Geralmente onde está localizado o filtro de combustível?

filtro de combustível 6

O filtro de combustível é um elemento muito importante no automóvel, pois é ele que impedirá que impurezas e partículas nocivas ao bom funcionamento do motor alcancem o sistema de injeção do veículo e posteriormente a câmara de combustão.


Água, ferrugem e outros resíduos presentes no combustível, ou no fundo do tanque, acabam sendo retidas pelo filtro.

Apesar de pequeno e simples, o filtro de combustível é um item que demanda substituição em determinados períodos de tempo, geralmente entre 10.000 km e 15.000 km, mas isso também depende de cada marca e/ou veículo.

Por ter uma estrutura pequena com uma entrada e uma saída, o filtro de combustível é de simples substituição. Bom, pelo menos deveria em alguns casos.

Mesmo alguém que não é mecânico pode realizar a troca, evidentemente seguindo alguns passos para fazer o serviço de forma segura e também a fim de evitar danos ao componentes e outros do veículo.

filtro de combustível 1

Onde fica o filtro de combustível?

No passado, os carros que hoje são clássicos geralmente portavam o filtro de combustível próximo do motor, dentro do cofre. Como o elemento filtrante deve ficar próximo da bomba, esta era sempre mecânica e integrada ao propulsor. Assim, o filtro também ficava por perto.

Para qualquer mecânico, isso era uma maravilha, pois não exigia muito trabalho para sua substituição. Bastava duas abraçadeiras, um elemento novo e pronto.

Mas isso era no passado, quando tudo era praticamente mecânico, sobrando de elétrico apenas o sistema que abastecia as luzes do veículo, som, ar-condicionado (se tivesse) e auxílio na partida.

Com o surgimento da injeção eletrônica, os dispositivos passaram a ser mais elétricos e assim o filtro de combustível seguiu o caminho de sua velha companheira, a bomba de combustível. Como era preciso uma bomba elétrica, o motor deixou de ter este item integrado ao seu corpo.

Dessa forma, a bomba de combustível (foto abaixo) foi integrada ao tanque de combustível, passando a estar dentro do reservatório. Assim, o filtro de combustível ficou próximo, localizado geralmente abaixo da carroceria, mas perto do tanque, sendo ainda fixado da mesma forma que no passado, mas agora em uma área externa.

filtro de combustível 3

Então, nessa área, o trabalho de substituição do filtro de combustível ainda não era tão complicado. Preso às linhas de combustível e do tanque, o elemento em muitos carros ficava bem exposto a um impacto com o solo ou objetos que acabassem por colidir contra ele. As chances de avaria eram grandes.

Por conta disso, o filtro de combustível em alguns carros passou a ser integrado à bomba de combustível, dentro do tanque. A alteração protegeu mais o elemento, porém, a substituição ficou mais complicada, pois é necessário retirar a bomba e o elemento filtrante.

Em alguns modelos, no entanto, a posição do filtro é bem diferenciada.

filtro de combustível 2

Filtro de combustível em alguns modelos

Nos Honda Fit, City, WR-V e HR-V, por exemplo, o filtro de combustível fica entre os bancos, sob o console central. Nesse caso, o filtro fica dentro do compartimento da bomba de combustível, que precisa ser retirada para a remoção do elemento filtrante.

O motivo é que o tanque é central, posicionado logo abaixo dos bancos dianteiros.

No caso do Honda Civic, por exemplo, a bomba de combustível e consequentemente o filtro, ficam fora do tanque, sobre o mesmo e embaixo do banco traseiro, sendo de fácil remoção e substituição.

Nos modelos da Chevrolet, como Onix, Prisma, Spin e Cobalt, o filtro de combustível ainda é externo e preso sob a carroceria, sendo de fácil remoção, bastando retirar algumas travas.

Nos Ford Ka e New Fiesta, o filtro externo fica próximo do tanque, mas em cima dos dutos de alimentação do tanque e do retorno deste, o que permite remover o elemento filtrante sem a desconexão desses dutos, conforme feito por alguns mecânicos.

filtro de combustível 4

No Hyundai HB20, o filtro fica junto ao tanque, mas possui uma proteção para evitar impactos de pedra ou contra o solo. A substituição é fácil, mas é necessário ver a posição correta de entrada e saída de combustível.

No VW Gol, por exemplo, o filtro externo fica ao lado do tanque, mas num local bem apertado. Ainda assim, sua troca não é ruim de fazer.

O Toyota Corolla tem um filtro externo e envolvido pelo tanque, mas sob a carroceria. O elemento é retirado mediante duas travas que precisam ser removidas com uma chave especial, o que dificulta a troca em casa.

No Jeep Compass, o filtro de combustível também é externo no modelo flex, sendo visualmente semelhante ao usado pela GM.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.