Motor ferveu: O que fazer? Danos e consequências?

motor ferveu

Capô aberto, muita fumaça e aquele ar de desespero no rosto do motorista. Talvez você já tenha visto alguém parado no acostamento da estrada com esse problema, ou já tenha passado pessoalmente por isso com o seu próprio carro.

Ter que interromper sua viagem e parar o veículo porque o motor ferveu é mesmo uma situação chata, mas ela não precisa ser tão complicada assim.

Claro, não devemos menosprezar esse problema. Quando o superaquecimento no motor ocorre, ele pode trazer outros danos piores a alguns componentes, ou até mesmo iniciar um incêndio.

Por isso é importante entender o que está por trás desse problema, quais são alguns indícios que devemos ficar atentos, como evitá-lo e, o principal, como agir se você estiver nessa situação.

Quais são os indícios de que algo está errado?

temperatura motor

É importante ficar atento aos sinais que o carro dá de que algo não está funcionando corretamente e o motor pode ferver. O primeiro deles, e também o mais simples, é notar a marcação de temperatura do motor, que pode ser vista no painel.

Se o indicador está quase no máximo, é hora de parar e ver o que está acontecendo.

Além disso, o painel de instrumentos também tem uma luz vermelha (normalmente com um símbolo de termômetro) que vai acender caso a água do radiador não esteja mais na temperatura ideal para resfriar o motor.

Se a ventoinha fica ligando a todo momento, isso é outro sinal de problema (ou, no mínimo, de mau funcionamento). E, em último caso, fique atento ao barulho do motor. Caso ele esteja superaquecido, você deve notar alguma diferença.

O motor ferveu! E agora?

motor ferveu mecanico

A primeira coisa a ser feita é encontrar um lugar seguro, parar o carro e desligar o motor. Se continuar dirigindo, o motor vai continuar esquentando, e até mesmo um incêndio pode começar.

Depois que fizer isso, veja se é possível abrir o capô, para que o motor esfrie (só é preciso tomar cuidado se o capô ainda estiver muito quente, pois isso pode causar queimaduras). Aí é preciso esperar, talvez 20 ou 30 minutos.

Se com esse tempo o calor já diminuiu, você vai conseguir observar como está o nível do líquido no reservatório e completar com água, mas apenas para ir até um mecânico. É importante que alguém dê uma boa olhada para descobrir a causa do superaquecimento.

Talvez mais importante do que dizer o que podemos fazer quando o motor ferve, seja mencionar o que NÃO fazer nessa hora:

  • NUNCA abra a tampa do reservatório com o motor ainda quente, pois isso pode causar graves queimaduras!
  • Não adianta colocar água gelada no reservatório, pois essa mudança brusca de temperatura só vai danificar ainda mais o motor.
  • Ter pressa para resolver o problema pode ser perigoso. É preciso esperar o motor esfriar e ter ainda mais paciência para abrir o reservatório.

Como evitar que o motor ferva?

É muito importante que o sistema de arrefecimento esteja funcionando bem. Para isso serve a manutenção preventiva, que ajuda a identificar algum componente com defeito ou quebrado, evitando um problema pior no futuro.

Outro ponto importante é em relação ao líquido que vamos usar. Colocar apenas água, sem a mistura com os fluídos, aumenta as chances do motor ferver. O motivo é que a mistura correta contém uma solução com aditivo anticongelante.

Além de ajudar o motor a trabalhar em temperaturas abaixo de 0ºC, como o próprio nome indica, ela permite ao motor trabalhar em temperaturas mais altas, pois faz a temperatura de ebulição subir para 115ºC. Se usamos apenas água pura, esses limites ficarão em 0ºC e 100ºC.

Verificar o nível desse líquido regularmente, talvez em base semanal, é outra coisa importante. Se você perceber pelas marcações do reservatório que o nível está baixo (com o carro frio, isso seria abaixo do nível máximo), leve seu veículo num mecânico e verifique o que está acontecendo.

E, pelo menos uma vez por ano, seria bom trocar todo o líquido, fazendo uma limpeza do sistema e a troca do aditivo.

Se o motor ferveu, quais são os danos e consequências?

Quando o motor ferve, pode ser que a junta do motor fique queimada, o que é um dano não tão caro. Uma consequência mais séria é o empenamento do cabeçote, se isso acontecer, deve ser feita a retífica do motor, o que fica bem caro.

Mas o pior que pode acontecer é se o carro continuar a ser usado mesmo com o motor fervendo. Nesse caso, o motor pode fundir e até mesmo a retífica pode ser que não salve o motor, sendo necessário providenciar um outro conjunto para colocar no carro.

Por que o motor pode ferver?

Muitos não entendem os motivos disso, já que os motores hoje são mais modernos e duráveis em comparação com os usados em veículos mais antigos, de décadas atrás.

O fato é que, independentemente das mudanças que foram sendo implementadas ao longo dos anos, o motor não vai funcionar como projetado em altas temperaturas.

O ideal é que ele trabalhe entre 90ºC e 100ºC. Quando essa temperatura é ultrapassada, ocorre o superaquecimento e o motor ferve.

A maneira que os veículos tem para evitar que isso ocorra se chama sistema de arrefecimento, e ele funciona com alguns componentes, como radiador, mangueiras, bomba d’água, ventoinha, vaso de expansão e válvula termostática.

Aliás, eles não servem apenas para manter a temperatura até certo limite, mas também ajudam o motor a esquentar mais rápido.

Quando você liga o carro de manhã, por exemplo, ele obviamente está frio. Normalmente, ele demoraria mais para esquentar e chegar na temperatura ideal para trabalhar.

Mas aí ocorre o fechamento da válvula termostática, que deixa o líquido refrigerante circulando sem passar pelo radiador, onde ele seria resfriado.

Quando a temperatura chega na casa dos 90ºC, a válvula termostática vai abrindo aos poucos, permitindo agora a passagem pelo radiador, que manda o líquido frio. Assim o motor trabalha com a temperatura certa.

Além desse líquido (uma mistura de água desmineralizada e aditivo a base de etileno glicol), a própria passagem do ar com o carro em movimento ajuda a resfriar o motor.

Mas o que acontece quando o carro está parado, como num congestionamento, por exemplo? Obviamente, o ar não entra e a temperatura começa a subir. O motor ainda tenta aliviar isso por ligar a ventoinha, que força a passagem de ar pelo radiador.

Em último caso, quando a temperatura sobe ainda mais, ou algum dos componentes que citamos não está funcionando, ocorre o superaquecimento e o motor ferve.

Como perceber que isso vai ocorrer e como agir numa situação como essa?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.