O que pode causar danos ao cabeçote, a ponto de o motor precisar ser feito?

junta do cabecote
junta do cabecote

O cabeçote é uma peça muito importante do motor do carro. Ele gerencia o fluxo de ar e combustível até as câmaras de combustão. Além disso, expulsa os gases queimados depois da combustão.

Ele contém as válvulas de admissão e escape, além das passagens para o líquido de arrefecimento e velas de ignição. A união dessas funções aumenta a eficiência do motor. Isso influencia diretamente na performance e economia de combustível.

É raro que um dano seja tão grande a ponto de acabar necessitando que se faça o motor. Mas quando isso acontece, quais são geralmente as causas?

As razões podem ser várias, mas a mais comum dentre elas é a quebra da correia dentada, isso pois ela é responsável pelo comando de válvulas.

Quando ela se rompe, o motor já não tem mais o correto sincronismo de abertura e fechamento de válvulas.

Então, com o motor ainda funcionando, os pistões se chocam contra as válvulas e os danos são bem grandes.

Não é apenas o cabeçote que é danificado nesta situação, o mesmo também acontece com os pistões e as sedes de válvulas.

Nesses casos, geralmente precisa fazer uma retífica do motor. Isso ajuda a arrumar a superfície danificada e garante que o cabeçote volta a funcionar bem.

Outra causa para danos extensos no cabeçote é o superaquecimento do motor.

Se o motor aquecer demais, esse fato pode causar o empenamento do cabeçote. Isso é mais comum em cabeçotes de alumínio, que dilatam mais.

Esse problema prejudica a junta do cabeçote, podendo causar vazamentos. Fica difícil, assim, manter a compressão necessária no motor.

Um cabeçote danificado pode trazer muitos problemas para o carro. Isso inclui mistura de fluidos do motor, perda de compressão e aquecimento excessivo.

Esses problemas afetam o desempenho do carro, podendo levar a vazamentos de óleo ou líquido de arrefecimento. Em situações graves, podem ocorrer trincas por causa do calor excessivo e acúmulo de carbono.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.