países mais avançados da Europa para ver.

    • Charlis

      Caramba… não sabia que o número beirava isso.
      Quase chega perto no número de homicídios.
      Que triste controle de mortalidade que temos por aqui hein?

      []s

  • Pedrov154

    Esse cluster é muito simplório. Acho que faltou esmero por parte da Ford nesse aspecto, dá uma certa desanimada em relação ao design interno do carro. Mas o que me preocupa mesmo é a segurança. Espero que esses R$ 71 mil não correspondam a um moedor de carne.

    • celtiberian

      A estrutura do carro já era boa. Com os reforços + 6 airbags certamente está entre os mais seguros do segmento, se não for o mais seguro.

      • Volkswagen Opala

        A estrutura não era boa. Tirou zero no crash test do Latin Ncap

      • Djalma

        Não tinha estrutura nenhuma boa, tanto que tirou 9,5 no impacto frontal e no lateral zerou, não teve nem nota.

      • Rodrigo

        Quem não é engenheiro automotivo e nunca pisou numa área de desenvolvimento de veículos vai dizer que a estrutura não é boa.
        5 estrelas não vai alcançar, mas está longe de ser uma estrutura ruim.

        • Volkswagen Opala

          Vc é engenheiro automotivo?

          • Rodrigo

            Sim

            • Volkswagen Opala

              Então estuda mais, porque o que vc falou não está correto!

              • Rodrigo

                Claro. Você tem razão.

          • Volkswagen Opala

            Então estuda mais, porque o que vc falou não está correto.

          • Rodrigo

            Apagou a respostinha mal educada?

            • Volkswagen Opala

              A resposta está logo abaixo. E apenas rebate o tom de superioridade do seu comentário.

              • Rodrigo

                Continua por baixo.

        • Vinicius Lima Santos

          Mas a intenção é que os testes realizados por institutos qualificados digam para o consumidor – que não tem a obrigação de ser engenheiro automotivo – se o carro é seguro ou não.
          E no caso do Ká, não era. A colisão que pode gerar a morte também indica isso. Mas conta mais um pouco sobre a área de desenvolvimento de veículos.

          • Rodrigo

            Correto! O leigo não tem obrigação de saber.
            Explique-nos como entendeu o downgrade da avaliação do Ka de 4 para 0 estrelas.
            Acha que a estrutura do carro derreteu com o tempo?
            Ficaria surpreso se o up, ao ser avaliado hoje em dia, caísse de 5 para 3 estrelas ou quem sabe 2?

            • Vinicius Lima Santos

              4 estrelas, sem colisão lateral
              0 estrelas, com colisão lateral.
              A estrutura era a mesma. Ainda sobre seu comentário, porque a estrutura deveria ser considerada boa?

              • Rodrigo

                Observe a célula de sobrevivência.
                Veja o vídeo e confira a intrusão em ambas análises, frontal e vertical.

                • catucadão

                  em resumo vc diz que ncap ta errado e você ta certo kkkkk

                  • Rodrigo

                    Longe disso! A nota zero assusta.E deve assustar mesmo!
                    Verifique a diferença da intrusão de um carro que você considera bom com a avaliação do Ka.

                • Vinicius Lima Santos

                  Pode ser mais objetivo? Como comentou, o leigo não tem obrigação de saber. Quando vi os videos, meu entendimento é: Colisão lateral, o passageiro vai se arrebentar.

                  • Volkswagen Opala

                    Pois é. Cadê a resposta do “engenheiro” Rodrigo?

                  • Rodrigo

                    Você comparou com o veículo que considera bom?

                  • Rodrigo

                    Vou utilizar o Polo, um excelente exemplo de como a estrutura se comportou no impacto lateral.
                    Se comparar o Ka com o Polo, verá que a intrusão lateral foi muito parecida.
                    Analisando o dummie, confirmará que ambos os carros mantém a cabeça e quadris em níveil considerado adequado/marginal. Isso significa que a estrutura da carroceria no impacto frontal tem boa estabilidade, em ambos.
                    Porém, no Ka, a proteção no torso foi fraca, enquanto no Polo foi adequado. Essa análise se deu por conta do impacto lateral.
                    O Polo tem 4 airbags em todas as versões, o airbag lateral faz diferença.
                    Claro que há estruturas adicionais que ajudam o resultado do Polo, o que obviamente o faz melhor.
                    Mas a performanc do Ka não foi muito diferente no quesito deformação lateral.
                    Portanto, a estrutura não é péssima/ruim. Precisa de ajustes, claro! Tanto que foi considerado no “novo” Ka.
                    A performance não depende só da estrutura, quantidade de airbags, há vários outros pontos que são considerados.
                    Veja o video do primeiro Kwid, aí sim verá o que é uma estrutura ruim.
                    Depois compare com o Kwid brasileiro. A diferença de uma estrutura realmente ruim para um boa é bem grande.

                    • MarcioMaster

                      As pessoas tem dificuldade para entender os testes de impacto, as notas dos institutos, assim como entender os recalls e usam isso para defender o carro que mais gostam ou denegrir os que mais odeiam , como time de futebol, simples assim

                    • Vinicius Lima Santos

                      Obrigado pela explicação. Ficou mais claro com a exemplificação.
                      Não duvido que essa versao 2019 tenha melhorado e consiga mais estrelas no teste. Porém, eu não me sentiria seguro tendo familia/passageiros no banco de tras com as versoes anteriores. Abs

                    • Volkswagen Opala

                      Rodrigo, por favor, não desinforme os leitores do NA com frases elaboradas, mas enganosas.

                      O que o latin Ncap diz em relação ao Ka:
                      “O veículo não proporciona airbags laterais, não conta com reforços estruturais para o impacto lateral nas portas nem com elementos de absorção de energia para a pelve na porta ou nos paneis interiores dela. O veículo apresentou uma alta penetração da barreira móvel, causando um alto deslocamento do pilar B, fato que questiona a capacidade do carro de oferecer melhor proteção lateral mesmo tendo airbags laterais. A porta traseira do lado do impacto foi aberta no teste de impacto lateral, expondo os passageiros a um perigo mais grave.”

                      Ou seja, não é só a ausência dos airbags laterais que prejudicam a avaliação do Ka, a estrutura da coluna B e das portas era inadequada SIM !!!!!

                    • Rodrigo

                      Você tem razão

                    • Djalma

                      Nada como pegar o próprio relatória da entidade.

                    • VW Opala Attractive Titanium

                      Pois é. Não tem como questionar. Se o carro tirou zero é porque tem problemas tanto na estrutura quanto nos equipamentos de segurança.

            • Djalma

              O Up cairia para 3, também pela falta de ESP e air bags laterais, mas não deveria pois a Nota do impacto vai continuar a mesma, só perdendo 1 ponto pela falta de air bag lateral e 1 ponto pela falta de ESP. não se esqueça que enquanto esses 3 estrelas como Onix, KA, Kwid tiram nota em torno de 10 em 17, em impacto lateral e frontal, Polo e Up fazem 16 pontos em 17.
              Então aí você diferencia o que é uma boa estrutura e uma razoável ou má estrutura. Um ponto que o LATIN NCAP deveria rever. Esses carros que estão colocando reforço vão chegar nas 3 estrelas, mas dificilmente em 5. Para chegar em 5 você realmente tem que ter um carro projetado para ter 5.

              • Rodrigo

                O Ka não foi projetado pra ter 5 estrelas, e também não tem estrutura ruim.
                Ka teve 12.17 e up 15.86 na primeira avaliação.
                Só reforçar a coluna não trará nunca as 5 estrelas, e nem é o objetivo pois como já disse, só novo projeto mesmo para considerar isso.
                Tirar 5 estrelas custa caro!
                O up não terá mais 5 estrelas se avaliarem de novo na norma atual, fica entre 3 ou 4.
                O Ka pode alcançar ao menos 3.

    • Volkswagen Opala

      O painel frontal já ficou ultrapassado mesmo. Tinham que ter mudado.

  • Dod

    Tchau New Fiesta, descanse em paz.

    • aletp

      Quando restilizaram e deixaram o powershift lá já imaginei que teria vida curta, ao contrário do que aconteceu com a Eco. Tchau pra ele pelo jeito.

  • No_Name

    Ka Titanium para terminar o enterro do Fiesta no Brasil. Parabéns aos clientes envolvidos nessa façanha quando na hora de comprar optaram pelo Ka em vez do Fiesta, mesmo podendo adquirir esse último! O Ka transpira pobreza por onde quer que a gente veja e isso não mudou com esse facelift. Sorte da Ford que conseguirá fazer mais dinheiro, né. E azar dos brasileiros que são tontos de tudo.

    • celtiberian

      O problema não são os clientes, os clientes gostam do New Fiesta. Principalmente quem tem dinheiro, o Ka é carro para pobre (espaço pra toda família), o New Fiesta é para quem quer um compacto bonito e moderno por escolha mesmo, pois tem pouco espaço.

      O problema é a fábrica de SBC, velha, antiquada, muito caro de produzir ali (funcionários sindicalizados caríssimos e sem incentivo tributário). O carro não dá dinheiro para a Ford hoje, por isso sua produção foi sendo cortada e os preços aumentados. E por isso não recebeu investimentos no momento.

      A salvação do New Fiesta é fechar SBC e ser feito em Camaçari. Mas SBC depende da venda da área de caminhões para alguém…

      • No_Name

        Ali em SBC/ABC a mão de obra é cara mas é a melhor e mais especializada do Brasil para a indústria automobilística.
        O Fiestinha que sai dali atualmente é muitíssimo bem montado/construído, coisa que não acontece com Ka e EcoSport de Camaçari.
        Inclusive um dos motivos na época pela escolha de SBC para o B299 foi porque a diretoria queria manter um certo padrão global de qualidade para o produto, e quem mais possuía capacidade para isso era a planta-sede da Ford no BR.

        O destino de SBC infelizmente parece ser o fim mesmo. Sei de rumores que a unidade dos caminhões será vendida para uma marca chinesa do ramo de veículos comerciais, conversas parecem estar avançadas.

      • Djalma

        SBC é caro porque tem a melhor mão de obra da Ford no Brasil. Camaçari consegue ser pior que a mão de obra Argentina. Me lembro quando a QR fez o teste de 60 mil km da Ecosport; foi uma vergonha.

        • JOSE DO EGITO

          Mas desculpe a pergunta: engenharia nao é a mesma em todo lugar?? ou um engenheiro de SBC tem mais conhecimento que um engenheiro de CAMAÇARI ?? Faça me favor com essas teorias absurdas!

          • Josh Pádua

            Parece até xenofobia de paulista com preconceito contra nordestinos

            • Antonio

              Sujeito anda bebendo água do Rio Tietê.

              • Djalma

                Você deve conhecer bem a água do Tietê pois só fala m…

                • Antonio

                  Só de chegar perto, o cheiro afasta. Repugnante.

            • Djalma

              Conversa fiada,é só falar que tal lugar a mão de obra é menos qualificada que já vem essa conversa mole de xenofobia.. Mencionei a Argentina e pode ver que os carros que vinham de lá, com poucas excessões, tinham qualidade de montagem inferior aos montados aqui. É só pegar os Focus um pouco mais antigos.

          • Djalma

            É só raciocinar, porque um Empresa se instala e um Estado sem tradição industrial e migra mão de obra qualificada para aquele estado? Oras, porque não tem gente treinada para isso; e mesmo depois de treinada, leva tempo para se adequar ao nível de um centro produtor tradicional em termos de qualidade de mão de obra. E não adianta Enga, isso é coisa que se conquista ao longo dos anos. É o mesmo que você pegar mão de obra que fabrica relógios na Suiça e mandar produzir os mesmos relógios em outro lugar sem tradição; os relógios feitos na Suiça terão sempre melhor qualidade. Porque existem regiões que tem tradição em mão de obra mais qualificada em produção de calçados, ou de máquinas operatrizes, ou outro produto qualquer e são as mais procuradas pelas Empresas.
            A Ford foi para a Bahia por mão de obra barata, uma penca de isenção de impostos que perdura até hoje e um pouco de birra do Olívio Dutra que mandou ela embora e deve se arrepender até hoje.

            • Antonio

              Chega. Vc se superou agora.

    • Djalma

      Esse foi o comentário na Motor 1; continua com o mesmo acabamento porco. Vejam bem. não estou falando de qualidade de material e sim acabamento mesmo.

    • Vinicius Lima Santos

      Nesse ponto, não concordo. Tirando a segurança do Ka (nas versoes anteriores), sempre achei um veículo bem justo e agradável. O New Fiesta é apertado, com cambio problemático (powershift) e acabamento que também não impressiona. Eu iria de Ka também.

      • No_Name

        “Justo e agradável” desses compactos de entrada é o HB20.

        O Ka é um low cost que não faz o menor esforço de disfarçar isso, em tudo. Se comparado ao Fiesta, o Ka tem portas com guarnições de material extrudado, sem acabamentos e bons isolamentos por dentro; painel do interior com falhas de projeto que viram foco de grilos; montagem e construção do carro em geral no padrão Camaçari de ser; plásticos de qualidade inferior, fracos/moles e com textura única; painel de instrumentos mais simples; faróis mais simples; menos módulos e sensores de controle do veículo; “couro” dessa nova versão Titanium que claramente se trata de um plástico como aquele observado no Polo enquanto no Fiesta é realmente couro em quase toda porção dos bancos; sem couro no volante; suspensão com componentes menos reforçados e obviamente mais baratos (o eixo traseiro do Fiesta é bem mais rígido que o do Ka, por exemplo); entre muitos outros detalhes que fazem do Ka um carro quase no nível Dacia. O Fiesta está bem a frente disso.

        • VW Opala Attractive Titanium

          Respeitosamente discordo.

          O Ka e o HB20 estão, a meu ver, num mesmo barco. O dos projetos feitos para o terceiro mundo. E não considero isso um demérito. Pode ser que o HB20 possa ser um pouquinho melhor aqui ou ali, mas ambos são projetos “low cost” para usar sua expressão. Sinceramente, gosto dos dois carros.

          E o Fiesta brasileiro não é essa maravilha toda. Apertado, baixo e a nacionalização da produção trouxe a simplificação dos acabamentos.

          Mesmo sendo de baixo custo, o Ka não pode ser comparado aos carros da Dacia. É só dirigir um e outro, e sentirá a diferença. O Sandero tem ergonomia ruim, direção pesada, perde em acabamento e dirigibilidade em relação ao Ka.

          Mas é só a minha opinião.

  • Anderson

    O problema desse carro é o nome. Não tem nada a ver com a versão anterior. Deveriam ter criado outra marca, pois se trata de um produto completamente diferente.

    • celtiberian

      O Corolla nos anos 80 era compacto. Normal os carros evoluírem de categoria.

      Concordo que deveria ser outro nome, mas agora já foi e o povo já se acostumou com o nome.

      Poderiam usar o nome Figo ou outro. Onix não seria líder se tivesse reusado o nome Celta…

  • FREDRED

    Ka SE Plus 1.5 MT – R$ 54.490, bom custo benefício. Valor do Cross up!. Vai em qual? Eu de Ka sem dúvidas.

  • EJ

    Sem DRL ou assinatura em LED nos faróis nem nas versoes mais caras?

    • th!nk.t4nk

      Bom, é um Ford Ka. Acho até exagero existir versão Titanium pra um modelo popular. O custo x benefício fica ruim demais.

      • EJ

        Tem assinatura e DRL ate em Duster e Onix… 208 básico. Sobre versao Titanium, forçaram a barra feio.

        • TFSI

          Onix não tem DRL. A luz de LED serve como luz de posição, a famosa “pingo”.

          • EJ

            Eu sei. Por isso assinatura/DRL. lembrando q DRL não necessariamente implica em ter LED. Pode ser via lanpada halógena tb,como é no Duster ou antigo Peugeot 208 1.5. e agora no up

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      tem na titanium

      • EJ

        Boa! Ngm na imprensa disse isso. Valeu porninformar mais q os próprios sites

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          ontem saiu um video na hora do lançamento, o Camanzi tava lá e o cara da ford falou pra ele que o Titanium tinha leds, mas estranhei ele falar que só tinha 4 air bags e não 6 como a da freestyle, sei lá né

  • Leonardo Caldas

    A Citroen também tinha essa de caixa automática com óleo para a vida toda…. deu no que deu.

    • zekinha71

      Mas é só trocar e esquecer esse negócio de vida toda.

      • Se trocar, a garantia vai pras cucuias.

        • zekinha71

          Mas quando dá a kilometragem pra se trocar o óleo a garantia já foi pras cucuias faz tempo, muitos modelos é com 80K, 100K.

  • Natán Barreto

    O Ka ocupou mesmo o lugar do Fiesta. E pensar que esses eram os preços do irmão maior há uns anos atrás, mas brasileiro e a Ford péssima em estratégia fizeram o carro morrer em detrimento do Ka inferior.

    PS: a versão SE Plus automática até que ficou interessante em preço e conteúdo.
    PS 2: que fotos péssimas

    • Só estranhei a opção de rodas de liga leve serem exclusivas das versões Titanium e Freestyle.
      Por outro lado, achei interessante a gama mais enxuta.

      • celtiberian

        Eu achei que tem catálogos até demais, fica confuso.

        • Mas ficou bem lógico, principalmente no caso do hatch:
          S, SE, SE Plus, Freestyle e Titanium. O que varia é o motor (1.0 e 1.5) e a opção de câmbio AT disponível em todas as versões a partir da SE (para os motores Dragon).

        • Não achei, não, principalmente no caso do hatch. Olha só:

          S, SE, SE Plus, Titanium e Freestyle.

          Com opções de câmbio e motor variando um pouco dentro dessas nomenclaturas.

        • cepereira2006

          Também acho que mais de 3 versões de um mesmo carro é tiro no pé. Aumenta o custo de produção, custo de estocar trocentas versões multiplicadas por várias cores diferentes…

    • celtiberian

      A Ford não é péssima em estratégia. Ela matou o carro de propósito pois produzir em SBC dá prejuízo. Estratégia empresarial é para dar lucro e o carro não tava dando.

      A estratégia sempre foi trazer New Fiesta do México, mas o PT acabou com o acordo, impos cotas, aí não dava pra trazer o volume necessário, adaptaram a fábrica de SBC pra isso, mas é muito velha e cara de produzir. Ficou só o Fusion e New Fiesta Sedan vindo do méxico, por serem de baixo volume ficava abaixo da cota.

      New Fiesta vai renascer no país se mudar a produção para Camaçari ou importar.

      • EJ

        Mas o fiesta ta custando praticamente mais barato q o ka…a ford q ta “espertinha” demais,pro meu gosto.

      • Natán Barreto

        eu nem vou discutir com alguém que está justificando a Ford se aproveitando da ignorância dos brasileiros colocando a culpa no PT

        • Ernesto

          Também não vou discutir, mas só falar que não dá para levar a sério alguém que ainda defenda o Luladrão e seu partido dos trambiqueiros. É muita ignorância!

          • MonHoe

            Ele não defendeu ninguem só disse que nem toda enrolação aqui é culpa de partido, é falta de caráter mesmo

            • Ernesto

              Leia novamente o meu comentário e perceba que não estou dizendo que aqui ele defendeu a quadrilha ou o Luladrão, estou dizendo que alguém que defende esses lixos não pode ser levado a sério. Para saber disso, dá uma olhada no face dele.

          • Natán Barreto

            Você me viu defendendo alguém? A única questão é que gente acéfala só sabe repetir a mesma coisa.
            Eu estava comentando sobre um carro lançado que não tem nada a ver com política.
            Vocês são mais fanáticos pelo Lula do que os petistas

            • Ernesto

              Aqui não, mas em outra mídia social você defende os indefensáveis, portanto, não tem como leva-lo a sério. Ainda mais com foto de perfil assim. KKKKKK!!!

          • Antonio

            Vc já é manjado em vários sites por este tipo de comentários.
            Percebe-se que vc está alguns anos fora de compasso.
            A modinha passou e não pegou.
            Troca o disco.

            • Ernesto

              Manjado em outros sites? KKKKKKKK!
              Tem que rir muito de você!
              Me fale quais sites mais eu comento e prove que sou eu. Quero rir mais um pouco de você! KKKKKKKKK!

    • EJ

      Realmente as fotos estão péssimas,e em todos os sites. Qualquer youtuber detalharia melhor as mudancas. Parece q quem escreve nao vai direto em aonde mudou,que é onde o cliente tem interesse.

  • Lucas086

    O carro evoluiu bem, único com 6bags do segmento, mas que preços viu… estava “sonhando “com um tittanium manual abaixo dos 60 mil, só em sonho mesmo…

  • R.I.P. Fiesta…

  • Robinho

    Estou pensando seriamente em trocar o carro da minha esposa por um deste ano que vem, embora ela quer msm um New Fiesta ou HB20…veremos.

    • celtiberian

      New Fiesta está com ótimo custo-benefício atualmente. Mas esse Ka com reforço estrutural talvez esteja até mais seguro que o New Fiesta.

      • No_Name

        Tenho um colega que trabalha como eletricista em css e ele já desmontou muitas portas do Ka, Fiesta, EcoSport etc para o recall das fechaduras. Dias desses, conversando com ele sobre o fim do Fiesta, ele se indignou e disse: “Nossa, será lamentável! O Fiesta é bem mais sofisticado que o Ka, a começar pelas portas, que não possuem o mesmo bom isolamento do Fiesta e não possuem reforços por dentro.”

        E vale lembrar que no último facelift do Fiesta a Ford deu a ele os reforços de estrutura que haviam sido suprimidos da nacionalização em 2013.

      • Robinho

        ainda é para o inicio do ano que vem, vamos ver ate lá…o Fiesta acredito que é melhor acabado, mas pelo jeito a Ford deu uma melhorada no Ka tbm…veremos…

  • Walber Menezes

    Tem Focus SE 1.6 0km por 67K, que na minha opinião é muito mais negócio que Ka.

    Baixando mais, na faixa de preço de 62k e 0km ainda prefiro o Polo 1.6 automático com nota maxima no L-NCAP.

    • celtiberian

      Você não pode comparar preço de tabela com preço de oferta. 67k é abaixo do custo desse carro pra loja (trabalho com isso e vendi para um amigo no preço de custo, é vários milhares a mais), é alguma concessionária totalmente desesperada e vendendo com prejuízo, a tabela dele é 77k e a promoção nacional 72k.

      Tem que comparar tabela com tabela, e preço de oferta nacional com preço de oferta nacional. Não temos ainda as condições promocionais do Ka, mas certamente vai ter alguma coisa depois do lançamento, com bônus e taxa zero.

      Outro detalhe: o Focus atual tem menos espaço que o Ka, pelo incrível que pareça, principalmente atrás. Focus é carro de país rico, considerado compacto nos EUA, coisa para país onde a pessoa compra um compacto e médio para solteiro ou casal sem filhos, e quando tem família é sedan grande, minivan ou SUV maior. Já o Ka é carro bem desenhado para o Brasil, onde as pessoas compram compacto por necessidade (falta de $$$) e não por opção, em sua maioria.

      • Walber Menezes

        Eu comparo é a realidade do mercado que irá afetar o meu bolso, não preciso ser justo com fabricante algum. Eles que reduzam a ganancia antes de colocar no mercado

        • celtiberian

          O que estou dizendo é que você está comparando uma oferta garimpada de Focus com preço de tabela de Ka.

          Se você for garimpar Ka depois do lançamento também vai achar descontos. Normal.

          • Ernesto

            Esse KA novo, 2019, você acha mesmo que terá desconto? Olha, se tiver, será pouco. Então vale sim, hoje, a comparação que o Walter Menezes fez.

        • Djalma

          Mas quando comparar preços tem que comparar pela tabela, senão gera um desequilíbrio. Descontos todos dão.

  • Cardoso (não aquele)

    O design do Ka já está tão batido, e olha que eu achava ele lindo quando foi lançado (e nem faz tanto tempo assim). Acho que esses designs muito diferentes realmente cansam logo.

  • Razzo

    Ford Ka com motor 1.5 12v Dragon, câmbio AT6 com conversor de torque, reforço estrutural lateral, central multimídia, câmbio mecânico com trambulador mais preciso, vai bombar !
    Não ficou claro se a central multimidia tem GPS nativo (pelo jeito não), nem muito menos se tem piloto automático…

    Agora retirar o controle de estabilidade ESC/ESP do Ka 1.0 e só oferecer na versão Titanium/FreeStyle é uma mancada, hein Ford…

    Obs: A Ford alongou o diferencial do câmbio AT6 em 14% no Ka em relação ao Ecosport 1.6 AT6. Ecosport é 13% mais pesado que Ka.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      eu acho que tem gps sim, se falam que é a mesma da ecosport então é pra ter

    • Razzo

      Segundo o site da Ford, todos os Ka com câmbio automático AT6 tem piloto automático.

  • Bruno Albuquerque

    Melhorou, mas ainda acho que entre pegar um Ford Ka SE 1.0 Plus por R$48.490 e um Polo 1.0 básico, eu iria de Polo. A mesma coisa se for considerar o SE Plus 1.5 por R$54.490 e um Polo MSI básico. Acredito que se a Ford conceder aí uns 3mil de desconto em cada versão, aí sim pode ser uma opção interessante.

    • Volkswagen Opala

      Não sei. Eu teria minhas dúvidas. Os Polos MPI e MSI realmente são mais espaçosos e provavelmente mais seguros, mas são bem pobres em equipamentos. O Ka SE Plus é bem equipado (ver descrição acima) e tanto o Ford quanto o VW tem ótima dirigibilidade. Polo e Ka tem seus atrativos

      • Bruno Albuquerque

        É bem subjetivo mesmo. Nesse comparativo Ka SE PLUS e Polo MPI/MSI básico, o KA terá a mais que o Polo: Retrovisor elétrico, farol de neblina, central e sensor de estacionamento. (Acessórios).

        O Polo ganharia em: Airbag lateral, espaço interno. Acho que a revisão do Polo é mais “barata” também.

        Eu nesse momento priorizaria a segurança. Iria de Polo. Sem contar que o Ka, Fiesta são bem baixos. Isso irrita.

        • Volkswagen Opala

          O Fiesta realmente é baixo, a frente bate em qualquer rampa ou lombada. Mas o Ka tem bons ângulos de entrada e saída.

        • Bruno Silva

          Ka não é baixo não.

          • Bruno Albuquerque

            Vou analisar melhor aquela frente dele então.

  • Paulo

    Pelo jeito a Ford ta mesmo posicionando esse carrinho no lugar do fiesta.
    Tentaram até fazer um mini Fusion com essa versão sedan. Achei engraçado.

  • E essa bagunça no cofre dos motores hein? Poderia rolar uma tampa pra melhora a aparência.

  • Rodrigo

    Eu já tive um KA SE e gostei bastante dele!
    O motor me surpreendeu. bom desempenho e excelente consumo.
    Não achei que a mudança agora foi tão profunda, poderiam ter melhorado o cluster. Está igual ao do 2014!
    Mas a opção do automático é muito bem vinda!

  • Paulino Lino

    Acho muito interessante este carro, mas com certeza apenas as versões Ka SE Plus 1.0 MT e Ka Sedan 1.5 MT que realmente valem a pena. Fora estas versões, se você quiser um carro mais bem acabado e de melhor desempenho, procure outro modelo/marca.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    acredito que com os reforços pontuais e laterais tira pelo menos 4 estrelas, esperar pra ver

  • CanalhaRS

    Mais um erro da Ford. Colocar o Ka na faixa de preço do Fiesta e matar o carro que deveria peitar Polo.
    60/70 mil reais num carro destes é insano.

  • Danillo Santos

    Caramba, as mudanças foram amplas! Tanto que acho que merecia uma intervenção estética maior, para valorizar ainda mais o ka. Não que ele seja feio, mas dar um tapa no visual poderia dar maior impressão de produto novo. Também acho que os preços ficaram salgados, sobretudo na versão Titanium, acho que se passasse a régua em 63k estaria bom. Enfim, agora é esperar pra ver o resultado das mudanças até que venha a nova geração…

  • Baetatrip

    Achei bem bonitinho o KA com 1.5, deve andar bem e bom na cidade!
    So nao compraria mesmo por causa da falta do marcador de temperatura, que gosto de monitorar e prevenir futuro estrago!
    Em 2015, eu fiquei com o KA 1.0 do meu irmao….. Era excelente carro de cidade, rapido, pratico, confortavel, economico (so botava alcool)
    Sorte que eu tenho o Scanner e o app torque pró que fico monitorando tudo p/ nao dar problema e coloquei o cooler do motor, como nao tem marcador no painel , né? Pois nao dá p/ confiar no luz espia mesmo!
    Quando usei o carro, eu mandei a trocar agua do radiador para evitar problemas, estavam bem preto!
    Comecei a monitorar e percebi que variava bastante….. Uns estava a 88… outros a 105…. etc, Pelo menos na minha mao nao deu 1 piti!
    Atualmente o KA está com o meu tio lá em Petropolis (carro e de 09)
    Tenho saudades de guiar na cidade…. Era bem divertido mesmo hehe!
    Como atualmente nao uso o carro na cidade (somente metro/ uber ) e deixo o meu carro somente p/ viajar mesmo!

  • Vinicius Lima Santos

    Resumindo, adeus Fiesta?

  • alex

    70 mil e não mudaram esse cluster?

  • HugoCT

    Se o Ka tivesse mostradores melhores – com tela TFT, com aparencia mais moderna, tipo Argo – ninguem teria do que reclamar. Hj até 48 mil seria minha escolha nos 1.0

  • Gabriel Molina Pinheiro

    52 mil num carrinho com esse plástico de loja 1,99 no painel é de matar. Até meu carro velho tem um acabamento mais decente que isso aí. Mas o Ka não deixa de ser um carro legalzinho.

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    70k em um Ka? é melhor investir em um Virtus ou Cronos, no mais as versões de entrada ficaram interessantes, a Ford pode sim ter uma vantagem, só precisa deixar claro que as revisões vão ser condizentes com o valor do carro e não extremamente caras como é sempre!!

  • Fanjos

    Se é para ter a cara de pau de cobrar 70k em um Ka ( Há!!)…podiam pelo menos colocar o painel mais bonito do Fiesta

    • Abdallah

      Não seja assim fanjos, o custo aumenta e o preço do carro iria bater na casa dos 100 mil

      • Fanjos

        Ai sim ficaria bão!

  • Michel

    Engraçado… sempre desceram a lenha no painel do fiesta,, agora pedem o dele no KA, sempre desceram a lenha no fiesta, agora preferem ele ao Ka.

  • Victor Eduardo

    Aquele momento de tensão ao ler a matéria. “tendo ainda óleo para vida útil (sem troca)”.

    • Lyn

      É aquela bomba que vai estourar na mão do segundo ou terceiro dono.

  • O Coringa

    70k em um ka, aonde vamos parar?

    • Pedro Henrique

      Vou parar nos usados como sempre hehehe.

  • Emerson Lima

    O Ka automático mais em conta ficou com preço de tabela próximo ao do Onix Advantage e logo saberemos quanto a Volks pedirá pelo Gol automático. Espero que haja competição (ok, estamos no BR) de preços. Até pouco tempo atrás não havia praticamente opção de carros de entrada automáticos…

  • pelaordemejustica .

    QUE SUSTO!!! pensei ter lido que o ka sedan titaniun custa 70k……..opa……espera………….!?!?!?!?!?!? lascou

  • Mateus Pinheiro de Carvalho (M

    e a tese de que o Ka aos poucos está substituindo o Fiesta, pelo menos por aqui, vai se consolidando. Daqui uns 2 anos, no maximo, o maior vai dar adeus.

  • cepereira2006

    Ford, faça uma picapezinha baseada no Ka, completinha como essa versão titanium, câmbio AT de verdade nela. Sua picape Pampa é cultuada até hoje. Vem pegar meu dinheiro. Obrigado.

  • Djalma

    A QR já tinha feito um comparativo com a versão Freestyle, HB20X e Onix Activ e o da Ford tinha ficado na frente por muito pouco.
    Inclusive o 0-100 dele deu 11,9s e o consumo também bem abaixo dos divulgados pela Ford.

  • el punidor

    Titanium ótimo para ser comprado com 2 anos de uso com baixa km. Zero está com preço fora da casinha.

  • Elfo Safadão.

    kkkkkkkkkkkkkk
    Aaaaaahhhh Diaxuuuuuu
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu não acredito que vivi o suficiente pra ver uma Ford K custa 70 conto.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Anderson Trajano

    A oferta está na média da categoria, com a vantagem do Ka ter motores e itens de segurança que não são oferecidos pela concorrência. Nesse segmento abaixo de Argo/Polo/Yaris, o KA definitivamente possui um bom custo x benefício, tanto que vende muito. Se a Ford conseguir manter a política de descontos generosos na rede, tem tudo para se descolar do HB20.

  • Rafael

    É por isso que a Ford estagnada e por vezes perdendo posições no ranking das montadoras no BR. Este conflito de posicionamento global em mercados emergentes dá nisso. O Ka é um bom produto? É. Mas é nítido que o grande desejo está, há pelo menos 8 anos, em cima do New Fiesta. Um carro Global, vendido em mais de 100 países, que já foi o hatch Ford mais vendido do mundo está sendo jogado fora. O Ka deveria seguir como entrada, para brigar com Onix e Gol. O Fiesta deveria receber o novo (e absurdo) interior da Ecosport + 1.5 Dragon e continuar para brigar com Polo e Yaris. Focus poderia seguir onde está tranquilamente. Espero que a Ford esteja guardando o Fiesta para 2019 em vez de jogar um dos melhores projetos Ford da atualidade no lixo.

    • Jlsk

      Bem que poderia ser verdade o que vc falou!!! A Ford só precisava dar um tapa no interior do fiesta atual o novo 1.5 e novo cambio e pronto!!! aposto que ia vender quase que meio junto com polo e argo.
      Ou um volante da eco com Paddle Shift e uma central flutuante igual do Ka ou talvez um ecoboost flex pronto.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Tem bastante reclamando que a versão SEL do sedan só tem câmbio manual, acho que essa versão é uma Titanium manual, sem AT6, bancos em couro e partida por botão..

  • Frederico

    Maravilha!!!
    Motor esperto e câmbio bom.
    Ok, mas e o crash-test ???

  • Marco

    Será que a Ford cobraria muito caro numa CARENAGEM DO MOTOR (?)
    Desconheço um motor mais “enzaralhado” de fios e mangueiras expostas que esse motor da Ford. Deixa uma impressão feia prá burro, principalmente quando se vê os motores do Polo, Argo, HB20, Onix e Gol, tudo muito bem organizadinho. Em matéria de cofre de motor bem apresentado, ninguém ganha do capricho da Fiat, muito bem feita as carenagens.
    Quanto à potência do motor, um dos melhores do mercado.

  • Rodrigo Schiavo

    Boas modificações, mas pagar 70 conto em um Ka é fora da realidade até pouco tempo, não só ele, mas praticamente todos os carros de entrada a valores astronômicos. Logo teremos carros de entrada “completinhos” a 100 conto!!!

  • Johnny Boris

    É verdade que o painel é soft touch?

  • ocampi

    O KA ficou no preço de um Focus 1.6 ou um Fiesta 1.6…….O KA não tem medidor de temperatura do motor e o painel principal de instrumentos é deficitário. Vou ficar devendo comprar um KA de R$68.000,00

  • Allysson Santos

    Já estava concluindo que seria a opção ideal para mim, uma SEL 1.5 sedan manual. Só que… não tem manual, só AT. A montadora que escolhe o produto, não o consumidor…

  • Alexandre Maciel

    Ford Brasil decretando a morte do Fiesta. Uma lástima. Ao invés de trazerem o modelo novo lançado na Europa, fizeram uma cagada cosmética e mantiveram o câmbio powershift. Aí querem cobrar 70 mil num Ka? Obrigado mas dispenso.

  • Brasileiro

    No seu segmento é imbatível.
    06 air bags
    Motor 136 cv
    controle de estabilidade e traçao
    Chave presencial
    Ford Power, partida por botao
    reforços estruturais
    Sync 3
    assistente de partida em rampa
    e etc.

  • Thiago André

    Tudo por uma economia porca e a gente paga essa economia. uma tela de no minimo 7 polegadas? motor ter a tampa para esconder e proteger toda fiação, deixando bonito e organizado? Lanterna traseira com novo desenho interno sem modificar?

  • marcosCAR

    Agora o Ka passa o HB20 de vez e cola no Onix… Podem apostar!

  • Valdek Waslan

    Caro?
    Quem é barato?
    Sim… tem outros carros zero mais baratos como o Chery QQ, tem o Mobi, tem Kwid, etc, etc, etc,… tem um monte de opções mais baratas. Agora… comparem o conteúdo.
    Sobreposição de preço… Isso é normal. Aconteceu e acontece na VW que para não ficar pior, pelou e tirou algumas versões de alguns carros.
    1.0 Ti-VCT de 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos no etanol
    1.5 Ti-VCT – 3 Cilindros – 128 cavalos na gasolina e 136 cavalos no etanol
    Cambio… Manual ou AUTOMÁTICO com conversor de torque, seis marchas
    Powershift é o problema? Não… o problema é que não é a VW pois se assim fosse, já teriam esquecido ou perdoado.
    Ficou atual em todos os aspectos. Ainda tem umas virgulinhas, mas nada que desabone o carro.

  • Luis Burro

    Pelo jeito a marca parece q vai msmo tentar empurralo no lugar do Fiesta.Sendo assim acho q vai ficar segundo em vendas.

  • Xumbretado

    Custo de carro 0 KM cada vez mais irreal! Sem falar em custo de manut, e seguro.
    QUEM FAZ CONTA, mesmo podendo comprar, não compra carro zero.

    Seminovos é a saída.

  • Mauro Banqueiro

    Bonitinho mas o Yaris vai vender mais… ele é o menos potente da categoria, mas mais seguro, bem acabado e será dono de uma revenda excelente. Como ninguém quer perder dinheiro, vão de yaris… principalmente por ser um novo produto e de uma marca que já fez o que as outras ainda não conseguiram fazer, conquistar a confiabilidade dos clientes ao redor do mundo.

  • David Diniz

    Não entendo por que a FORD não disponibiliza o ESP e TC para pelo menos as versões com motor 1,5 ao invés de deixar somente nas versões mais caras…

  • Oswaldo Bustani Jr

    Proprietários reclamando muito do alto consumo desse motor! gasta muito mais que os equivalentes em litragem no mercado.
    Será que teremos uma reprogramação da central pela Ford????

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email