Iveco LMV-BR é o novo veículo militar do Exército BR

iveco lmv 2

O Exército Brasileiro recebeu nesta semana a primeira viatura do programa VBMT-LR 4×4, sigla para Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas, que usa tração nas quatro rodas.

Fabricado pela Iveco Defence Vehicles, em Sete Lagoas-MG, o LMV-BR (Light Multirole Vehicle) é um produto que irá reforçar os batalhões motorizados do EB num total de 32 unidades, sendo as demais 31 a ser entregues em 2022.

Escolhido pelo Exército em 2015, o LMV-BR é montado no complexo industrial da Iveco no norte de Minas Gerais, onde também são feitos os veículos comerciais leves da linha Daily, além de caminhões e ônibus.

iveco lmv 1

Montado com vários componentes nacionalizados, o Iveco LMV-BR não deverá ficar somente nas 32 unidades iniciais, visto que o programa VBMT-LR 4×4 prevê um total de 186 veículos para o Exército Brasileiro.

Também chamado de Lince, o Iveco LMV-BR foi lançado em 2001 e é fabricado também pela BAE Systems no Reino Unido e MVPS na Rússia.

Com 5,50 m de comprimento, 205 m de largura e 1,95 m de altura, o Iveco LMV pesa em torno de 6,5 toneladas e possui entre-eixos variáveis.

Tendo nível de blindagem elevado para proteção de seus (em torno de 5 soldados), o veículo militar tem motor diesel Iveco F1D com 182 cavalos ou 220 cavalos, dependendo do país onde atua.

iveco lmv 3

O LMV tem transmissão automática de seis marchas e capacidade de carga de 1.200 kg. Com velocidade máxima de 130 kg, o veículo da Iveco tem autonomia de 500 km.

Robusto, o Iveco LMV-BR está equipado com um canhão leve automático e dispositivos de contramedidas, já tendo sido entregues mais de 4 mil unidades para as forças de defesa da Itália, Reino Unido, Espanha, Bélgica e Áustria.

Para o Exército, a Iveco Veículos de Defesa já entregou mais de 480 unidades do Guarani VBTP 6×6, um veículo blindado anfíbio, um sucessor do Engesa Urutu na força de defesa nacional. Esse modelo da empresa italiana é até exportado a partir do Brasil.

[Fonte: Forte]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X