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Avaliação NA – Fiat 500 Cult Dualogic – Respondendo as perguntas dos leitores

fiat-500-cult-dualogic-fotos-externas-121-620x413 Avaliação NA - Fiat 500 Cult Dualogic - Respondendo as perguntas dos leitores

Chega o momento de respondermos as perguntas de nossos leitores a respeito do Fiat 500 Cult Dualogic. Muitas perguntas foram feitas, veja as respostas a algumas delas abaixo:



O câmbio fica indeciso em situação que combina subida e velocidade de cruzeiro?

Se por “velocidade de cruzeiro” você estiver se referindo a velocidades médias mantidas em estrada, 110 ou 120 km/h, até que não, pois as relações de marcha são um pouco curtas, então as rotações ficam altas na estrada. Se por um lado isso traz um consumo não tão bom e também um nível de ruído um pouco alto, por outro lado mantém um bom desempenho em quinta marcha.

Comparado a march, uno, celta e gol como é o espaço no banco traseiro desse carro?

É menor do que em todos os modelos citados. O Fiat 500 é um carro de nicho, carrinho urbano, do tipo de carro urbano menor que é feito na Europa como já era o Ford Ka nos anos 90. São veículos feitos para um propósito totalmente diferente do brasileiro, que é carregar cinco pessoas mais bagagem em um carro popular. Quem precisa de espaço na parte traseira deve ficar longe do Fiat 500.

O cambio dá muitos trancos?

Se comparado com um carro com câmbio automático o automatizado Dualogic dá sim trancos. Mais detalhes sobre isso nós publicamos em nossas matérias sobre o Fiat 500 na cidade e estrada, recomendo a leitura.

Cara, como é estacionar com esse câmbio?

É até que tranquilo depois que você acostuma com o Dualogic. Apesar de não ter o sistema Creeping do Dualogic Plus, que faz com que o carro se movimente lentamente do mesmo jeito que automáticos fazem, o Dualogic facilita o estacionamento por movimentar o carro bem lentamente quando você dá toques leves no acelerador. Com isso, estacionar não é complicado.

O motor 1.4 juntamente do cambio tem bom funcionamento? Um casal com um filho pequeno conseguiria fazer uma viagem não muito longa? O carro sofre com ventos laterais quando em velocidade acima de 100 km/h?

Sim, um casal com um filho pequeno faria uma viagem não muito longa com tranquilidade. Acima de 100 km/h ele sofre um pouco com ventos laterais sim. Ao passar do lado de carretas, você sente um pouco de instabilidade.

Como é o consumo e a autonomia do 500 Dualogic, tendo em vista o pequeno tanque dele? Chega a incomodar “ser amigo” do frentista?

A autonomia, apesar de não ser grande, também não é muito diferente do que temos em outros modelos compactos. Dá para rodar mais de 400 quilômetros na cidade tranquilamente com gasolina. Já com álcool você rodará pouco mais de 300 quilômetros.

Vale a pena deixar o câmbio no “automático” ou é melhor realizar as trocas?

Vejo eu que é melhor deixar no automático, já que comprar um carro com câmbio Dualogic tem esse objetivo. Mas sem dúvida que as trocas manuais são também um diferencial, já que permite uma tocada esportiva sem o uso da embreagem.

Como é o comportamento do carro em estradas? Andar a 120km ou mais causa grande incomodo aos passageiros (relação a barulhos)? Gasta muito assim?

O comportamento é bom, o que incomoda são as rotações que ficam altas em quinta marcha. Andar a 120 km/h já é incômodo neste sentido, então andar a mais do que isso (como muitos gostam) é quase impossível. A não ser que a pessoa esteja acostumada a pisar fundo em carros populares e já nem ligue para as rotações nas alturas.

Como é a receptividade desse carro pelas ruas?

Ainda hoje ele chama muita atenção, as pessoas acham o carro muito bonito, especialmente mulheres e crianças.

Se fosse hoje, optaria pelo manual ou novamente pelo Cult Dualogic?

Como o objetivo é um carro que não necessite de trocas de marcha, iria novamente com o Dualogic.

O computador de bordo é preciso na indicação do consumo médio?

Sim.

Como é a manobrabilidade deste carro? Digo em relação ao câmbio. É fácil manter uma aceleração mínima necessária para manobra-lo em vagas, garagens e afins? É necessário tipo ‘pulsar’ o acelerador, intercalado com o freio?

É fácil sim. No entanto, exige que a pessoa já esteja acostumada. Eu não daria esse carro nas mãos de alguém que nunca andou em um Dualogic, para já de cara estacionar. A pessoa irá acabar batendo.

O acabamento interno dele, em relação aos materiais do painel e portas, é bom, ruim, ou tá na média do segmento?

É bom para um carro de sua faixa de preço. Apenas os painéis internos das portas é que tem um acabamento pior, poderia ter uma maior área com revestimento em tecido.

O carrinho é seguro em situações mais “apimentadas” ? ESP, ASR, Hill holder…funcionam bem?

Sim, o único porém é sua altura maior que o normal…. sua estabilidade em curvas rápidas não é tão boa quanto carros mais baixos.

  • bandaxadibar

    Após ler todo este "dossiê" do NA referente ao 500, chego a conclusão que é a melhor opção para quem é solteiro ou 2 pessoas de estatura de até 1,80…o carrinho é recheado de itens de segurança, onde não possui rival a altura na sua faixa de preço. Quando comprei meu Linea em 2009, queria muito o 500, pois vinha recheado de itens de segurança, porém na época custava 65k. Atualmente com 45k (20k a menos), consigo comprar um 0Km muito mais equipado que o Linea e com um detalhe….na minha casa somos em 2 e não é necessário ter um carro "grande"…. o 500 bastaria!!!

    • W_B_C

      Concordo com tudo que você disse, menos a parte da altura. Tenho 1,93m e fico muito confortável tanto como motorista como no carona… E atrás cabem pessoas de 1,70 e pouco sem problemas também.

      • Edson Roberto

        Uma duvida… no 500 que vc dirigiu era sem teto certo? Pois eu tentei dirigir um com teto, e simplesmente acabaria curvado com a cabeça no teto.

        Minha mulher até comentou: "Poxa amor, será que eles não pensaram que esse carro poderá ser alvo de carona para pessoas acima de 1,80m? Confesso, fiquei decepcionado… e olha que se fosse comprar, só optaria pelo automatico.

        Pena é nãp ver mtos comentários acerca dessa versão.

        • W_B_C

          Sim. Temos um Sport Air Manual sem teto aqui em casa. O com teto fica muito mais baixo, ninguém cabe ali infelizmente…
          Mas o carro é sensacional. Minha irmã foi viajar a dois, rodou centenas de Km lotado de bagagens (com o banco traseiro rebatido) e adorou. Pra quem não tem filhos ou tem com idade de até uns 10 anos é um carro perfeito.

  • fabiosne

    Perdi a vontade de comprar agora, rsss, depois de ler que sofre com ventos laterias acima de 100km/h, e ao passar ao lado de carretas, e instabilidade em curvas rápidas por causa da altura do carro. Carreta e curva rápida é tudo o que tem na estrada que viajo todo dia, rsss. A ideia que eu tinha do 500 é que ele era pequeno porém ligeiro em curvas rápidas, e portanto até facilitaria minha vida ao ultrapassar carretas, por ser pequeno e já ter o torque máximo aos 3.500 rpm, e também pela curva de torque ser plana. Mas depois das respostas acima, a impressão que fiquei dele é que ele é péssimo em curvas rápidas e para ultrapassar carretas. Acho que o palio 1.6 é melhor então para o que eu quero, mesmo sendo meio sonolento em baixas rotações.

    • thales_sr

      Não é esse horror todo a instabilidade. Mas é fato de que um carro como o Fusion (1600 kg, bastante largo) não sente os ventos laterais. Se o cara se assustar com a balançadinha que o 500 dá em velocidade, melhor aprender a dirigir direito.

    • F_F_

      eu realmente não entendo essa instabilidade toda do carro do Eber… o meu parece que anda sobre trilhos. Muito estável mesmo.

      Eu pegava a estrada todos os dias para ir trabalhar e nunca sofri com vento lateral… o carrinho desenvolve bem.

      Estabilidade não é um ponto fraco do carro, pelo contrário é um ponto forte.
      Os pontos fracos, ao meu ver são:
      – Motor não muito potente (mas com bom comportamento por causa do cambio fechado)
      – Câmbio fechado d+ (4k RPM @ 120Km/h em 5ª marcha) PS. Se tivesse uma sexta marcha seria perfeito!
      – Acabamento das portas muito inferior ao resto do carro

      é isso! Não coloquei o espaço como ponto fraco pq quem compra esse carro já sabe que o espaço não é uma virtude dele!

    • edu100022

      A estabilidade desse carro é ótima, eu passo ao lado de caminhoes na estrada e ele nem balança e nas curvas ele parece estar em trilhos. A estabilidade dele só fica comprometida se os pneus estiverem muito cheios com pressão acima de 40 libras eu digo isso pois quando eu teirei o carro da loja eu peguei um trecho de estrada e ele balnçava muito ai parei em um posto pra ver a calibragem e o carro estava com 45 de pressão quando o correto seria 33 na frente e 30 atrás, agora se o pneu estiver muito vazio ele também balança. Com a calibragem correta ele é ótimo em estrada e curvas.

      • F_F_

        O meu carro também estava com os pneus calibrados acima da especificação quando eu retirei! Mas foi uma das primeiras coisas que eu fiz foi colocar a pressão correta nos pneus. Percebi uma melhora imensa na estabilidade do carro depois disso!

    • edu100022

      Outra coisa, carros que eu peguei a estrada e balançavam demais quando eu ultrapassava caminhões eram a Meriva, a Montana, o Palio G1, o Palio G2, o Mille, o Corsa hacth, etc. Agora carros com uma ótima estabilidade que eu já dirigi em estrada e recomendo pra todos, 500, Tucson, 206 hacth, 207 Passion, Classic, Palio Weekend, são todos ótimos carros em estabilidade para a estrada.

    • rogerrosato

      Estabilidade só é um ponto fraco desse carro se vc compará-lo com modelos bem mais caros, acima de 60 mil. Ele tem sistema de tração e estabilidade, faz curvas a mais de 100 km/h sem problemas, não concordo com a visão do Eber sobre este ponto no carro.

  • MecanicoDigital

    Gostei de todas as respostas, bastante coerentes com o carro.
    Avaliação muito bem-feita.

  • mmuniz75

    Uma coisa que não foi comentado até agora sobre esse carro é que o o unico compacto que tem freio a disco nas 4 ,direção eletrica e controle de estabilidade no mesmo modelo. Freio a disco nas 4 rodas em compacto só 207 e Fit com ABS. Direção eletrica só Picanto e March tem.
    Agora ESP só carro médio na versão TOP, o fiat 500 tem em todas.

  • Romul0

    Só não entendi essa dúvida do carro em relação aos ventos ao passar por carretas… sinceramente, qual carro você não sente nada ao passar por elas em alta velocidade na estrada? Se você estiver ultrapassando não irá sentir nada, somente o inverso.

    Eu tenho um 307 que é relativamente baixo e sinto se uma carreta passa por mim a 120km/h. O mesmo para Stilo, Punto, Polo etc etc etc. Talvez com um carro relativamente baixo e próximo dos 1600kg sinta em menor intensidade.

    • tiago90j

      no gol e no palio tbm da pra sentir bem as carretas, principalmente em pistas estreitas. mas nao vejo problema, nao vejo como algo perigoso.

  • tiago90j

    Sinceramente, pelo que ouvi falar, achei que o cambio fosse uma tranqueira de dar nojo, mas nos videos nao vi nenhum problema mais serio, e para criar a sittuacao de indecisao, o motorista teve que se esforcar..

  • Piemonte

    Ouvi dizer que o 500 é muito bom em estradas sinuosas. Sobre a ação do vento, talvez vocês devam dirigir o Uno Vivace pra ver o que o vento faz!!!

    • Ninguém falou no texto que ele é pior do que um Uno neste sentido.

      • Edson Roberto

        É que vc citou nas respostas que, relativamente o modelo é alto não oferecendo tanta estabilidade em curvas. Considere que apesar da altura, ele possui rodas grandes e aparato eletronico para conseguir ganhar estabilidade.

        Mas é apenas um ponto dos comentarios.

  • GuilhermeTucson

    é… o pessoal faz a cavera desse Dualogic, mas como vimos aqui, não é tudo isso não e creio que o Plus seja ainda melhor! Tem tanta gente com a cabeça fechada nesse Brasil, por isso que não vamos pra frente o pessoal gosta do que já estão "acostumado" e não se abrem para o novo.

  • walterteles

    Que pena que o cambio é esse automatizado =/, já não sou fã desses "carrinhos" com cambio automatizado é pra sacanear =/. Podia falar do Impreza (até 2011 que ainda tem preço de sedã médio) depois de usar ele tu nunca mais ira dizer algumas coisas que tu fala ai no blog. ;)

  • Filipe_GTS

    Já tentei, mas não consigo gostar desse carrinho.

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