Ford F-150 2023 Brasil: é melhor que a RAM?

f 150 2023 1

A Ford F-150 2023 finalmente chegou ao Brasil, sendo a representante da norte-americana no segmento de picapes grandes. Ou seja, ela será a grande concorrente da RAM 1500 por aqui.

São duas versões disponíveis, ainda em pré-venda: Lariat e Platinum, que custam R$ 470.000 e R$ 490.000, respectivamente.

Ambas tem o mesmo motor 5.0 V8 do Mustang, mas com um pouco menos de potência.

Confira tudo sobre a nova Ford F-150 2023!

Ford F-150 2023 – versões

f 150 2023 3

A gama da picape tem apenas as configurações mais caras que a marca disponibiliza nos Estados Unidos. A primeira é a Lariat, que tem um estilo voltado para a cidade, mas já vindo com um pacote completo de equipamentos.

Já a mais cara Platinum adiciona acabamento cromado e alguns poucos equipamentos. Confira:

  • Ford F-150 Lariat 2023
  • Ford F-150 Platinum 2023

Cores disponíveis: Prata Orvalho, Cinza Avalanche, Branco Nur, Preto Vesúvio, Vermelho Zadar e Cinza Torres (disponíveis para as duas versões); Cinza Glasgow e Azul Monaco (exclusivas da Platinum).

Ford F-150 2023 – equipamentos

f 150 2023 4

Ford F-150 Lariat 2023 – motor 5.0 V8 de 405 cv e 56,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 10 marchas.

EXTERIOR: Caçamba com abertura elétrica, iluminação, protetor, pontos e ganchos de fixação, BoxLink com 4 travas na caçamba e escada de acesso, engate para reboque com conector de 4 pinos, estribos laterais fixos, faróis de neblina, faróis dianteiros e lanternas em LED, ganchos de reboque dianteiro, iluminação externa 360°, luz elevada de freio (brake-light), maçanetas, para-choques e retrovisores na cor do veículo, projetores LED dinâmicos, retrovisores externos com ajuste elétrico e indicação de direção, rodas de liga leve de 20 polegadas escurecidas com pneus 275/60 R20 All Terrain, entre outros.

SEGURANÇA: 8 airbags (dianteiros, laterais, cortinas e joelhos), acendimento automático dos faróis, alarme perimétrico, alerta de colisão frontal, alerta de permanência em faixa, assistente autônomo de frenagem (com detecção de pedestres), assistente de manobras evasivas, assistente de partida em rampas (HLA), assistente em cruzamentos com sistema de frenagem autônoma, câmera de ré com detecção de objetos e assistente de engate, controle automático em descidas (HDC), controle de oscilação de reboque, controle eletrônico anti-capotamento, controle de tração e estabilidade, farol alto automático, freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD, ISOFIX, luzes de condução diurna (DTRL), piloto automático adaptativo com Stop & Go e centralização em faixa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), sistema de assistência de frenagem (DBS), sistema de assistência em curvas, sistema de monitoramento de ponto cego com (BLIS), entre outros.

TECNOLOGIA: abertura das portas por código sem chave, aplicativo Ford Pass, ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída traseira, câmera 360°, carregador de celular por indução, chave presencial, controle de freio para reboque, freio de mão eletrônico com Auto Hold, painel de instrumentos digital de 12 polegadas, Pro Trailer (assistente de reboque), sensor de chuva, tomadas 110 V (frontal, banco traseiro e caçamba), tomadas de 12V (frontal e banco traseiro), vidros elétricos com função “um toque”, entre outros.

MULTIMÍDIA: central multimídia de 12 polegadas com Bluetooth, comandos de áudio e voz no volante, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, entradas USB tipo A e tipo C, rádio AM/FM, 8 alto-falantes da Bang & Olufsen e SYNC 4.

CONFORTO: ajuste elétrico de altura e profundidade do volante com memória, ajuste elétrico de pedais com memória, banco do motorista com ajuste elétrico de 10 posições, banco do passageiro com ajuste elétrico de 8 posições, bancos dianteiros aquecidos/ventilados, bancos traseiros aquecidos, compartimento com trava sob o banco traseiro, console central com porta-objetos e descansa braço integrado, espelho retrovisor eletrocrômico, para-brisa acústico, tapetes de borracha, teto solar panorâmico, entre outros.

Ford F-150 Platinum 2023 – motor 5.0 V8 de 405 cv e 56,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 10 marchas.

EXTERIOR: itens acima + aplique traseiro cromado com inscrição “Platinum”, estribos laterais elétricos, luz de freio em LED, maçanetas, retrovisores e ganchos dianteiros cromados, rodas de 20 polegadas cromadas, entre outros.

MULTIMÍDIA: itens acima + 18 alto-falantes da Bang & Olufsen.

CONFORTO: itens acima + console central com superfície de apoio e soleira exclusiva “Platinum”.

Ford F-150 2023 – preços

Ford F 150 2023 preço

  • Ford F-150 Lariat 2023 – R$ 470.000
  • Ford F-150 Platinum 2023 – R$ 490.000

Ford F-150 2023 – motor

f 150 2023 2

Sem a opção de versões a diesel em outros mercados, a Ford F-150 2023 chegou ao Brasil com o poderoso propulsor Coyote V8 5.0. Ele é o mesmo que já equipa o Mustang, mas com algumas mudanças pontuais.

Ele é longitudinal e tem aspiração natural, mas com injeção direta e indireta. Seu sistema de escapamento e admissão é diferente do esportivo, diminuindo os números para 405 cv a 6.000 rpm e 56,7 kgfm de torque a 4.250 rpm.

O conjunto ainda conta com câmbio automático de 10 marchas e tração integral temporária, tudo sendo suficiente para mover a enorme picape de 2,5 toneladas.

Para efeito de comparação, a rival RAM 1500 vem com motor HEMI 5.7 V8 de 400 cv e 56,7 kgfm, mostrando que a briga é boa até nos números, que são muito parecidos.

Ford F-150 2023 – desempenho

Você já deve imaginar que não é fácil mover uma picape desse tamanho, mas os números de aceleração e velocidade máxima mostram que isso não é problema para a F-150 2023. Confira:

  • Ford F-150 2023 – 7,1 segundos e 160 km/h

Ford F-150 2023 – consumo

f 150 2023 8

E o que dizer do consumo? Antes de detalharmos os números, é bom lembrar que os compradores dessa categoria já sabem que os números não serão dos melhores (e eles não ligam para isso).

Por outro lado, seu tanque leva incríveis 136 litros, o que gera uma autonomia acima do esperado.

Veja quanto a picape faz no ciclo urbano e rodoviário, lembrando que ela é movida apenas a gasolina:

CONSUMO CIDADE

  • Ford F-150 2023 – 6,3 km/l

CONSUMO ESTRADA

  • Ford F-150 2023 – 8,6 km/l

Ford F-150 2023 – manutenção e revisão

Com lançamento recente no Brasil, ainda em pré-venda e com muito tempo até que as primeiras unidades sejam entregues, a Ford F-150 2023 ainda não tem as informações de manutenção e revisão divulgadas pela marca.

Ford F-150 2023 – ficha técnica

Motor

Coyote 5.0 V8

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Gasolina

Número de cilindros

8 em V

Cilindrada em cm3

5.037

Válvulas

32

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta e indireta

Potência Máxima

405 cv a 6.000 rpm

Torque Máximo

56,7 kgfm a 4.250 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de 10 marchas

Tração

Tipo

Integral temporária

Freios

Tipo

Discos ventilados

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, braços sobrepostos

Traseira

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

20 polegadas

Pneus

275/60 R20

Dimensões

Comprimento total (mm)

5.884

Largura (mm)

2.089

Altura (mm)

1.962

Distância entre os eixos (mm)

3.694

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

728 (reboque: 3.515)

Tanque (litros)

136

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

2.517

Peso bruto total (kg)

3.245

Ângulo de saída

25,3

Ford F-150 2023 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.