Chevrolet GM Montadoras/Fábricas

GM deve encerrar acordo com MWM e fará motor diesel 2.8 por conta própria

chevrolet-s10-high-country-NA-16-700x466 GM deve encerrar acordo com MWM e fará motor diesel 2.8 por conta própria

A GM deve encerrar em 2016, um acordo de produção que tem com a MWM International. Esta última produz o motor diesel 2.8 usado na picape S10 e no SUV Trailblazer. Nos dois casos, o propulsor entrega 200 cv e 51 kgfm.



A montadora declarou em nota que encerrará o contrato com a MWM no ano que vem, sendo a produção do diesel 2.8 transferida de Canoas/RS para uma das plantas da GM no Brasil, que ainda não foi definida.

O acordo originalmente compreendia a produção até 2018 com um investimento de US$ 3 bilhões. Nos sete anos de contrato, a MWM deveria entregar o equivalente a 280.000 motores para a GM. No entanto, o encerramento do negócio ocorrerá dois anos antes e o motivo não foi comentado pelas duas empresas.

2014-Chevrolet-S10-GM-Brazil-003-700x408 GM deve encerrar acordo com MWM e fará motor diesel 2.8 por conta própria

Atualmente a GM tem duas plantas de motores no Brasil. Uma fica em São José dos Campos/SP e a outra em Joinville/SC. Esta última fabrica motores pequenos. Como os modelos S10 e Trailblazer são feitos no Vale do Paraíba, faz mais sentido fabricar o motor por lá também. A unidade tem experiência no processo desde 1959.

O problema no Vale é a briga com o sindicato local, que está fazendo a montadora esvaziar a planta. Se houver um novo acordo, o motor 2.8 diesel pode ser fabricado lá. O projeto do propulsor é da VM Motori, da época em que pertencia à GM.

Recentemente, a empresa vendeu a companhia para a Fiat, porém, o motor atual permanece sendo feito no Brasil (ainda pela MWM) e na Tailândia. Ele recebe por lá o nome Duramax. A fabricante brasileira de motores diesel fornece para a GM desde 1996, sempre modelos próprios, mas com a Nova S10 e Trailblazer, passou a produzir o propulsor da VM.

[Fonte: Automotive Business]

  • Myph13 .

    Xi, mais recall… Kkkk

    • Pedro Cunha

      Até hoje há concessionárias GM que não fazem manutenções corretivas nesses motores, apenas as preventivas previstas no plano de manutenção do veículo. Acho que a GM “pondo as mãos á obra” tem a chance de finalmente treinar seus concessionários para trabalhar e conhecer á fundo um motor Diesel. Perdi a conta de quantos relatos li, vi e ouvi de gente(e empresas) tendo que mandar camionetes novas para oficinas “particulares” pois as conecessionárias não tem know-how nem ferramental para intervenções mais sérias na linha diesel. Uma vergonha, ainda mais em se tratando de um produto tão bem vendido e afamado no mercado como as S10/Blazer.

  • Gustavo Segamarchi

    Eu daria um doce para saber qual o motivo do encerramento desse contrato entre as empresas, dois anos antes do contrato chegar ao fim pelo tempo estipulado.

    • Myph13 .

      Dinheiro.
      A GM viu que mesmo quebrando contrato e possivelmente(leia-se definitivamente) pagando uma multa, lucraria mais fazendo por conta.

      Quero meu doce.

      • Gustavo Segamarchi

        Valeu, mesmo em cara! Então, a questão é lucro, mesmo!

        Olha, infelizmente não consigo mandar um doce online, mas vou te mandar um doce OBRIGADO pela resposta.

        Um abraço.

        • Myph13 .

          kkkkk, mas o Doce pode mandar por correio, acho que da mesma cidade sai barato, kkkk

        • Renato Duarte

          paga o doce do rapaz logo kkkkkkkkkkk

      • Matheus Marques da Silva

        Há controvérsias.. hehe
        Esse 2.8 se não me engano é o mesmo sprint que é fornecido para a Agrale com selo “MWM motores”. Houveram alguns problemas de qualidade que por competência da própria Agrale não acabaram caindo para o consumidor final.
        A MWM decaiu muito nesse quesito nos últimos anos… ACHO (e só acho) que a GM também viu isso e decidiu não correr mais riscos, assumindo a montagem e outros processos inerentes à fabricação.

  • Douglas

    Poderiam reatar o acordo com a Fiat e usar o Multijet na S10,
    Na europa o Sonic usava o Multijet 1.3, acredito que alguns Opel ainda usem.

    • Myph13 .

      A Fiat que é a dona do baguio não quer usar aqui, imagina fazer parceria pra colocar no “concorrente”…

      • Heisenberg

        Se estiver falando Multijet ela usa sim no Brasil… Ducato e no Stradão (Toro?). Sem falar da Jeep (Renegade) e Iveco (Daily)

        • Myph13 .

          Ah, é mesmo, é diesel… Kkk. Pensei nos MultiAir que ela praticamente abandonou por aqui.

    • Antunes

      Ela vai é desenvolver um motor “ao gosto dos emergentes” para pôr no lugar, seja lá o que for isso.

      • EJ

        Pensei a mesma coisa…kkkk a Fiat não aceita oferecer nada europeu,americano ou global aqui. Precisa ser só pro Brasileiro, porque ele não paga o preço do Europeu (palavra do colega executivo da Fiat dias atrás).

      • Fabio Marquez

        1.4 EconoDiesel…com taxa de compressão bem acima e consumo nas alturas…..

    • Marcello Caetano

      A Capivara, digo, a Spin indiana também usará o Multijet 1.3.

  • Adriano Tochio

    Vão dar um fortificante para o monzatech, e ta pronto o novo motor da S10 !! RSRSRS

    • awatenor

      Vão fabricar de novo o 2.4 “britadeira” e adaptar pra diesel, vai ficar “ó”, uma belezzzz…

  • Marcos Vinicius

    Com a MWM tem muitos recalls, imagina sem ela…Kkkkk.

    • Bruno Duarte

      Os recalls não são por causa do motor mas sim, por causa do inúmeros problemas GM

      • Luan Carvalho Andrade

        O aumento de potencia de 180cv para 200cv não foi atoa, os primeiros motores desta linha deram muito problemas de durabilidade, principalmente da turbina e de cabeçote. O aumento de potencia foi um chamariz como se fosse um motor renovado.

  • SDS SP

    Pessoal comenta e não sabe o que está dizendo.

    O projeto desse motor já é da GM que deixa a manufatura do motor a cargo da MWM, ou seja, terceiriza o trabalho.

    MWM Canoas fadada ao fechamento das portas.

    • Vitor Barcellos

      pois é

  • pedro rt

    espero q façam um motor de menor cilindrada mas com mais torque e potencia como e a tendencia atual, vi ontem na capa da CAR AND DRIVER q a chevrolet alem de reestilizar seus modelos trara novos motores e cambios pros modelos atuais, vamos esperar pra ver no q vai dar…

  • Marcos Wild

    Pra quem não sabe, a CATERPILLAR comprou a MWM

    • Paulo_Lustosa

      A Caterpillar comprou a MWM alemã, já a nacional MWM International é da Navistar desde 2005.

  • Justiceiro

    o investimento sera muito bem vindo aqui em Joinville, pessoal capacitado e comprometido com o trabalho, e sem brigas sindicais que nem SP.
    SC se tornara o maio polo econômico nos próximos anos, visto a BMW já ter se instalado na cidade é um bom exemplo.

  • Caçador de homens marciano

    Nada de mais, o motor continuará sendo produzido, só que pela gm.

    • Vitor Barcellos

      Pois é. Já que ainda vai manter o projeto

  • Zeca Piroto

    humm… Eu estou sentindo uma treta!… que nada… já já ela fecha uma nova parceiria.

  • Bruno Duarte

    O melhor Motor a Diesel sempre foi o MWM. Aguardem…. mais recall a caminho.
    GM esse não é seu ramo. Deixe o motor para quem conhecem.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend