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PSA e BMW não renovam acordo sobre motores 1.4 e 1.6

peugeot-308-thp-fotos-avaliacao-na-221-700x466 PSA e BMW não renovam acordo sobre motores 1.4 e 1.6

O acordo de cooperação entre PSA e BMW que deu origem aos atuais motores 1.4 e 1.6, chamados inicialmente de Prince, vai ser encerrado em 2016, conforme previsto em contrato. As duas empresas decidiram não continuar com a parceria por incompatibilidade tecnológica.

No entanto, a PSA já havia reduzido os negócios com a BMW após a troca de ações com a GM, a fim de focar na nova parceria com a americana. Desde 2002, as duas montadoras desenvolveram uma linha de motores compactos, que no Brasil podemos ver em parte da linha de produtos da Peugeot-Citroën (incluindo os blocos 1.6 StartFlex/FlexStart) e 1.6 THP, além do 1.6 Turbo usado no BMW Série 1.

  • shemhazai

    Acho que pra nós nao muda muita coisa…………. nao tem nenhum carro no brasil com esses motores abaixo de 65k.

    • wasdyn

      Mas porque você é pobre. Para mim, que sou rico, isso afeta demais.
      Ah, como seria bom se a segunda parte fosse verdade. Kkkkkkk

      • shemhazai

        Já viu minha declaração do IR pra me chamar de pobre?

        • Dragoniten

          Foi uma piada. Releia o comentário dele e solta esse bom humor aí, rs.

          • wasdyn

            Valew Dragoniten.
            É por isso que meus comentários acabam ficando gigantes, sou obrigado a explicar tudo nos mínimos detalhes e, quando faço uma piada, a dizer que foi uma piada.

            • Dragoniten

              Analfabetismo funcionam já chegou até no NA e na internet. Pensa numa desgraça, rs.

              • shemhazai

                Eu sei que ele foi irônico………….. Mas a presunção é a base do erro.

                • Dragoniten

                  Vamos lá:

                  "Mas porque você é pobre. Para mim, que sou rico, isso afeta demais.
                  Ah, como seria bom se a segunda parte fosse verdade. Kkkkkkk"

                  Ele não presumiu nada, só fez uma brincadeira e admitiu que também é "pobre" como você, que por sinal, está muito longe de ser pobre pra ter condições de comprar um carro de 65 mil e ele sabe disso, pois leu seu comentário e fez uma PIADA.

                  • shemhazai

                    Sim, Dragoniten…….. eu sei que ele foi irônico….

    • Gustavo73

      O 1.6 start flex / flex start está presente no 208 e 308 pela Pug e no C3 e derivados pela Citroën.

      • Edson Roberto

        Na verdade, a tecnologia citada na noticia, é justamente o motivo pelo qual eu SEMPRE bato aqui no NA: O motor é o 1.6 da PSA. Combinado isso, as tecnologias desenvolvidas em cima dele, é justamente em desenvolvimento com a BMW.

        O que tornou um motor bem versatil, ainda que a PSA esteja exagerando na dose de usa-lo para qualquer tipo de veiculo em minha opinião.

    • Jesonias

      Rapaz, tenho a leve impressão de que a PSA vai #partir! Estão à beira da falência já. Até na Europa ou Peugeot são considerados porcarias! Fala sério!

      • Four Rings

        Espero só até lançarem o 208 LTZ e motor 1.4 8v…

      • Marco A.

        Coitada da Peugeot/Citroen. Vão se juntar à GM que sempre tá com a corda no pescoço. Uma pena pois os motores 1.6 THP são excelentes, andam muito sem ser beberrões, diferente dos GM que beeeeeeebem com gosto.

  • PONCIO PILATOS

    mas já???? e agora seu zé, como ficam os que compraram os PGT 1.6 THP?

    • jjaguar

      Mas o que tem a ver? Sorte dos que compraram, com um belo motor turbo! Devemos nos preocupar com o que virá no lugar? Ecotec da GM?
      Demorou muito tempo para chegar ao Brasil estes THP. Isso sim! E mostram-se excelentes (vide o longa-duração do 3008 da 4rodas)!

      • Louis

        Dá receio sim, e peças de reposição? Se um motor logo é descontinuado, acaba virando mico!!!!!!

        • mho

          Mas até a BMW vai descontinuar este motor?

          • vini_B

            Provavelmente, será até melhor para ela focar nos novos 1.5 3 Cilindros e dar fama a eles…Já a PSA deverá fornecer o Prince até não querer mais…

            • Edson Roberto

              Na verdade, o motor em si, é a unidade XU (motor 1.6) da PSA. O que difere é a tecnologia que, possivelmente pelo lado da PSA vai estender justamente porque aproveitou a tecnologia para colocar no motor 1.2 THP e possivelmente poderá aproveitar para os demais motores.

              Além disso, eu acho que quem na verdade irá descontinuar o uso de produção, é a BMW.

              EDIT***
              O motor é TU.

      • Claudio

        A GM tem bons motores nos EUA…se ela trouxer motores iguais aos de lá, ok…a título de exemplo, nosso Cruze, que não tem nada a ver com o americano, usa motor 1.8 com tecnologia de 20 anos…o cruze que roda nos EUA usa motor 1.4 turbo de 140cv…anda muito, e reduziu o peso do carro em mais de 100kg…é pequenininho…sobra espaço no cofre do motor…e faz 18km/l

        Agora, realmente, nosso EcoTec tinha que se chamar LerdoTec, BebumTec (faz 8km/l…ridículo)…motor manco, velho, e maquiado…

    • giovaneo

      O acordo só termina em 2016, e só significa que PSA e BMW não desenvolverão outros motores em conjunto…

      É muito negativismo e reclamação nessa seção de comentários…

      • PONCIO PILATOS

        só se for da sua parte. 2016 tá "aí", menos de dois anos, como podem vender/comprar um motor que já sairá de linha? me explique isso? um motor so dura dois anos? peças de reposição de acordo findo? lembra da autolatina???
        achando vc que tem muita reclamação, elogie pelo fim do "joint-venture" entre as duas…abra um champanhe e compre um carro com o motor feito por eles… que dá cinco anos de garantia, mas que provavelmente ninguem sabera como ficara a partir de 2016. fala sério.

        • Rmonteggia

          Cara não haverá novos motores da parceria os THP continuarão a ser feitos até que a PSA não queira mais.

        • Zergling

          Não vão parar de fabricar, só não vão desenvolver NOVOS em conjunto… Lê direito a matéria!!!

        • dtgenerico

          ??? O acordo de cooperação entre as empresas é para o desenvolvimento de novas tecnologias, não para a fabricação em linha de um motor já desenvolvido. A PSA pode seguir fabricando os motores THP indefinidamente, de forma totalmente independente da BMW.

        • thales_sr

          Pois é. Por isso que eu gosto de motor AP, EA111, Monzatech, é motor que DURA! Ainda estou revoltado que tiraram o Fusca de circulação, porque aquilo que era carro bom, qualquer um consertava! :P

      • Leandro1978

        Mas pelo que entendi da matéria, isto vai além do desenvolvimento deles, atingindo a sua comercialização ou será que os motores continuarão disponíveis nos PSA depois desta data?

        • Gustavo73

          Pelo que entendi tanto PSA quanto BMW terão que encontrar outros motores. A PSA deve desenvolver algo com a GM. A BMW provavelmente, passará a utilizar motores próprios como os 1.5 Turbo de 3 cilindros que temos lido por ai. Lembrando que os Price não são motores BMW comprados pela PSA. Mas sim frutos de uma join venture entre as duas. Algo que a BMW tinha feito no passado com a Chrysler, e que usava nos Minis. A Tritec que ficava aqui no Brasil. E exportava para as fábricas da Mini e da Chrysler.

        • andy_irons

          provavelmente os motores continuarão a ser usados pelas 4 montadoras (BMW, Mini, Peugeot e Citroen) até quando elas quiserem, o que deixa de rolar em 2016 é a parceria e criação de novas tecnologias. Mas acredito eu que os motores pertencem as duas empresas e portanto não deverão sair de linha em 2016, o que acaba é a parceria das duas por criação de novas tecnologias.

          • Rmonteggia

            Ainda bem que alguém entendeu a questão.

          • Gustavo73

            Isso eu não posso garantir.
            Não sei se cada uma fabrica seus motores em fabricas diferentes. Ou tem uma fábrica em comum como era no caso dos motores Tritec.
            Se cada uma fabrica o motor em uma fábrica própria, sim os motores podem continuar em produção. Se eles dividem uma mesma fábrica ai a situação muda de figura. Uma terá que que comprar a parte da outra. Não estou nem discutindo isso. E mais o fato de dizerem que comprar um PSA com esses motores passa a ser mau negócio, mas não dizem nada sobre os BMW e Minis.

            • Edson Roberto

              É isso mesmo que vc disse. As fabricas são da PSA de desenvolvimento de motores e só adotaram tecnologias que a BMW colocou.

              Não a toa, o recurso Valvetronic da BMW é usado nas versões mais potentes dos motores da PSA (200cv ou a versão mais poderosa dele). Eu não acredito que a PSA iria também descontinuar o 1.6 THP justamnete porque boa parte da gama de veiculos que a utilizam é enorme. Ou seja, é um motor feito para gerar grandes quantidades e que possivelmente, terá peças de reposição por muito tempo.

              O que eu fico com pé atrás é no Brasil, onde qualquer coisa importada e "exclusiva" se torna um problema.

              É por isso que eu digo, as vezes, as pessoas escolhem "o motor 2.0" não por "maior", mas sim porque sabe que pode contar com peças de reposição, sem contar inclusive a questão do tipo de combustivel que pode ser usado pelo motor.

              Eu já disse e repito aqui, se existisse HOJE um 308/408/C4 hatch com motor 2.0 cambio de 6 velocidades numa versão Feline/GLX com 6 air bags, ESP e ar bizone, essa seria minha escolha. Se a Citroen lançar o C4 hatch com o cambio de 6 marchas, pelo preço do atual, eu seria um comprador da versão Exclusive.

      • Thiago

        Chato isso mesmo, carro vende pouco, não compra que é mico, carro vai mudar de modelo, não compra que é mico, o carro não é nem honda, nem toyota, nem das 4; mico… Agora até parceria parcerias entre fabricantes tá tornando os produtos ruins… é muito apego!

    • Gustavo73

      Quem já comprou não terá problema nenhum.

      • Leandro1978

        É como os Fiats com motores da GM, né? Se bobear, dá até para levá-los nas concessionárias GM para manutenção…rs…

        • JPaulo10

          Mas levar um C4 Lounge numa ccs BMW vai ser, no mínimo, dispendioso …

        • Edson Roberto

          Vc não pode pedir "peça para carros Fiat", mas pode pedir "peças para o motor 1.8 GM", desde que claro, sejam do periodo de joint venture que possuem peças especificas em relação ao 1.8 Econo flex de hoje.

          Sobre a PSA, essa é detentora do motor… portanto, essa possivelmente se deu bem na parceria feita e no uso da tecnologia que amanhã não terá necessidade de pagar royalties ou acordos para manter toda tecnologia embarcada no estudo feito em cima do motor 1.6. Já a BMW decidiu partir para um motor proprio e por isso, desenvolver do zero. O motor 1.5 está ai para nos provar que além de andar muito, tem um ronco animal!

    • Gustavo73

      2 anos? Como disse a matéria essa joint venture, tem 11 anos. E como ficam os BMW e Minis que usam o mesmo motor? A PSA não comprava esses motores da BMW. Eles foram desenvolvidos juntos. As duas agora seguiram caminhos distintos. Mas assim como aconteceu com os motores Tritec, que antes equipavam os Minis. Outra join venture, neste caso BMW e Chrysler. Os motores continuam a ter peças de reposição.

      • Edson Roberto

        Pois é… e para vc ver… "aquele" Mini 1.6 aspirado… usa motor XU da PSA. Ou seja, se a pessoa pegar o código de peça (do motor claro), ir até uma Peugeot / Citroen, e pedir por código da peça (ou, melhor, pegar o código da peça similar de algum carro das fabricantes da PSA) ele pode tranquilamente ir em uma concessionaria e comprar o item.

        Eu faço muito isso para obter peças de Xsara que compartilham uma série delas com o 306. E além de mais barato, sei que é original. (o motor é o mesmo)

        EDIT***
        O motor é TU.

  • Carlosmed9

    pessoal precisa aprender a ler…

    • rpasini1

      Aprender a ler é fácil, entender o que está escrito é outra história.

      • Carlosmed9

        verdade… interpretação de texto!
        E a coisa só ta piorando nos comentarios abaixo!
        "ah! nao vai existir mais thp…"
        oh god, why?

      • schneider1979

        Culpa do redator que não desenhou!! kkk

    • Igor

      É mais a ambiguidade também não ajuda…. Desde 2002 as duas montadoras desemvolveram motores compactos… PSA e BMW ou PSA e GM ???? de u contexto geral o que dá a entender que a PSA não precisa mais da BMW por ter desenvolvido novos motores com a GM!

      • vini_B

        De um contexto geral dá a entender que a BMW não precisa mais da PSA, pois agora ela vai focar nos novos 1.5 3 Cilindros Twin Power Turbo que podem gerar entre 121 e 231cv…A PSA que depende da BMW em termos de motorização, quase todos os seus modelos utilizam motores de origem BMW…

        • Edson Roberto

          Isso não é verdade. O motor 1.6 em questão é de fabricação da PSA. A tecnologia e o desenviolvimento realizado entre as duas incorporou o que a ]BMW tinha e o que poderia fazer para melhorar.

          Motor 1.6 BMW? Nem o Tritec era….

  • Jonatha Aciole

    O povo tá tipo meu irmão de 5 anos… pegas as revistas e só olha as ilustrações e acha que entendeu tudo.

  • JPaulo10

    Ainda que se obrigue o fornecimento de peças durante 10 anos, não cai bem você comprar hoje um C4 Lounge Exclusive (um lançamento!), ou – pior – um DS5 com o motor BMW Prince, sabendo que daqui a dois anos esse motor acaba.
    Existe toda uma confiabilidade na marca em jogo.

    Depois perguntam porque os velhos gostam da Toyota.

    • Gustavo73

      O motores não são da BMW, foram desenvolvidos pelas 2 em conjunto. Logo o seu raciocínio também vale para os modelos da BMW que utilizam o mesmo motor.

    • Rmonteggia

      Não haverá novos motores, esses motores continuarão sendo feitos, já que são fabricados pela PSA o que compartilham é a tecnologia! V~çao seguir sendo usados por mais 5-10n ou 15 anos…

      • Gustavo73

        Isso eu não posso garantir.
        Não sei se cada uma fabrica seus motores em fabricas diferentes. Ou tem uma fábrica em comum como era no caso dos motores Tritec. Se cada uma fabrica o motor em uma fábrica própria, sim os motores podem continuar em produção. Se eles dividem uma mesma fábrica ai a situação muda de figura. Uma terá que que comprar a parte da outra. Não estou nem discutindo isso. E mais o fato de dizerem que comprar um PSA com esses motores passa a ser mau negócio, mas não dizem nada sobre os BMW e Minis.

  • HFritz

    Que bom. Bmw que se afaste dessa PSA.

  • CharlesAle

    Os motores continuarão em produção,só não haverá novos produtos devido ao fim da parceria…

  • AF1979

    A primeira parte está óbvia, que é o fato de que no lado alemão os Prince darão lugar ao tricilíndrico de projeto 100% BMW que é modular com as atuais unidades 2.0 de quatro cilindros e 3.0 de seis cilindros. Logo, a maior parte desse motor já está sendo produzida e ele largará já com uma ampla rede de reposição já instalada, uma vez que usa os mesmos pistões, bielas, válvulas e outras peças que já estão em linha. Será usado nos Minis e também nas versões mais em conta do BMW Série 1 F20 (também podemos imaginar que os Série 3 F30 básicos também terão esse motor).
    Não acho que a PSA vá deixar de usar o Prince, assim como a Chrysler não deixou de usar os Tritec quando a BMW saiu da parceria. A exemplo do Tritec, o Prince tem seu desenho baseado nas unidades TU (mesma dimensões básicas), ainda que coincidentemente tenha as mesmas dimensões de curso e diâmetro de um Tritec 1.6. A parte que é mais BMW desse motor está no cabeçote, que usa o sistema Valvetronic, e nas bombas de óleo e água eletricamente acionadas. Caso a PSA reprojete o motor para depois de 2016, daria até mesmo para que ele ficasse mais PSA e tivesse tecnologias para substituir esses recursos. Não esqueçamos que a GM não é acionista majoritária da PSA, o que significa ainda haver um bom grau de autonomia dos franceses em diversos aspectos, sem esquecer que parte dos gastos do fabricante irá cair com o arraigamento da EMP-2 e possibilidades de lucro podem surgir caso o sistema HYbrid Air se espalhe por toda a linha.

    • Antonio JS

      Tritec = BMW= PSA= Crysler = FIAT , interessante!!!

    • Edson Roberto

      Só lembrando que, os motores TU já possuem longa data e, são anteriores a parceria BMW. Ou seja, o projeto do motor em si, era inicialmente da PSA e obviamente agregou tecnologia da parceria.

  • zeuslinux

    Ou seja, menos um motivo para comprar um carro da Peugeot e da Citroen no futuro…

  • Antonio JS

    Provavelmente se tornem mais GM e a parceria com a Mercedes não seria mais ideal.

  • Juniorfillingam

    Nesta busca da PSA em diminuir custo, e parcerias com a GM não sei se vai ser bom nós consumidores !!!

  • LTD1976

    Que eu saiba o motor 1.6 fabricado aqui e utilizado nos Peugeots e Citroëns é uma evolução do motores antigos deles e não faz parte da linha Prince.

  • Gente, é só o fim de uma parceria, cada um seguirá com seus produtos e destes, certamente sairão no futuros, novos motores mas cada um para o seu lado

  • Einzerbergher

    Velho, por isso o Brasil não anda pra frente, povo não se dá o trabalho de pensar… aí fica díficil mesmo, Oh falta que educação faz pra esse país.

  • Bruno Alves

    E como fica a linha DS da Citroen e a linha premium da Peugeot (que usa esse motor em boa parte de seus modelos)?

  • velhomisantropo

    Pouco importa, é depois da copa. Ueueueueue! Afff.

  • vini_B

    PSA depende muito do Prince…Melhor eles arranjarem novos projetos até 2016 (sei que depois disso ela pode continuar produzindo os blocos normalmente).

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