A briga do Tiggo 7 não é diretamente com o Commander, mas qual deles é mais vantajoso?
Será que é melhor gastar menos e ficar com o chinês ou investir um pouco mais e optar pelo mais tradicional?
O que ninguém pode negar é que são dois ótimos produtos nesse segmento.
De um lado, o avanço da Chery em qualidade é notável, enquanto do outro a popularidade da Jeep entre os SUVs diz tudo.
Mas qual deles leva a melhor? Confira!
A Chery sempre ganha no preço
Você já sabia que os preços do Tiggo 7 seriam mais baixos que seu rival neste comparativo, mas a diferença é maior do que alguns poderiam imaginar.
A tabela do chinês começa abaixo de R$ 135 mil na versão Sport, um preço bem atrativo em seu segmento.
A versão Pro Max Drive pula para quase R$ 170 mil, o que antes era o mesmo valor da configuração híbrida. No último reajuste, porém, a versão topo de linha foi para R$ 174 mil, mas ainda fica exatos R$ 46 mil abaixo do Commander mais barato.
Na versão de entrada, o Chery vem com motor 1.5 turbo de 150 cv, enquanto a opção intermediária usa o propulsor 1.6 turbo de 187 cv.
Na opção híbrida, o motor 1.5 já citado ganha a ajuda do motor elétrico para entregar 160 cv.
Confira os preços do Tiggo 7 2025:
- Tiggo 7 Sport – R$ 134.990
- Tiggo 7 Pro Max Drive – R$ 169.990
- Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive – R$ 173.990
Em seu último reajuste de preços, o Commander ficou mais caro em quase todas as versões.
Além disso, ele perdeu a versão Longitude de sete lugares, permanecendo apenas com cinco lugares nessa configuração e custando quase R$ 220 mil.
Com o mesmo motor 1.3 turbo de 185 cv, o SUV ainda oferece as opções Limited e Overland, que custam entre R$ 245 mil e R$ 267 mil. A opção Overland ainda vem com motor 2.0 diesel de 170 cv (R$ 303 mil) ou com o novo 2.0 turbo de 272 cv (R$ 308 mil).
Esse mesmo propulsor citado por último ainda equipa a configuração topo de linha Blackhawk, que sai por mais de R$ 321 mil.
Veja os novos valores do Commander 2025:
- Commander Longitude 1.3 Turbo (5 lugares) – R$ 219.990
- Commander Limited 1.3 Turbo – R$ 244.990
- Commander Overland 1.3 Turbo – R$ 266.990
- Commander Overland 2.0 Diesel – R$ 302.990
- Commander Overland Hurricane – R$ 308.290
- Commander Blackhawk Hurricane – R$ 321.290
VENCEDOR: Tiggo 7.
O Tiggo 7 é muito equipado
Se a diferença de preços é tão grande, fica a pergunta: será que vale a pena investir R$ 46 mil e trocar o Tiggo 7 Pro Hybrid (R$ 173.990) pelo Commander Longitude (R$ 219.990)?
O modelo da Chery é o único com câmera 360º, alerta de ponto cego, assistente de desembarque, alerta de tráfego cruzado traseiro, retrovisores com aquecimento, teto panorâmico, bancos dianteiros com ajuste elétrico (aquecimento para o motorista), carregador por indução, lanterna de neblina e capô sustentado por molas.
Do outro lado, apenas o Jeep oferece sensores de estacionamento dianteiro, assistente de estacionamento, ar-condicionado com ionizador, paddle-shifts, banco traseiro corrediço e reclinável, GPS e sistema de som premium com subwoofer.
Ainda que o Commander tenha suas vantagens, elas não justificam o investimento necessário para deixar de lado o Tiggo 7 mais caro e optar pelo rival.
Se você quiser equilibrar a disputa, seria necessário comprar uma versão ainda mais cara do SUV da Jeep.
Aliás, essa é a grande vantagem dos modelos da Chery: oferecer um nível de equipamentos acima da concorrência, mesmo quando olhamos para modelos mais caros.
Levando em conta que esse aspecto da disputa mira o modelo com melhor custo-benefício, a vitória fica com o chinês.
VENCEDOR: Tiggo 7.
Economia ou potência?
Detalhando seus motores, o Tiggo 7 começa com o 1.5 turboflex de até 150 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT de 9 velocidades.
Com esse conjunto, o SUV precisa de 10,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e consegue atingir 180 km/h de velocidade máxima.
A versão intermediária é mais forte, pois usa o motor 1.6 turbo (somente a gasolina) de 187 cv e 28 kgfm, com câmbio automatizado de 7 marchas. São 8,1 segundos até os 100 km/h e máxima de 180 km/h.
Finalmente, o modelo híbrido une o motor 1.5 turbo de 150 cv da versão de entrada ao motor elétrico, que adiciona 10 cv e 4,1 kgfm. No final, são 160 cv e 25,5 kgfm, também com câmbio CVT. Seu 0 a 100 km/h é feito em 9,7 segundos, com a mesma máxima dos modelos acima.
Do outro lado, o Commander começa com o motor 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm, aliado ao câmbio automático de 6 marchas.
A aceleração até os 100 km/h é feita em 9,5 segundos (9,9 segundos na versão Overland) e a máxima é de 202 km/h.
O modelo ainda tem uma única versão a diesel, com o motor 2.0 de 170 cv e 38,7 kgfm aliado ao câmbio automático de 9 marchas. Um pouco mais lento, ele precisa de 11,6 segundos até os 100 km/h e alcança 197 km/h.
Em sua última atualização, o utilitário ganhou o motor 2.0 turbo (gasolina) de 272 cv e 40,8 kgfm, também com câmbio AT9. Aqui são apenas 7 segundos para chegar aos 100 km/h, com máxima de 220 km/h.
Sobre o consumo, e deixando de lado o Commander a diesel, saiba que os dois modelos ficam devendo se você usa etanol.
Com gasolina, o Tiggo 7 híbrido se destaca na cidade, mas suas versões convencionais são melhores na estrada.
Enquanto isso, o Commander vai bem na cidade, mas faz apenas 11,4 km/l na estrada com gasolina. Sua versão mais potente, apesar de ter as piores médias, não gasta tanto quanto alguns poderiam imaginar.
No final, tivemos um empate: o Commander anda mais com suas versões Hurricane, mas o Tiggo 7 é mais econômico.
Consumo | Tiggo 7 1.5T | Tiggo 7 1.6T | Tiggo 7 Hybrid | Commander 1.3 Turbo | Commander 2.0 diesel | Commander Hurricane |
Cidade – etanol | 6,9 | 8,1 | 7,0 | |||
Cidade – gasolina/diesel | 10,0 | 9,9 | 11,1 | 10,0 | 10,2 | 8,2 |
Estrada – etanol | 8,3 | 8,5 | 8,2 | |||
Estrada – gasolina/diesel | 11,7 | 11,7 | 11,2 | 11,4 | 13,2 | 10,2 |
VENCEDOR: Empate.
O Commander é bem mais espaçoso
A diferença entre esses dois modelos fica bem clara em suas medidas. O Commander é maior no comprimento (4,76 x 4,50), na largura (1,85 x 1,84), na altura (1,72 x 1,70) e no entre-eixos (2,79 x 2,67).
Isso permite acomodar com mais conforto os ocupantes da segunda fileira, além de oferecer dois lugares adicionais.
Mas é bom destacar que o Tiggo 7 cumpre bem sua proposta, oferece espaço suficiente e tem saídas traseiras de ar-condicionado, tudo isso sendo visto também no Commander.
No porta-malas, a história se repete: a capacidade máxima do Jeep é superior, mas o modelo da Chery também é elogiado nesse quesito. Na versão de entrada, são 525 litros, enquanto as outras carregam até 475 litros.
Do lado do Commander, você tem 661 litros na versão de 5 lugares ou se a última fileira estiver guardada nas opções com 7 assentos.
Caso esteja levando a capacidade máxima de passageiros, são 233 litros disponíveis.
VENCEDOR: Commander.
Revisões mais caras no chinês
A garantia do Tiggo 7 é de 5 anos, o mesmo tempo oferecido para o Commander na última mudança de estratégia da marca no mercado brasileiro. Mas essa acaba sendo a única similaridade entre eles quando o assunto é a manutenção.
A Chery optou pelo plano tradicional, com paradas a cada 10.000 km.
Com isso, as versões com motor 1.5 turbo custam quase R$ 5,8 mil até os 60.000 km, enquanto a opção intermediária 1.6 turbo soma mais de R$ 6,5 mil.
Já no lado oposto, a Jeep exige revisões a cada 12.000 km para os modelos flex ou gasolina, enquanto o diesel precisa parar a cada 20.000 km.
Esse último acaba sendo o mais barato (R$ 4,4 mil), enquanto os outros variam entre R$ 5 mil e R$ 6 mil, aproximadamente.
Revisões | Tiggo 7 Sport/Hybrid | Tiggo 7 1.6 Turbo | Commander 1.3 Turbo | Commander 2.0 Diesel | Commander Hurricane |
10.000 km | R$ 592,28 | R$ 630,50 | |||
12.000 km | R$ 783,00 | R$ 798,00 | |||
20.000 km | R$ 987,32 | R$ 994,19 | R$ 1.197,00 | ||
24.000 km | R$ 892,00 | R$ 1.289,00 | |||
30.000 km | R$ 592,28 | R$ 754,71 | |||
36.000 km | R$ 988,00 | R$ 798,00 | |||
40.000 km | R$ 1.708,22 | R$ 994,19 | R$ 1.262,00 | ||
48.000 km | R$ 924,00 | R$ 1.289,00 | |||
50.000 km | R$ 592,28 | R$ 630,50 | |||
60.000 km | R$ 1.281,77 | R$ 2.548,94 | R$ 1.488,00 | R$ 1.940,00 | R$ 1.913,00 |
TOTAL | R$ 5.754,15 | R$ 6.553,03 | R$ 5.075,00 | R$ 4.399,00 | R$ 6.087,00 |
VENCEDOR: Commander.
O Tiggo 7 vende mais
A estratégia de preços agressiva da Chery por aqui surtiu efeito nas vendas de 2024. Olhando para o período entre janeiro e julho, o Tiggo 7 aparece na 13ª colocação entre os SUVs, com 12.920 unidades.
O Commander está na 19ª colocação, com 8.772 emplacamentos. Curiosamente, em junho eles venderam quase a mesma quantidade, mas no mês seguinte o chinês teve mais que o dobro de vendas do rival (3.471 x 1.696).
Tudo isso, é claro, pelo fato do Tiggo 7 ser um SUV mais barato.
Se a comparação fosse com o Tiggo 8, o Commander teria vencido esse quesito, pois o maior utilitário da Chery conseguiu apenas 4.687 unidades até julho.
VENCEDOR: Tiggo 7.
Conclusão
Foi por pouco, mas o Tiggo 7 saiu vencedor deste comparativo.
Ele oferece preços mais chamativos (especialmente na versão Sport), tem uma lista de equipamentos bem generosa e ainda vende mais em nosso mercado.
O Commander é mais espaçoso, como já era esperado, e consegue apresentar um custo de manutenção mais baixo. Na motorização tivemos o único empate, com o Commander andando mais e o Tiggo 7 sendo mais econômico.
Fichas técnicas
Tiggo 7 |
Commander |
|
Preço | R$ 134.990 a R$ 173.990 | R$ 219.990 a R$ 321.290 |
Motor | 1.5 turbo ou 1.6 turbo | 1.3 turbo, 2.0 diesel ou 2.0 gasolina |
Potência e torque | 1.5T – 150 cv e 21,4 kgfm | 1.3T – 185 cv e 27,5 kgfm |
1.6T – 187 cv e 28 kgfm | 2.0 diesel – 170 cv e 38,7 kgfm | |
Híbrido – 160 cv e 25,5 kgfm | 2.0 gasolina – 272 cv e 40,8 kgfm | |
Câmbio | CVT ou AT | AT6 ou AT9 |
Aceleração e velocidade máxima | 1.5T – 10,7s e 180 km/h | 1.3T – 9,5s e 202 km/h |
1.6T – 8,1s e 180 km/h | 2.0 diesel – 11,6s e 197 km/h | |
Híbrido – 9,7s e 180 km/h | 2.0 gasolina – 7s e 220 km/h | |
Consumo cidade | 1.5T – 6,9 km/l (E) e 10 km/l (G) | 1.3T – 7 km/l (E) e 10 km/l (G) |
1.6T – 9,9 km/l (G) | 2.0 diesel – 10,2 km/l | |
Híbrido – 8,1 km/l (E) e 11,1 km/l (G) | 2.0 gasolina – 8,2 km/l | |
Consumo estrada | 1.5T – 8,3 km/l (E) e 11,7 km/l (G) | 1.3T – 8,2 km/l (E) e 11,4 km/l (G) |
1.6T – 11,7 km/l (G) | 2.0 diesel – 13,2 km/l | |
Híbrido – 8,5 km/l (E) e 11,2 km/l (G) | 2.0 gasolina – 10,2 km/l | |
Rodas e pneus | 225/60 R18 | 235/55 R18 ou 235/50 R19 |
Medidas | comprimento, 4,50 m; altura, 1,70 m; largura, 1,84 m; entre-eixos, 2,67 m | comprimento, 4,76 m; altura, 1,68 a 1,72 m; largura, 1,85 m; entre-eixos, 2,79 m |
Tanque | 51 litros | 61 litros |
Porta-malas | 475 a 525 litros | 233 a 661 litros |
Peso | 1.466 a 1.506 kg | 1.635 a 1.908 kg |
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