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Jeep Renegade: Proprietários reclamam do câmbio automático

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Proprietários do Jeep Renegade automático estão reclamando da transmissão, tanto de seis no 1.8 Flex quanto de nove marchas no 2.0 diesel. Os relatos falam de trancos, paradas repentinas, trava em uma marcha e aceleração involuntária.

Um relato de Goiânia/GO, mostrou que os problemas acima podem ser muito graves. O proprietário de um Renegade Sport 1.8 Flex diz que após deixar o câmbio em P (Parking), foi retirar o filho do banco traseiro e o veículo desceu a garagem, atravessou a rua e parou ao bater em uma árvore.

Outro Renegade Sport 2016, só que 2.0 diesel, parou após sair da concessionária e rodar 5 km, em Curitiba/PR. Um aviso de erro na transmissão. O veículo simplesmente travou em terceira e depois em neutro.

Um Renegade Longitude 1.8 Flex 2015, cujo proprietário mora em Guarulhos/SP, apresenta “solavancos” de acordo com o dono, que reclama do incômodo. Seu Jeep também apresenta aceleração involuntária durante as reduções, mesmo sem precisar pisar no acelerador.

Para tentar resolver o problema, a ordem de atualização de software RRT 16-007 foi emitida para a rede Jeep, mas somente serve no modelo diesel. Ainda assim, relatos apontam que a reprogramação não sana o defeito.

A Jeep diz que se trata de problemas pontuais e que já atendeu todos os casos relatados, não havendo correlação entre eles, pois são versões, motores e transmissões diferentes. A empresa diz que não há problema crônico nos câmbios do Renegade.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]





  • Junior_Gyn

    E depois só os DCT’s que são problemáticos. Eu ouvi falar que o câmbio HP9 da ZF é uma “bomba”, mtos estão dando problemas, nos Volvo, JLR Evoque entre outros. Alguém sabe dizer se condiz com a verdade essa informação?

    • Paulo Henrique

      Nossa, que estranho, pensei que esse fosse o câmbio mais avançado do mundo produzido em grande escala.

      • Franco da Silva

        Assim como essa notícia acima, que só fala de 3 casos e tenta criar polêmica, dizer que “ouviu dizer” não significa coisa alguma. Como você disse, é produzido em grande escala, se houver problema em 1 câmbio a cada 10.000 é uma parcela ridícula, todo produto feito em larga escala terá seus exemplares “falhados”.
        Essa notícia foi só para criar um “fato” em um dia sem notícias e o pessoal caiu direitinho.

        • Zeca Piroto 🤘🔥

          Exato. E o que deve ser mostrado também, é como a empresa está resolvendo isso, se foi um problema em um lote ou se é crônico mesmo, até porque, vejo muito mais pessoas satisfeitas do que desapontadas com esse câmbio (Mesmo os câmbios sendo o calcanhar de aquiles da Fiat, pra mim ela não acerta). E de longe, esse caso do Renegade, ainda não chegou nem perto da quantidade de problemas relatados pelo Powershift da Ford e que no início, a mesma tentou de diversas formas “tirar o seu da reta”. vamos ver aí se daqui pra frente vai aparecer mais coisa ou se foi somente para “Encher de Linguiça”.

    • V12 for life

      Se condiz não sei mas a própria Jeep atrasou o lançamento do Cherokee duas vezes devido a problemas na programação desse câmbio, o Renegade também teve problemas antes do lançamento.

      • Bruce Wayne

        Atrasou porque o cambio não casava com o motor que não era tao moderno.

      • Junior_Gyn

        Vdd, lembrei desse atraso.

    • Mr Andrey

      Esse cambio não é Toyota ? E Toyota não quebra kkk??

      • Pedro Henrique

        mas é claro que é toyota, não percebeu o nome da empresa em japonês?

        • ViniciusVS

          Não é o caso mas o que impede uma empresa Japonesa, Chinesa, Russa ou qualquer outro lugar de comprar uma empresa de outro país e manter a marca funcionando ?

          • Pedro Henrique

            nenhum, tem muita empresa gigantesca que na verdade fazem parte de holdings…

        • D01S

          O câmbio de 9 marchas é de fabricação ZF, mas o de 6 marchas é de fabricação AISIN.

          • Pedro Henrique

            uhum

          • Pacheco

            Aisin com problema é algo complicado, pq ela produz cambio para todas as montadoras e sabemos o quão bom ele é.

            A Chevrolet sempre usou cambio Aisin. Honda e Toyota tbm.

            • RED883

              A honda normalmente usa cambio proprio, até a tecnologia é diferente dos epiciclicos comuns.

              • Pacheco

                Isso atualmente né? Pq antes ela usava esses fornecedores. Lembro de um amigo que tinha um Accord e qndo deu problema ficou barato de resolver pq era um cambio conhecido e padrão.

        • Airplane

          Ótima ! kkk !

        • Mr Andrey

          HM .. Vlw

    • Augusto

      Tenho dois conhecidos que tinham o Evoque, e ambos tiveram problemas com o cambio (ZF 9)

    • Cristiano_RJ

      Pois é. Existem relatos do câmbio CVT do Lancer e ninguém diz que câmbio CVT não presta. Existem relatos de problemas no câmbio A-6 da Chevrolet e agora do Renegade, e ninguém diz que câmbio automático convencional não presta. Mas contra os DCTs há uma verdadeira campanha difamatória. Tem gente que se esforça mesmo para convencer os demais de que nenhum câmbio de dupla embreagem presta.

      • Thiago

        Não é por nada não, mas o que eu mais vejo é gente dizendo que CVT não presta… E dá problemas no Lancer, no Sentra (mesma caixa) e no Corolla (outra caixa sem relação nenhuma), além de ter tido até recall por sobreaquecer nos EUA nos Hondas atuais. Ou seja: Realmente não presta.

        • Uislei

          Nunca tive problemas no Fluence.
          Foi um câmbio que só me deu alegria.

          • Marco Antônio

            Vivemos a década da histeria onde a exceção é a regra.!

            • Franco da Silva

              Perfeito!
              Citam 3 casos e tentam criar polêmica.

              • Marco Antônio

                Esse é um fenômeno a ser estudado.

        • Cristiano_RJ

          Pois eu VIA… até o lançamento da atual geração do Corolla. Agora é tido como o melhor, o mais confiável, o mais phodástico, o P… das galáxias.

          • Alexandre Taromaru

            No forum do Corolla há vários relatos desse câmbio zumbindo. Mas quebrar até agora nenhum.

            • Thiago

              Problema não necessariamente significa quebra… Se o câmbio funciona, mas perdeu suavidade, passou a dar trancos, etc, é um problema.

          • Thiago

            Conheço pessoalmente gente que teve o câmbio do Corolla trocado em garantia e 40k km depois o problema voltou… Trancos e ruídos anormais.

            • ObservadorCWB

              Por isso Toyota cobra mais caro…para trocas eventuais de hardware…rsrsrsrs

      • Alexandre Taromaru

        Todos os câmbios citados são mecânicos. Correto seria câmbio manual.

        • Cristiano_RJ

          Anyway, você entendeu o que eu quis dizer.

          • Alexandre Taromaru

            Of course. Mas é feio vir de um cara coerente nos comentários.

        • Thiago

          Isso é mera questão de hábito, bem como as pessoas que chamam câmbio automático de “hidramático” por causa da fábrica da GM.

      • Alexandre Taromaru

        Essa do CVT do Lancer foi uma economia porca da Miit que o retirou somente no BR.

        • Boris

          Mesmo os com o radiador do cambio dão pau

          • Thiago

            Dão, mas demoram bem mais. Eu tenho um Lancer, e sei que é questão de tempo até o câmbio quebrar, além do câmbio, por característica, tornar o carro manco e beberrão. Enquanto os carros com caixas automáticas melhores, tipo a VW 09G, possuem desempenho e consumo similar à versão manual, a diferença em ambos os quesitos do Lancer chega a ser constrangedora.

      • Boris

        Cambio CVT nao presta.
        E eu tive um Lancer.
        EU nunca mais compro

      • Franco da Silva

        A notícia só fala de 3 casos, não significa grande coisa. Se houver problema em 1 câmbio a cada 10.000 é normal como em qlq produto. Muito barulho por nada.
        Claro que tem um ou outro modelo que REALMENTE é problemático, mas o resto, é normal.

    • Vini

      E quem disse que os Volvos usam essa caixa?

  • SDS SP

    São problemas graves, mas também não vejo motivos para condenar o produto por conta disso. A não ser que isso vire uma epidemia…

    • Ander33x

      O Power”SHIT” também começou assim, e olha hoje o mico que virou esse câmbio.
      O futuro desses Jeep não são nada promissores, visto que a marca já vem abafando os casos com certa rapidez.

      Os próximos meses dirão mesmo se vai assumir ou não o lugar do powerSHIT by ford.

    • Airplane

      Gravíssimos, pois colocam a vida de pessoas em risco !

    • Cristiano_RJ

      Concordo com você e aproveito a deixa para falar da verdadeira campanha que alguns fazem contra os câmbios de dupla embreagem em função das reclamações com o Power Shift. Chegam a perguntar “quando a Ford vai disponibilizar o Focus (ou Fiesta ou Eco) com um câmbio convencional?”, como se a TECNOLOGIA DCT estivesse condenada (e olha que pelo jeito como o brasileiro é preconceituoso e conservador, acho que pelo menos no Brasil, tem chances de estar condenada mesmo).

      Existe um certo vlog no Youtube em que uma dupla de garotos que avaliou o Jetta Highline DSG-6 teceu trocentos elogios ao câmbio (isso há alguns anos atrás) e hoje, ao reavaliar o mesmo modelo, mete a porrada. Antes o DSG era confortável e esportivo, agora até tranco ele dá. Vai entender…

      • Matheus Conrado

        A citada dupla, e muitos outros reclamam do Dsg-7 que dizem que não é banhado á óleo tendo um funcionamento mais desconfortável.. ja O Dsg-6 é elogiado, tendo único relato de um integrante da dupla é sobre a simulação de creeping que na opinião dele é exagerada…

        • Thiago

          O que queima os DSG são os vários casos de quebra e a falta de mão de obra especializada pra reparo. Tirando uma meia dúzia de capitais, não existem oficinas capacitadas pra consertá-los.

          • RED883

            Mas a VW está substituindo todos os cambios/mecatronicas que dão problema em garantia, sei até de um caso em que o cara não tinha garantia porque deixou de fazer as revisões em ccs e a mecatronica foi trocada como cortesia.
            Deve ser por isso que as oficinas não autorizadas não têm se especializado nessa tecnologia.

        • Alexandre

          Exatamente! o DSG6 usa óleo e com isso faz com que o câmbio faça trocas suaves em 1-2-3 marchas, já o DSG7 apresenta trepidação e um barulho de caixa de ferramentas em baixa. Não atoa, o grupo VW-Audi está tirando de cena os DSG7 e deixando apenas o DSG6. É o caso do Q3 e A3 Sedan 2.0T. Agora, esse problema é referente a barulho, nunca deu problema comigo (A3 Sedan DSG7).

          • Pacheco

            Um amigo meu teve um A1 e ele só reclamava do barulho. De resto, a caixa funcionava perfeitamente.

            A unica mudança que ele fez, foi andar sempre de vidros fechados e sim ligado. Nesse caso não ouvia o ruido e ficava feliz com o carro.

            • Alexandre

              É aquele negócio. O carro tem tantas qualidades, que isso é apenas um dos poucos defeitos que tem nele. Da para acostumar com isso (meu ponto de vista).

              • Pacheco

                Sendo o problema só o Barulho chato, da pra conviver sim. Agora se apresentar problemas internos que atrapalham a condução e segurança, complica.

      • SDS SP

        Internet é assim mesmo, infelizmente. Tem gente aqui que já estava condenando o motor 1.0 TSI por conta de meia dúzia de gato pingado que tiveram problemas. Além disso, já estavam chamando o HB20 de “incendiário”…

        Mas é só trocar o logo que fica na dianteira e traseira que a conversa muda. Puro papo de torcedor.

        A massificação da internet está gerando uma legião de desinformados. YouTube é uma boa ferramenta, mas está virando fonte de informação dos preguiçosos de plantão.

  • Marco

    Apesar dos diversos relatos, até agora não tive nenhum problema no meu Longitude 16/16 AT6. Assim como a gente vê diversas reclamações de outros modelos também… Se eu fosse dar “ouvidos” não teria comprado nenhum modelo, pois todos tem algum tipo de reclamação, não importa a marca.

    • SDS SP

      Verdade. Isso só faz alimentar os fanboys, haters e trolls por aqui.

    • É como escolher um Banco. Se for pesquisar todos eles possuem reclamações, naturalmente deve se analisar a quantidade de queixas em relação a quantidade de clientes.

    • D01S

      No meu Longitude 15/16 AT6 também, sem problema algum. Realmente acredito que sejam problemas pontuais já que nem no clube do renegade temos muitas reclamações a respeito do câmbio.

    • Pietro_Turbo

      O teor da matéria evidencia um princípio de um problema, e não é pertinente simplesmente tratá-la como uma reclamação ordinária.
      Esta falha merece muita atenção!

    • Rodrigo

      É verdade! Tenho um Longitude 15/16 e nunca presenciei nada estranho com o câmbio.
      Ocorre sim redução quando estou no cruise control e há uma ladeira mais brusca e o carro reduz marcha para recuperar velocidade e atingir a meta estabelecida. Mas isso é normal!
      Fora isso, que não considero nem problema, totalmente perfeito.
      Realmente, já ouvi historinha de todos os carros e também não compraria nenhum se fosse dar atenção!

    • EDU

      Exato . Aqui em casa temos um longitude 15/16 e nenhum problema a relatar.

    • Auto Verdade

      Realmente você está certo! Não compraria nada! Mas o meu deu esse problema que relatei acima e fico até com receio quando vou sair com ele e passar do “P” para qualquer outra posição e ele dar o tal tranco que sinto até na alavanca do câmbio. No mais é um ótimo carro com excelente acabamento e vou trocá-lo novamente quando ele fizer dois anos e me liberarem novamente o desconto de IPI e comprar uma versão a diesel, pois o Estado de Minas Gerais não dá isenção pra essa versão. NF dele é de 06/06/2016. 06/06/2018 estarei com a versão diesel, gostei demais desse carro.

      • Edson Fernandes

        Pera…. o tranco que vc se refere é do acoplamento? Se for… isso pode ser caracteristica do cambio. Aí talvez vc tenha dirigido cambios mais suaves automaticos e eu concordo que isso não são todos os cambios que fazem, mas não é nada fora do comum.

        O acoplamento pode gerar um soquinho sim. O que não pode acontecer e eu acredito que seja motivo da noticia, é dar trancos nas trocas. E nisso ao que eu ouço (pois nunca dirigi) é que o Renegade tem trocas bem suaves.

        • Pacheco

          A Jeep tem como habito, colocar na programação do cambio que ele de uma leve acelerada durante as reduções para evitar trancos e danos a transmissão.

          Eu tive um Jeep Grand Cherokee 5.7 2006 com o Cambio AT5. Ele costumava fazer isso, porem nada que comprometesse a segurança.

          Conversando com varios proprietarios de Jeep e Dodge, eles me falaram que é algo da linha. A programação do cambio é assim mesmo.

          Outra coisa… tem gente que dirige brigando com o cambio. Isso faz ele dar trancos mesmo.
          Meu pai mesmo dirige numa briga ferrada com o cambio, não sei quem apanha mais: Ele ou os passageiros que sofre com a indecisão dos dois.

          • Edson Fernandes

            Mas como é essa briga com o cambio? rs

            • Pacheco

              Vc se adapta… aprende a tirar o pé já sabendo a reação dele. Compensa as vezes freando mais forte.

              Eu dirigia tranquilamente a Grand, mas meu pai qndo pegava dava até medo.

              É igual o Cambio da PSA que reduz marchas de forma mais acentuada. Ele faz um punta-tacco. Quem está acostumado com o cambio da Chevrolet, estranha até dizer chega.

              • Edson Fernandes

                Poxa mas o da PSA me referindo ao Punta Tacco ele faz é tarde então, em situações onde ele já não se torna desejavel…

                • Pacheco

                  Depende… eu economizo muito com freio com as reduções que ele faz.

                  Porem, vc precisa dirigir atento… vai aliviando a cada redução e volta a frear. Precisa estar interagindo com o carro mesmo.

                  • Edson Fernandes

                    Exatamente! Mas é por isso que me incomoda. Porque aí vc tem que se adaptar ao cambio e não o contrario. Isso me incomoda em pensar.

                    Os atuais cambios respeitam a ação e tem uma leitura melhor desse comportamento.

                    • Pacheco

                      Mas na verdade vc precisa se acostumar com tudo do carro.
                      Peso de direção, dos freios, tamanho, suspensão, moleza… se adapta ao cambio tbm e convive bem com ele.
                      Eu me dou super bem com o cambio da Picasso… meu problema era com o da Zafira.

                    • Edson Fernandes

                      O da Zafira na verdade é o tipo de cambio que te respeita… porém reluta em manter altas rotações.

                      Eu gostava da suavidade de funcionamento. Sobre a adaptação, eu entendo que vc precisa se adaptar ao tipo de carro, mas eu por exemplo ODIEI de morte o casamento do antigo motor 2.0 com o tiptronic no Jetta. Coisa terrivel de lidar, o carro qdo precisava de respostas subia de giro e mal desenvolvia… mas o cambio em D sabia andar em baixissimas rotações.

                      Entretanto, qualquer retomada era ruim. Tanto que eu usei o Jetta mais em S do que em D.

                    • Pacheco

                      Igual o 2.4 da Captiva com o cambio AT4. Era horrivel.. os dois brigavam e saiam quase na porrada.

                      Porem o carro se adaptava ao seu estilo e dava uns pitacos até.
                      Os cambios PSA vc precisa se adaptar a ele… é igual mulher chata.

    • Darwin Rigamonti

      O Longitude Diesel aqui de casa ainda não deu problema algum. 25 mil rodados.

    • Alexandre

      Com certeza o pessoal foram os “sortudos” da parada, porém o PowerShit da Ford começou assim, vamos ver no que vai dar!

      • Pacheco

        Duvido que essa transmissão tenha um problema. Pode ter sido um lote que veio com defeito ou mesmo problemas até dos proprietarios que não sabem conduzir com essa transmissão.

        Um dos casos relata de um carro que desceu mesmo em P. E o freio de estacionamento?

  • Louis

    No primeiro relato, certeza que o dono não acionou o freio de estacionamento. O cambio pode ter falhado, mas o dono também falhou.

    • Jonas

      O freio de estacionamento do renegade é elétrico, creio que deveria ter se acionado com o câmbio na posição parking.

      • Martini Stripes

        Se não desligar o carro, eu acho que não.

        • Andrew B.

          Em D,com motor ligado, ao colocar em P, o freio de estacionamento aciona automaticamente. Em P,colocando em D, então tira o pé do freio e ao acelerar,o freio de estacionamento é liberado.

          • Martini Stripes

            Apesar disso, acho que vc deve conferir o freio de estacionamento sempre que for descer do veiculo.
            Muita gente que tem AT deixa no P e acha que está tudo certo, o que é um grande erro.

            • Matheus Conrado

              Mas o P trava o câmbio, e consequentemente as rodas…mesmo sem acionar o freio de mão..

        • Auto Verdade

          se desligar fora da posição “P” e/ou não estiver programado para acionamento automático, pode andar sozinho mesmo, aí é falta de experiência no uso do câmbio. Acho que tem que ser melhor informado ao comprador e condutor.

          • Martini Stripes

            Acho que vc deve conferir o freio de estacionamento sempre que for descer do veiculo.

          • Matheus Conrado

            Mas o acionamento do Parking é mecânico, com o veículo ligado ou não, o câmbio trava(e consequentemente as rodas) tendo ou não acionado o freio de mão…

            • Pacheco

              Se o cambio trava internamente e o freio de estacionamento é acionado automaticamente, como o carro desceu e ainda ganhou essa velocidade que ele informa?

              To achando que alguem deixou o carro em N e agora está falando que deixou em P.

      • Louis

        É acionado automaticamente com o cambio em P? Se sim, então foi erro do carro mesmo.

        • D01S

          É acionado automaticamente ao colocar o câmbio em P, independente se o carro está ligado ou desligado.

        • Pacheco

          Mas o sistema é mecanico. E o cambio trava na hora qndo vc coloca. Nem mesmo um problema eletronico teria capacidade de desativar o freio de estacionamento e fazer o carro descer.

      • ViniciusVS

        Independente disso, pode até ser até com freio de mão convencional. o Parking deveria segurar mesmo supondo que ele não usou o freio de mão. neste caso o uso inadequado não justifica a falha mas sim mostra que o cambio não é seguro como deveria ser. Parking não é Neutro.

        • Edson Fernandes

          Se o cara colocou em parking mas esqueceu do freio de mão e se fosse operação manual poderia dar quebra da regra de seleção junto do prorpio cambio e fazer o carro andar.

          É gravissimo deixar o carro segurando em P. (sem freio de mão)

          • ViniciusVS

            Com certeza, o correto é usar o freio de mão, e nem sei se esse foi o caso dele, as vezes ele usou o freio de mão e deu problema do mesmo jeito. estamos apenas supondo o que aconteceu.

            Mas de qualquer forma eu acho que o cambio deveria travar melhor. falo pois aqui em São Paulo boa parte da frota ja á automática, os carros novos a maioria já são AT e 90% dos manobristas não sabe o que é freio de mão. simplesmente param o carro e empurram a alavanca em Parking, sei que é grave mas a montadora deveria pensar nesses casos e fazer um sistema com margem de segurança maior. aqui seria um carro desgovernado por dia nessas condições sendo otimista.

            • Edson Fernandes

              Para mim poderiam fazer carros com sistema eletronico que travam o carro assim que esse tenha saida de D e R. ASsim evitaria esse tipo de problema. O C4 Picasso / Grand C4 Picasso é dessa forma.

              Se eu não me engano do Renegade desde que configurado na central também e o do Golf com o autohold ativo idem.

              No meu que é cambio CVT sem essas tecnologias de travamento, eu coloco no Neutro (N), puxo o freio de mão e depois em P.

              • ViniciusVS

                Seria bem melhor ser padrão isso.

                Não sei se você viu o caso do ator que fazia o Chekov do Star Trek, a família está processando a FCA porque o carro acelerou sozinho e esmagou ele em uma pilastra.
                Segundo a família o cambio tinha vários problemas ( Jeep Grand Cherokee) e inclusive teve um Recall do modelo 2015 pelo mesmo motivo, os carros aceleravam sozinhos mesmo em Parking ocasionando 117 colisões. não sei se é o mesmo cambio do Renegade mas acho que é interessante a FCA prestar mais atenção nessa caixa do renegade.

      • Auto Verdade

        Opcional, deve ser ativado no computador de bordo.

    • Auto Verdade

      Com certeza, pois o acionamento automático do freio de estacionamento é opcional, programável no computador de bordo e se outra pessoa mexer, pode desativar e o motorista não atencioso, pois faz um barulho até alto, não perceber e acontecer tal acidente.

  • dallebu

    Uma pequena quantidade de relatos de defeitos pontuais pra um carro que vende em média 4.000 por mês é no mínimo normal. Podem entrar no clube do HR-V, 2008, Duster, EcoSport e vão ver relatos de problemas também. São máquinas montadas em série e em grande quantidade, em que uma pequena percentual apresenta ou apresentará algum defeito.

    • saosao

      Não vejo por aí todos os carros de outras marcas com câmbio automáticos apresentando problemas por aí, vc vê?
      Gosto do Renegade, mas eu não compro mais isso não. Não enquanto não fizerem recall para corrigirem essas FALHAS de projeto. Lembrando que são esses “defeitos pontuais” que quase tirou a vida da criança do relato lá em cima. E se fosse com vc? Numa época em que todo mundo reclama que carro tem que ter ESP e 6 air bags, ter uma falha no câmbio que pode causar acidentes é um verdadeiro retrocesso!

      • tiago

        Não dá pra saber se é caso de Recall.

        • saosao

          Verdade, mas se está apresentando várias falhas, é que alguma coisa há de errado.

        • ViniciusVS

          Se é caso de Recall não sei, só espero que não seja caso de Procon igual aconteceu com o powershift e a Fiat de fato resolva o problema e não empurre o problema com “atualizações” até o fim da garantia.

      • Pacheco

        Eu não acredito muito que ele desceu por estar em P e com freio de estacionamento acionado. Dois problemas na mesma unidade? Pra mim ou não colocou em P ou não acionou o freio de estacionamento.

        • Diego

          Ainda podem ser problemas correlacionados, dado que colocar na posição P também aciona o freio de estacionamento…

          • Pacheco

            O cara desse precisa ir numa benzedeira então. Dar problema na transmissão, essa soltar o freio de estacionamento e ele ainda descer qndo estava tirando uma criança do banco traseiro.

            É um problema muito grave para ser um problema que o cambio pode apresentar por defeito. Ainda acredito que existe negligencia em alguma coisa. Se o cambio realmente deu defeito, o freio não deveria e nem poderia ter sido desativado sozinho.

  • Nicollas

    Podem de chamar de ultrapassado mas, por essas e outras que eu prefiro o bom e velho cambio mecânico.

    • invalid_pilot

      Mas tem gente que tem preguiça de passar marcha

      • Rodrigo

        Sim! Principalmente quem quer conforto ou tem limitação física! Eta povo preguiçoso!

        • Edson Fernandes

          É realmente …. minha preguiça era tão grande que qdo tinha cambio manual, era realmente relaxante ver meu joelho inchar… tudo em nome da troca de marcha e me manter “acordado” (mas eu estou concordando com sua ironia e só finalizando com mais resposta)

        • invalid_pilot

          Esqueço que ironia não é o forte da galera, além do mais sempre tem um ofendido com a opinião alheia…

          No mais, não disse ser o caso de todo mundo, mas boa parcela dos motoristas dirigem por pura obrigação e tem preguiça ou até inabilidade pra cambios manuais.

      • Hélio

        ou realmente considera o carro apenas como um produto que tem o objetivo de trás e leva :)

    • G.Alonso

      O câmbio Automático também é bem velho.

  • CanalhaRS

    Poxa, ninguém vai avacalhar? Eu acho que é culpa da fiat….hahahaha!!!

    • Alligator

      Fui Iludido Agora é Tarde

      • Rodrigo

        Nossa… essa é nova…

        • Alligator

          Tem essa tbm !!! fix it again tony

          • Rodrigo

            Uau…

          • Airplane

            Essa é muito utilizada nos EUA !

    • Diogo Oliveira

      Você tá no Noticias Automotivas, o povo daqui não é igual ao do Facebook e da AutoEsporte que ficam babando ovo pra VW em qualquer coisa que ela faz. E Depois ficam crucificando a Fiat…
      Mas voltando ao assunto, esses câmbios automáticos ultimamente tão dando muita dor de cabeça, DSG, Dualogic, PowerShift e etc.

      • Amigo, DSG e Powershift são automatizados de dupla embreagem.

        O Dualogic é mono embreagem, diferentemente dos automáticos que são por conversão de torque como o GF62 do Cruze, o ZF9 do Renegade por exemplo.

      • SDS SP

        Amigo, em qualquer lugar tem haters e fanboys. Seja da VW, Fiat e por aí vai…
        E a vida segue…

      • ViniciusVS

        Acho que um pouco foi porque virou carne de vaca e provavelmente o padrão de qualidade ficou um pouco de lado.

      • Verdades sobre o mercado

        Que problemas aconteceram com o Dualogic ?

  • Diego

    Não foi na Jeep Cherokee que o cambio de 9 marchas ZF completamente problemático…
    E não foi Cambio da Grand Cherokee que os proprietários não conseguiam descobrir em qual marcha o carro estava sem tirar o pé do freio ?
    Será que é só problema pontual mesmo?

    • G.Alonso

      O problema do Grand Cherokee foi na manopla e já foi feito recall e trocada a manopla por outra. O problema com o Cherokee foi na junção do câmbio com o motor.

      • tiago

        A Grand Cherokee não tinha problema algum. O design não é intuitivo, mas age conforme foi projetado para.

  • Car Nívorus

    Aff…esses carros franceses são bombas!

  • saosao

    Se tem vários cásos, então é problema crônico sim! não fazem recall pq?
    Eu fico com os dois pés atrás ao saber desse histórico de casos. Tô fora.

    • G.Alonso

      Continua no busão que aquele lá só tem reclamações de superlotação.

      • Oloko! 0.0

      • saosao

        ui!!!

      • Rodrigo

        Rapaaaaaaaz

      • Marco Antônio

        Merrrmãooo!!!

  • Janderson von Neumann

    Pois é, como um colega comentou abaixo, são problemas pontuais em uma produção de grande escala, mas o bom dessa história toda é que o público (odiosos de plantão) pode constatar que todas as marcas de carro, todos os tipos de cãmbio, etc…não estão isentos de problemas, tem queixas de câmbio com trancos na Honda, na queridinha Toyota (é só ver proprietário de Corolla postando vídeo no Youtube) na GM, etc… e me irrita muito é que o pessoal desce a lenha no Powershift que dizem ser o pior câmbio do mundo, e o pior, não admitem que tem um monte de carros que não apresentaram nunca nenhum defeito , só a palavra dessa turma vale, alias, vale mais que a palavra de quem é proprietário e usa o carro todo dia, mesma coisa esse caso do Renegade, tem gente já se manifestando que não tiveram problemas e eu não duvido não. Pergunta que fica no ar, esse câmbio do Renegade não é o mesmo da Toro da Fiat ?, E resumo geral da história, a galera tem que parar de generalizar quando aparece esses relatos, todo e qualquer carro de qualquer marca pode dar defeito em algo, larguem de mão de criticar apenas uma marca, ok.. Em tempo para quem ainda quiser por lenha na fogueira sobre o Powershift, a Ford essa semana emitiu um boletim técnico e vai comunicar todos os proprietários de Focus, Fiesta e Ecosport estendendo a garantia do Powershift para 10 anos, isso mesmo, 10 anos, mesmo quando o carro for vendido a garantia vai ser transferida, isso no caso de falha do módulo, já está o boletim técnico divulgado de forma oficial no clube do Focus onde um membro teve acesso e publicou.

    • EDU

      Bem dito seu texto!

    • Louis

      Problema do powershift é que não é pontual. Metade dá pau.

      • Robinho

        aff

      • tiago

        Não tem como saber quantos deram problema, muitos não gostam das características inerentes ao projeto e dizem que o cambio tem defeito.

        • Rodrigo

          A maioria ao menos leu o manual do proprietário!

      • ViniciusVS

        Se fosse somente o defeito ok. nenhum projeto está livre disso, o problema foi a Ford virar as costas para os proprietários que precisaram se unir no procon.
        Agora correm atrás do prejuízo aumentando a garantia porque seus carros estão queimados no mercado, mas antes tarde que nunca.
        Se tivessem se preocupado na hora que os clientes reclamaram a consequência para a imagem seria menor.

    • Robinho

      “e me irrita muito é que o pessoal desce a lenha no Powershift que dizem ser o pior câmbio do mundo” quem fala isso nunca andou e deve ter um chevette.

      • D01S

        O problema do powershift nunca foi o câmbio em si e sim a Ford que não consegue arrumar os defeitos apresentados. Falo isso como um ex-proprietário que teve um powershift que trepidava muito, inclusive se perdia ao acelerar em subidas e demorava uns bons segundos pra engatar a marcha. O carro ficou na concessionária por 3 meses e nada do kit de embreagem para a troca chegar… De resto, o conjunto motor + câmbio era espetacular, fazia média de 16km/l na estrada tranquilamente com o fiesta mas não dava pra viver com um câmbio que parecia que ia te deixar na mão a cada retomada.

      • invalid_pilot

        Engraçado é essa afirmação de que quem critica é porque nao pode comprar… Se você é dono de PowerShift conviva bem com ele e saiba que no mercado de usados ele nao é bem aceito, justo ou não essa é a realidade.

        • Robinho

          Mas não disse sobre o mercado de usado e nem que não há problemas, fui irônicos com os haters que enche o saco e deve andar de chevette, qq maquina esta sujeita a problemas inclusive a que vc gosta.

          • invalid_pilot

            Sim, mas é inegavel que a % de problemas do PowerShift comparado com outras transmissões é bem grande.

            Adoro a proposta do Focus e do Fiesta, mas infelizmente com esse câmbio nem cogitaria

        • ViniciusVS

          Como se fosse muito raro um Fiesta, que por sinal tem um monte já rodado com esse cambio no mercado de usados.

          Alguns devem pensar que o “new” ( que de New não tem nada, quase 10 anos nas costas já) transforma o carro em Premium, esquecem que é somente o substituto do rocam que nada mais é que um concorrente de Uno. devem pensar que só a Elite Brasileira consegue colocar um Fiestinha na garagem kkkk

          • invalid_pilot

            Aqui virou “Premium” por ter chegado importado com mesmo nível dos EUA, a Ford não é boba nem nada foi lá e aumentou o preço absurdamente

        • Alexandre Taromaru

          Quando lançou eu queria um, mas depois de tudo, fico muito receoso.

    • Rodrigo

      Resumo muito bom do que rola aqui! Parabéns!

    • Tygra

      O meu, por exemplo, nunca apresentou qualquer problema. O meu New Fiesta Sedan é 13/14 e está com 31 mil km. O câmbio é simplesmente show!

      • Edson Fernandes

        Tygra, me tira uma duvida? Eu não sei se vc teve a oportunidade de andar com o hatch… mas é que andei um desses dias atrás com um mexicano só que da primeira leva (sedan) e achei ele muito mais macio de suspensão que o hatch…

        O seu é assim também ou no facelift endureceram a suspensão? Sabe me dizer?

        • Tygra

          Eu já andei num hatch, não observei grande diferença na suspensão. Mas não sei te dizer se eles fizeram algum acerto na suspensão. No entanto, eu senti diferença entre 1.5 e 1.6 hatch, o modelo 2016 do 1.6 me pareceu mais macio que os modelos 1.5 ano 2013. Talvez seja só impressão. Também nunca andei no modelo anterior ao facelift, então fica difícil avaliar.

          • Edson Fernandes

            Entendido, pois eu achei o hatch muito duro (o atual). Só que o sedan eu só andei no anterior. Talvez eu ande em um test drive para conhecer melhor se estiver disponivel.

    • Edson Fernandes

      Se a Ford der essa garantia de 10 anos, eu poderei repensar em um Fiesta powershift usado…

      Mas daí o meu problema é recair sobre a dureza de suspensão do carro… (comportamento normal do Fiesta, mas que para meu tipo de uso seria ruim)

    • sepchampions

      10 anos no câmbio todo ou só em relação ao módulo??

  • Magnamox

    Agora entendi porque a Toyota esta usando o bom e velho “Arcaico” AT4 no Etios….

  • Alessandro

    Caneta ANTI-FANBOY

    • Robinho

      Se ficar só nos tres vc esta correto, para os fanboys torçam por isso.

  • Lucas086

    No primeiro relato, se o dono fez uma atualização por causa piloto automático, o carro estava solto. Nessa atualização, o freio de estacionamento não ativa mais com o câmbio na posição P. Tem que pedir para ativar na ccs. Tem tudo explicado no fórum do RN.

    • Rodrigo

      Não adianta. O pessoal aqui tem raiva de SUV (vai entender) e mesmo que seja uma ocorrência ínfima, será extrapolada como fim dos tempos e etc…

    • Diego

      Ok, se depois da atualização eles alteraram o funcionamento do conjunto câmbio/freio, o proprietário OBRIGATORIAMENTE deveria ser avisado da mudança e a css deveria ter oferecido a opção de ativar.

      Pode não ser defeito do carro, mas é culpa da Jeep de qualquer forma.

  • Andre

    Achei que era só o cambio robotizado Trancológic que não prestava.

    Pois o automático também não presta!

    Pois a “FriaT” é a rainha das gambiarras.

    F I A T = Fui Iludido Agora é Tarde.

    • Diogo Oliveira

      Fala isso como se a Fiat fosse a única com problemas no câmbio…
      …Kkkkk
      a VW também tem MUITOS problemas com o DSG e a Ford tá lotada de problemas com o PowerShift. Não to defendendo a Fiat, só estou dizendo pra vocês VWzeiros ou FiatHaters, pararem de falar como se a Fiat fosse a pior montadora do mundo.

      • Doccar

        Todas as marcas de carro tem seus torcedores e seus inimigos, como time de futebol..e todas elas estao sujeitas a colocarem produtos com vicios a venda, isso eh normal no mundo industrializado sim.
        Mas acompanho o mundo automobilistico ja algum tempo porque gosto..e nesses anos todos ja observei que a Fiat eh a marca que mais resiste em assumir defeitos de producao, assinalando para um recall ou algo parecido, ja vi muitos Fiat 0Km com defeitos principalmente no acabamento e na construcao do carro..mas fica por isso mesmo.

        • Rodrigo

          Então a FIAT deve recall sobre acabamento com rebarba… hmmm

      • SDS SP

        Minhas percepções desses fóruns automotivos são as seguintes: Fanboy da Fiat = Hater da VW;
        Fanboy da VW= Hater da Fiat;

        É como brigas entre as torcidas do Corinthians vs Palmeiras e Vasco vs Flamengo.

        • invalid_pilot

          Vou falar que voce tem razão, mesmo quando se fala mal ou da Fiat ou da VW te tacham de fanboy da “rival”

          Minha opinião é que ultimamente ta difícil defender a Fiat principalmente nos produtos de entrada com motor Fire e preço similar concorrentes mais modernos

      • Artur

        Haters e fanboys existem em qualquer lugar. É osso!

    • Edson Fernandes

      Já que vc citou a Fiat…. só para lembrar o cambio de 6 marchas é Aisin… logo é de uma japonesa muito bem falada… chamada Toyota. (acionista da empresa)

      Essa consideração deve ser feita também só a titulo de critica?

      • Pacheco

        Eu acho que podem existir problemas isolados no cambio, já que tudo é passível de falhas.

        E também tem o uso por parte dos proprietários. Já cansei de ver dono de carro automático segurar ele na subida com o acelerador ou mesmo não frear e deixar o conversor se matando.

        • Edson Fernandes

          Isso DETONA o cambio. Já fico imaginando o esforço do conversor junto do aquecimento do sistema em excesso desgastando rapidamente.

          • Pacheco

            Sim, exatamente. Mas é normal. Meu pai mesmo faz isso, segura o carro na subida com o pé no acelerador.

  • Andre

    Achei que era só o cambio robotizado Trancológic que não prestava.

    Pois o automático também não presta!

    A “FriaT” é a rainha das gambiarras…

    F I A T = Fui Iludido Agora é Tarde.

    • tiago

      6AT Aisin -toyota
      9AT ZF.

      • Doccar

        Sim, mas o casamento motor e cambio, cada marca faz o seu..do seu jeito.

        • tiago

          No caso do ZF exisitiam várias equipes trabalhando em conjunto, não lí nada sobre o AISIN.

  • Gabriel R. P.

    Ruim mesmo é o câmbio da Peugeot, AL4. Os outros são todos bons, nenhum dá defeito. Opa, peraí, o super tecnológico de 9 marchas está dando problema também? Como assim?

  • fbl

    Esse povo nao aprende mesmo… Compram um fiat dixavado de jeep e da nisso. Depois nao entendem pq toyota e honda tem clientes fiéis. kkkkkkkkkkkkkk

    • G.Alonso

      Um dos câmbios do Renegade é de uma marca da Toyota.

      • Pedro Orgulhoso

        E é esse 6 marchas mesmo: Aisin. O mesmo do Golf e do Audi A3. Marca japonesa, da Toyota.

        Porém, são fabricados no Brasil (não tenho certeza — carece de fontes), e isso pode estragar o DNA da marca (ou não).

        O 9 marchas é ZF, alemão, utilizado em muito BMW, etc.

        • G.Alonso

          Ambos os câmbios são importados. O primeiro do Japão e o de 9 marchas nos EUA numa fábrica da FCA.

          • Edson Fernandes

            Não interessa isso né? Para falar mal de fabricante é assim… o cara coloca informação como se o carro se limitasse a dizer que é de fabricante X… dureza.

      • fbl

        Ta em qual toyota?

        • Edson Fernandes

          Aisin é do grupo Toyota.

    • Duh

      O da Honda tem suspensão de batedeira, já tem vários casos de problemas mas estranhamente não está sendo divulgado.

      • fbl

        Verdade, so os da honda que nao são divulgados. Devem ter conchavo com a mídia inteira e ate com a CIA. O povo precisa saber disso.

  • Adalberto

    Infelizmente essas são uma das desvantagens de se comprar um lançamento.

  • Robinho

    E como eu sempre digo qualquer maquina pode dar problema, ate tu Toyota.

  • Auto Verdade

    Tenho um Jeep Renegade, versão de deficiente, com câmbio AT6, quando paro o descendo de frente coloco na posição “P” e aciona automaticamente o freio estacionário, quando retiro para qualquer outra opção dá um tranco muito forte, somente de retirar dessa posição, sem desligar o motor.
    Outro problema que apareceu a pouco, é quando estou descendo e o transito está devagar, diminuo a velocidade, assim que o transito volta a andar rápido ele retarda a aceleração e após 2 a 4 segundos dá uma arrancada forte em marcha reduzida.
    Vou ter que procurar a concessionária que adquiri, foi na primeira quinzena de junho desse ano, dois meses de uso, para relatar esse problema e solicitar uma solução da fábrica.
    Consumo no máximo está em 8,4 Km/l, não dá mais nem por “reza brava”! tenho que relatar isso também, pois o meu Idea Adventure, que uso praticamente o mesmo motor, dava 9,8 Km/l, a diferença é muita.
    No mais, é um ótimo veículo e está com 2.040 Km. Rodo muito pouco, 1.000 Km/mês.

    • Pedro Orgulhoso

      Mas o seu Idea provavelmente tem uns 400kg a menos nas costas e não precisa lidar com o conversor de torque…

      Outra coisa: um pouco de indecisão Às vezes é comum em câmbio automático. Isso depende da pressão que vc faz no acelerador e do próprio acerto do pedal do acelerador / câmbio

    • Edson Fernandes

      Será que a questão de consumo não está relacionado a ser um motor pouquissimo rodado?

      Sobre a questão do tranco, tenho a sensação que o freio de mão não está sofrendo a carga de peso do carro sozinho. O cambio também está sofrendo e por isso o tranco. Se puder fazer um teste: Coloque na posição “N” (neutro), com o pé no freio, acione o freio de mão. Ao identificar o freio de mão ativo, coloque em “P”.

      Após essa sequencia, aperte o pedal de freio, coloque em “D” e veja o comportamento. Se for suave, te antecipo que pode ser o que citei logo acima e será necessário sim levar até a Jeep. Caso ocorra o tranco, talvez possa ser caracteristica de acoplamento do cambio.

      Mas é um teste que vc pode fazer para tirar essa duvida.

      Abraço

      • Pacheco

        Exatamente… e com relação aos problemas em uso, tem mais cara de ser falta de adaptação do que problema do cambio.

        E o consumo, vc não pode comprar uma Idea Adventure com um Renegade mais pesado e mais equipado amigo.

        Com certeza ele vai beber legal.

        • Edson Fernandes

          Além do que, mesmo que a idea fosse dualogic, agora o Renegade/Toro tem um cambio com conversor de torque que vai usar mais energia para conversão dela para as rodas. Não tem milagre.

          Curioso que alguns dizem que a Renegade tem bom consumo, mas outros reclamam bastante.

          Eu já ouço de Fiat Bravo que ele consome bem… já quem tem linea não… curioso né?

          • Pacheco

            Eu acho que vai muito da expectativa.

            Você disse tudo… está comparando uma Idea com um Renegade. O Renegade muda tudo. Cambio, plataforma, peso, aerodinâmica, medidas de pneus e ajuste eletrônico.

  • Pedro Orgulhoso

    Tem uma coisa curiosa, que ninguém é obrigado a saber, mas é bom esclarecer.

    Seguinte… Os câmbios automáticos não são feitos pelas próprias marcas (via de regra, já exceções como Honda, Chevrolet e Hyundai — todas com bons câmbios, por sinal).

    Quem faz os câmbios do Renê é a Aisin (japonesa, marca da Toyota, mas que tem fábrica no Brasil). Esse câmbio Aisin AT6 está em uma infinidade de carros.
    Inclusive no Golf TSI, MSI, A3 flex e outros.

    Já o câmbio do RNG movido a diesel é da ZF. Marca alemã que fornece para BMW, VW marcas de luxo, como Land Rover. Desconheço se existe fábrica no Brasil.

    Alias, quase todas as BMW usam o câmbio ZF de 8 marchas da Amarok. O câmbio de uma BMW é idêntico em tudo ao da Amarok e do Renegade (embora este com 9)? Sei lá… Não deve ser. Ninguém sabe (só eles mesmos sabem).

    Já a BMW X1 usa um câmbio Aisin, japa, de 8 marchas. Ou seja… A marca é ótima, altamente reconhecida no mundo todo.

    O próprio PowerBomba da Ford é de uma merca alemã consagrada: Getrag. (Mercedes, Porsche etc).

    Em suma: parece que há sim um “dedo” da montadora no câmbio…. Talvez a FCA deu uma barateada, assim com a Ford, em relação ao projeto que vai para marcas de luxo.
    Nunca saberemos

  • afonso200

    Sou mais 4AT da toyota. Kkkk

  • Marcelo

    Eu acho engraçado as montadoras quererem resolver problemas de cambio com atualização de softwear. Os câmbios tem sim o processamento computadorizado mas tem partes mecânicas passiveis de problema tb. O Jornal Do Carro da Folha de SP toda semana traz alguma reclamação do cambio PowerShift e a novela é sempre a mesma ” a montadora fez a reprogramação do sistema ” e o logo depois o cliente reclama que o problema retorna. E concordo que todo carro tem problema, isso é fato. Um erro eu não cometo mais: nunca compro carro do primeiro ano de lançamento. Carros recém lançados sempre tem problemas diversos, cambio, suspensão, problemas elétricos, motor… carro pra mim seja usado ou 0km só do segundo ano em diante quando as montadoras corrigem os defeitos crônicos que só aparecem com produção em serie.

    • Artur

      “Softwear”? O.o

      • ViniciusVS

        Provável erro de digitação, o correto é “Software”, acontece com todos.

  • Halon Ferreira

    É nessas horas que fico tranquilo com meu Corolla de “Tiozão”.

  • Ailton Junior

    Imagina se pegando uma Bomba dessas fora da garantia? morre no minimo 20kk

  • Pipo pipo

    Já uso carros automáticos a mais de 15 anos e nunca, nunca mesmo confiei no “P” como substituto do freio de mão. Esse é um mole que muita gente boa dá por preguiça boba.

  • Felix

    Meu Trailhawk AT9 não deu nenhum problema. Já tenho ele a mais de 1 ano e nem estou sabendo de nenhum recall para essa atualização de software do câmbio. Para não dizer que não mexeram no meu câmbio, quando comprei e o recebi o carro, em Jun/2015, a JEEP me ligou pedindo para vir um técnico da JEEP em minha residência para atualizar o software sem nem mesmo eu pedir (em Jun/2015), depois disso ninguém mexeu mais. Normalmente a JEEP liga para o cliente informando se tem que atualizar ou coisa parecida. Estou plenamente satisfeito com o carro.

  • Baetatrip

    Velha herança da Cherokee….
    Algum erro no software que fazem essas besteiras!
    Cambios tão modernos que “atrapalham” a vida do consumidor e dando resultado ruins!
    Prefiro o confiavel/ robusto e bom Aisin 03-72 LE 4M…….. Nao aporrinha!

    • Cesar Mora

      Aisin são resistentes demais!

    • rodrigomalc

      Quais carros tem esse cambio?

      • Baetatrip

        Aisin fornece para : Suzuki + mistubishi
        O câmbio que estou referindo e do Grand Vitara 2008 adiante
        Pajeiro Full ano 97/98
        TR4 ( 🤔)
        É por diante!
        Esse câmbio aguenta até 40 kg!
        Como o câmbio tem varetinha para verificar óleo ….. É bom ter isso…. Dá mais durabilidade etc
        Os novos nem tem essa vareta

  • Marcio Andriani

    Mas o Jeep Renegade é um Fiat!!!!!!!!!!! #jásabia……

  • Janderson von Neumann

    Pessoal, estou lendo uns comentários aqui sobre como a galera usa o câmbio automático, etc… e fico apavorado como ainda tem gente que não sabe ao certo o modo de usar, tem gente com costume americano que é de deixar o carro engatado somente no P, isso é totalmente errado, pois transfere o peso do carro todo na caixa e com isso vai desgastando engrenagens, etc…dica correta para cuidar bem do seu câmbio auto, estacione o carro , solte o pé do freio (isso somente em pisos planos) ou com o pé no freio(em declives) , puxe ou acone o freio de mão, nesse ponto, após tirar o pé do freio e acionar o freio de mão tu vai notar as vezes um leve deslocamento do carro, aí é sinal que liberou o “peso”, depois é que passe a alavanca para o P, fica depois muito mais fácil quando sair com o carro na hora de mudar a alavanca do P para R ou D, fica mais macio e não dá tranco, em tempo, cuido muito dos meus carros, tenho carro auto desde 2003 (o primeiro foi um Vectra CD com caixa Aisin/Toyota 4 marchas) e nunca tive qualquer problema de tranco, demora na troca de marchas, etc…é só saber usar corretamente que o câmbio auto é bem mais robusto e dura mais que um manual, dizem relatos que as vezes se bem usado uma caixa automática dura mais que o próprio carro !!!, outra dica, não “segurem” o carro inteiro na caixa auto numa parada de sinaleira em aclive, isso é como estar segurando um carro manual e queimando embreagem.

    • Jurandir Filho

      Corretíssimo, só faltou dizer “dica correta para cuidar bem do seu câmbio auto, estacione o carro…” coloque em “N”, puxe o freio de mão e após, coloque em P..

      • Tygra

        Só não esquecer de tirar o pé do freio após acionar o freio de mão, para que o peso de veículo fique no freio de mão e não no câmbio, somente depois colocar em P.

      • fredggp

        Agora é que ficou completo !!

    • Christian Balzano

      Comentário mais sensato. Logo acima um sujeito defendeu os manuais dizendo que o mercado está prematurp no automático, dizer isso é não entender o mínimo de carro e está no site errado.

    • Cesar Mora

      Inclusive isso vem escrito no manual da minha CRV, mas já vi mesmo muitos proprietários que deixam o carro travado no “P”, sem puxar ou sem puxar corretamente o freio de mão….

      sem dúvidas, pelo menos os Câmbios Auto que tive contato nos ultimos 8 anos (Aisin Toyota e Honda) mesmo com alta km não tiveram nenhum problema, nem trancos, travas, nada… basta trocar o óleo de forma correta e ele dura mais que o motor do carro rs..

      os AT da GM de 6 marchas parecem ter problemas acima do aceitável, como os PSA raramente não apresentam problemas…

    • rodrigomalc

      Manobrista faz isso… Med dá um ódio!! Dá vontade de espancar o cidadão!
      Evito ao máximo deixar com manobrista por essas e outras.. a ultima vez foi num hospital que não tinha condições de parar longe (estava sozinho e com dor)

  • Marco Antônio

    Vivemos a década da histeria onde a exceção é a regra.!.

  • PrGirafales

    lendo isto lembrei de um caso no EUA muito conhecido onde dizem que o ator Anton Yelchin de Star Trek morreu atropelado pelo proprio carro, um JEEP Gran Cherokee por causa do cambio automatico, nao lembro exatamente a historia, mas que é uma grande coincidencia principalmente por ser a mesma marca

  • Matheus Marques da Silva

    Não sei se vale o comentário, mas como até onde eu sei o carro que vou citar compartilha mecânica com o Renegade segue meu relato:
    Fiz o test drive na Toro 1.8 AT. Após rodarmos alguns metros, naturalmente a terceira marcha foi engatada. E não mais desengatou. Rodamos alguns metros nessa condição e encostamos no acostamento. A vendedora não sabia o que fazer, disse q nunca tinha acontecido (a bem da verdade ela, apesar de muito solícita, não sabia para que serviam os botões no painel, nem o se o retrovisor antiofuscante vinha de série, os pacotes opcionais e nem quantas marchas tinha o veículo). Desligamos e tornamos a ligar o motor após alguns instantes e o aviso de problema no câmbio desapareceu. Voltamos a rodar na esperança que fosse “apenas um problema ocasional”, mas após 2 ou 3 km o câmbio travou novamente em 3a, dessa vez numa redução de marchas antes de um cruzamento (o que poderia ter comprometido a segurança dos ocupantes, visto que claramente não havia torque disponível para arrancar o carro e o travamento poderia não ter sido percebido). Devolvemos a camionete diretamente à mecânica da css, agradecemos e fomos embora. A camionete estava com menos de 2000Km rodados. Aconteceu aqui em Caxias do Sul na css DFSul.

  • Fanjos

    Salvem os câmbios mecânicos xD

  • Christian Balzano

    Câmbio automático está no mercado desde a metade do século passado, cedo de mais pra quem? Tem Ford Galaxie da década de 60. É maioria absoluta nos carros dos mercados americanos e europeu. Sua durabilidade é insuperável. Essa notícia como algumas outras da Quatro Rodas são muito fajutas, ao ponto de criar lendas eternas no mercado. A revista pegou dois casos específicos dentre uma linha de produção gigantesca, dois casos que nem a menos estão co-relacionados. Ao contrário do PowerShift — que NÃO é automático, e sim automatizado — com milhares de reclamações identificas e relativamente novo no mercado automotivo. Câmbio manual só vale a pena para um carro esportivo para uso esportivo. Carro manual em cidade grande é uma tremenda burrice.

  • Daniel

    A verdade é que câmbios automáticos ou automatizados no Brasil tem algum problema referente a tropicalização. Se lá fora funcionam (ou parece que funcionam), quando chegam aqui vai dando o que falar. AL4, Tiptronic, HP9, DSG, Easytronic, Imotion, Dualogic, Powershift entre outros. Será que é culpa das ruas, estradas, trânsito, falta de manutenção por parte dos usuários ou será que a legislação brasileira é muito benevolente quanto a atuação junto as montadoras? Na minha opinião é que cada dia o mercado se move pelas novidades e os tempos para desenvolvimento ou tropicalização de produtos vem diminuindo. Apesar de várias tecnologias existentes que auxiliam o desenvolvimento de produto, ainda estão longe da realidade brasileira.

  • Junior_Gyn

    É mesmo

  • Alvarenga

    Transmissão automática é tecnologia com quase 100 anos de idade, então como conseguem fazer lixos ? A resposta tem varias faces mas uma só causa primaria: Minimo custo !



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