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Geralmente onde está localizado o filtro de combustível?

Geralmente onde está localizado o filtro de combustível?

O filtro de combustível é um elemento muito importante em um automóvel, pois é ele que impedirá que impurezas e partículas nocivas ao bom funcionamento do motor alcancem o sistema de injeção do veículo e posteriormente a câmara de combustão. Água, ferrugem e outros resíduos presentes no combustível ou no fundo do tanque, acabam sendo retidas pelo filtro.


Apesar de pequeno e simples, o filtro de combustível é um item que demanda substituição em determinados períodos de tempo, geralmente entre 10.000 km e 15.000 km, mas isso também depende de cada marca e/ou veículo.

Por ter uma estrutura pequena com uma entrada e uma saída, o filtro de combustível é de simples substituição. Bom, pelo menos deveria em alguns casos. Mesmo alguém que não é mecânico, pode realizar a troca, evidentemente seguindo alguns passos para fazer o serviço de forma segura e também a fim de evitar danos ao componentes e outros do veículo.

Geralmente onde está localizado o filtro de combustível?


Onde fica o filtro de combustível?

No passado, os carros que hoje são clássicos geralmente portavam o filtro de combustível próximo do motor, dentro do cofre. Como o elemento filtrante deve ficar próximo da bomba, esta era sempre mecânica e integrada ao propulsor. Assim, o filtro também ficava por perto.

Para qualquer mecânico, isso era uma maravilha, pois não exigia muito trabalho para sua substituição. Bastava duas abraçadeiras, um elemento novo e pronto. Mas, isso era no passado, quando tudo era praticamente mecânico, sobrando de elétrico apenas o sistema de abastecia as luzes do veículo, som, ar condicionado (se tivesse) e auxílio na partida.

Com o surgimento da injeção eletrônica, os dispositivos passaram a ser mais elétricos e assim o filtro de combustível seguiu o caminho de sua velha companheira, a bomba de combustível. Como era preciso uma bomba elétrica, o motor deixou de ter este item integrado ao seu corpo.

Dessa forma, a bomba de combustível (foto abaixo) foi integrada ao tanque de combustível, passando a estar dentro do reservatório. Assim, o filtro de combustível ficou próximo, localizado geralmente abaixo da carroceria, mas perto do tanque, sendo ainda fixado da mesma forma que no passado, mas agora em uma área externa.

Geralmente onde está localizado o filtro de combustível?

Então, nessa área, o trabalho de substituição do filtro de combustível ainda não era tão complicado. Preso às linhas de combustível e do tanque, o elemento em muitos carros ficava bem exposto a um impacto com o solo ou objetos que acabassem por colidir contra ele. As chances de avaria são grandes.

Por conta disso, o filtro de combustível em alguns carros passou a ser integrado à bomba de combustível, dentro do tanque. A alteração protegeu mais o elemento, porém, a substituição ficou mais complicada, pois é necessário retirar a bomba e o elemento filtrante. Em alguns modelos, no entanto, a posição do filtro é bem diferenciada.

Geralmente onde está localizado o filtro de combustível?

Filtro de combustível em alguns modelos

Nos Honda Fit, City, WR-V e HR-V, por exemplo, o filtro de combustível fica entre os bancos, sob o console central. Nesse caso, o filtro fica dentro do compartimento da bomba de combustível, que precisa ser retirada para a remoção do elemento filtrante. O motivo é que o tanque é central, posicionado logo abaixo dos bancos dianteiros.

No caso do Honda Civic, por exemplo, a bomba de combustível e consequentemente o filtro, ficam fora do tanque, sobre o mesmo e embaixo do banco traseiro, sendo de fácil remoção e substituição. Nos modelos da Chevrolet, como Onix, Prisma, Spin e Cobalt, o filtro de combustível ainda é externo e preso sob a carroceria, sendo de fácil remoção, bastando retirar algumas travas.

Nos Ford Ka e New Fiesta, por exemplo, o filtro externo fica próximo do tanque, mas em cima dos dutos de alimentação do tanque e do retorno deste, mas segundo alguns, pode-se remover o elemento filtrante sem a desconexão desses dutos, conforme feito por alguns mecânicos.

Geralmente onde está localizado o filtro de combustível?

No Hyundai HB20, o filtro fica junto ao tanque, mas possui uma proteção para evitar impactos de pedra ou contra o solo. A substituição é fácil, mas precisa ver a posição correta de entrada e saída de combustível. Do VW Gol, por exemplo, o filtro externo fica ao lado do tanque, mas num local bem apertado. Ainda assim, sua troca não é ruim de fazer.

O Toyota Corolla, o filtro é externo e envolvido pelo tanque, mas sob a carroceria. O elemento é retirado mediante duas travas que precisam ser removidas com uma chave especial, o que dificulta a troca em casa. No Jeep Compass, o filtro de combustível também é externo no modelo flex, sendo visualmente semelhante ao usado pela GM.

 

 

 

Geralmente onde está localizado o filtro de combustível?
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Geraldo Xavier

    A maioria só lembra que tem filtro quando o mesmo entope. Troco os meus com 20.000 km e uso gasolina aditivada.

  • Zé Mundico

    É o tipo de peça que faz muita diferença na vida útil do motor. Um combustível livre de impurezas vai queimar melhor e produzir menos resíduos no motor.
    E não são tão caros, é o barato que evita prejuízo grande no longo prazo.

    • TchauQueridos

      Problema são esses modelos que o filtro fica dentro do tanque (bomba).
      A troca é caríssima, fazendo que muitos donos não o troquem.
      Em um carro novo dificilmente vai dar problemas, aí a dor de cabeça fica pra quem compra o usado.
      Isso quando na própria revisão do 0km, a css não faz as trocas, mas cobra!

  • Lucas Fernando

    Esse é um dos itens que é tão barato que compensa a troca todas as vezes que for trocar o óleo. Aliás, sempre tive o costume de em todas as trocas de óleo, trocar também o filtro de óleo, filtro de ar e também de combustível.

    • Trocar o óleo e não trocar o filtro é como tomar banho e colocar a mesma cueca.

      • Lucas Fernando

        Sim, com certeza. Porém é muito comum encontrar pessoas que só trocam o óleo e não trocam o filtro de óleo.
        Com relação aos demais filtros, eu sempre troco por precaução, não vai trazer nenhum malefício. São itens baratos (ao menos nos carros populares).

      • leomix leo

        Sempre faço a troca de todos os elementos filtrantes, ar, óleo, pólen e combustível a cada 10k, pretendo fazer a troca a cada 5k, pois sinto a diferença no funcionamento do motor quando tudo está novinho em folhas. Custa muito barato essa parte de manutenção do veículo.

      • Razzo

        Existe alguns veículos em que a montadora recomenda troca de filtro (de óleo) a cada 2 trocas de óleo (obs: cueca tem 4 lados… kkkk).

  • Retrato do Papai

    costumo fazer a manutenção básica do carro em casa e de longe o item mais chato de trocar é o filtro de combustível… aquele conector tipo pop top é terrível para retirar, mesmo com ferramenta própria (tenho uma ferramenta plástica que inclusive já quebrou numa das trocas, estou pensando em pegar agora um alicate que parece ser melhor)… o fato do filtro ficar em uma área exposta onde a lama facilmente se acumula dificulta ainda mais o trabalho…

    • leomix leo

      Tem o link aí dessa ferramenta, sempre tive interesse em fazer minhas trocas em casa mesmo, já comprei macaco, suporte para apoiar o veículo em cima, Chaves e etc.

  • T1000

    Troco sempre a cada troca de óleo a 10mil km, o carro com 80mil sempre no etanol, nunca precisei limpar bicos. Fica a dica pessoal.

  • Leandro

    Qual carro que possui filtro integrada à bomba?

  • Fabricio

    A concessionária FIAT da minha cidade cobrava pela troca (estava no plano de manutenção do carro, e era cobrado o valor), mas não trocava. Descobri aos 60 mil km quando resolvi acompanhar mais de perto uma revisão.. .e vi que não trocaram.
    Indaguei os técnicos… que ligaram até para a “matriz” da loja deles… que confirmava a informação errônea que o FIAT 500 cult não possuía filtro de combustível. Eu mesmo tive que mostrar onde ficava… (escondido atrás do estepe). Ou seja… a FIAT não conhece os FIAT… Sem falar quando eles colocavam no valor da nota quantidade de litros de óleo muito superior do que a caberia no carro.. Ou seja, pra cobrar, cabem X litros.. Vai filtro… Pra colocar… Não tem filtro, e cabe só o que DER

    • Marcelo Alves

      Essa história aí de ligar pra matriz deles e dizerem que não existe esse tipo de filtro no carro deve ter sido só pra tirarem o deles da reta… É claro que eles sabem que o carro tem filtro, mas concessionária é isso aí mesmo, só tem fachada, você entra lá e não vê ferramentas especiais, muitas nem usam ferramentas de fasagem para trocar a correia dentada e deixam o motor dos carros fora do ponto, os caras fazem tudo correndo para ganhar mais comissão em cima de serviços, e por aí vai…

    • TchauQueridos

      Nossa, essa cambada que só quer usurpar dinheiro do povo.
      Imagina quantos veículos vão pra revisão na “autorizada” e não fazem as trocas.
      Isso quando não cobram uma fortuna e ainda colocam peças e fluidos de especificações não autorizadas pela montadora apenas para baratear custos.
      Tem cada história cabulosa em css, que dá pavor!

      • afonso200

        brother meu com a nova gran santa fé, chegou pra fazer a revisao dos 10mil km, e no final da tarde ligaram dizendo que o carro tava com problema no cambio,. kkkkk ele foi la dentro da mecanica com um amigo (mecanico particular) e foi olhar, os caras trocaram o cambio de uma grand santa fé igual, mas com 120mil km) e colocaram o cambio da dele de 10mil km, na mais rodada, mas o que o pessoal da CCS nao sabia que é tinha peças remarcadas com o chassi,,,,,,ele chamou o advogado e no final ganhou os 189mil reais de volta que era o valor do carro 0km.

  • afonso200

    Azera é dentro do tanque, que alias sao 2 bombas…. o Fusion G1 nao tem filtro algum

  • Baetatrip

    Intereressante!
    No meu carro que nao teve Filtro de combustivel (Somente junto com a bomba que e primata)
    Antes de botar filtro adicional, eu mandava limpar bicos e com tempo vivia entupindo (no frio a rotacao era irregular+ consumo alto)
    Ja tinha filtro do meu carro anterior, coloquei o filtro adicional e acabou problema( Mandei limpar os bicos+ TBI+ peinerinhas), Cada revisao troco ese filtro que segura a sujeira do tanque p/ bicos!

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