Chevrolet GM Montadoras/Fábricas

GM deve encerrar acordo com MWM e fará motor diesel 2.8 por conta

A GM deve encerrar em 2016, um acordo de produção que tem com a MWM International. Esta última produz atualmente o motor diesel 2.8 usado na picape Chevrolet S10 e no SUV Trailblazer.

Nos dois casos, o propulsor entrega 200 cv de potência total e 51 kgfm de torque.


A montadora ainda declarou em nota que encerrará o contrato com a empresa MWM no ano que vem, 2016, sendo a produção do diesel 2.8 transferida da cidade de Canoas/RS para uma das plantas da GM no Brasil, que ainda não foi definida.

O acordo originalmente compreendia a produção até 2018 com um investimento de US$ 3 bilhões.

Nos sete anos de contrato, a MWM deveria entregar o equivalente a 280.000 motores para a GM. No entanto, o encerramento do negócio ocorrerá dois anos antes e o motivo não foi comentado pelas duas empresas.


GM deve encerrar acordo com MWM e fará motor diesel 2.8 por conta

Atualmente a GM tem duas plantas de motores no Brasil. Uma fica em São José dos Campos/SP e a outra em Joinville/SC. Esta última fabrica motores pequenos. Como os modelos S10 e Trailblazer são feitos no Vale do Paraíba, faz mais sentido fabricar o motor por lá também. A unidade tem experiência no processo desde 1959.

O problema no Vale é a briga com o sindicato local, que está fazendo a montadora esvaziar a planta. Se houver um novo acordo, o motor 2.8 diesel pode ser fabricado lá. O projeto do propulsor é da VM Motori, da época em que pertencia à GM.

Recentemente, a empresa vendeu a companhia para a Fiat, porém, o motor atual permanece sendo feito no Brasil (ainda pela MWM) e na Tailândia. Ele recebe por lá o nome Duramax. A fabricante brasileira de motores diesel fornece para a GM desde 1996, sempre modelos próprios, mas com a Nova S10 e Trailblazer, passou a produzir o propulsor da VM.

Vamos ver o que acontecerá até lá.

[Fonte: Automotive Business]

GM deve encerrar acordo com MWM e fará motor diesel 2.8 por conta
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email