Dualogic: Automatizado dá dor de cabeça para alguns proprietários

Dualogic: Automatizado dá dor de cabeça para alguns proprietários

A transmissão automatizada é uma alternativa de baixo custo ao câmbio automático normal ao qual estamos acostumados e preserva o sistema mecânico tradicional, reduzindo assim também os custos de manutenção. Além dos carros, ela pode ser encontrada em caminhões e ônibus, por exemplo.


Na Fiat, o câmbio automatizado foi batizado comercialmente de Dualogic e foi a solução da montadora italiana para o Brasil. No entanto, o sistema está dando muita dor de cabeça para alguns proprietários, tanto da versão anterior quanto da atual, renomeada Dualogic Plus.

Mesmo com atualizações de software feitas pelo fabricante desde 2008, quando foi lançada no mercado, até meados de 2013 e 2014, a transmissão Dualogic continua apresentando defeitos, cujas reclamações apontam bloqueio no neutro ou impedimento na alteração das marchas.

Em um dos casos, um Fiat Grand Siena 2012 com câmbio Dualogic apresenta luz de bateria acesa e alerta de avaria no Dualogic. O problema só ocorre quando há mudança de marcha e após o aviso, o sistema passa a trocar de segunda marcha diretamente para quarta marcha ou simplesmente permanece em ponto-morto, imobilizando completamente o veículo.

Outro Grand Siena Dualogic, mas de ano 2013, também apresenta problemas no automatizado. Ao engatar a ré, o dispositivo avisa para deixar em neutro e também fica imobilizado. A maioria dos casos de defeitos no Dualogic são associados ao sedã compacto, mas há casos de Punto também.

Neste último, por exemplo, uma unidade rodou os primeiros 2.000 km com a avaria, sendo 500 km apenas em testes de concessionária. Sempre em viagem, o câmbio passava para o neutro e o motor desligava.

A Fiat afirma que os casos foram atendidos na garantia e que os defeitos estavam relacionados com componentes diferentes, não caracterizando vício sistêmico. Ou seja, não precisa de um recall.

E você, tem um carro da Fiat com câmbio Dualogic? Ele tem apresentado problemas?

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.