Fiat Manutenção Tecnologia

Dualogic: Automatizado da Fiat dá dor de cabeça para alguns proprietários

dualogic-700x466 Dualogic: Automatizado da Fiat dá dor de cabeça para alguns proprietários

A transmissão automatizada é uma alternativa de baixo custo ao câmbio automático e preserva o sistema mecânico tradicional, reduzindo assim também os custos de manutenção. Além dos carros, ela pode ser encontrada em caminhões e ônibus, por exemplo.



Na Fiat, o dispositivo foi batizado comercialmente de Dualogic e foi a solução da montadora italiana para o Brasil. No entanto, o sistema está dando dor de cabeça para alguns proprietários, tanto da versão anterior quanto da atual, renomeada Dualogic Plus.

Mesmo com atualizações de software feitas pelo fabricante desde 2008, quando foi lançada no mercado, a transmissão Dualogic continua apresentando defeitos, cujas reclamações apontam bloqueio no neutro ou impedimento na alteração das marchas.

Em um dos casos, um Grand Siena 2012 apresenta luz de bateria acesa e alerta de avaria no Dualogic. O problema só ocorre quando há mudança de marcha e após o aviso, o sistema passa a trocar de segunda para quarta ou simplesmente permanece em ponto-morto, imobilizando o veículo.

Outro Grand Siena Dualogic, mas de ano 2013, também apresenta problemas no automatizado. Ao engatar a ré, o dispositivo avisa para deixar em neutro e também fica imobilizado. A maioria dos casos de defeitos no Dualogic são associados ao sedã compacto, mas há casos de Punto também.

Neste último, por exemplo, uma unidade rodou os primeiros 2.000 km com a avaria, sendo 500 km apenas em testes de concessionária. Sempre em viagem, o câmbio passava para o neutro e o motor desligava. A Fiat afirma que os casos foram atendidos na garantia e que os defeitos estavam relacionados com componentes diferentes, não caracterizando vício sistêmico. Ou seja, não precisa de um recall.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

  • lkalencar05

    Cambio lixo, juntamente com seus carros, só serve para vender popular mesmo nada mais, além de nao assumir os erros e nao querer realizar recals vide stilo soltando roda.

    • _Adriano__

      FIAT é um lixo realmente, qualquer coisa fora do padrão fica mais dificil pra ela, ja tive e nunca mais terei

      • PONCIO PILATOS

        dois.

        • Cambio tem é muitos. O da volks, da fiat, da chevrolet, do 408, do c4, do sandero, e ate do fusion. Tudo com historia de defeitos. Nao vou nem citar as marcas e modelos dos quais nao dao defeito, se nao podem me chamar de hater ou fanboy. heheh

          • cavevolution

            O cambio dos primeiros 408 são AT-4 identico ao utilizado no antigo 307?

            • gabrielfarias99

              o cambio do 307, do 406 e da linha C4, eram o AL4 que é automático, não automatizado, que é uma caixa super problemática que é muito pior que qualquer automatizado, pois é difícil de resolver o problema. quando lançou o 408, ele já veio com a AT-4 que é muito melhor que a anterior. P.S: não tentem dizer que a AL4 é "automatizada", porque eu tenho um 406 e a caixa do meu carro ta com problema.

          • Henrique

            qualquer cambio, QUALQUER UM é melhor que esses automatizados vendidos pela fiat, se fosse um de dupla embreagem tudo bem, mas a troca de marcha nos da fiat é MUITO lento, tempo de causar acidentes! absurdo

    • Guando fui comprar A Nova Palio.Escutei uma voz la no fundo "e furada" Semana passada uma Palio nova sem placa ainda travada em uma estrada de alta velocidade.Obsrvei na lateral Dualogic

    • leo

      larga de ser prego tem uma grande engenharia ai atrs carro fiat sao os melhores

    • brasiusiu

      Bem feito, quem manda comprar. Se ninguém comprar com esse cambio eles criam vergonha na cara e colocam um at de verdade.

    • Carlos Polesello

      Tenho um Polo com e-motion e andei 52 mil KM. e zero de problemas.

  • Navaman74

    Não só o da Fiat. Conheço mais de um caso da falecida Chevrolet Meriva.

    • Leandro1978

      Pode adicionar um tio meu, e não foi somente uma vez…

    • EuMeSmObYmYsElF

      pode colocar o I-Motion da VW também. conheço pelo menos três pessoas com problemas..

      • Alex

        É natural que tenha dado problemas também, é o mesmo sistema, fornecido pela Magnetti-Marelli.

        • CyborgPilot

          Sim, o cãmbio automatizado da VW é fornecido pela Magnetti-Marelli, mas os engenheiros da alemã dizem ter refinado o mesmo. Pelo menos foi o que divulgaram os sites especializados na época de seu lançamento.

          • AlceuF

            Na verdade foi só a calibragem do sistema para trocas de marchas.

    • luk4z_sl

      Os I-Motion da VW também andou dando seus defeitos.

    • Diggo

      Eu vejo que na verdade quase todo câmbio pode dar problema, mas por ser os automatizados a turma fica de olho mais.

      • André

        Discordo totalmente. É ruim por ser automatizado mesmo. Tenho um Fit CVT 2008. Nunca, nunca deu nenhum defeito, muito menos tranco.

        • Bruno

          CVT é uma coisa e transmissão automatizado é outra! não viaja cara!

        • thales_sr

          Rapaz, se você procurar, vai encontrar corolla com motor batido, civic com problema na caixa de marchas…

          • aiantos

            tudo tem a ver com estatísticas.
            Se você procurar claro que irá encontrar Uma caixa de Marchas Manual com problemas, sim mas quantas dão problemas? 1 em 1.000.000 ? não sei.
            Mas se você procurar os câmbios automatizados com certeza absoluta essa proporção subirá e muito. Põem muito nisso.
            Prova disto, é só procurar videos de oficinas mecânicas no youtube falando sobre o assunto e ver a opinião de quem lida com isto todos os dias.

            • Vinícius Campolina

              É sei não viu. O que tem de caixa manual da volks, nova, estourando rolamento, é de se assustar.

      • Conheço vários taxistas que trocaram a caixa Easytronic da Meriva por uma Manual convencional

        • O incrivel que vendedor avisou meu amigo.Na hora de comprar Taxi.Resultado depois dos 100 mil. Dez burrachas na praça de mil reias.

          • DCald

            O pior é que a galera insiste em colocar GNV em Meriva Easytronic…

            Um amigo meu tem um Grand Siena Dualogic… colocou GNV (mesmo eu mostrando que ia dar M…) resultado? com cerca de 5mil km depois do GNV (o carro está com cerca de 30mil km) a embreagem já está patinando… andei no carro e está muito ruim… coisa que não acontecia antes do GNV…

        • DCald

          O cara não sabe dirigir, e ainda poe GNV, CLARO que vai estourar o cambio (embreagem)

          • Edson Roberto

            Daniel, mesmo em SP os taxistas que hoje não colocam GNV porque ficou proibitivo por conta das tais taxas de verificação e tudo mais qdo se coloca GNV, tiveram problemas.

            Uma dona de Meriva Easytronic trocou o conjunto 3 vezes (sendo 2 na garantia) com menos de 60000km. Quando ocorreu a terceira ela trocou novamente e me mostrando os problemas que ocorriam, geralmente era o desentendimento do cambio que por vezes trocava a marcha sem atuação do acelerador para uma marcha anterior. Não foram 2 ou 3… foram VÁRIAS vezes com o problema. E ela comentou que muitos trocaram por caixas manuais. E somatizaram que era a Meriva com o cambio dela, pois nem o I-Motion e nem o Dualogic eram assim.

            Outro ponto importante é que em plena venda cheia desse modelo, a GM barrou a venda para taxistas. O que causou mais insegurnça e começaram a migrar para outras marcas. Não a toa hoje a GM usa cambio automatico e por conta de Spin e Cobalt colhe os frutos.

            • DCald

              Com GNV, a vida util do cambio automatico tbm é reduzida… (tem um monte de zafira, vectra e corolla com problema após o GNV)… no automatizado, o GNV é muito mais cruel!

              O que pode ter acontecido com essa Meriva é de a primeira troca ser por mau uso ou falha de componente mesmo… e as outras duas por instalarem a embreagem errada (acredite, tem neguinho dizendo que dá pra instalar a embreagem da manual na easytronic pq é "qse" a mesma coisa e encaixa direitinho… – imagine as bombas por ai)

              O sistema da Meriva desgastava mais a embreagem pq ela simula um cambio automatico (com o tal do creeping do dualogic plus) ou seja, aliviou o pé do freio e ela já quer andar… pra quem não segura no freio qdo parado (mania de quem tem carro manual)… a embreagem ficava fritando pra segurar o carro…

              Sobre a troca para cambio manual, tem muito mecanico que faz a cabeça do dono mesmo que não tenha problema (faz a gambiarra "preventivamente")… mas isso pq são mecânicos incompetentes que tem preguiça de se atualizar. (vide o pessoal batendo cabeça na própria autorizada).

              Não sabia que a GM barrou venda para taxistas… mas se o fez, foi justamente por aqueles que insistiam na gambiarra do GNV (assim como meu amigo com o Grand Siena Dualogic)

      • Edson Roberto

        Não é isso. É que os cambios automatizados prometiam o mesmo tempo de vida que os cambios manuais e em alguns casos citaram a maior durabilidade pois seria um robo que trocaria as marchas e com isso evitariam-se o mal uso recorrente do costume de muitos na questão de andar com pé na embreagem ou manter a mão em cima da alavanca de cambio.

        Constatado isso, muita gente tem dores enormes de cabeça antes mesmo dos 60000km e para resolver qualquer problema desse cambio o vlaor varia de R$1500 a R$3000.

        Enquanto isso, um cambio automatico para dar problemas, geralmente a quilometragem é alta e quase sempre por falta de manutenção nos tempos que deveriam receber oleo renovado e uma verdadeira troca de oleo. E qdo se faz um cambio é comum valores entre R$3000 a R$4500 sendo que só o automatizado considerando periodos de 60000km teria feito duas vezes aos 120000km a um custo superior ao reparo completo de um cambio automatico.

        • POLETA

          Pessoal, possuo um Polo Imotion 2010-2011 com 210 mil km rodados. A única manutenção que tive foi a troca da embreagem com 185 mil km. Nunca tive problemas com o câmbio, e teria outro automatizado, inclusive entre um automático de 4 marchas e um automatizado prefiro este último. Quanto ao Dualogic, tenho um conhecido que tem um Grand Siena e o câmbio nunca teve problema. Tenho outro colega que possui um imotion, que só teve problemas pela queima de um sensor, devido a instalação de xenon no farol (sim este problema realmente ocorre com os Imotion, vide vwpoloclub).Acredito sim que alguns problemas ocorreram com algumas unidades, mas a falta de qualidade das montadoras em casos isolados não é exclusividade deste tipo de câmbio. Os primeiros automatizados realmente eram ruins, agora são bem melhores. Antes de criticar, tenham conhecimento, andem em mais de um carro, utilize-o em cidade e estrada e analisem o custo benefício. Lógico que automatizado de dupla embreagem, CVT e automático de 6 marchas é melhor, mas a que custo R$???

          • EuMeSmObYmYsElF

            deu sorte, amigo. conheço três pessoas que estão tendo problemas com esse cambio (por coincidência, todos Polos). em um deles a VW está cobrando, simplesmente, 8 mil reais (mais os 4 mil que cobraram anteriormente e não resolveram). hoje o carro está parado (há 4 meses). a VW não aceita o carro na troca por um novo, mesmo pagando-se a diferença entre os carros.

            • afonso200

              taca processo neles.

          • David

            Eu já tive um Fox iMotion e pelo menos no câmbio não tive problemas mecânicos, mas mesmo assim eu agora que tenho um automático de verdade com 6 marchas jamais voltaria a um automatizado de embreagem simples, a diferença de conforto e dirigibilidade é absurda, já passei vários sustos com o iMotion que subia marcha em subida de rampa, ou que as vezes após parar em congestionamento numa descida e andar apenas apertando o freio, ao pisar no acelerador sofria um tranco terrível, a ponto de quase causar acidentes.

            É uma boa ideia, porém precisa evoluir muito para ser uma boa solução.

          • Leonardo

            Já usei, polo i-motion, bravo dualogic e hoje um linea dualogic. Não tive problemas em nenhum deles. Falam muito só de ouvir falar… Antes do linea passei umas semanas com um corolla xei automático, não pode se negar que o sistema automatico convencional é muito mais suave, não quer dizer que o dualogic não presta, apenas entre um carro mecanico e um automatizado prefiro não ter embreagem.

          • CharlesAle

            Polo 2010/11 e já está com 210 mil rodados?????vishi maria!!!!!!!!

            • CyborgPilot

              Né? Sei não…

            • kikofar

              Esse aí é representante de laboratório farmacêutico no Pará! rsrsrsrsrsrsrs Vai rodar assim lá longe!

            • DCald

              Uai, 210mil km em 3 anos (ou mais)… 70k km/ano!
              E, não lembro qdo o polo mod 11 foi lançado… mas, se foi em fevereiro, teriamos 3 anos e 9 meses (o que daria uma média de 4666 km/mês… nada espantoso para quem trabalha com vendas, por exemplo (ainda mais se for gerente regional)…

              Teve uma época que eu rodava entre 7 e 8 mil km/mês… se mantivesse o ritmo, seria algo entre 84 e 96 mil km/ano!!! (e eu teria ido a falência com os 800-900 reais só de pedágio!!!)

          • WorthWRT

            Possuo um Fox Imotion 2010/2011. Nunca deu problemas (e não ando feito vovo, uso sem medo) e nunca tive problemas, minha irmã com seu automatico de 4 marchas simplesmente desligou no meio de um cruzamento.

            Creio que realmente, "só ouvi falar" é muito, mas na prática desconhecem……parece jornal da globo, gosta de fazer uma polêmica sem conteúdo…..

            • Vinícius Campolina

              O taxista que me leva ao aeroporto, tem um Linea 1.9, Dualogic, que já passou os 200 mil Km e nenhum defeito. Meu palio Essence Dualogic está com 30 mil Km e nada de problemas.
              Se um dia acontecer, eu aviso aqui…

          • MecanicoDigital

            Pelo km e ano do carro, ou vc roda muito em estrada ou é taxista. Se for o primeiro caso, é óbvio q seu carro vai ter menor desgaste, se for o segundo, duvido muito q tenha conseguido rodar tanto sem problemas com uso severo do seu veículo.
            Mas julgando pelo tanto q vc rodou com seu primeiro jogo de embreagem, aposto mais no primeiro perfil citado.

            • DCald

              A Meriva Easytronic que meu pai teve rodava 80% na cidade… e, com pouco mais de 50mil km o disco ainda tinha mais de meia vida… só danificou após um acidente (colisão dianteira, quebrou a mola do platô)

          • Edson Roberto

            Olha, eu falei por conhecimento de causa que, há diversas reclamações e ao menos no meu mecanico de confiança vejo MUITOS I-Motion e Dualogic por lá para trocar atuadores entre outros. O custo de reparo é alto e não é exclusividade de um sistema.

            E costumo até pensar que, se ele veio com o proposito de ser barato, a mnutenção tbm deveria.

            Sobre sua experiencia, é como é dito dos cambios AL4/AT8 da PSA: Muita gente reclama pq é problematico, mas existem donos que rodaram mais de 200000km sem problemas igualmente como no seu caso.

        • MecanicoDigital

          Pois é. E ainda tem gente q acredita na propaganda feita em cima dos automatizados…

          • luk4z_sl

            Da durabilidade fico quieto. Mas, os câmbios automatizados de dupla embreagem são bem melhores em desempenho e bem mais divertidos de guiar que o AT com conversor. Isso é inegável xD

        • CyborgPilot

          Isso mesmo. Meu cãmbio automático Aisin está com 131.000 km e sem dar problemas.

        • DCald

          Edson, o sistema (como qualquer outro) está sujeito a problemas…
          Mas, o MAIOR dos problemas é que os mautoristas não sabem usar o cambio!

          O unico problema que tivemos com o cambio Easytronic da Meriva Premium foi após uma colisão, a mola do platô quebrou e precisou ser substituida (como o cambio já estava retirado, troquei o kit de embreagem completo – o original, com 50 e poucos mil km ainda estava pouco mais de meia-vida). Também teve a questão que quem fez a reprogramação (via Tech II) foi eu, pq os "tecnicos" da concessionaria estavam batendo cabeça (um deles até chegou a condenar a central eletronica!!!)… eu peguei o Tech II, li as informações, interpretei e dei os comandos… saiu trocando marchas suavemente e automaticamente! hehe

          É um sistema que sofre o mesmo que muitos itens "tecnologicos" por aqui: Falta de operadores (proprietarios que saibam operar) e falta de mão de obra qualificada para manutenção.

          • Edson Roberto

            O que seria não saber usar o cambio? Seria tirar o pé do acelerador no momento das trocas? Porque se é uma coisa que me incomoda MUITO em qualquer automatizado monoembreagem é o fato de ter que ser eu a me adaptar.

            Mas sobre a parte de configuração, sabe o que me deixa mais espantado? é simplesmente NÃO LER. As pessoas simplesmente NÃO LEEM um descritivo! Isso aconteceu também no periodo em que a GM liberou o Tune In e o Bring Go para o My Link.

            • DCald

              Bom, tem quem não segurasse o carro no freio (dai o sistema segurava o carro "na embreagem")… tem os que andam em velocidades criticas (que existem tbm nos cambios automaticos convencionais), que é aquela velocidade onde o cambio fica indeciso diante de pequenos desniveis… dai fica trocando a marcha feito doido (sobe, desce, sobe, desce…)

              Sobre a configuração aparecia a mensagem "Embreagem descalibrada" (ou algo assim) qdo ele tentava fazer o teste de engate… dai chamou o outro tecnico que chamou o outro e em pouco tempo tinha 5 tecnicos tentando calibrar as marchas. Até que um "experiente" disse que o problema era a central eletronica, que a unica solução era trocar e blablabla. Eu então pedi licença voltei 1 menu e selecionei "calibrar embreagem", apareceu "Pise no freio"… pisei no freio e ele fez a calibração da embreagem… depois voltei e selecionei calibragem das marchas… dai o cambio calibrou marcha por marcha… simples assim.

              Edit: no final, o "experiente" me perguntou se eu tinha feito o treinamento na GM… ao que eu respondi: "não, eu apenas sei ler!"

              • Edson Roberto

                Complicado.

                Mas veja, mesmo essa situação de troca-destroca de marchas, deve ser preventivamente estabelecido um parametro pois, ao menos no Dualogic, o que acontece é que o carro ou segura a marcha até dar 5000rpm (mesmo depois do aclive) ou ele troca para a marcha seguinte dando um belo de um tranco qdo o carro praticamente está imobilizado…rs

                Eu acho que talvez, se os automatizados fossem de 6 marchas, por terem marchas proximas entre si, esse problema poderia ser resolvido com um escalonamento mais proximo entre as marchas. O maior problema que eu vejo desse troca-destroca é o fato de geralmente ao contrário do cambio manual, as primeiras duas marchas serem curtas e as demais longas. Fica aquele buraco com falta de potencia. Sobre novamnete, cambio automatico, se houver um sistema de resfriamento com direito a radiador, essa situação é tranquilizada pelo simples fato de que mesmo com aquecimento em uso, há um trabalho para manter o cambio na temperatura correta.

                Claro, não podemos falar aqui de cambios como o AL4/AT8/CvT da Mit, que não possuem tal item que acaba por trabalhar em faixa errada causando erros e problemas aos componentes.

                Sobre o ajuste, é o que eu sempre falo…. MANUAL DE SERVIÇO está na cara do "profissional", se o cara ler e ter um pouco só de real experiencia, será como brincar de video-game atualmente. Tirando a parte mecânica, tudo ficou muito mais pratico com a leitura da OBD (principalmente das versões 2.0 para cima, como é o caso da Meriva por exemplo) onde é possível através dela obter e configurar várias funções do carro. Quer dizer, configurar nada, é só pré estabelecer os controles de fábrica (que foi justamente o solicitado pelo proprio Software) que já está resolvido.

                O que eu vejo de dono de Marea "dando jeitinho" para resolver problemas de temperatura……. e depois vai ver… era o fio terra do carro que precisava ser trocado e calibrado sistema…. depois, o carro que é uma bomba….

              • mjprio

                Muito bom o seu post. Eu adoro dar essas respostas duras e grosseiras pra esses mecânicos de bosta das css, que se acham os reis da cocada preta. Salvo raras exceçoes são uma bando de idiotas mal treinados. Noutro dia dei uma aula de mecanica pro gerente de uma css da Gm , que bancou o engraçadinho, depois de uma humilhada exemplar que dei nele na frente de todo o galpão, quando u chegava pra fazer a revisão ele se escondia. E só bastou usar o manual

      • Alex

        Queria ver se você ia dizer a mesma coisa se fosse num GM.

    • subzero99

      Me engana que eu gosto dona FIAT !!!

      Recall Já !!!!

    • Rodrigo

      Se não me engano, o Easytronic e o Dualogic são nomes diferentes para a mesma porcaria fornecida pela Magneti Marelli.
      Tanto que hoje só equipa o Agile que, muito provavelmente (e se Deus quiser) vai sair de linha logo logo.

      • Diggo

        Os três são os mesmos…

        • CyborgPilot

          Os três tem o mesmo fornecedor, porém o da VW foi "refinado" pelos engenheiros da montadora conforme eu li na imprensa especializada na época de seu lançamento.

          • mjprio

            Quer saber, refinado uma pinoia, andei nos dois e é a mesma coisa. Coisa de VW isso ai , não vai nessa não

      • DCald

        o Easytronic "1" (que equipa as Meriva 1.8) era feito pela Bosch.

        o Easytronic "2" (que equipa Agile), os Dualogic e i-Motion, são Magneti Marelli…

  • Rajeneesh

    Isso não é uma surpresa para mim.
    É só voce ver os anúncios de pessoas tentando vender um carro dualogic na minha cidade….. Ficam muito tempo parados.

  • Junior

    Na boa… Comprei um Punto Dualogic Plus e não me arrependo nem um pouco, funciona muito melhor que o antigo. Mais uma vez o NA tenta queimar a FIAT!

    • Sim, com certeza, nós estamos tentando queimar a Fiat…. se você tivesse pelo menos lido o texto todo, teria visto que no final aponta a Quatro Rodas como fonte, saiu na revista. Ou seja, é a Quatro Rodas que está tentando queimar a Fiat então?

      Não, não é o caso. Na edição anterior da revista falou de problemas no câmbio do Chevrolet Cruze e nós publicamos aqui também. Ou seja, deixe um pouco de lado a emoção e a conexão emotiva que você tem com seu Punto e admita que algumas unidades de carros com Dualogic estão dando problema.

      Eu tenho um Fiat 500 com câmbio Dualogic e sei que esse câmbio é a pior porcaria que já tive…. Não adianta, carro no Brasil é como time de futebol… o povo defende com unhas e dentes!

      • Rodrigo

        Perfeitamente… Minha irmã está tentando vender o 500 dualogic dela e nem na própria Fiat querem comprar o carro, mesmo com quase dois anos de garantia ainda.

        O dela já ficou parado por causa deste câmbio uma vez, fora os trancos e titubeadas que as marchas dão, em aclives por exemplo.

      • PONCIO PILATOS

        Eber, num esquenta não.
        tb tive um linea dualogic, só uma coisa a dizer: DEUS ME LIVRE E GUARDE… ficava enjoado de tanto soluço…
        hoje tenho um vovorolla de 4 marchas…outro nivel, isso pq é um matusalém.

      • Robison

        Então é isso que está acontecendo, está querendo se vingar da Fiat porque teve problema com seu carro. Se não pudesse dar problemas, não precisaria de garantia.

        • Não, nós somos jornalistas automotivos isentos, publicamos todos os problemas de carros de várias marcas. E o problema do câmbio do Cruze no mês passado que publicamos? Estou querendo me vingar da GM por um problema em um carro que não tenho? Não inventa.

          • fschulz84

            Relaxa Eber… Fanboys são tão cegos na hora de defenderem a montadora que torcem que se possível até inventam fatos para tentar derrubar os argumentos…

            Em falar em Fiat, ontem mesmo, um colega aqui do trabalho, que por sinal está sentado ao mesmo lado neste momento, estava lá manobrando no estacionamento sua Idea 2011 e adivinha o que aconteceu? A roda dianteira direita simplesmente pulou pra fora do carro!

            Quando ele me ligou falando isso, nem acreditei… quando desci pra ver, os QUATRO parafusos do cubo simplesmente estouraram… Agora imagina se isso acontece em uma estrada?

            Eu não sou fanboy nem hater… Mas para mim a Fiat é a montadora mais porca do país…

          • Alex_abade

            Eber, ultimamente ao ler certos comentários eu sinto pena da moderação e vergonha alheia por alguns "comentaristas do NA". Se vocês deletarem todos esses comentários a paranoia deles aumenta… se deixa no site tem que se defender, enfim, trabalho árduo esse.

            OBS: Sei que meu comentário é off topic, mas queria fazer esse desabafo…

          • Fabio D.

            Não perde tempo respondendo isso, Eber. De boa, essa galera parece criança de 10 anos que quer defender seu time de futebol com toda sorte de argumento, até os ridiculamente sem nexo. Cada um tem o carro que quiser e tem (sim) o direito de expor seus argumentos. Chega a ser divertido ver que alguém se prenderia a vingancinhas toscas, utilizando de seu ganha-pão para isso. Seria risco demais à credibilidade do negócio, né? Relaxa, ignora isso…

            Ah, quanto ao Cruze, ele é meio estranho no câmbio mesmo, mas nada que sacrifique o uso ou irrite o motorista como parece acontecer com o Dualogic.

          • Eber,

            E sobre o caso da Chevrolet que assumiu que quase 50.000 podem apresentar a quebra do motor? Você fez a avaliação 365 do Onix e nem nela você citou este fato.

            O alertei diversas vezes sobre o assunto, inclusive como sugestão de pauta antes mesmo de qualquer outro blog/site divulgar o assunto, mas infelizmente você se absteve em procurar a montadora, que lógico, negou o problema.

            Agora a GM está aí realizando um recall branco, como fez com o Cobalt alguns meses atrás, mas neste caso, ela foi notificada pelo Ministério Público a convocar o recall.

            Sinceramente, fiquei extremamente decepcionado com o NA diante do tratamento dado para um caso tão sério. Enquanto isso, as visitas ao http://www.meuonixquebrou.com.br só aumentam diante de diversos casos que estão aparecendo diariamente.

      • Rodrigo Maziero

        Eber vc foi muito feliz no texto.. Parabéns..

        Me manda o link do problema no câmbio do Cruze pra eu ler..

        Obrigado…

      • Zergling

        O que te levou a comprar o carro mesmo achando o câmbio tão desagradável?

        • 1) Comprei para minha esposa, não para mim. Eu tenho um carro com câmbio de dupla embreagem que troca de marcha na hora certa e em questão de milisegundos.

          2) Ela queria um 500 com câmbio automático, então escolhemos o Dualogic. Quando fizemos o test-drive não percebemos todos os problemas do câmbio, isso só é possível depois de um bom tempo com o carro. Depois é que percebemos que em subidas em baixa velocidade, ao invés do câmbio reduzir de 2a pra 1a rapidamente, ele fica indeciso, e o carro literalmente para, ocasionando buzinadas de quem está atrás, é muito chato.

          • Alexandre

            Cara, esse problema deve ser específico do carro (Fiat 500), pois tenho um Idea Essence Dual 2011 e ele ajusta as marchas no tempo certo, até nas ladeiras! Reconheço a sua matéria como verdadeira, pois tem muito a melhorar nossa indústria automobilística e principalmente aos câmbios automatizados (que não se comportam como automáticos), ou seja, não se pode exigir a contento!
            Problemas que acho importante informar para aqueles que pesquisam: Consumo elevado, devido ao torque e automatização (principalmente em baixa rotação)
            Vantagem: Na reposição de peças e manutenção periódica, torna-se mais econômico que os automáticos.
            O intuito da matéria é abordar os assuntos pertinentes desse sistema, informar aos usuários os óbices apresentados e vantagens também… Esqueçam as bandeiras das montadoras!
            Grande abraço à todos!

      • predadordemarea

        Cara, você disse uma frase que eu canso de dizer no youtube.
        Os caras realmente defendem carros e montadoras como se fossem um time de futebol.
        Tem verdadeira torcida organizada pra Fiat, GM, Volks, Toyota…..
        Chegam ao ponto de falar que Toyota não quebra e esquecem de olhar o "reclame aqui".

      • Henrique

        Minha irmã também comprou esse carro, o carro em si é otimo, mas esse cambio é lastimável, ela teve que re readaptar a dirigir, porque as trocas de marcha são extremamente lentas, faz com que ela use SEMPRE no modo sequencial, porque pelo menos ela sabe "quando o cambio vai trocar de marcha e vai deixar na mão"
        ps: venderam pra ela como se o cambio automatizado fosse idêntico ao automático, lamentável

    • Alex

      Saiu na Quatro Rodas, do mesmo jeito que já saíram defeitos de VW, GM…leia direito antes de falar bobagem.

    • Bruno_ts

      Espere mais um pouco…

    • _Adriano__

      NA nao precisa queimar a FIAT, ela ja é queimada por natureza, montador lixo!

      • xrs250

        Na boa eu sempre vejo reportagem de todas as marcas aqui e no site e essa historia que o site é "anti-Fiat" é balela por que eu vi a reportagem defendendo a liderança da Strada no segmento de picapes leves por ter três opções de cabine.

    • maycu7

      lá em casa são 3 bravo dualogic
      1 e plus
      nenhum apresentou problemas até agora
      estamos muito satisfeito com os carros

      • Rodrigo Maziero

        Lá em casa é tudo Bravo tbm..

        Inclusive minha Rottweiler fêma com 2,5 anos

        Risos!!!

    • Renato_Dantas

      Ninguém queima a Fiat só o Tipo que queimava Há, a Fiat queima por teimosia manter o Puntão Linea com preço de sedã médio é de lascar, fora quantos motores a Fiat já queimou com essa mania de trocar motor a cada lançamento, boa sorte com seu Solualógic.

    • diogo

      queimar oque ???? esses lixos da fiat são queimados . sempre foi carroças de plastico

  • XXX

    A frota da empresa tem Gran Siena dualogic e após vários darem o problema mencionado, todos os veículos foram enviados para um recall branco.

  • joao

    desculpe mas … qual a novidade ? a anos este cambio da problema pasta pesquisar no google e ver a enxurrada de reclamações e de modelos bem antigos das primeiras series do dualogic e tambem das mais novas. sabem disso eu pergunto qual a novidade ? pra que essa materia pra encher linguiça ?

    • CyborgPilot

      A função de um veículo de informação especializado em um assunto é fornecer o maior conteúdo possível para que os leitores tenham uma larga fonte de conhecimento e tirem suas conclusões. O Seu comentário é que foi irrelevante e "pra encher linguiça", totalmente sem fundamento.

      • joao

        concordo com voce post pra encher linguiça, comentario que enche linguiça, me responda uma coisa a quantos anos vemos e lemos relatos de cambio dualogic dando problemas, muitas vezes problemas serios ?. Visto isto por que fazer um post desses ? pra reforçar que este cambio nao presta ?, por que a quatro rodas fez uma materia semelhante recentemente ?, ou por que a fiat nunca emprestou um carro pro NA fazer avaliações? ou por que a fiat nao esta fazendo o vulgo ´´merchan´´ no NA ? fica a pergunta como voce mesmo disse irrelevante.

        • A Fiat não empresta carros para o NA pois de acordo com o pronunciamento oficial deles é porque "eles não emprestam carros para blog, é uma política da empresa". Mas nós sabemos muito bem que é porque o NA muitas vezes publicou flagras de carros que ainda iam ser lançados e acabamos com a expectativa criada ao redor do carro. O mesmo acontece com um outro site que publica flagras da Fiat, eles não recebem carros para avaliar justamente por isso.

          Sobre falarmos mal ou não da Fiat por ela não fazer "merchan" no site, nada a ver. Se for ver, apenas iremos falar bem da Citroen, que patrocina o NA, e falaremos mal de todas as outras, que não fazem o "merchan", sendo que também expomos aqui coisas ruins a respeito da Citroen, mesmo com ela patrocinando o site. E nem por isso ela deixou de anunciar no NA.

          Ou seja, lado comercial é uma coisa e lado editorial é outro, não se misturam.

    • Eduardo de Almeida

      Meu querido, informação nunca é demais. Eu estava quase fechando negócio com um Fiat Punto dualogic hoje, mas depois desta preciosa informação, nem pensar.

  • bandaxadibar

    Tenho um Linea 2010 e o Dualogic só deu problema em 2 vezes distintas: 1º em automatico ou manual, ao passar de marcha, a rotação nao baixava.Desliguei e liguei novamente e nunca mais fêz. 2º- Queimou o compressor do cambio e o carro ficou en Neutro, em uma rua congestionada…gastei R$500,00 com a troca desta peça. No mais o cambio não encomoda.

    • Renato_Dantas

      Si continuar encomodando só vendendo o Punto com jeitão de Linea. há

      • Robison

        Mania de ficar comparando, gostou, comprou.

    • Fabio D.

      Queimar uma peça do câmbio, que te gerou um prejuízo de R$ 500,00 em um carro com 3 anos é um incômodo sim, a meu ver… A empresa não cobriu o prejuízo em garantia? Alegaram o quê?

      • Renato_Dantas

        Mau uso?,.

      • bandaxadibar

        a ganratia é de 3 anos…a peça queimou com 3,5 anos. O carro estava com 135000km. Encomodo, foi com meu Vectra 2009 AT, que viva na ccs para "verificarem" o cambio..

    • Bruno_ts

      Nada disso deveria acontecer.

    • Rodrigo Maziero

      "Estou feliz pois só deu 2 problemas"

      …é isso mesmo que estou lendo??

      • bandaxadibar

        Feliz sim….pois meu carro anterior era um Vectra 2009 com cambio automatico….nem quero lembrar daquela p….

        • Gerson

          esse se contenta com pouco….

    • Eduardo Luis Ceara

      Tenho um Linea 2009/2010 que e o pior carro que ja vi em minha vida ,deu um problema na caixa de macha esse mesmo seus,levei na concessionaria e me falaram que era um problema no robor da caixa de macha o orçamento deu R$7.800,00 ,entrei com a garantia não cobriu por que tinha perdido uma revisão de 30000km a unica solução foi trocar a caixa de macha por uma manual.

  • dafomg

    A FIAT já devia ter parado de utilizar essa porcaria de câmbio. Esse troço vive dando defeito e deixando os proprietários na mão. O engraçado é que a FIAT usa esse câmbio no 500 nos EUA e será que há relatos de defeito?

    • Agreed___not
      • Ernesto

        Estranho o relato, pois ele afirma valores em km/h e nos USA a medida é outra… Fake!

    • italofigueiroa

      Acho que 500 nos EUA usa automático de verdade… igual o usado no Sport Air… enfim, acho que nem o motor fire vai pra lá… É só 1.4 MultiAir mesmo… Dualogic só fica aqui nesse lixo de país :D

    • Lucas

      "Esse troço vive dando defeito". Compara o número de carros Dualogic vendidos e o número dos que deram problema. A conta é simples e é por ela que a Fiat não vai deixar de oferecer. Simples assim.

      • Franco

        Mas como saber quantos tiveram problemas? Lógico que a Fiat não vai divulgar. Certamente tem muitos casos "desconhecidos" por aí.

      • Ernesto

        Realmente, ao que parece são problemas pontuais. Eu mesmo tenho um Palio 2013 Dualogic e funciona perfeito. Se procurar, há problemas até em câmbios automáticos de outros fabricantes.

  • rattrap587

    O meu Palio Sporting 2013/2013 às vezes só passa marcha quando a rotação está lá em cima, mas no geral (99%) funciona direitinho…

    • Salgado2013

      deveria ser 100 % não acha?

  • Kadu

    Mó pena esse sistema ser tão problemático. Eu curto muito mais uma caixa com embreagem automatizada do que o câmbio automático convencional que tem um conversor de torque preguiçoso e lento.

    • Castle_Bravo

      O problema é usar um "automático de verdade" em motores de baixa potência (menores que 2 litros) é que deixam eles BEM mais preguiçosos e gastões do que deveriam ser.

      • CyborgPilot

        Eu uso um carro com motor 1.6 8v com cãmbio de 4 marchas Aisin há 3 anos e nunca senti ele "preguiçoso". Acelerou respondeu/trocou marchas. E o kick down é ótimo também, responde melhor que meu anterior com motor 1.8 e cãmbio com 3 marchar + over drive modelo TH125C. Agora, econômico certamente ele não é.

        • Gerson

          isso é um Peugeot é?

          • hal_cwb

            Ou Citroen, ou Renault.

    • Renato_Dantas

      Dependendo do motor qualquer câmbio fica preguiçoso, faça um teste com o S 500 com câmbio automático e depois teste 1.0 com automatizado, será que haverá diferença?.

  • Doccar

    A Fiat é muito pobre porque não tem até nesses dias atuais um cambio automatico de verdade…
    Defeitos ocorrem até mesmo em cambios modernos, mas acho estranho a Fiat insistir com esse dualogic e o pior é que ela enche a boca pra falar que esse ou aquele modelo vem com cambio dualogic.

  • Anderson_sp

    Se este problema vem desde a primeira versão, estava bom da Fiat rever todo o projeto deste câmbio.

    • Fabio D.

      O projeto não é dela, quem fornece o equipamento é a Magneti Marelli. As três marcas que usam equipamento dela – Fiat, GM e VW – estão com problemas em seus modelos. Foi o que comentei no meu post lá embaixo…

      • Castle_Bravo

        O Easytronic não é da Magneti Marelli.

        • Fabio D.

          Valeu a correção, meu caro! =) Me esclarece, então, quem é o fabricante do Easytronic? A fonte que usei para responder aqui tava furada…

          • Castle_Bravo

            Easytronic é da Luk, há bastante documentação no Google, e até vídeos no YouTube que descrevem o funcionamento dela.

            • DCald

              O Easytronic "gen 2" do Agile é Magneti Marelli tbm (equivalente ao dualogic plus).

              Já o Easytronic da Meriva é da Bosch-Luk

      • ZEKINHA71

        E quem é dona da Magneti Marelli é uma tal de Fiat, então o projeto indiretamente é dela.

        • Fabio D.

          Mais ou menos, né? As empresas até são do mesmo grupo, mas têm corpos técnicos separados. Quase como querer culpar a Sadia pela almôndega Perdigão com gosto de sabão (um exemplo). Daí eu ter dito que é a MM que deve justificar e resolver o problema. Abraço!

  • Edu_SBC

    Essa reportagem saiu originalmente na seção Auto defesa da revista 4 Rodas de Novembro, na edição de Outubro saiu na mesma seção, os relatos de proprietários de Cruze Aut. que estão apresentando problemas como por exemplo deixar o carro descer a rua sozinho, trancados e com o câmbio travado e o freio de mão puxado, bem como o fato de permitirem a retirada da chave com o câmbio na posição Drive. Ou seja, qualquer mecanismo pode apresentar defeitos, mesmo os mais aceitos pelo mercado.

    • MM_

      A questao do cambio do Cruze ja foi discutida aqui e na verdade o cambio nao fica travado. A maioria dos carros da GM libera a chave em "N" ou "D". Se vc deixar o cambio assim e nao puxar o freio de mao direito é a mesma coisa que deixar o carro desengatado. Se o genio souber dirigir um automatico e sempre que estacionar, colocar o cambio em "P", nunca vai ter problemas. É uma situação completamente diferente do dualogic.

      • Tejolo

        Em D ele não deveria ficar neutro. Nos automáticos que tive e nos que tenho, eles ficam travados em D. Em em N quando vai tirar a chave eles apitam. Não acho normal o que ocorreu nos exemplos da reportagem.

        • Louis

          Li ontem mesmo este artigo na 4R, e achei bem tendenciosa. Creio que os proprietários não acionavam o freio de mão. Liberar a chave com cambio em D não me parece defeito, mas característica. O correto em todo carro é acionar o freio de mão ao estacionar.

          • DCald

            exato, e é justamente por isso que ele se chama "freio de estacionamento"… hehehe

            Mas os mané acha que só serve para dar cavalo-de-pau…

        • DCald

          Não sei o cambio do cruze (6 marchas)… mas o dos vectra/astra/zafira (4 marchas) tinham o "neutral control" se vc segurasse o freio por determinado tempo ele colocava em "N" automaticamente, se, nesse momento vc desligasse o carro… ele continuaria em neutro… só não lembro se a chave saia nessa situação (alavanca em D, mas com o neutro ativado).

          Conheço muita gente que tem mania de deixar o freio de mão solto e o carro engatado… tenho vontade de bater nuns camaradas desses…

      • Ernesto

        Se o mané ler o manual e souber usar o dualogic, não terá problemas. A mesma coisa se aplica aos câmbios automáticos.

    • Anderson

      Andou bisbilhotando o CDC foi ?

  • ascandiuzzi
  • Adriano_Silva

    Esse sistema não é confiável, nem Fiat, GM ou VW.

  • Alex

    Acho bem engraçado quando aparece defeito na Fiat sempre vêm aquele papo: acontece com todas as marcas e mimimi, quando é defeito em GM, VW e Ford nada presta, só tem lixo…

  • gusgm

    E vai a tonta da Renault colocar esse sistema nos seus carros. É tão mais caro assim colocar um automático de 6 marchas? Acho que não, pois a GM está implantando esse câmbio em todos os seus carros.

    • Doccar

      tonta nada amigo, ela vai vender um cambio simples e barato por um valor astronomico…vai ganhar muito dinheiro em cima

  • andresluzala

    rsrsrsrs, ja viram alguma coisa que é vendida aqui no Brasil não apresentar problemas e consequentemente dar dor de cabeças para seus proprietários???

    E não é a toa que esse cambio não passou nos testes de confiabilidade nos USA…

  • Fabio D.

    Acho que quem precisa urgentemente explicar que diabos acontece com esses câmbios automatizados Dualogic, iMotion e EasyTronic é a Magneti Marelli… Tá difícil engolir esse monte de problema.

    • Alex

      O sistema do Easytronic é fornecido pela Luk.

      • CyborgPilot

        O Easytronic Gen. II é fornecido pela LUK? Tem certeza? O primeiro era sim, mas o segundo…

        • Castle_Bravo

          O segundo é da Magneti Marelli também, não é mais da Luk.

      • Fabio D.

        Quando der, responde ao Cyborg aí, porque era exatamente sobre o EasyTronic II que eu falava… A fonte dizia que era da MM, não da Luk.

  • aleneo2

    Ja dirigi varios carros dualogic, mas o do Stilo foi o que mais deu problema comigo.

    uma vez na estrada pisei para ultrapassar o cambio na hora de reduzir jogou no neutro, dessa vez quase morri nao conseguindo voltar para a faixa.

    a outra foi na rua o carro foi arrancar numa subida e ele jogou o neutro no lugar da primeira e o carro desceu, sorte que nao tinha ninguem atras.

    e ele gostava de na segunda marcha ao jogar terceira travar no neutro e o acelerador parar de responder, para voltar a funcionar tinha que parar o carro, desligar e ligar de novo.

    Fiquei meio traumatizado com automatizado.

  • Gabriel

    Acho estranho pessoal reclamar do Dualogic, tenho um Palio Essence DL está com quase 25k km e nunca deu problema,

    • Franco

      O que custa reconhecer que há defeitos?

    • schweinerei

      A notícia não afirmou que TODOS tem problema. Não precisa todos que não tiveram vir aqui dizer que está tudo normal.

  • vinicius oliveira

    Nada veee, meu Palio Dualogic nunca deu problema o cambio e excelente !! Comprei o carro no começo do ano e só me da alegria gosto muito dos veiculos da Fiat ! Já e o meu terceiro Fiat Palio, todos perfeito !

  • Antonio De Julio

    Comprei um Siena e fiz questão do câmbio manual. Pelo preço peguei um teto solar

    • Kadu

      Quanta hipocrisia. Imagino que você tenha um carro também. E não importa com quantos airbags ele tenha, seria muito "melhor" você ter comprado uma bicicleta que é bem mais segura e limpa. Mas as mina devem pirar no seu carro, né?

    • Fabio D.

      Cara, não tenho nada a ver com o Antônio, nem com vc, mas quem disse que ele não comprou o carro sem side bags e só com teto solar? A configuração do site permite comprar os equipamentos separados. Outra coisa, e se comprou sem os side bags e com teto solar? Comprou com dinheiro dele, certo?

      Edson, não tá na hora do NA começar a banir esse tipo de comentário não? Na boa, tá chato…

      • Antonio De Julio

        Obrigado, Fabio D.. Eu iria dar uma resposta à altura do comentário dele (recebi por email) mas a administração foi mais eficaz..

        • Fabio D.

          Eu relatei o comentário dele… Hahahaha! Edson, valeu!

          Nem é por nada, só tento manter um ambiente de respeito aqui… Tem uma galera bastante antiga no site que sempre troca uma ideia sobre os carros, discute, discorda, mas com respeito. Eu sou um deles, desde que começou estou por aqui. Mas surgem uns despachos de vez em quando que acham que podem falar como querem com os outros. Não podem… Enfim, só tento ajudar a manter um ambiente saudável. Senão quem "agrega ao camarote" (hahaha) se afasta.

    • _William

      Eu faria o mesmo, não arriscaria nesses automatizados aí não…. acho que quem esta comprando esta fazendo muita questão mesmo, porque tem concorrentes com automáticos de verdade.

  • Automatizado de embreagem única? Passo! Automatizado tem que ser dupla!

  • Matheus C Damião

    Que venha o Logan automático….longe destas bombas da Fiat.

  • Neanderthal_Man

    Vou dizer uma coisa: a informação existe aos montes e, se mesmo assim, as pessoas gastam dinheiro para comprar coisas que têm relatos de problemas crônicos, estas pessoas merecem ter dor de cabeça mesmo. Os que não enfrentaram problemas podem se dar por sortudos.
    Câmbio dualogic, i-motion, AL4 da PSA são exemplos de coisas que eu nunca compraria. Nunca tive e nunca pagaria para ver se as críticas são exageradas.
    Antes de comprar coisas caras, como carro por ex, eu costumo pesquisar bastante antes de fazê-lo.
    Claro que problemas podem existir em qualquer carro, mas pelo menos eu faço a minha parte dando menos chance ao azar.

  • _oliveira

    É interessante ver os comentários tipo: "Tirando a vez X, Y e Z que o cambio deu problema ele é ótimo".
    Exageros a parte, mas que aceitação de falhas generalizada é essa?!
    Pelos relatos houveram situações onde o cambio engatou neutro só porque quis!!!!!!!
    Onde isso é aceitável?!!?!!
    Meu carro é manual e tem 7 anos.. sabe quantas vezes deu problema?!!!! 0 (zero)
    Isso é um cambio aceitável.. Zero problemas!!!
    Num to falando nem de manutenção não.. to falando de funcionamento!
    Você está dirigindo e a qualquer momento o cambio pode te ferrar..
    Nunca eu compraria um carro com um cambio que tem esses comportamentos "involuntários"..
    Sempre existe a conversa aqui da exigência de carros mais seguros e tem gente que não aceita um carro se não tiver ESP… E tá certo, temos que ser exigentes mesmo..
    Mas um carro que não tem um funcionamento básico confiável.. é bem menos seguro do que um que não tenha ESP ou Airbags..
    E pode por na conta aí os "drive by wire" que aceleram sozinhos..
    Se continuar nessa aceitação, quando se popularizarem os freios "by wire" os comentários vão ser.. "Tirando duas ou três vezes que o carro não freou .. ele funciona bem.."

  • andreHHX

    Esse tipo de notícia sem estatística não agrega nenhuma informação relevante pro consumidor.

    • Doccar

      é obvio que agrega, com esse tipo de noticia é que a Fiat e outras sofram pressao com o intuito de melhorar. Porque seus carros não são de graça não, custam e muito dinheiro pelo o que nos é oferecido.

    • Sérgio

      Excelente comentário AndreHHX . O melhor comentário da notícia! Sem estatística, nenhuma informação como a que o Noticiasautomotivas puxou da 4 Rodas é válida.
      % de veículos,
      ano, etc.
      Se puxar agora na internet , achamos até Lamborghini e Ferrari que pegaram fogo, qual é o percentual? Ai sim, pode-se utilizar a informação para decidir se compramos ou não determinado modelo!

    • É por isso que o título diz "alguns proprietários", não "maioria dos proprietários".

  • Mário Esteves

    Olha, eu estou no segundo Dualogic e estou gostando do cambio, o primeiro era um Stilo 2008, primeira versão desse cambio, agora estou com um punto 1.6 16v 2012, por ser 16v ele se da melhor com o cambio. O único problema que tive foi um vez com o Stilo que ele em vez de engatar a segunda numa subida, pulou para o ponto morto, desliguei o carro e quando liguei de novo ele voltou ao normal. Eu compraria novamente. gosto é gosto né!

    • Bruno_ts

      Vc poderia comprar um automático de verdade e ver a diferença e o que vc está perdendo.

      • luis_bedin

        Tbm já tive e conheço muitas pessoas que têm. Não tive problemas, e recomendaria. Assim como esses meus colegas. As pessoas tem preguiça de seguir algumas recomendações que estes câmbios requerem. Por isso são mais baratos que automáticos. Eu aprovo.

        • Henrique

          a recomendação que eu tenho é para não confiar nele se você precisar acelerar rápido, outra recomendação é andar sempre prevendo a hora que você tem que trocar de marcha e o lag do cambio automatizado da fiat, tirando todos esses riscos de condução rápida no dia a dia, o cambio é normal mesmo

          • hal_cwb

            Quanto ao lag do câmbio você deve estar falando do antigo, no plus eu não notei isso.

      • Mário Esteves

        Com certeza são melhores, mas estou satisfeito com o Dualogic, a questão financeira pesou na hora de adquirir um.

    • LuccasVillela

      Estou com meu Palio Essence Dualogic Plus e também não tenho problema nenhum, estou gostando bastante do cambio e acho que os trancos são muito leves, quase não se sente.

    • Fabrizio

      Eu também tenho um Dualogic. E fique certo que 98% de quem fala mal do carro/cambio nesta pagina, SE QUER JA ANDOU EM ALGUM. Ou se andou, não teve a capacidade de se adaptar à dirigibilidade do carro. Ja andei em um fox i-motion também e é tão bom quanto (pena que ao engatar a primeira ou a ré ele nao se comporta como o da fiat que tem a função creeping). Resumindo, toda vez que eu vejo pessoas criticando e falando um monte de groselha, eu simplesmente ignoro. Pra mim, que sou vanguardista, acredito que num futuro próspero, deveríamos ter apenas câmbios automatizados e automáticos no mercado. Estou no meu terceiro carro (segundo com automatizado) e nao pretendo voltar pro câmbio manual NUNCA MAIS!

  • Laurence

    Minha Weekend Locker, deu esse problema com menos de 1000 km.
    Bem na estrada, a mais de 100 por hora, de repente caiu no neutro. Pra minha sorte, era dia de semana, e a estrada estava deserta. Detalhe, era a BR 381, a rodovia da morte, entre BH e Joao Monlevade. O carro foi parando aos poucos, pois estava na subida. Só consegui seguir viagem, depois de uns 10 minutos parado, quando resolvi ter a brilhante idéia de engatar a ré. Aí, tudo voltou ao normal. Rezei uns 500 "pai nosso", e segui em frente.
    Depois disso, apresentou o mesmo defeito várias vezes, inclusive na garagem de casa.
    Levei na Automax, aqui em BH, e por incrível que pareça, quando apresentei o documento do carro, já havia uma ordem de serviço, para que efetuassem uma troca de uma peça na transmissão, ou seja, por que nao me ligaram solicitando que eu levasse o carro até a loja, para que fizessem a tal manutençao??? Acho que eles estavam esperando eu morrer né…e minha família.
    Sei lá. Depois do conserto, nao deu mais nada, pelo menos até agora, com 3.500 km. O câmbio nao é bom, mas a gente se acostuma com a lerdeza dele na cidade. Na estrada é muito bom sim, mas da próxima vez, ou eu opto pelo automático, ou volto pro manual mesmo. É isso aí.

    • Fabio D.

      Cara, que perigo… e se ela desengata no meio da curva? Sorte não ter havido nada…

    • Henrique

      você comprou sem fazer o test-drive também? foi o que ocorreu com a minha irmã, venderam um carro que "troca as marchas automaticamente", pra quem é leigo como minha familia inteira em relação a carro, deu a entender que era um cambio automatico, quando dirigimos percebemos que era diferente, e em um documento constou o automatizado dualogic.. realmente, esse cambio é pra conhecer uma vez na vida e nunca mais comprar

  • Tenho um Voyage I-motion 2011, desde que comprei nunca, nunquinha deu nenhum problema, hoje ele está com aproximadamente 57 mil km, estou para leva-lo para um revisão na concessionária, mas jamais apresentou problemas.

    Uma coisa que costumo notar, é que os usuários de câmbios automatizados esperam que ele se comporte como automático. Este câmbio é apenas um robô que passa marchas pra ti. Ficar horas parado no transito no modo D, significa também vc estar parado no trânsito com o pesão no pedal de embreagem, a diferença é que o sistema hidráulico que efetua as trocas de marchas sobre pressuriza por causa do zezão que acha que não precisa ficar com o carro no N e acaba rompendo os anéis de vedação, aí o carro fica travado. Ou simplesmente ele acaba emperrando como acontece frequentemente com os Dualogic.

    Tenho dois amigos que compraram dois Gran Siena Dualogic, sinceramente o carro é muito superior ao Voyage e também possuem ótimos motores.

    Desde que eles compraram estes carros recomendei que evitassem ficar muito tempo parado com o modo D acionado e eles estão monitorando isso e por isso, NUNCA TIVERAM PROBLEMAS.

    este cambio é usado em toda a Europa e as pouquíssimas reclamações que ocorrem são de verdadeiros usuários ZEZÕES….

    o cambio funciona muito bem no proposito que te oferece: Eliminar o uso da embreagem, não espere que ele comporte como um automático porque não vai mesmo.

    a principio, os usuários de CVT nunca menciona um detalhe que até os fabricantes omitem: O CONSUMO. normalmente são carros muito, muito beberrões. Então pessoal, vamos pegar leve e saber compreender o propósito apresentado pelos fabricantes.

    abs

    • Matheus

      Gostei do que você falou no começo. Creio que seja isso mesmo. É que o Peugeot 307 2002 da minha mãe, ela sempre faz revisão nele, o carro nunca deu problema!
      Mas o câmbio CVT de variações continuas jamais é beberrão! Pelo contrário é nele que você encontra o melhor consumo. Um exemplo é o Honda Fit até 2008, consumo na cidade é de 12 km/l, em 2009 quando chegou o novo e colocaram câmbio automático de 5 marchas o consumo mudou para 8,8 km/l.
      O Sentra também usa câmbio CVT e é bem econômico.
      Só o Fluence que tem um consumo ruim por ser CVT.

    • Henrique

      Amigo, eu não me adaptei a esse cambio e mesmo assim foi o primeiro comentário que eu tenho que parar e concordar, . Como você disse a proposta dele não é ser igual ao automático, mas sabe oque ocorre muito aqui no Brasil? vendedor que diz ser IGUAL a um cambio automático. Como você disse, é totalmente diferente, mas imagine uma pessoa que comprou um carro com esse cambio querendo receber tudo que o automático oferece mas que foi enganado na concessionária ou porque tem pouca informação do carro, o problema é esse.

    • jnasser

      Câmbio i-motion é bom e CVT é beberrão, estou vendo que vc entende de câmbios mesmo….

  • Jefferson Dorini

    Tenho um Palio DL com 12.000km e até o momento absolutamente nenhum problema encontrado, tanto no câmbio, quanto em nenhum outro lugar do carro. Recomendadíssimo!!!

    • CharlesAle

      Mas com 12 mil rodados não se pode imaginar em dar defeitos!!!

    • CyborgPilot

      Recomendadíssimo porque só rodou 12.000 e não deu problemas? Só tempo dirá…

  • MarceloAmorim

    Minha tia tem um Idea Adventure 2011 e ta apresentando problemas!!1º ha uns dias atrás,simplesmente nao entrava a ré,curou sozinha.Agora de uma semana pra cá,tem momentos que nao faz trocas automaticas.Ela ta bem puta com o carro.

  • Leonardo

    Eu estou tentado a comprar o new fiesta sedan power shift..o que vcs acham desse cambio? me parece que ele tem um sistema mais moderno em relação aos automatizados que estão no mercado…. algum conselho?

    desde já agradeço

    • Fabio D.

      Leonardo, ele é bem melhor que os automatizados que a galera tá falando por aqui. Ele tem dupla embreagem, e isso já diz muito sobre o funcionamento do carro. Por mim, vá em frente, é um bom carro… Abraço!

  • Hebert Saul de Souza

    galera é o seguinte, esses logic´s da vida, tronic, etc tudo dão problema mesmo, ja tive CVT em 2 Fit, ótimos, sem trancos, é cambio automatico mesmo, ja tive automatica em vw ( jetta e passat ) tudo normal.. essas porcarias automatizadas são dor de cabeça, vou comprar para meu dia-a-dia um Strada Adv com 3 portas, mas com cambio manual. não quero passar por essa dor de cabeça.

  • Tenho um Punto Essence 2013 Dualogic e sou só elogios. Sinto MUITO POUCA diferença pra um automatico com conversor de torque. No Plus as trocas sao muito suaves e a interatividade motorista x carro é imbativel comparada a qualquer automatico. Não sou fã boy da Fiat, diga-se de passagem…diz varios test drives, questionei donos ( um taxista de Sp, com uma idea Dualogic, fez juras de amor ao carro ), decidi pela compra e não me arrependo.

    Da turma que esta aqui comentando nessa materia, muito mais da metade nunca dirigiu um carro com esse tipo de cambio e pouco teve contato. E falam demais sem conhecimento de causa. Isso não invalida a matéria publicada no NA, porém acho EXAGERADA a generalização que muitos fazem aqui.

  • Lexus GS300

    E os automatizados de dupla embreagem da Ford? Como estão?

    Não sabia que o Fusion novo modelo já usava automatizado invés de automático.

    • Cassianoccm

      Mas ele usa o automático de verdade mesmo, não o PowerShift

  • renoa
  • vonask

    Minha mãe tem um fiat 500, deu problema no inicio acendia a luz e ficava em segunda(diz a concessionaria que foi um conector).
    Agora ele vem dando problema parecido, mas sem acender a luz. A segunda fica fixa, não adianta tirar o pé, que o carro não passa para a 3. A diferença é que agora ao fazer a mudança manual, ele aceita. Quando a luz acendia ela não mudava de jeito nenhum.
    Em fim, como confiar em um negocio, que ti deixa na mão e para piorar não aponta defeito algum no sistema do carro.

  • Fonseca

    Tenho um punto 2011 DL, como viajo muito esta com 60.000Km e nunca tive problema é só saber usar o cambio.

  • chicojose

    Automatizado só se for de dupla embreagem.
    Nunca que eu compro uma gambiarra dessas (dualogic, hardtronic ou i-motion).

    • cavevolution

      Dirigi um Jetta TSI com DSG. É outro mundo!

  • Germano

    baita lixão, fiat não dá mais, a melhor experiência foi com um Mille EP 1996, depois só dor de cabeça, esse câmbio automatizado é a maior furada, tentativa frustada da fiat tentar concorrer com marcas de verdade, e ainda tem gente que critica o bom e velho automático de 4 marchas da toyota, só que tem corolla 1997 com mais de 300 mil km rodando sem apresentar nenhum problemase Grand Siena com 2 mil km dando problema!!! fala sério, enquanto não tiver uma intervenção do governo sobre a qualidade dos carros brasileiros vamos continuar consumindo merda e pagando preço de caviar!!! é por essas e outras que as Mahindras da vida tão fazendo sucesso por aqui@@@

    • Lexus GS300

      Vc vai pedir intervenção de um governo corrupto como o que temos é pedir para que todos os carros sejam transformados em "carros bomba".

  • Magnus Cordeiro

    Conserta o título da reportagem : ''CAMBIO DUALOGIC DÁ DOR DE CABEÇA PARA TODOS OS PROPRIETÁRIOS''!!!

    SHUASHAUSHUASHAUHSUA . . .

    Cambio automatizado nunca deu certo . . . . nem a MB acertou!!!Lembra das Classe A semi-auto???era só buxa!!!!!

    • Fabiano

      Vc nao entendi absolutamente NADA de carros ein, os carros da bmw por exemplo são TODOS automatizados ( os mais novos ) mas possuem dupla embreagem, esse cambio da magneti mareli ( nao escreve assim ) q é ruim mesmo, mas como os donos acima disseram, se vc souber usar ele é bom. outro carro q usa cambio automatizado é o novo jetta, nunca ouvi falar de problemas com esse cambio, os power shift da ford tb é fantastico, ele alia todos as comodidades do mecanico, q é consumo mais baixo, nao rouba potencia do motor ( por nao ter conversor de torque ) e tem as comodidades do automatico tb

      • Marvels

        amigo, só para efeito de informação, tem muita gente reclamando do powershit, não de problemas de largar vc na rua, mas que na troca de macha o cambio faz muito barulho.

  • Rafael

    Não entendo essas montadoras querendo mater essas GAMBIARRAS de cambio automatizado. a FIAT principalmente pois quase todos os modelos da marca vem com esse cambio LIXOLOGIC sendo que as principais concorrentes tem os modelos de cambio DSG, AT6, POWERSHIFT que são muito superiores e duram muito mais bem cuidado. Elem desses problemas relatados o outro principal problema é o desgaste excessivo da embreagem, ai não da né fera.

  • Marciomaster

    Cambio de verdade é MECANICO. Simples assim

    • Neanderthal_Man

      Cada vez mais penso nisso. Não tenho nenhum problema físico e também não sou preguiçoso, então provavelmente meu próximo carro será manual.

      • Marciomaster

        Eu vinha de uma seguencia de 02 carros automaticos e agora comprei um mecanico. A gente esqueçe como é bom ter um carro na mão, ter o controle sobre a rotação. É muito, mas muito melhor.

  • CARECA

    Tenho um Polo Sportline I MOTION, e é verdade que dá trancos, e é verdade que em subida em rampas ele passa pra segunda e se arrepende e volta pra primeira, te deixando com o c… na mão, e é verdade que em descidas a menos de 20km/h o doido permanece em primeira, fazendo um freio motor que dá arrepios… gosto do Polo, é o terceiro que compro, mas I Motion, nunca mais!

  • Rafael

    Sei muito bem como é isso. Meu pai já teve um Linea com esse cambio e eu já tive um Gol com I-Motion. Ambos deram muita dor de cabeça, principalmente o I-Motion, o carro precisou até ser guinchado. Eu estava dirigindo em uma cidade do interior, quando do nada o carro ficou em Neutro e apareceu uma mensagem no computador de bordo avisando de pane geral, desliguei e liguei e tudo voltou ao normal. No dia seguinte, o mesmo problema, mas aí o carro não saia mais do lugar. Quando chegou na css o mecânico me disse que já estava "cansado" de receber Polos, Fox e Gols com esse problema.

    E além dos problemas, o desempenho desses cambio é péssimo! Trancos e mais trancos, o desempenho em subidas chega a ser cômico! O carro fica completamente indeciso se sobe ou reduz a marcha, o que ocasiona trancos e até cantadas de pneu.

    O Linea do meu pai também dava alguns problemas, como travar em uma marcha e ter que desligar e religar o carro. Pensei que a coisa ia melhorar com o Dualogic Plus, mas pelo jeito continua a mesma porcaria.

    Nós dois vendemos nossos carros com menos de 10 mil Kms. Esses câmbios são terríveis e não deveriam ser comercializados de forma alguma, além de desconfortáveis, são extremamente inseguros para o condutor. Já imaginou se o meu I-Motion tivesse travado em uma rodovia?

    • Washington

      Rafa, Gol automatizado?
      E tem coragem de "comentar" sobre automóvel?
      Tenha dó…

    • João Senna

      Se você não sabe dirigir diga! Tenho um Linea e não vejo problema algum nas trocas de marchas! Acontece que os seres humanos que dirigem esses carros tem pena de enfiar o pé. Tem pena de gastar gasolina? Exemplifico:

      Mimimi, na subida dá tranco e mimimi.. Sabe o que faço na subida? Coloco o pé lá embaixo. Assim o carro sabe que você quer força e reduz a marcha. Simples, sobe que é uma beleza. Geralmente passo na frente dos outros em subidas.

      Já fiz viagens e mais viagens e NUNCA deu problema. NUNCA.

      Se for pra ter automatizado prefiro ter manual e mimimi… Certo, pega um transito gigante e passa 1hora só na 1º.. Com o pé na embreagem.. E seja feliz!

      Faço o desafio. Vendo seus olhos e você anda comigo. Se ocorrer um solavanco dou mil reais!

      • Marvels

        não é bem assim, o cambio é bom, claro que não é automatico, mas é muito melhor que trocar macha, isso é muito bom, mas o problema existe e é recorrente, não é problema isolado, na minha família tivemos o mesmo problema com i-motion, o carro ia para neutro quando ia reduzir a macha

  • rafael_lavareze

    É terrível dirigir carro com esse câmbio, na minha opinião.

  • PauloGOLF

    "Solução de baixo custo"

    Estas gambiarras custam R$ 3.000 + custo para troca, onde está o baixo custo ?

    O Câmbio automático VERDADEIRO do Cruze custa R$ 2.500.

    Logo o que é baixo custo ? A gambiarra de 3.000 ou o verdadeiro de 2.500 ?

    Ahhhhhhhh a gambiarra tem maior margem de lucro para a montadora….baixo custo PRA ELA.

  • Rods

    Uma coisa é certa…. Esse defeitos são imperdoáveis.

    Mas carro manual, nunca mais. Fico vendo o pessoal falando dos "soluços"…. Prefiro isso a ficar com o pé toda hora na embreagem nesse trÂnsito infernal.

  • O_Corsario

    "sendo 500 km apenas em testes de concessionária"
    Foram passar o fds na praia com o carro do freguês… rs

    • Fabio D.

      Hahahahaha! Pensei a mesma coisa… lembrei do manobrista que rodou 100 km com o carro de um amigo meu enquanto ele trabalhava. Ele começou a desconfiar da gasolina indo embora rápido demais e anotou a quilometragem. Tiro e queda, descobriu a marotagem do sujeito. Cobrou a gasolina dele e nunca mais parou ali.

      • O_Corsario

        O pior não é nem a gasolina, é se ele for multado ou atropelar uma pessoa.

  • krokao

    nada melhor que o bom e velho câmbio manual.

  • Grizzi

    A principio não tenho o que reclamar do cambio, unica coisa que não me conformo é que eu uso carro automático por falta de mobilidade (deficiência) e solicitei a FIAT o upgrade no meu DUALOGC para DUALOGIC PLUS uma vez que essa versão é bem mais amigável para mim, ou seja não ando de carro automático por CONFORTO, ando por NECESSIDADE e a FIAT me recusou o upgrade (detalhe o carro esta em garantia !!!!).
    Detalhe a CCS me disse que poderia fazer, desde que a FIAT AUTORIZA-SE o que me foi negado !!!!!!!!

    • CyborgPilot

      Só isso já seria motivo para eu nunca mais comprar um produto dessa montadora. Total falta de respeito, e ainda ficam alardeando aos quatro ventos dizendo que são preocupados com o atendimento aos portadores de necessidades especiais e tem o Programa Autonomy, etc, etc. São apenas um bando de mercenários e só.

  • Mc_

    Quem gasta dinheiro num Grand Siena, merece isso e mais um pouco

  • Christian

    Toyota, esse é bom.

  • LeandroBalmant

    Acho que já está na hora da Fiat tirar esse Dualogic e colocar um automático de verdade, pelo menos em seus carros mais caros, como o Bravo e o Linea.

  • Bruno Brasil

    Esse cambio virou mico, comprar isso usado é uma bomba relógio, boa sorte de quem ficar com um carros desses depois da garantia…

  • Daniel Pallas

    Bom dia,
    Estou muito insatisfeito com a resposta da Fiat com relação suspensão dianteira do Grand Siena.
    O barulho existe no meu carro já trocarão 7 vezes os coxim e batentes e não resolveu e hoje me disseram que o barulho e da suspensão em funcionamento.
    Não aceito isso como resposta pq quando comprei o carro não tinha barulho e agora tenho que acostuma com ele isso não da

    • Fabio D.

      Experimenta levar em umas duas oficinas independentes e pede um diagnóstico. Depois, com o resultado, vc pode tentar resolver isso junto à concessionária. Abs

    • Marvels

      complicado mesmo viu amigo. Obrigado por sua experiencia.

  • LFCruz

    O povo fala "só tive problema, X vezes com o meu trancologic" como se fosse normal ter qquer tipo de problema com cambio >_<

  • Fiquei empenhado inúmeras vezes quando comprei um polo sedan i-motion, o câmbio não prestava, aquecia o tempo todo e o sistema mandava não andar com o carro, fora os trancaços que dava que chegava a jogar pra frente. Andei mais no guincho que no carro. Resumo, a Volkswagen não resolveu nada e vendi aquela bomba. Me arrependi de não ter comprado um polo manual. As montadoras tem que tirar urgente este magnetti marelli e colocar um AT de verdade! Comprei recentemente um azera semi-novo e o câmbio até agora é perfeito…

  • luis_bedin

    Tive um Punto 1.8 Dualogic, colegas de trabalho tiveram Linea 1.9 e trocou por um Stilo tbm dualogic. Outro colega tem um palio 1.6 Dualogic, e outro um Voyage 1.6 I-motion. Todos aprovaram o sistema, o que acontece é que o câmbio tem alguns macetes que as pessoas não querem fazer, como tirar o pé para trocar a marcha mesmo que em modo automático, se vc não fizer isso, quando o sistema está acoplando a embreagem, os discos patinam pois ele volta a ler o sinal do acelerador e o carro dá o famoso tranco. Mas se vc tirar o pé ou andar na casquinha, as trocas são excelentes.

    • jnasser

      Entao não é automático, e sim gambiarra.

    • MultilinkBDM

      É verdade isso.. Imagina vc dirigindo um manual e não tirar o pé do acelerador pra trocar de marcha…

    • Marvels

      amigo, COM CERTEZA ABSOLUTA, é melhor vc aliviar o pé para trocar macha ou aguentar um pouco do tranco que trocar macha. MAS esse problema do cambio ir para neutro não é caso isolado, em casa tive esse problema com o i-motion de um fox… então… MAS com certeza é melhor que trocar macha. Isso não tem discussão.

      • luis_bedin

        Pois é. Esses cambios estão muito no começo. Têm 10 anos de vida enquanto o manual tem 100. Normal que ocorram alguns problemas mas veja os de dupla embreagem. São melhores que os automáticos convencionais, mais barato e rápidos. Os de embreagem simples já são uma excelente opção, vc tem a comodidade de não trocar a marcha quando anda "na casquinha" e se quiser trocar a marcha, é só dar um tapa na alavanca. O único ponto que não entendo é: subir marcha batendo pra frente e descer pra trás, deveria ser ao contrário como em qualquer veículo de competição.

    • Ernesto

      Completamente sem sentido esta recomendação. Eu tenho um Palio Essence 1.6 Dualogic 2013 e não preciso tirar o pé do acelerador NUNCA. Ele mesmo controla o giro do motor durante as trocas, tornando o tranco quase imperceptível e idêntico ao cambio do Peugeot 208 e do HB20, basta fazer um test drive (eu fiz!). Estou há um ano e três meses com ele (28000 km) e extremamente satisfeito. O erro que o pessoal faz é manter o dualogic em modo Sport Manual e quer maciez… Se ele ficar em Automatico normal, é show se você não for um animal que pisa fundo, onde um conversor de torque patina e consome horrores de combustível. Em tempo, tranco só não da um cambio CVT, o resto sempre tem tranco.

  • ram250

    O que impede a Fiat e a VW de trocar seus automatizados por automáticos tradicionais é que, por exemplo, um sedan compacto como Siena ou Voyage precisaria de pelo menos 100cv p/ rodar c/ um câmbio automático, devido às perdas provocadoas pelo conversor de torque

  • Rodrigo Maziero

    Por isso bato no peito e falo: GM TEM O MELHOR CÂMBIO DO MUNDO.

    Automatizado é tapeação, enganação.. LIXO!

    Empresas como VW, FIAT e cia não conseguem fazer um Automático descente… não sei como o povo tem coragem de comprar i-Motion e Dualogic

    • O_Corsario

      Esqueceu que a GM tem o easytronic tbm?
      E que a VW tem o DSG e o tiptronic?

  • CyborgPilot

    Comentário bem fundamentado esse seu hein? Expressões como: "é tudo frescura", "automático é pra deficiente físico" ou preguiçosos". Vc tem que andar só de old fusca então. Direção hidráulica pra que? Vidros elétricos é pra preguiçoso também. Sensor de estacionamento, a mesma coisa. Comentário ridículo esse seu e que não agrega nada ao assunto em questão.

  • Oswaldo

    Tenho uma Strada Dualogic a quase 2 anos, está com 25 mil km e nunca tive problema nenhum.

  • rufus, o lenhador

    Quem tem uma condição mínima de vida, compra Fiat uma vez só.
    A Fiat só é viável em um mercado imaturo de pessoas pouco instruídas, como o nosso.
    A única forma dela sobreviver em um mercado normal, seria vendendo seu produtos fracos muito abaixo dos concorrentes.

  • Salgado2013

    Tive um honda com cambio automático que rodou 200 mil km e nunca aconteceu absolutamente nada !! ISTO E AUTOMATICO!!

  • Fabio D.

    Então meu joelho é fresco, uma moça… Cara, só quem fica no anda e para de trânsito todo dia sabe o quanto um automático ajuda. Meu ligamento do joelho esquerdo foi pro além antes de mim por causa de pedal de embreagem…

  • Renato_Dantas

    Esse tipo de comentário o NA deveria deletar, e mandá-lo para a berlinda.

  • Antonio De Julio

    Desde os primórdios, eu aprendi uma coisa na vida: ou algo é ou não é! Ou é feito para ser automático ou é feito para ser manual. São tecnologias distintas que evoluem de formas diferentes. Esse papo de juntar laranja com limão quase sempre dá errado…

  • Fellipe

    Cade a molecada burra que chama os outros de Hatters? Cade?

    Isso que não me entra na cabeça, não é normal ter problemas com carro, não é normal amar uma oficina, ainda bem que neste último semestre a GM evoluiu e entrou com ecotech, mas é única montadora que o fez.

    No Brasil temos uma cultura de carros Manuais/Hatches com efeito de esportividade, sendo que debaixo do capô carregamos um motor 1.0/1.4 até 1.6. Precisamos introduzir verdadeiros carros com verdadeiros itens de segurança, sendo que um deles deveria ser o cambio automatico.

  • marcio cardoso

    Bem feito para os que ainda gostam de comprar carroças feitas aqui pelas "4 grandes"…

  • apneto

    sempre assim…..

  • Jair

    Amigos do NA,

    Venho de dois Líneas e atualmente possuo um Bravo Sporting 2013, já com câmbio Dualogic Plus.
    Em primeiro lugar, gostaria de dizer que o custo-benefício igual aos carros médios da Fiat não tem comparação com as demais marcas. Conforto, segurança, nível de acabamento e tecnologia são imbatíveis. Ainda são caros se comparados aos preços internacionais, mas diante de seus concorrentes internos, estão muito à frente.

    Sobre o câmbio Dualogic, tenho a dizer que são muito bons, dentro da proposta que foram concebidos.
    É claro que não podemos compará-los aos câmbios CVT ou de dupla embreagem, que são muito superiores.
    No entanto, se o compararmos com os automatizados das outras marcas, e até mesmo com os automáticos comuns, o Dualogic é muito mais rápido e eficiente.

    Antes de comprar o Bravo, fiz test drive em quase todas as marcas e modelos à venda no mercado e posso lhes assegurar que o automatizado da Fiat não fica devendo nada a ninguém. Se for comparado aos automatizados das outras marcas então, deixa todas no chinelo.

    Não estou aqui querendo dizer que o câmbio é maravilhoso. Não é nada disso.
    Ele precisa melhorar muito ainda. Porém, pelo preço que é oferecido e por sua própria concepção de engenharia, ele se presta muito bem ao trabalho que se propõe a fazer (eliminar o pedal da embreagem).

    Uma das coisas a serem aprimoradas é o seu consumo de energia, pois ele exige muito da bateria.
    E, se a bateria do carro não estiver com a bateria 100%, o câmbio certamente vai apresentar problemas.
    Aconteceu comigo. Troquei a bateria na garantia e os problemas sumiram.

    No Dualogic Plus, tenho apenas duas considerações a fazer (ambas de concepção e não por defeitos apresentados, propriamente ditos): a) a primeira é com relação ao "buraco" que ficou quando soltamos o pedal do freio para colocar no acelerador em aclives. Infelizmente é necessário segurar o carro no freio de mão se não quisermos bater no carro de trás ou, então, sair cantando pneu. Acredito que este problema deva acontecer por causa do novo sistema "creeping", que demora demais para acionar a embreagem nestas situações. b) o segundo diz respeito à redução na curva de torque do veículo que, segundo alegam os mecânicos da fábrica, foi feito de forma proposital pela fábrica para diminuir a sensação de tranco. Pra mim, esse negócio de tranco é coisa de quem tem preconceito com a marca ou de gente mal informada. Nunca tive problemas com isso.

    Por outro lado, o resultado desta redução é que o sistema está antecipando muito a troca de marcha, ou seja, em uma ultrapassagem, por exemplo, estou passando apertos que não passava com os Dualogics até 2012. Quando você afunda o pé e sai para a ultrapassagem, ele reduz uma ou duas marchas mas, logo em seguida, começa a subir marchas novamente, sem esticá-las, deixando de aproveitar a potência do motor como ocorria anteriormente e, desta forma, torna as ultrapassagens muito mais inseguras.

    No geral, é um câmbio excelente.

    • Eberle

      É Jair, concordo contigo. O pessoal fica comparando os diferentes sistemas de câmbios sem saber de sua real necessidade. Eu comprei o meu sabendo dessas diferenças e não me arrependo. O que eu queria era justamente eliminar a pisada na embreagem e não o conforto de um CVT.
      Esses dias dei uma olhada num Cruze, mas deixei de comprar pelo fato de seu interior ser mais inferior que o do Bravo. Acho que hoje eu trocaria 6 por meia dúzia mesmo, pois não consigo gostar totalmente dos outros da mesma categoria. Questão de gosto, cada um tem o seu.
      Comentário tem que ser como o seu, explicativo, de quem usa, falando de pontos fortes e pontos fracos. Os demais comentários infelizmente são a cara do Brasil, uma bagunça só.
      Em relação ao câmbio, o meu até agora não deu problema, e depois das atualizações na concessionária, ficou melhor, mais confortável.
      No caso de ultrapassagens mais forçadas, sugiro apertar o botão S, onde a rotação vai mais alta e a troca de marcha fica mais rápida. As vezes usa na cidade mesmo, quando o trânsito está mais nervoso, combinando com trocas manuais. Ficas show.

      • THIAGãO

        Cara tenho um Fox Imotion e concordo com voces. Comprei sabendo como é o funcionamento e sabendo usar é muito bom. Pelo preço, o conforto que oferece é ótimo. Estou satisfeito até o momento.
        Tenho receio em relação ao valor da troca da embreagem. Espero não me assustar muito. Vlw

  • isaacfederal

    Já tive o DESPRAZER de dirigir um carro com esse câmbio. SIMPLESMENTE PÉSSIMO. Em termos de câmbio não tem conversa. OU é MANUAL, (de preferencia bem escalonado e com engates macios e precisos) ou AUTOMÁTICO (de preferencia com 5 marchas, no mínimo, e dupla embreagem).

    • Washington

      O cara quer um câmbio AUTOMÁTICO com EMBREAGEM…
      É assim que comenta um "especialista" de internet.
      Maldita inclusão digital…

      • Marvels

        kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • RNK

    Matéria sensacionalista. NA esta caindo de padrão. Se não tem matérias para postar, não postem. São três casos de defeito entre milhares. Se fosse algo realmente crônico até entenderia.

    Não é a primeira vez que o NA faz este tipo de coisa. Independente da marca, acredito que devemos ser justos, ainda mais no ramo jornalistico.

    • Marvels

      não é bem assim amigo, conforme descrevi abaixo, minha sogra teve um i-motion, que é o mesmo da primeira geração do dual logic e tinha um problema idêntico. Já vi outras pessoas reclamadno disso, tanto que jogaram o preço do carro dela no chão na concessionaria pois eles tem medo de comprar o carro com i-motion.

  • jnasser

    Você não merece nem limpador de para-brisa elétrico, deveria ficar com aquelas manivelas de Jeep

  • jnasser

    Parem de defender essa gambiarra e comprem um carro com câmbio automático de verdade. Aí vcs vão entender que 50.000 km sem (ou quase sem) defeitos é ridículo, câmbio automático de verdade roda 200-300 mil km só trocando o fuido, essa porcaria de automatizado até embreagem tem que trocar…..

  • KawasakiNinja

    Bom, não sei é coincidência, mas o fato é q dos 13 carros q tive até hj, os únicos q me deram dor de cabeça foram da FIAT, um Marea Weekend 2.4 e um Tempra 8v

  • iblopes

    Em 2010 comprei um Palio Adv. Dualogic e o carro foi para a Fiat por diversas vezes por problemas no câmbio, dentre as vezes que esteve na Fiat ficou lá 28 dias!

  • Orlando

    Câmbio automatizado não presta. Posso ser da marca que for.
    Claro que, sendo FIAT, é pior ainda… rsrsrsrsrsrs

  • Patrick

    tenho uma Idea Adventure 11/12 com 77 mil km e nunca me deu problema, carro manual nunca mais, o pessoal generaliza sem nunca ter dirigido um, é por isso que esse país não vai pra frente, compra gol pelado e acha que é uma baita carro, vão se lasca!

  • Marvels

    só para efeito de informação, minha sogra comprou um fox prime com o i-motion em 2010, bem, até ela vender a uns 3 meses atrás era difícil confiar no carro, tinha o mesmo problema apresentado pelos dual logic, o carro na reduzida passava para o neutro e não engatava a primeira, tinha que parar o carro desligar esperar um pouco e liga-lo novamente. Levava na concessionária, eles resetavam a central do câmbio o problema sumia por alguns meses e depois voltava. Minha sogra ficava com muita raiva, pois ela morria de medo de acontecer algo em uma subida, e mulher e com um pouco mais de idade tem medo, ela morria de medo de estar em uma subida ingrime com carro atrás e o carro mudar para neutro do nada. Estava pensando em arriscar no dual logic plus, mas acho que vou passar, pensando seriamente no stepway cambio automatico com formato de uma bengala de avô… hehehe. Detalhe agora ela tem um hb20, não da problema nesse ponto, mas não achei o carro muito bom, ele é muito baixo encosta em tudo. E outra, a concessionária pegou o carro por um preço baixissimo com 3 anos de uso por causa do cambio, como vendedor disse, dificil de pegar esse carro com imotion, pois além de dar garantia nesse cambio que costuma dar defeito, o pessoal começou a ficar com receio do mesmo. Só para ter uma ideia, o meu symbol 2010 ( que paguei R$ 40.000,00) a concessionaria pegou ele hoje em 2013 pelo mesmo do fox prime i-motion da minha sogra com o mesmo tempo de uso, por 22 mil. MAS COM CERTEZA, se o cambio não desse problema, e fosse confiável, apesar das trocas de marcha dar um tranco horroroso, vc tendo que aliviar um pouco o pé para diminuir o tranco, é BEM MELHOR que trocar macha, pena que tinha o problema, mas é melhor do que trocar macha. Só mais uma informação, esse symbol que estou a 3 anos está com 58mil km rodado e NUNCA me deu problema, carro super macio e com motor silencioso e forte (1.6 16v) garantia sempre foi solicita, a concessionária sempre me atendeu SUPER BEM. Estou muito feliz com a marca, sério mesmo, tanto que estou pensando em comprar o stepway automático, por confiar no moto e na marca.

  • Anderson

    Tenho um polo imotion 2011 ,o carro nunca deu problema….recomendo a todos os amigos….

  • paulo borges

    tenho um idea 2011 com 57mil ate agora não deu nenhum problema

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend