Jeep Renegade: Donos reclamam do câmbio automático

Proprietários do Jeep Renegade automático estão reclamando da transmissão, tanto de seis no 1.8 Flex quanto de nove marchas no 2.0 diesel. Os relatos falam de trancos, paradas repentinas, trava em uma marcha e aceleração involuntária.

Um relato de Goiânia/GO, mostrou que os problemas acima podem ser muito graves.

O proprietário de um Renegade Sport 1.8 Flex diz que após deixar o câmbio em P (Parking), foi retirar o filho do banco traseiro e o veículo desceu a garagem, atravessou a rua e parou ao bater em uma árvore.

Outro Renegade Sport 2016, só que 2.0 diesel, parou após sair da concessionária e rodar 5 km, em Curitiba/PR. Um aviso de erro na transmissão. O veículo simplesmente travou em terceira e depois em neutro.

Um Renegade Longitude 1.8 Flex 2015 (veja aqui opinião de dono sobre Renegade Longitude 1.8 Flex), cujo proprietário mora em Guarulhos/SP, apresenta “solavancos” de acordo com o dono, que reclama do incômodo. Seu Jeep também apresenta aceleração involuntária durante as reduções, mesmo sem precisar pisar no acelerador.

Para tentar resolver o problema, a ordem de atualização de software RRT 16-007 foi emitida para a rede Jeep, mas somente serve no modelo diesel. Ainda assim, relatos apontam que a reprogramação não sana o defeito.

A Jeep diz que se trata de problemas pontuais e que já atendeu todos os casos relatados, não havendo correlação entre eles, pois são versões, motores e transmissões diferentes. A empresa diz que não há problema crônico nos câmbios do Renegade.

Jeep Renegade – ficha técnica

Motor

1.8 Flex

2.0 Diesel

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Turbo Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1747

1956

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

12,5:1

16,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 135 cv @ 5750 rpm / Etanol: 139 @ 5750 rpm

Diesel: 170 cv @ 3750 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 18,8 kgfm @ 3750 rpm / Etanol: 19,3 kgfm @ 3750 rpm

Diesel: 35,7 kgfm @ 1750 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / Automático 6 marchas

Automático 9 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

4×4 com redução

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 17 polegadas / Liga Leve aro 17/18 polegadas

Liga Leve aro 17/18 polegadas

Pneus

215/60 R17 / 225/55 R18

215/60 R17 / 225/55 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4232

4232

Largura sem retrovisores (mm)

1798

1798

Altura (mm)

1666

1716

Distância entre os eixos (mm)

2570

2570

Capacidades

Porta-malas (litros)

260

260

Tanque (litros)

60

60

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

400

400

Peso em ordem de marcha (kg)

1393 (MT) 1440 (AT6)

1636

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,36

0,36

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X