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MWM é quem produz o motor diesel 2.8 CDTi da Nova Chevrolet S10

Quem produz o motor diesel da Nova Chevrolet S10, chegou totalmente renovada ao mercado nacional neste ano de 2012? A picape Chevrolet S10 vem trazendo entre as novidades, um novo motor turbo diesel 2.8 CDTi com potência de 180 cv e torque de 44,9 kgfm, que possui vários avanços tecnológicos, entre eles injeção common-rail, também turbina com segundo estágio elétrico e um sistema EGR completo para reduzir as emissões de poluentes.

No entanto, não é a GM (Chevrolet) que produz esse motor diesel da Nova S10 aqui no país. Isso ficou a cargo da empresa MWM-International, tradicional fabricante de motores diesel, que já produziu motores para várias outras picapes nacionais anteriormente, e hoje ainda mantém acordos comerciais com as principais empresas fabricantes de pickups no Brasil, como Chevrolet, Ford e também a Troller, que monta jipes.


A MWM foi fundada em 1922 e em 2005 foi vendida para a Navistar International. Ela possui duas fábricas no Brasil, uma em São Paulo e outra em Canoas, no Rio Grande do Sul, além de uma fábrica em Córdoba, na Argentina. No total são mais de 2.200 funcionários que a MWM tem.

A produção do motor 2.8 CDTi da Nova Chevrolet S10 será feita em Caxias do Sul/RS, de onde a GM espera receber nada menos que 300.000 unidades do motor até o ano de 2018. Esse acordo de produção é o maior de toda a história da MWM. O pessoal da empresa deve estar muito feliz com o novo contrato, não há dúvida.

Para isso, foram investidos em torno de US$ 10 milhões por parte da MWM e mais US$ 70 milhões que vieram dos grandes cofres da GM. A unidade fabril tem uma capacidade de produzir em torno de 60.000 motores por ano, o que deverá suprir com folga as demandas da GM para a Nova S10, não concorda?


OBS.: Em 2015 publicamos informação de que a Chevrolet cancelaria o acordo com a MWM em 2016 para produzir ela mesma os motores da picape.

[Fonte: Webtranspo]

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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • experientdriver

    "MWM é quem produz o motor diesel 2.8 CDTi da Nova Chevrolet S10"

    colombo descobriu a américa !! isso não é nenhuma novidade, em 2008 (4 anos atrás) foi firmada uma parceria entre a gm e mwm para produção destes motores

    a única novidade é que a nova linha de motores da fábrica da mwm em canoas foi inaugurada ontem, fato sequer informado no texto

    mais atenção

    • rafaelobss

      tudo o que você disse está na fonte, a um clique de distância.

      • experientdriver

        justamente, percebeu?

        se for para transcrever um texto, que seja com qualidade

        infelizmente ultimamente estão ocorrendo erros grotescos de tradução e transcrições com omissão de informações fundamentais

        se for para ler cada notícia 2 vezes (aqui e na fonte), seria mais fácil linkar direto na fonte (em especial aquelas em outros idiomas) e nem perder tempo transcrevendo

    • Zetros1833

      Não tem erro nenhum no texto, basta saber interpretá-lo. A S-10 antiga usava motor MWM da linha Sprint, ou seja, o motor era MWM.

      Já a Nova S-10 usa motor GM, porém, que fabrica é a MWM, ou seja, o motor é GM mas produzido pela MWM na fábrica da MWM.

      A MWM também tem um acordo feito com a MAN Latin America há uns dois ou três anos atrás, para produzir os novos motores MAN D-0834 e D-0836 que equipam os atuais caminhões e ônibus da MAN aqui no Brasil.

      O texto está claríssimo.

      • dumaluf

        E também fornecer os motores dos Semi pesados da Volvo.

        • Zetros1833

          Isso, mas no caso da Volvo, os motores são MWM. Os mesmos que ela fornecia à VW.

          Tanto o chassi de motor dianteiro Volvo B-270F quanto os caminhões Volvo da linha VM, usam motores MWM.

    • Jhonas

      oi, pode me dizer quanto custa mais ou menos um motor desses??????

  • Sias

    Os motores Diesel nunca foram fabricados pela GM. A D10 e a D20 usaram o Perkins Q20B, depois a D20 recebeu o Maxion S4. A S10 usou um Maxion e depois o MWM.

    • Zetros1833

      É pq ela usava motores de terceiros. Na nova S-10 a GM usa motor próprio, porém, é produzido na fábrica da MWM e não na fábrica da GM.

      • Luan Carvalho Andrade

        o motor é de uma empresa que a GM tem 50%, não foi desenvolvido pela GM como as revistinhas alegam.

  • JeraDF

    o antigo 2.8 era sim MWM. já esse novo é VM motori.

  • CharlesAle

    a produção de motores diesel é cara e de pouco volume para compensar as próprias montadoras a produzirem!!!!!!!!

    • Luan Carvalho Andrade

      A Toyota não deixa de produzir seus próprios motores a diesel.

  • Deee_Carlos

    prefiro um Cummins.

    • andre oliveira

      Somos dois.

  • Mas em casos como esses, quem é que projeta e desenvolve o motor, a montadora ou a fabricante do motor???

    • D7V5

      Olá sphix3000,

      Em casos como esses, a montadora faz a especificação do que necessita (peso, potencia, tecnologias, materiais etc).
      A montadora informa também a demanda esperada e a frequência assim como outros dados técnicos e de logistica.
      O fornecedor fabricante do motor faz seus calculos de custo e submete a montadora.
      Projeto aprovado, a fabricante constroe o motor com o acompanhamento da engenharia da montadora.
      Motor e carroceria são montados pelas engenharias (produto, processo, qualidade) da montadora e acompanhados pela engenharia do fornecedor.
      Paralelo aos testes, há o desenvolvimento das linhas de montagem e demais fornecedores até
      os testes e acertos finais e lançamento do produto.

      • Hummm, valeu D7V7. Sua resposta muito instrutiva!

    • Zetros1833

      O motor é projetado pela GM, mas a produção dele é feita pela MWM.

  • D7V5

    Boa opção para a S10.
    Pena que os preços praticados para essa faixa do segmento sejam tão altos.
    Creio que com o tempo, longe do lançamento e com mais e melhor concorrência (para não incluir na opinião os famigerados impostos brasileiros) possam ficar mais viáveis.

  • RMutti

    O torque é de 47,9

  • JPaulo10

    Esse motor não seria uma vantagem da GM, por ser mais fácil de manter e consertar do que o motor VW da Amarok?
    Porque li que poucas concessionárias VW no Brasil tem treinamento suficiente para mexer com o 2.0 bi-turbo. E que ele é muito complicado. Mecânicos independentes, então, nem se atrevem a consertá-lo..

    • Stark

      Também acho, afinal qualquer tecnologia a mais demanda mão-de-obra melhor qualificada!

    • zemarreta

      Não entendi. Por que seria mais fácil de manter? Pelo que entendi esse motor também tem tecnologias bem modernas, como common rail, turbina com duplo estágio etc.

  • Filipe_GTS

    A Frontier antiga usava o mesmo MWM da S10 antiga, certo? 2.8 TD de 140cv. Os motores diesel de hoje são muito modernos, vide o VW biturbo 2.0 de 180cv.

  • Hugo

    Por que cargas d'agua que a GM não esclareceu isso antes? Sempre confiei nos motores da MWM (os melhores diesel na minha opinião). Quando a GM informou que ela mesma produziria os novos motores diesel da S10 fiquei com um pé atras. A propósito, tenho uma S10 2002, diesel com 420.000 km rodados. O motor não quebra e não dá manutenção alem de óleo e filtro, trocados a cada 5.000 km (faço isso por minha conta). Não vaza uma gota de óleo; não há cheiro algum de óleo queimado no escapamento; a força continua a mesma; e, o som, maravilhoso, com a cadência de um relógio suíço. Quando puder trocar, vou de S10 denovo e, agora, sem medo!

    • pedro

      Hugo, tambem tenho uma s10 CD 2002, que maravilha, mas só troco o oleo e todos os filtros a cada 10.000 km, isso já há 5 anos. nunca tive problemas.

  • jose darci torres

    eu comprei nova s10 disel 2013 esto muito contente so que odisel s50 e rui de emcotrar em são jose dos campos

  • José Carlos

    Tenho uma S10 cabine dupla com motor 2.8 antiga, estava batendo a parte de baixo, foi feito montado novamente, na primeira partida o motor disparou, desligou a chave mesmo assim funcionou, até que foi afogado pela entrada do Interkuler, o estrago foi tão grande que até o bloco foi, agora foi feito novamente, continua disparando, a turbina está desligada, o Interkuler também, está enxarcando de óleo do motor na cabeça do pistão, tudo é novo. A turbina esta no lugar o encanamento que lubrifica o eixo e o retorno estão ligados, será que podem me ajudar?.

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