GM deve encerrar acordo com MWM

A GM deve encerrar em 2016, um acordo de produção que tem com a MWM International. Esta última produz atualmente o motor diesel 2.8 usado na picape Chevrolet S10 e no SUV Trailblazer.

Nos dois casos, o propulsor entrega 200 cv de potência total e 51 kgfm de torque.

A montadora ainda declarou em nota que encerrará o contrato com a empresa MWM no ano que vem, 2016, sendo a produção do diesel 2.8 transferida da cidade de Canoas/RS para uma das plantas da GM no Brasil, que ainda não foi definida.

O acordo originalmente compreendia a produção até 2018 com um investimento de US$ 3 bilhões.

Nos sete anos de contrato, a MWM deveria entregar o equivalente a 280.000 motores para a GM. No entanto, o encerramento do negócio ocorrerá dois anos antes e o motivo não foi comentado pelas duas empresas.

2014-Chevrolet-S10-GM-Brazil-003

Atualmente a GM tem duas plantas de motores no Brasil. Uma fica em São José dos Campos/SP e a outra em Joinville/SC. Esta última fabrica motores pequenos. Como os modelos S10 e Trailblazer são feitos no Vale do Paraíba, faz mais sentido fabricar o motor por lá também. A unidade tem experiência no processo desde 1959.

O problema no Vale é a briga com o sindicato local, que está fazendo a montadora esvaziar a planta. Se houver um novo acordo, o motor 2.8 diesel pode ser fabricado lá. O projeto do propulsor é da VM Motori, da época em que pertencia à GM.

Recentemente, a empresa vendeu a companhia para a Fiat, porém, o motor atual permanece sendo feito no Brasil (ainda pela MWM) e na Tailândia. Ele recebe por lá o nome Duramax. A fabricante brasileira de motores diesel fornece para a GM desde 1996, sempre modelos próprios, mas com a Nova S10 e Trailblazer, passou a produzir o propulsor da VM.

Vamos ver o que acontecerá até lá.

[Fonte: Automotive Business]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Sem categoria

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X