A VinFast vem se aproximando do Brasil sem pressa, enquanto marcas chinesas não esperam pelo amanhã, despejando carros na velocidade de sua ambição em dominar o mercado.
Assim, a vietnamita vai se inserindo lentamente no negócio, mesmo em vizinhos como a Argentina, por exemplo, onde a picape VF Wild, apresentada como conceito na CES, em Las Vegas, foi registrada no Instituto Nacional de La Propiedad Industrial, segundo o site local 16 Válvulas.
Com porte médio e cabine dupla, a VF Wild é uma proposta da marca asiática para atuar no mercado norte-americano e seguir o exemplo da Honda Ridgeline, a única picape média monobloco da América do Norte.
Tendo 5,324 m de comprimento, a VinFast VF Wild tem o porte de uma S10 e foi desenhada na Austrália pelo estúdio GoMotiv, tendo demandado 8.000 horas de trabalho numa proposta estética mais fluida.
Na CES 2024, a picape elétrica da marca do Vietnã surpreendeu muita gente, dada a proposta que parecia muito bem solidificada para o mercado americano, mas após a falência da Fisker, com sua mais realista Alaska, muitos podem duvidar da ação.
Ainda assim, o simples registro na Argentina não significa necessariamente uma ação fabril no vizinho do sul, mas como sabemos, o país tem tradição na fabricação de picapes, onde o produto tem mais importância que no Brasil.
De qualquer forma, para a VinFast se tornar uma marca competitiva no Brasil, se for esse o objetivo da marca, terá de ter uma fábrica por aqui, caso contrário, terá de recolher 35% de imposto de importação para carros elétricos a partir de julho de 2026.
A Argentina pode ser parte disso, com sua tradição de produção de picapes, mas seria preciso também uma produção brasileira com carros elétricos menores.
Nenhum dado mais relevante foi divulgado pela VinFast desde janeiro, mas certamente ter uma picape elétrica localizada, será muito interessante no mercado nacional.
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