Picape da Honda tem peça escondida que custa mais caro para trocar do que comprar uma picape nova

honda ridgeline peca traseira (1)
honda ridgeline peca traseira (1)

Em alguns casos, o que transforma um carro em um pesadelo financeiro não é o motor, a tecnologia ou a eletrônica — é uma simples peça que ninguém vê.

Um dono de Honda Ridgeline descobriu isso da pior forma ao se deparar com o preço para substituir o assoalho traseiro da caminhonete.

A peça, listada oficialmente no catálogo da Honda para os modelos de 2017 a 2025, custa absurdos US$ 10.082,22 — algo em torno de R$ 55 mil na conversão atual, sem contar a mão de obra.

Isso representa cerca de um quarto do valor de uma Ridgeline nova, que parte de US$ 40 mil (R$ 220 mil), e mais do que o valor de mercado de unidades usadas de 2017, que já são vendidas por até US$ 12 mil (R$ 66 mil).

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honda ridgeline peca traseira (2)
honda ridgeline peca traseira (2)

Em outras palavras: se você tiver um pequeno dano no assoalho traseiro e não acionar o seguro, pode acabar gastando quase tanto quanto o valor do carro inteiro apenas para uma peça estrutural de aço.

O relato veio de um usuário do Reddit, que não explicou como o dano ocorreu, mas conseguiu encontrar uma solução mais econômica: comprou um assoalho de ferro-velho por US$ 500, com frete de US$ 400.

Mesmo assim, a diferença entre os preços de mercado e o valor cobrado oficialmente pela peça nova levanta uma questão cada vez mais preocupante: até onde vai o custo de manter um carro moderno rodando?

honda ridgeline peca traseira (3)
honda ridgeline peca traseira (3)

Algumas concessionárias revendem a peça por valores “mais baixos”, na casa dos US$ 6.500 (cerca de R$ 36 mil), o que ainda está muito além do aceitável para a maioria dos motoristas.

Especialistas apontam que o alto custo pode estar relacionado à baixa demanda, forçando a Honda a comprar o item de fornecedores emergenciais que cobram o que quiserem.

Outros usuários questionaram se a troca era mesmo necessária, já que o dano descrito não era estrutural e não comprometia segurança nem dirigibilidade.

honda ridgeline trailsport 2024 1
honda ridgeline trailsport 2024 1

Mas o mais alarmante é como peças absurdamente caras estão fazendo com que seguradoras optem por declarar perda total com muito mais frequência.

Dados recentes mostram que 27% dos carros envolvidos em colisões estão sendo descartados após acidentes, número bem maior que os 19% registrados em 2018.

Não se trata mais apenas de grandes sinistros: um pequeno dano em uma parte “escondida” do carro pode ser suficiente para inviabilizar o conserto.

E o impacto não termina aí.

honda ridgeline trailsport 2024 2
honda ridgeline trailsport 2024 2

O aumento nos preços de peças e reparos também afeta todos os motoristas, já que eleva os prêmios de seguro para o mercado inteiro.

O caso da Ridgeline é só mais um exemplo — mas mostra como estamos entrando em uma nova era onde reparar um carro custa quase tanto quanto comprá-lo.

E, neste cenário, quem sofre é sempre o dono, que paga caro pela promessa de durabilidade e recebe, no fim, um orçamento de conserto de fazer qualquer um desistir.

honda ridgeline trailsport 2024 4
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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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