Comprar um carro no Brasil é uma tarefa cada vez mais difícil para quem tem um orçamento limitado. Isso ocorre não apenas com carros novos, cujos preços estão nas alturas, mas também no mercado de usados.
Mas o que fazer quando você precisa de um carro realmente barato, mas que ainda esteja bom para andar? Pensando nisso, decidimos criar uma lista com carros abaixo de R$ 5.000.
Antes de mais nada, é preciso dizer que essa faixa de preço tem um perigo que você precisa evitar, que são os modelos muito abaixo do valor de tabela e anunciados com a frase “só para rodar“.
Em nossa lista, buscamos alguns modelos com valor de mercado próximo dos R$ 5.000, o que pode variar bastante dependendo da marca ou das condições do mesmo. Ela reúne carros mais conhecidos, com itens básicos, e também alguns mais equipados.
Vale destacar que os modelos abaixo não estão ordenados por preço ou qualquer outro critério, e que as imagens são apenas ilustrativas.
Confira!
Volkswagen Gol CL 1.6 1987 – R$ 5.600
Um dos carros mais vendidos na história em nosso país, o VW Gol quadrado também é um dos que oferecem a maior quantidade de versões. Isso significa que você pode optar entre diversos motores, câmbios e níveis de equipamentos.
A faixa de R$ 5.000 limita bastante essas opções, mas ainda oferece um carro confiável e com bom valor de revenda. Um exemplo é o Gol 1.6 do final da década de 1980, que entrega 90 cv e 13,5 kgfm de torque de seu propulsor AP movido a álcool.
Diferente da versão básica C, que tinha um acabamento interno de qualidade inferior, bancos sem encosto de cabeça e painel simplificado, a configuração CL já oferecia rádio AM/FM, encostos de cabeça e o câmbio manual de 5 marchas (a outra opção tinha apenas 4 velocidades).
A maioria dos elogios em relação a esse modelo são voltados para sua robustez, mas muitos proprietários reclamam do alto consumo do motor AP com esse combustível.
Ford Ka 1.0 1997 – R$ 6.500
Aqui estamos falando do primeiro ano do Ford Ka no Brasil, um modelo que se tornaria um sucesso de vendas para a marca. Ao ser lançado em nosso mercado, ele veio com diversos componentes do Ka europeu, o que o tornava uma boa opção.
O preço de tabela para esse ano é um pouco superior aos R$ 5.000, especialmente com os recentes aumentos que todos os usados tiveram, mas ainda é possível encontrar alguns anúncios com o valor dentro desse limite.
O motor 1.0 a gasolina entrega 58 cv e 7,8 kgfm de torque, atrelado ao câmbio manual de 5 marchas. Existe ainda a versão CLX 1.3, que oferece mais torque (10,4 kgfm).
Falando sobre a versão mais barata, seus principais pontos positivos são o baixo consumo, manutenção barata e o porte compacto, ideal para os centros urbanos. Por outro lado, o espaço interno é bem reduzido.
Chevrolet Kadett SL 1.8 1990 – R$ 6.400
Se você busca um modelo dentro das marcas mais conhecidas por aqui, outra opção é o Kadett GL 1.8 1990. O antecessor do Astra durou quase uma década no Brasil e tem diversas opções de acabamento, motorização e câmbio.
A versão SL chegou ao nosso país em 1989, junto com as variantes SL/E e GS. Seu interior lembrava o Monza, mas tinha personalidade própria e diversos itens interessantes. Como opcionais, o Kadett poderia vir com ar-condicionado, direção hidráulica, rádio e rodas de alumínio.
O motor 1.8 entrega 95 cv e 14,9 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas. O conforto para os ocupantes é superior a muitos rivais da época, mas o motor costuma ser alvo de reclamações pelo alto consumo.
Seat Ibiza GLX 1.8 1995 – R$ 5.600
Saindo um pouco dos modelos convencionais, que tal apostar no Seat Ibiza? Além de ser um carro mais novo que a maioria nessa lista, ele oferece alguns mimos que os nacionais não tinham.
O modelo espanhol foi vendido por aqui em sua segunda geração, entre 1993 e 2002. Na Europa, ele chegou até a quinta geração e continua sendo vendido até hoje, sendo um modelo muito conhecido no Velho Continente.
Voltando a falar do modelo em questão, o Ibiza GLX 1.8 é movido a gasolina e entrega 90 cv e 14,5 kgfm de torque, tendo câmbio manual de 5 marchas. Ele chega aos 100 km/h em 11,4 segundos e tem um consumo médio de 11,6 km/l.
Com uma lista mais completa de itens de série e um bom nível de conforto, o Ibiza peca em sua manutenção, com valores elevados e a dificuldade de encontrar peças.
Fiat Uno Mille 1991 – R$ 6.200
O bom e velho Uno Mille não poderia faltar em nossa lista, sendo um dos modelos mais vistos nas ruas brasileiras até hoje.
Com manutenção mais barata e boa disposição para terrenos acidentados, o italiano agrada quem procura um carro barato.
O Uno Mille 1991 custa pouco mais de R$ 5.000 quando olhamos para sua tabela, mas não é difícil encontrar uma unidade com preço mais em conta pela grande quantidade de ofertas disponíveis.
Seu motor 1.0 tem apenas 48 cv e 7,4 kgfm de torque, mas costuma dar conta do recado pelo baixo peso do carro (798 kg) e ainda é elogiado por ser econômico. Por outro lado, o nível de equipamentos e conforto não é dos melhores.
Chevrolet Monza SL 2.0 1986 – R$ 4.200
Um enorme sucesso da Chevrolet no Brasil, o Monza chegou a liderar o mercado nacional por três anos. Até hoje ele é lembrado por muitos como um carro potente e muito confortável.
Os modelos de 1988 haviam recebido um facelift que atualizou seu visual e ainda trouxe as lanternas do Ascona, modelo europeu da marca. A versão sedã tinha um porta-malas de 510 litros, capaz de dar inveja a muitos sedãs novos.
O motor dessa configuração era o 2.0 de 110 cv e 17,3 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.
A aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 10,5 segundos, com velocidade máxima de 170 km/h.
O consumo costuma ser um pouco alto na cidade, especialmente o movido a álcool, mas na estrada os números melhoram.
Volkswagen Apollo GL 1.8 1990 – R$ 6.000
Quem não conhece muito do mundo automotivo pode achar que erramos o nome desse modelo, mas o fato é que o VW Apollo e o Ford Verona eram praticamente o mesmo carro.
Eles foram os primeiros frutos da parceria entre as duas marcas, que deu origem à Auto Latina. Além do emblema, as poucas diferenças entre os dois se limitavam ao estilo do painel, com peças específicas em cada modelo.
Falando sobre o Apollo, a versão básica GL tinha motor 1.8 a gasolina com 92 cv e 16,1 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de 5 marchas. O modelo vinha com porta-malas de 570 litros, e ainda contava com as versões GLS e VIP, esta última uma série especial.
Segundo seus proprietários, o Apollo é um carro confortável, espaçoso e potente, mas que tem baixo valor de revenda e algumas peças são difíceis de repor.
Fiat 147 1986 – R$ 4.000
O simpático Fiat 147 é a melhor definição de um carro barato. Esqueça qualquer equipamento de conforto ou motor potente. Aqui estamos falando de um carro simples e honesto.
Vendido no Brasil entre 1976 e 1986, o italiano era menor que um Fusca, com seus 3,63 metros de comprimento, e pesava cerca de 800 quilos. Mesmo assim, o interior comportava melhor seus ocupantes do que o Chevette e o próprio Fusca.
O motor era o 1.3 de 60 cv e 10 kgfm de torque, com câmbio manual de 4 marchas.
Mais alguns carros com preço de até R$ 5.000:
- Citroen BX 1992
- Volkswagen Quantum CG 1.8 1985
- Fiat Panorama CL 1.3 1985
- Peugeot 205 SX 1.4 1993
- Ford Belina Scala GLX 1.6 1985
- Lada Samara 1.5 1991
- Fiat Elba CS 1.5 1986
- Renault 21 GTX 2.0 1992
- Chevrolet Monza 1.6 1985
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